Análise Experimental do Comportamento FASF – 2015.1 02/06/15.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ATITUDES PRÓ-ATIVAS DE SEGURANÇA.
Advertisements

QUAIS AS POSSÍVEIS CAUSAS? QUANDO PODE COMEÇAR A GAGUEZ?
Psicologia e Ética Profissional
Entrevista Motivacional
BÁRBARA GUIMARÃES.
NEGOCIAÇÃO WILLIAM URY.
Dicas para uma avaliação de desempenho produtiva
Conhecendo as Pessoas Liderança Geral – Décima Oitava Aula
RECURSOS HUMANOS II PERSONALIDADE E COMPORTAMENTO
Entrevistas de Avaliação de Desempenho
Você sabia que a IRRITAÇÃO e FRUSTRAÇÃO de um Adulto diante das ações de Crianças mau comportadas, alimentam esse Mau Comportamento criando assim um verdadeiro.
Como se manter motivado no trabalho
Os tipos de comportamento no meio social
Feedback Realimentação ou retroalimentação
Nós nos convencemos, que a vida ficará melhor, quando nós formos casados, tivermos um filho e, depois, mais um. Então nos frustramos, porque nossos filhos.
Matérias da Revista PROFISSÃO MESTRE =
Atualidades Entrevista de emprego.
Diferentes perfis de clientes e motivos de compra.
ETERNIDADE ”DE MIM SÓ FICARÁ AQUILO QUE AQUI EU FIZER”
ETERNIDADE Música O Autoria deste texto: Feelings Johnny Mathis
As origens dos problemas de comunicação
Observação da sala de aula
-Tantra- Música: Songbird – Barbra Streisand.
Dedique dois minutos da sua vida para esta leitura, ... é muito linda!
Esta Animação foi Desenvolvida Exclusivamente para Você.
Psicóloga Deise Azevedo Ajala dos Santos
Ligue as colunas do computador e concentre-se
A Doçura Letícia Thompson.
O próprio Deus nos chama à liderança.
Seria maravilhoso se jamais tivéssemos que lidar com conflitos.
ADMINISTRAÇÃO DE CONFLITOS
Eternidade Eternidade Eternidade Letícia Thompson.
Cada dia que se vive é uma ocasião especial.
BOM DIA! A mensagem de hoje, vem direto da China para você; é sobre uma lenda Chinesa que fala do ódio, um ódio que muitas vezes não percebemos e que toma.
Este TANTRA vem da Índia
ETERNIDADE ”DE MIM SÓ FICARÁ AQUILO QUE AQUI EU FIZER”
Lei do carma ou de causa e efeito
Violência? Diga não!.
O PROCESSO DE NEGOCIAR – TÁTICAS E GERENCIAMENTO DO TEMPO
Conflito e Negociação Objetivo: Compreender a maneira pela qual diferentes fatores influenciam as relações interpessoais e como administrar os conflitos.
“Como conquistar um trabalho: Parte II”
3º Encontro GEESE Resumo MARÇO/ ABRIL 2010
Processos Gerenciais Planejamento da Informação Feedback nas equipes
Solidificando seus relacionamentos
Abril | Liderança TODOS OS LÍDERES, além de Gestores de Negócio devem ser Gestores de Pessoas.
Planear a mudança Tomar controle.
As 12 perguntas mais frequentes numa entrevista de emprego
O que queremos fazer hoje?
NA INJUSTIÇA, MOSTRA-ME O TEU CAMINHO SENHOR!
FEEDBACK.
Valores & Virtudes fundamentais para o dia-a-dia
Prof. Antonio Marcos da Silva Alves. Servindo os clientes em um alto nível “Mesmo que todos saibam que isso é importante, (tratar os clientes bem) poucas.
NÃO DESISTA NUNCA.
LIDERANÇA SANDRA PULINO 2012.
Dedique dois minutos da sua vida para esta leitura, ... é muito linda!
BOAS DICAS PARA VIVER FELIZ
NEGOCIAÇÃO E GESTÃO DE CONFLITOS.
Décimo Oitavo Dia Quando o dízimo não funciona
A GRANDE FAMÍLIA Prepare-se para lidar com a ansiedade que ronda a vida de todo mundo que vive – ou acompanha – a epopéia de um vestibular.
Por que nos é difícil dizer ao cônjuge o que de fato necessitamos e o que realmente sentimos? Homens e Mulheres são diferentes.
SEJAM BEM-VINDOS!! Slide de abertura – opção 2 Rubens Berredo.
A Liderança transformacional
Temperamentos.
Maneira de Viver Música Feelings Johnny Mathis Essa Obra possui som e se faz necessário clicar para avançar...
Entrevista Motivacional
O terapeuta deve planejar contingências que fortaleçam a correspondência entre dizer, isto é, “relatar”ou “descrever”comportamentos na sessão, fazer, ou.
NA FÁBRICA DE LÁPIS. Numa fábrica de lápis, o fazedor resolveu reunir todos os lápis para conversar com eles antes que fossem para as lojas para serem.
O QUE É SER VENDEDOR? Quais as Principais Características de Um Profissional de Vendas? Conforme Eduardo Botelho, Qual é o “Perfil” Ideal de Um Vendedor?
Psicologia das relações humanas
Transcrição da apresentação:

Análise Experimental do Comportamento FASF – /06/15

 1- Às vezes, desaprovamos ou achamos desagradáveis algumas coisas que outras pessoas fazem. É importante saber dizer-lhes isso e pedir-lhes que mudem sem, no entanto, magoá-las ou provocar discussões. 2

 2- Fazer isso pode ser muito difícil. Muitas pessoas falham por vários motivos: A. Porque acham que fazer isso é feio; B. Querem evitar magoar as pessoas; C. Tem medo de “perder” a pessoa ou serem rejeitadas; D. Tem medo de começar uma briga 3

 Essa relutância é normalmente, resultado de anos de experiência com a crítica “destrutiva”. As habilidades a serem praticadas aqui se referem a uma crítica “construtiva”. 4

 Muitas vezes, as pessoas fazem coisas que irritam aqueles que estão à sua volta, e nem mesmo percebem, e isso pode limitar sua habilidade de interagir com sucesso. Ao lhe dizermos que seu comportamento é desagradável (interromper quem fala, estar sempre muito atrasado, não cumprir o que promete, etc) estaremos ajudando-a. 5

 Se ficarmos durante muito tempo evitando fazer uma crítica necessária, provavelmente acabaremos nos sentido estressados e desconfortáveis com o relacionamento. Depois de algum tempo, sentiremos, raiva, frustração ou ressentimento e esses sentimentos refletirão em nosso dia-a-dia com essa pessoa. 6

 Além de mudanças positivas, nossa habilidade em fazer críticas construtivas também nos ajudará (e ao outro) a nos sentirmos bem sobre nossas capacidades de discutir e resolver dificuldades. 7

 Uma crítica destrutiva não traz resultados positivos, pois são percebidas como “ataques” pessoais. Diante de um ataque, uma pessoa tem duas opções: fugir (ressentida) ou atacar (defender-se). O resultado final é um distanciamento ou uma séria discussão. 8

1. Acalme-se. Se estiver com raiva ou a ponto de explodir, espere alguns minutos até estar calmo, antes de falar. 2. Ao fazer uma crítica, fale sobre seu sentimento em fez de falar sobre o comportamento do outro. 9

3. Faça a crítica em um tom de voz claro e firme, mas não raivoso. Se a crítica for recebida em um contexto de explosão emocional, será menor a probabilidade de ser ouvida e de ser efetiva. O sarcasmo, a raiva e a ironia podem ser efetivos para punir, e este não é o objetivo de uma crítica construtiva. 10

4. Dirija sua crítica ao comportamento da pessoa e não à pessoa como um todo. Todos nós aceitamos o fato de que, ás vezes, fazemos coisas que aborrecem outras pessoas. No entanto, é muito provável que nos tornemos argumentativos ou defensivos, se nos fizerem uma crítica pessoal ou nos ofenderem. 11

5. Solicite uma mudança de comportamento específica. Às vezes, presumimos que o outro sabe o que deve ser feito para nos agradar. Mas, geralmente, não sabe. Aquilo que pode ser completamente óbvio para uma pessoa pode não para outra. Assim, ao fazer uma crítica sobre determinado comportamento, diga, especificamente, o que você gostaria que tivesse sido feito. 12

6. Esteja disposto a firmar um compromisso com a pessoa. A meta não é ganhar uma batalha, mas alcançar uma situação mutuamente satisfatória. 7. Inicie e termine a conversa com comentários positivos. A melhor crítica é aquela que contém um elogio. Podemos reforçar um ponto forte da pessoa que poderá ajudá-la e resolver um ponto fraco. 13

 Aproxime-se de uma pessoa para a qual tenha a intenção de dizer algo negativo. Faça críticas construtivas. Tente seguir as recomendações aqui apresentadas. 14

1. Identifique o problema 2. Qual sua meta nessa situação 3. Depois de ter conversado com a pessoa, registre o que aconteceu: 4. O que disse a ele/ela? 5. Como ele/ela respondeu? 6. Quais sugestões anteriores você utilizou? 15