Programa de Atenção ao Aluno: Permanência e Sucesso no Ensino Superior

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Programa de Atenção ao Aluno: Permanência e Sucesso no Ensino Superior I Congresso de Saúde Mental na Educação Rosângela Fritsch 03 a 05 de junho Canela - RS

Apresentação Contextualização Aspectos conceituais Pesquisas e Ações de combate e prevenção da Evasão Unidade de Serviços Acadêmicos e Gerência de Atenção ao Aluno

Contextualização Unisinos A Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) é mantida pela Associação Antônio Vieira, denominação civil da Província dos Jesuítas do Brasil Meridional, da Companhia de Jesus, a ordem dos jesuítas fundada por Santo Inácio de Loyola. É uma das maiores universidades privadas do Brasil, com cerca de 29 mil estudantes em cursos de graduação, pós-graduação e extensão. Concentra-se no Campus em São Leopoldo, Campus Porto Alegre, Unidade Caxias do Sul e Unidade Bento Gonçalves. Possui vários Polos EaD.

Aspectos conceituais EDUCAÇÃO PESSOA SAÚDE

Pessoa A pessoa se constitui como ser de relação, aparece no momento em que entra em relação com outras pessoas na existência social. Pessoas são seres humanos que, como indivíduos e sujeitos, singulares e coletivos, nas relações com outros, vão dando sentido às suas vidas e às de outras pessoas mediadas pela educação, pelo trabalho e pela cultura. Constituem-se sujeitos que lutam e resistem entre objetividades e subjetividades, singularidades e subjetividades. MOUNIER, BUBER, GRAMSCI, FREIRE, BRANDÃO, ARROYO, CHANLAT

Educação Experiência humana que acontece como processo de formação e de transformação do homem e da mulher em ser mais humano, mais social. Compromisso de formar pessoas, inseridas no mundo e na cultura, e capazes de produzir conhecimentos e enfrentar as realidades, segundo uma ética e valores humanizadores e emancipatórios. Formação como processo de reflexão, sobre nós mesmos e sobre as nossas vivências tornando-os experiências que geram aprendizagens. É a capacidade de tornar consciente e de integrar todas as dimensões do ser. FREIRE,LIBÂNEO, JOSSO, BRANDÃO, ARROIO, ENGUITA, KUENZER

Saúde Luta cotidiana, é busca pela “normalidade”, pelo equilíbrio, pela qualidade de vida e pelo bem estar como valores essenciais. O estado de completo bem-estar físico, mental e social(OMS) não existe, mas a saúde entendida como a busca constante de tal estado. DEJOURS

Relação Educação, Saúde e Evasão A evasão escolar compreendida como um sinal de fracasso e insucesso na vida acadêmica e geradora de sofrimento. Com isto relaciona-se com a educação, com a saúde, com os espaços escolares.

PESQUISAS E AÇÕES DE COMBATE E PREVENÇÃO DA EVASÃO

Conceito de EVASÃO: desistência INSUCESSO FRACASSO Fenômeno complexo Fatores objetivos Fatores Subjetivos Não concretização de expectativas Insatisfação Sofrimento

Evasão no Brasil Média da evasão no país em 2009 foi de 20,9%, segundo censo do MEC. Os dados do censo mostram que de 2008 para 2009, um total de 896.455 estudantes abandonaram a universidade. Nas instituições públicas, 114.173 estudantes (10,5%) largaram os cursos. Nas particulares, um total de 782.282 alunos (24,5% dos estudantes) Apenas 47,2% dos estudantes se titularam após quatro anos de curso. Fernanda Nogueira Do G1, em São Paulo, 07/02/2011

disse.

Marcos Históricos da Gestão da Evasão Unisinos Antes 2008 2008 2009 2010 2011 Sensibilização da Comunidade Acadêmica Definição de metas Estudos e ações isoladas Estudo Global Socialização dos resultados Implementação de ações isoladas Consolidação de ações integradas Definição Conceitos Compreensão Diagnóstico Proposições Institucionalização de Projetos e ações estratégicas Definição ações estratégicas Modelo de gestão Plano institucional de ações

Fatores e Variáveis Determinantes Desempenho Acadêmico Aspectos sociais e financeiros Escolha Profissional e Mercado de Trabalho Relação trabalho e estudo

Acompanhamento acadêmico do aluno Ações: Desempenho Acadêmico Acompanhamento acadêmico do aluno Programa Estratégico de Gestão do Corpo Docente Desenvolvimento Gerencial de Coordenadores Atividade Acadêmica Introdutória em todos os cursos

Ações: Desempenho Acadêmico Re-estruturação do Ensino Propulsor Acompanhamento do tempo de conclusão do curso, reprovações, fragilidades de acompanhamento, dificuldades de aprendizagem Professor Conselheiro Formação Docente - Capacitação

Programa Gestão de Carreira Ações: Escolha Profissional e Mercado de Trabalho Programa Gestão de Carreira Oportunidades de inserção do mercado de trabalho Orientação profissional Acompanhamento trabalhabilidade/empregabilidade egresso Capacitação profissional

Aspectos sociais e financeiros Alternativas de Financiabilidade; Políticas institucionais de negociação; Gestão Filantropia.

Projeto Estratégico de reconfiguração do modelo de atendimento Aspectos sociais e financeiros Criação da Unidade de Serviços Acadêmicos e Gerência de Atenção ao Aluno Projeto Estratégico de reconfiguração do modelo de atendimento

GERÊNCIA DE ATENÇÃO AO ALUNO

Missão Acolher o aluno em suas expectativas e necessidades psicossociais, sócio-econômicas, de integração, de convivência e de sociabilidade na Unisinos. Desenvolve políticas, promove ações e presta serviços de apoio que contribuem para a consolidação do seu vínculo, de percursos formativos e de permanência na Unisinos.

Principais Funções Desenvolvimento de estudos, diagnósticos e proposições: evasão e uso de substâncias psicoativas. Assessoria e consultoria: acolhimento, relacionamento e atendimento ao aluno em suas necessidades psicossociais, didático pedagógicas, socioeconômicas, de experiência e inserção profissional, de acessibilidade e de integração e convivência acadêmica; em questões que envolvem mediação de conflitos e medidas disciplinares; inclusão social e de acesso e permanência de pessoas com deficiência. Prestação serviços: atendimentos, capacitações.

Ouvidoria Institucional Grupos de Estudantes Acolhimento e Integração Orientação Vocacional Calouros -PIC Estágios Órgãos de Representação Estudantil Núcleo de Relacionamento Estudantil e I n t e g r a ç ã o U n i v e r s i t á r i a Qualificação Pessoal e Profissional Núcleo de Estágios e Inserção P r o f i s s i o n a l Formandos Egresso Núcleo de Estudos da Evasão GAA Ouvidoria Institucional Orientação Profissional Núcleo de Assistência Estudantil Acompanhamento Ações Programa de Apoio Psicossocial Assessoria às Coordenações de cursos Programa de Apoio Aprendizagem Sistema de monitoramento e acompanhamento da Evasão Programa de Inclusão /educacional e Acadêmica Programa Inclusão e Acessibilidade Situações especiais e disciplinares Programa Saúde: Vida Livre e Doação Sangue LAI Programa de Apoio Sócio-econômico

GAA Estrutura Física e Equipe Funcionários (20) Estagiários (5) Núcleo de Estudos e Prevenção da Evasão Núcleo de Estágios e Inserção P r o f i s s i o n a l Núcleo de Relacionamento Estudantil e I n t e g r a ç ã o U n i v e r s i t á r i a GAA Ouvidoria Núcleo de Assistência Estudantil Funcionários (20) Estagiários (5) Professores Bolsistas da Rede Pública Professores da Unisinos Assistentes Sociais Psicólogos Estatístico Relações Públicas Administradores

Problema de Pesquisa Quais fatores e variáveis impactam na evasão no Ensino Superior e Ensino Médio e qual o perfil do aluno evadido?

Estudo Global na Graduação Pesquisas Levantamento de motivos de não re-matricula Curso de Administração Questionário aplicado nos cancelamentos (Atividades Acadêmicas e Matrícula) Estudos Específicos por Cursos e áreas UNISINOS Mapeamento de Fatores e Variáveis que impactam na Evasão nos Cursos em EaD Pesquisa como alunos que não se re-matricularam 2008 a 2010 2010 Estudo Global na Graduação Levantamento da Evasão por Perfis de Alunos

Pesquisas Estudo das variáveis que impactam a evasão na modalidade EaD Questionário aplicado nos cancelamentos (Atividades Acadêmicas e Matrícula) UNISINOS Estudos Específicos segmentados: bolsistas (Prouni, PIBID), FIES, Licenciaturas, monitores e estagiários Observatório da Educação: Estudo dos fatores e variáveis no Ensino Médio que impactam no Ensino Superior 2011 2011 Indicador de Evasão por Atividade Acadêmica Replicar o estudo global de 2008 na Graduação

Observatório de Educação

Sonhos e desafios... Prelúdio Composição : Raul Seixas Sonho Impossível Composição : J.Darion / M.Leigh / Ruy Guerra Sonhar mais um sonho impossível Lutar quando é fácil ceder Vencer o inimigo invencível Negar quando a regra é vender Sofrer a tortura implacável Romper a incabível prisão Voar num limite improvável Tocar o inacessível chão É minha lei, é minha questão Virar este mundo, cravar este chão Não me importa saber Se é terrível demais Quantas guerras terei que vencer Por um pouco de paz E amanhã se este chão que eu beijei For meu leito e perdão Por saber que valeu Delirar e morrer de paixão E assim, seja lá como for Vai ter fim a infinita aflição E o mundo vai ver uma flor Brotar do impossível chão Prelúdio Composição : Raul Seixas Sonho que se sonha só É só um sonho que se sonha só Mas sonho que se sonha junto é realidade

Obrigada! Rosangela Fritsch rosangelaf@unisinos.br 51 – 3590-8833