A educação nutricional está educando?. Educação engloba ensinar e aprender. É um fenômeno visto em qualquer sociedade, responsável pela sua manutenção.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
QUEM SÃO OS EDUCADORES HOJE?
Advertisements

CECANE – NORTE – CENTRO OESTE
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
Regina Célia Baptista Belluzzo
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
Coordenação Geral de Educação em Direitos Humanos
Saúde e Prevenção nas Escolas
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
Atuação do nutricionista no Sistema Único de Saúde
Descentralizando a Saúde para o Desenvolvimento Regional
Prof. Dirce Stein Backes
FORUM PERMANENTE E INTERDISCIPLINAR DA SAÚDE / UNICAMP
- Universidade e sociedade - A extensão universitária - Graduação e extensão
Trabalho em Equipe e Formação de Pessoal no Campo da Saúde
FORUM PERMANENTE DE ARTE & CULTURA
Desmistificando o ensino de odontologia na sua relação com o SUS
Educação Permanente em Saúde :
POLÍTICA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO
SÉCULO XX.
Informe ENCONTRO PARA ESCOLAS PROMOTORAS DE SAÚDE Junho de 2013 Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas Superintendência de Vigilância a Saúde Diretoria.
Educação no contexto do Trabalho
Habilidades em Comunicação V
POLÍTICA DE SAÚDE MENTAL, ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS
CULTURA POPULAR, CULTURA ERUDITA E CULTURA DE MASSA
DGE/DP/SE PROMOVER QUALIDADE DE VIDA E PREVENIR AGRAVOS NAS COMUNIDADES ESCOLARES DE ACORDO COM OS OBJETIVOS CURRICULARES, ONDE OS TEMAS TRANSVERSAIS SEJAM.
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
O nutricionista contemporâneo: muito além da prescrição da dieta...
TECNOLOGIAS DE GESTÃO DO CUIDADO EM SAÚDE
Marco Doutrinal e Marco Operativo
ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO ENSINO MÉDIO-CURSO NORMAL
CURSO DE MEDICINA UFRR-IESC-2007
Cadastro Único Instrumento de conhecimento da realidade brasileira, particularidades, características de cada município, potencialidades e vulnerabilidades.
ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO NO CRAS/SUAS
A formação de Auxiliares de Saúde Bucal pela ETIS, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde no município de Piraí, RJ, tem como objetivo a qualificação.
VIGILÂNCIA ALIMENTAR E NUTRICIONAL - SISVAN
Laura C. M. Feuerwerker* * Doutora em Saúde Pública.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
ESF Integralidade da assistência
SAÚDE SEXUAL E REPRODUTIVA DOM JOAQUIM Projeto: Facilitando a diminuição das vulnerabilidades e a construção de uma cultura.
O profissional da gestão escolar e suas implicações
Atenção: Recomendamos o material a seguir apenas com o objetivo de divulgar materiais de qualidade e que estejam disponíveis gratuitamente. Profª. Drª.
Projetos Comunitários Lilian Kelian
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Elaboração dos Planos.
VISITA DOMICILIAR Teve seu marco no Brasil em
REESTRUTURAÇÃO CURRICULAR DOS CURSOS TÉCNICOS
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Planejamento: plano de ensino, aprendizagem e projeto educativo
Estratégia de Saúde da Família
VISITA DOMICILIAR Teve seu marco no Brasil em
Kátia Souto Consultora Técnica do PNCH/SVS/MS Curitiba/ 2009
NÚCLEO DE APOIO DA SAÚDE DA FAMILIA PORTARIA /01/208
Rede de Atenção à Saúde promovendo cuidado e qualidade de vida
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
PROGRAMA DE LIBERDADE ASSISTIDA COMUNITÁRIA – LAC PASTORAL DO MENOR
Conceitos Profª Maria de Lourdes M Camargo
Uma Abordagem Interdisciplinar no Tratamento à Dependência Química:
Promoção da Saúde e as ESP’s do século XXI Antônio Ivo de Carvalho Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca / FIOCRUZ Maio de 2005.
ATUAÇÃO DE PSICÓLOGOS NO CRAS
PROJETO TERRITÓRIOS. PROJETO PARCERIAS G H M DAE/CAMC DAB DARA GESTORES ESF NASF USUÁRIOS HOSPITAIS DE EXCELÊNCIA.
NUTRIÇÃO E SAUDE PUBLICA PAULA CAMPOS
Revisita ao PPP.
Evolução da Educação Nutricional No contexto político, ético e científico Profª Nutti MSc Maria de Lourdes Marques Camargo.
Campanha de Promoção de Saúde
TENDÊNCIA PROGRESSISTA CRÍTICO-SOCIAL DOS CONTEÚDOS
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
PROMOÇÃO DA SAÚDE: CONCEITOS E PRINCÍPIOS
SECRETARIA MUNICIPAL DE SÁUDE
A Questão da Promoção da Saúde Prof. Samuel Pontes Enfermeiro ACPE-UNIPLAN 1º Semestre
Transcrição da apresentação:

A educação nutricional está educando?

Educação engloba ensinar e aprender. É um fenômeno visto em qualquer sociedade, responsável pela sua manutenção e perpetuação a partir da passagem, às gerações que se seguem, dos meios culturais necessários à convivência de um membro na sua sociedade. Nos mais variados espaços de convívio social ela está presente (Wikipédia, 2008). Educação é um direito universal ao cidadão e deve proporcionar-lhe conhecimento, opção de escolha crítica e informação. Se transforma para garantir a evolução de seu povo.

Escola = sistema sócio-educacional  Criar possibilidades para a construção do conhecimento  sala de aula  UBS  ambulatório  consultório  ESF  campanhas NUTRIÇÃO

Santos, 2005Educação alimentar e nutricional no contexto da promoção de práticas alimentares saudáveis

Educar é trazer novos sentidos e significados ao ato de comer. Atitudes são formadas por conhecimentos, crenças, valores e predisposições pessoais e sua modificação demanda reflexão, tempo e orientação competente. Boog (2004)

...o educador que ''castra'' a curiosidade do educando em nome da eficácia da memorização do ensino dos conteúdos, tolhe a liberdade do educando, a sua capacidade de aventurar-se e aprender por si só... Como fazer a diferença num mundo desigual, onde a economia e seus meios prevalece à informaçao ??? Paulo Freire (1999)

A EDUCAÇÃO NUTRICIONAL ESTÁ ACONTECENDO?

Pádua; Boog (2006) 12 nutricionistas 8 municípios questões abertas e fechadas entrevistas individuais grupo focal com 5 nutricionistas Ações educativas encontradas prescrições e orientações dietéticas individuais, palestras para grupos, campanhas, participação em programas de suplementação, vigilância sanitária e visitas domiciliares. o número de nutricionistas é insuficiente, o nutricionista tende a acumular funções em diferentes setores e há predomínio das atividades assistenciais em detrimento de atividades de promoção à saúde. Avaliação da inserção do nutricionista na Rede Básica de Saúde dos municípios da Região Metropolitana de Campinas

Papéis dos profissionais de uma equipe de saúde: visão de seus integrantes Saar; Trevizan (2007) 39 profissionais da saúde 1 nutricionista 2 psicólogos 2 enfermeiros 3 fisioterapeutas 4 farmacêuticos 10 dentistas 17 médicos Nutricionista Dieta sob supervisão médica Pouco participativo Universidade é responsabilizada por não entrosamento equipe

Programa Pró-saúde (2005)...que os processos de reorientação da formação ocorram simultaneamente em distintos eixos......uma escola integrada ao serviço público de saúde e que dê respostas às necessidades concretas da população brasileira na formação de recursos humanos, na produção do conhecimento e na prestação de serviços, em todos estes casos direcionados a construir o fortalecimento do SUS. ODONTOLOGIA MEDICINA ENFERMAGEM

Guia projetos participativos em nutrição (FAO, 1997) entendam a situação alimentar e nutricional da comunidade estejam conscientes sobre os fatores limitantes para uma nutrição adequada que problemas devem ser considerados prioritários identifiquem os recursos disponíveis para implementar atividades para a superação dos problemas QUEM? O QUE? QUANDO? E COMO?

SE A EDUCAÇÃO TEM QUE ENSINAR E APRENDER, PORQUE O ERRO?

MAPA DA FOME, PNAD, 2004

MS, Brasil, 2007

A publicidade e a ideologia do consumo favorecem a formação de novos hábitos alimentares

Os profissionais são vistos como veiculadores de informações, mais do que como sujeitos das ações educativas na promoção das práticas alimentares saudáveis. As habilidades e competências requeridas são mais de comunicadores do que de educadores, cujas bases teórico-científicas guardam particularidades próprias em cada campo. A centralidade da produção da mensagem sobrepõe a relação dela com o indivíduo e com o profissional mediador dessa relação, que é, sobretudo, uma relação dialógica. A relação dialógica, por outro lado, não se pode conceber no momento em que os sujeitos não se apresentam no cenário da ação educativa, restando apenas a supremacia da mensagem. Santos (2005) O Nutricionista e a informação

ONDE A EDUCAÇÃO NUTRICIONAL ESTÁ EDUCANDO ?

“Criança saudável, educação-dez” NEPA / UNICAMP Unidade de Negócios Infantis Editora Globo Projeto Culinária, Saúde e Prazer: inovações metodológicas na promoção da alimentação saudável" Universidade Estadual do Rio de Janeiro Histórias na mesa: alimentação como compreensão de vida” Faculdade de Educação / UNICAMP FORUM: Educação nutricional: concepções norteadoras de intervenções (2007)

Escola promotora de saúde OMS, 1992 OPAS, 1995 Que práticas a escola poderá adotar para a promoção da saúde?  sujeito social capacitado a cuidar de si e dos outros na promoção da saúde  privilegiando o diálogo e a participação  a utilização de estratégias que permitam interface das áreas do conhecimento  a dimensão afetiva no processo de transformação  o incentivo a parcerias como redes sociais de apoio Moura et al (2007)

Rede Municípios potencialmente saudáveis (OPAS)  subsidiar gestores, técnicos, acadêmicos, organizações e sociedade para a construção de políticas públicas que considerem a promoção da saúde e melhoria da qualidade de vida como eixo principal do desenvolvimento dos seus projetos

Cuidados inovadores para condições crônicas: desafio para século XXI 8. Enfatizar a prevenção restrição do consumo excessivo de alimentos não saudáveis. A prevenção deve ser um componente precípuo em toda interação com o paciente. Africa, China, Escócia, EUA, Brasil, Líbano, Zâmbia, Botsuana Relatório OMS (2002) LEITURA e AÇÃO

Como vivemos na abundância sem acabar com a miséria? Desenvolvimento de um país é o compromisso com as possibilidades da liberdade … Liberdade é nao passar necessidades. Fome, carências e excessos estão ligados ao desenvolvimento e crescimento de um país. Educação irá garantir o desenvolvimento. CONSIDERAÇÕES FINAIS Nutricionista perder a postura dominadora, científica, negando o saber do outro e apoiar-se na EDUCAÇÃO NUTRICIONAL como TRANSFORMADORA para um país melhor.

A arte imita a vida... Interferência nos hábitos alimentares grande prêmio central de outdoor (1999) I. Qual campanha publicitária você gostaria de ver na Tv e em revistas??

EXERCICIO PARA PROXIMA AULA - EM GRUPO - DECIDIR TEMA (ALIMENTO OU GRUPO ALIMENTOS) - LOCAL A VEICULAR (REVISTA, JORNAL, BUSDOOR, OUTDOOR, TV, RADIO....) - METODOLOGIA (COMO/AÇOES) - TEMPO NECESSÁRIA PARA AS ACOES