ENFERMAGEM NA SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DISTÚRBIOS SANGUÍNEOS
Advertisements

ANEMIAS.
Hospital Regional da Asa Sul/SES/DF
DEPARTAMENTO DE GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA DISCIPLINA DE OBSTETRÍCIA
Higiene e problemas sociais
Sistema Circulatório Prof. JM.
DOENÇAS DO SISTEMA CIRCULATÓRIO E DO SANGUE. Objetivos Identificar as principais doenças do sistema circulatório e do sangue e as medidas cabíveis para.
COMPLICAÇÕES NAS TRANSFUSÕES DE HEMOCOMPONENTES REAÇÃO TRANSFUSIONAL FEBRIL NÃO HEMOLÍTICA (1:200) Reação mais comum durante a transfusão Motivo:
INFARTO AGUDO DO MIOCÁRDIO
ESCOLAS LIVRES DE TABACO
lDH Monitoria de Bioquímica e Laboratório Clínico Monitores:
Colesterol (LDL x HDL).
Sistema Respiratório.
AS HEMOGLOBINOPATIAS JULIANA ZIMMERMMANN.
Hemofilia Provavelmente a Hemofilia é uma das doenças sobre a qual existem mais investigações devido a que sua aparição, segundo algumas fontes históricas,
CHOQUE Choque é a situação de falência do sistema cardiocirculatório em manter a distribuição de sangue oxigenado para os tecidos. Tratar-se de uma condição.
Anemia Falciforme Universidade Católica de Brasília (UCB)
Cap. 6 – 8º Ano Professora: Alexsandra Ribeiro
Úlceras de Membros Inferiores na Anemia Falciforme
Hepatite B Saúde Infantil.
FARMACOLOGIA DO SANGUE
conceitos e informações farmacêuticas
COMPLICAÇÕES PÓS-OPERATÓRIAS: Hematológicas Renais Neurológicas
Especialização em Terapia Intensiva SOBRATI
Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Influenza / Gripe → DIAGNÓSTICO ETIOLÓGICO (CID-10: J.09 a J.11)
Hemopatias na Gestação
Talassemias Revisão.
HEMOGLOBINA.
Distúrbios de genes únicos
SÍNDROME METABÓLICA Esta síndrome é um grupo de alterações clínicas, que podem decorrer de uma dieta inadequada, atividade física insuficiente e uma evidente.
Doença Falciforme Urgências Clarisse Lobo HEMORIO Rio de Janeiro.
Anemias.
Colesterol alto (Hipercolesterolemia)
Melina Swain Brawerman
Hemogasometria em Equinos
Anemias hemolíticas - hemoglobinopatias
Anemia Falciforme -Complicações Pulmonares
TRIGLICERÍDEOS MONITORES:
Faculdade de Biomedicina Disciplina de Laboratório Clínico
Universidade Católica de Brasília
Doenças hepáticas Vívian Coura.
A criança com HIV e a Atuação da Enfermagem
Trabalhe Coração com o Dia Mundial do Coração Como prevenir
Hipóteses Diagnósticas
TALASSEMIAS.
Hemoglobina É uma metaloproteína que contém ferro presente nos glóbulos vermelhos (eritrócitos) . Encontrada dispersa no sangue ou em varias células especializadas.
Síntese dos artigos de revisão da grade curricular de genética
ANEMIA FERROPRIVA Monitores:.
Anemia Ferropriva Luciana R. Malheiros.
Prof. Dr. Paulo Roberto Moura Lima
João Gabriel M. de Oliveira
Gestação na Paciente com Hemoglobinopatias
Necrose asséptica da cabeça do fêmur
Teste do Pezinho O Teste do Pezinho é um exame laboratorial simples que tem o objetivo de detectar precocemente doenças metabólicas, genéticas e/ou infeciosas.
PROGRAMA NACIONAL DE SUPLEMENTAÇÃO DE FERRO - PNSF
Hemoglobinopatias e Genética Bioquímica
Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS)SES/DF
Anemia Falciforme Luciana Lopes Tomaz
INTRODUÇÃO À ANEMIA EM MEDICINA VETERINÁRIA
Anemias Fundação Universidade Federal do Rio Grande
ANEMIAS.
O QUE É DOENÇA FALCIFORME: Quebrando a Invisibilidade Capacitação para Coordenadores Pedagógicos junho/julho de 2010.
Talassemias e Hemoglobinopatias
Glóbulos Vermelhos A principal função dos glóbulos vermelhos, também conhecidos como eritrócitos é transportar a hemoglobina. A hemoglobina por sua vez.
Leucemia.
Distúrbio ácido-básico Enf a Rita Nascimento. Quanto maior for a concentração dos íons de hidrogênio mais ácido será a solução e menor será o pH. Quanto.
O que é anemia ? A anemia é uma deficiência que afeta negativamente a produção de hemoglobina (substância presente nos glóbulos vermelhos do sangue).
HIPERGLICEMIA E HIPOGLICEMIA
Transcrição da apresentação:

ENFERMAGEM NA SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

CONCEITO “Anemia é uma condição caracterizada pela redução da contagem de hemácias e/ou da concentração de hemoglobina (Hb) abaixo da faixa normal. Em consequência desta redução, a capacidade de transporte de oxigênio do sangue encontra-se diminuída, provocando uma redução do oxigênio disponível para os tecidos.” Wong,2005

ANEMIA FERROPRIVA “ É causada por suprimento inadequado de ferro na dieta.” Wimberly, 1991.

ANEMIA FERROPRIVA Prematuros : suprimento de ferro fetal reduzido. Adolescentes: alto risco, devido à rápida taxa de crescimento e hábitos alimentares inadequados.

CONSIDERAÇÕES DE ENFERMAGEM ANEMIA FERROPRIVA CONSIDERAÇÕES DE ENFERMAGEM Instruir os pais sobre a ingesta de ferro ( doses, refeições, ácido clorídrico, fruta cítrica). Coloração da fezes ( pretas-esverdeadas) Vômitos e diarréia podem ocorrer ( diminuir ingesta e aumento gradual). Tingimento dos dentes – uso de canudos e/ou seringas.

ANEMIA FALCIFORME

ANEMIA FALCIFORME Pertence há um grupo de doenças denominada como hemoglobinopatias, caracterizadas pela substituição parcial ou completa da hemoglobina total adulta normal. Hemoglobina normal A = HbA Hemoglobina falciforme anormal = HbS

ANEMIA FALCIFORME Defeito hereditário. Típico dos afro-descendentes. Distúrbio autossômico recessivo. Formas menos graves: Hemoglobina falciforme C ( HbSC). Hemoglobina falciforme D ( HbSD). Talassemia beta falciforme. TRAÇO FALCÊMICO = portadores para as doenças SC, tipo mais benigno, menos de 50% da hemoglobina dentro do eritrócito é HbS Aconselhamento genético.

ANEMIA FALCIFORME DUAS FASES: FISIOPATOLOGIA OBSTRUÇÃO causada pelos eritrócitos falciformes. DESTRUIÇÃO aumentada dos eritrócitos. Vasoclusão da microcirculação. Ausência de fluxo sanguíneo para os tecidos. Hipóxia local. Isquemia tecidual e infarto.

ANEMIA FALCIFORME FISIOPATOLOGIA Sequência do efeito do afoiçamento: Estase com aumento de tamanho. Infarto com isquemia e destruição. Substituição por tecido fibroso.

MANIFESTAÇÕES CLÍNICAS ANEMIA FALCIFORME MANIFESTAÇÕES CLÍNICAS

MANIFESTAÇÕES CLÍNICAS GERAIS ANEMIA FALCIFORME MANIFESTAÇÕES CLÍNICAS GERAIS Possível retardo do crescimento. Anemia crônica. Possível maturação sexual tardia. Suscetibilidade acentuada à sepse.

Sequestro esplênico agudo ANEMIA FALCIFORME Sequestro esplênico agudo Acúmulo de sangue no fígado e baço. Diminuição do volume de sangue e choque. Hepatoesplenomegalia e colapso circulatório.

ANEMIA FALCIFORME Aplásicas Diminuição da produção de hemácias. Anemia profunda.

ANEMIA FALCIFORME Síndrome torácica Assemelha clinicamente a pneumonia. Dor torácica. Febre. Tosse e anemia. Cardiomegalia e sopros sistólicos.

ANEMIA FALCIFORME AVC Grave complicação súbita. Graus variáveis. Recorrentes. Comprometimento neurológico. Hemiparesia e convulsões.

ANEMIA FALCIFORME CONDUTA TERAPÊUTICA Não há cura. Evitar condições que aumentem as crises Tratar as emergências clínicas. Repouso no leito para minimizar o consumo de energia e oxigênio. Hidratação oral e IV. Reposição eletrólitica. Analgesia. Hemotransfusão. ATB. Imunização: antipneumocócicas e antimeningocócicas a partir de 2 anos e hepatite B. Penicilina oral profilática. Oxigenoterapia.

ANEMIA FALCIFORME COMPLICAÇÃO: PRIAPISMO DOLOROSO.