Administração Financeira.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MÓDULO 5 - A ADMINISTRAÇÃO DE CAIXA
Advertisements

SIMULADOR GERENCIAL.
Administração Financeira
Fontes de Recursos e Custos de capital
Avaliação de Resultados
DEMONSTRAÇÃO DOS FLUXOS DE CAIXA
AMORTIZAÇÃO DE DÍVIDAS
CAPITAL DE GIRO PLANEJAMENTO DE CAIXA: - estratégico – longo prazo
ADMINISTRAÇÃO DO CAPITAL DE GIRO
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA
desenvolver as suas habilidades gerenciais”
METODOLOGIA CONTÁBIL. ESTUDO DAS CONTAS. MÉTODO DAS PARTIDAS DOBRADAS
SR TRIÂNGULO MINEIRO MARÇO/2010
BALANÇO PATRIMONIAL O Balanço Patrimonial é um demonstrativo estático padronizado, que discrimina de forma sintética e ordenada os saldos de todos os valores.
Departamento Jurídico-Financeiro
RECEITAS E CUSTOS AULA 25 RECEITAS: do projeto são o fluxo de recursos financeiros (monetários) que o mesmo recebe em cada ano da sua vida útil, direta.
Debêntures São títulos de crédito representativos de empréstimos que uma companhia faz junto a terceiros e que assegura a seus detentores direitos contra.
METODOLOGIA CONTÁBIL (Capítulo 4 do livro-texto: p )
Produtos e Serviços para Micro e Pequenas Empresas
Fontes de recursos Os recursos podem ser:
METODOLOGIA CONTÁBIL (Capítulo 4 do livro-texto: p )
Demonstrações Contábeis
DOAR – DEMONSTRAÇÃO DAS ORIGENS E APLICAÇÕES DE RECURSOS
Contabilidade Empresarial Prof. Jackson Luis Oshiro
Avaliação da Viabilidade Econômico-Financeira em Projetos - 7ª aula 01/10/14.
Fluxo de operações e de fundos
AVALIAÇÃO DE INVESTIMENTOS SISTEMAS DE FINANCIAMENTOS
Superintendência Regional Revisão – 08/2012
Balanço Patrimonial da Cia. Expert
CÁLCULOS FINANCEIROS & MATEMÁTICA FINANCEIRA
ESTÁTICA PATRIMONIAL PATRIMÔNIO  CONJUNTO DE BENS, DIREITOS E OBRIGAÇÕES DE UMA ENTIDADE: PESSOA JURÍDICA, SOCIEDADE EMPRESÁRIA, COM FINS LUCRATIVOS.
A questão dos Juros no Brasil
Planejamento Contábil Tributário
Lançamentos Contábeis
Simulação de negócios na área industrial
Administração Financeira
Matemática Financeira
Profa. Nilcéia Cristina dos Santos
Fluxo de Caixa o que é? É um Instrumento de gestão financeira, que projeta para períodos futuros todas as entradas e as saídas de recursos financeiros.
ANÁLISE CONTÁBIL-FINANCEIRA
Juros: Conceito Juros é o preço do dinheiro. O juro pode ser compreendido como o preço pelo “aluguel”do dinheiro. Por exemplo: Ao alugar um carro, dispomos.
CÁLCULOS FINANCEIROS 4ª aula MATB08 & MATB08DP 14/03/2013.
Como montar e gerenciar o relatório de Fluxo de Caixa
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA
SISTEMAS DE AMORTIZAÇÃO (SAC E PRICE)
Sistemas de Amortização
MATEMÁTICA FINANCEIRA
Fonte: Administração Financeira (Stephen Ross et al)
Contabilidade Internacional
Demonstração dos Fluxos de Caixa
CONTABILIDADE INTERMEDIÁRIA
Análise Horizontal Eimar Machado.
Integração das Demonstrações
MODELOS DE PLANILHAS PARA JOGOS DE EMPRESAS
1- O banco Price cobra 10% a.b pelo uso do cheque especial de seus clientes. Calcule a taxa semestral equivalente. Tenho bimestre  quero semestre: Período.
Exercício Orçamento.
Aula 8 Receitas Companhia apura receitas principalmente em função da venda de bens e serviços e rendimentos provenientes de aplicação em títulos do governo.
Administração Financeira e Orçamentária I
FINANÇAS CORPORATIVA 3ª PARTE - Analise Ecônomico/Financeira das Empresas.
GESTÃO FINANCEIRA ADMINISTRAÇÃO CURTO PRAZO
FINANCIAMENTO ATIVO CIRCULANTE (Gitmam 10ª ed.). “ Em uma situação ideal, os ativos de curto prazo sempre podem ser financiados com dívidas de curto prazo,
Administração do Capital de Giro
Amortização – O que é? Amortização é um processo de extinção de uma dívida através de pagamentos periódicos, que são realizados em função de um planejamento,
PLANO DE CONTAS.
Crédito A operação de crédito é uma operação de empréstimo que sempre pode ser considerada dinheiro, sobre o qual incide uma remuneração que denominamos.
COMPRA PAGAMENTOS ARRENDAMENTO PRODUÇÃOVENDA INTERMEDIAÇÃO RECEBIMENTOS EMPRÉSTIMOSFINANCIAMENTOSAPLICAÇÕESINVESTIMENTOS MUNDO DOS NEGÓCIOS ENTRADASSAÍDAS.
CARO PARTICIPANTE, VOCÊ ESTÁ PRESTES A ASSUMIR A DIREÇÃO DE UMA EMPRESA VIRTUAL. APROVEITE PARA DESENVOLVER AS SUAS HABILIDADES GERENCIAIS.
FLUXO DE CAIXA.
André Amorim Site:
Exercício 6. Apuração do Resultado – Questões 1 – De que maneira sabemos se o maior objetivo da empresa foi atingido? 1 – De que maneira sabemos se o.
Transcrição da apresentação:

Administração Financeira

É responsável pelo controle de empréstimos, financiamentos, aplicações, desconto de recebíveis, elaboração do fluxo de caixa e gerenciamento de atrasos de pagtos. Sobre estes itens incide a TBJ (que pode ser calculada de forma pré ou pós-fixada), adicionada de um percentual fixo. Essa taxa é determinada pelo banco centra e baliza as demais taxas praticadas pelos bancos. A Gazeta Industrial, divulgará a TBJ em vigor para cada período.

Empréstimos (decisão da empresa) Todos os empréstimos e financiamentos do mercado são fixados a partir da TBJ. Para cada unidade monetária emprestada deve existir 1,3 unidades de ativo permanente (máquinas, prédios e instalações subtraído de sua depreciação acumulada mais os terrenos) como garantia; Empréstimos Programado1: o principal deve ser pago no período seguinte, acrescido da TBJ pré-fixada mais 2%. Empréstimo Programado2: o principal deve ser pago pelo SAC em 4 parcelas. A taxa de juros é a TBJ pré-fixada mais 2% e incide sobre o saldo devedor;

Observações 1: Pode ser solicitado somente um tipo de empréstimo programado 2: Empréstimo Especial (ou Cheque Especial): é concedido automaticamente, quando for verificado que a empresa não tem recursos para cobrir suas despesas no período. É cobrada a TBJ pós-fixada mais 4 a 10% (publicado na Gazeta);

Financiamento Concedido pelo BDI e se destina à aquisição de máquinas; é liberado automaticamente e corresponde à 60% do valor das máquinas; É utilizado o SAC com 4 períodos de carência. Durante a carência, o único pagamento a ser efetuado é o dos juros; A taxa de juros é a TBJ pós-fixada de cada período; Após a carência a empresa deve pagar o em quatro períodos; Não há limite, pois as máquinas são dadas como garantia; No início as empresas obtém um financiamento de $2.000.000 que começará a ser amortizado no período 5. Os juros são pagos a partir do período 1.

Desconto de Recebíveis (decisão da empresa) Antecipação do recebimento das vendas à prazo. As primeiras a serem descontadas são relativas às vendas do período anterior, seguidas das 1ª. e 2ª. parcelas das vendas do período; As taxas de desconto de duplicata são TBJ + 2% (juros compostos para duplicatas com vencimento para dois períodos) e 3% taxa de adm. e seguro de inadimplência (o banco assume as inadimplências).

Aplicação (decisão da empresa) A previsão do excedente de caixa pode ser aplicado no mercado financeiro; As taxas de juros são iguais à TBJ do período mais 1%; É feita por período e o resgate se dá no automaticamente no período seguinte (exceto se a empresa estourar o caixa e não tiver limite de empréstimos suficientes).

Observações 1)Sobre o lucro liquido é pago o IR (percentual informado pela Gazeta). 2) São destinados 25% do lucro líquido do período para o pagamento de dividendos aos acionistas.(no período seguinte); 3) Os pagamentos respeitam a seguinte prioridade: contas gerais em atraso, atrasos com fornecedores, atrasos bancários, pagamentos de contas do período; 4) Atrasos Bancários, Atrasos com Fornecedores e de Outras contas:TBJ mais 4 a 10% (valor publicado pela Gazeta1) + 2% de multa.

Decisões Empréstimos Desconto de Recebíveis Aplicação Juros na Vendas a Prazo Diversos (consultorias)