Aula Prática: Uma Aprendizagem Significativa de Ciências

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
Advertisements

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO:
Pedagogia da pesquisa-ação
Organização Curricular da Escola
Angélica/MS.
MOMENTO DE REFLEXÃO.
Revisão Unidade 01 Tecnologias na sociedade, na vida e na escola
2º encontro – Professores Maio de 2012
Currículo de Arte do 1° ao 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
BUSCANDO O SIGNIFICADO DA DIDÁTICA
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
DIDÁTICA E METODOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR
EQUIPE DE BIOLOGIA Danislei Bertoni Maria Cristina Schlichting Otoniel Alvaro da Silva Claudia da Silva Machado SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO.
Secretaria de Estado da Educação Departamento de Educação Básica
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
CARACTERIZAÇÃO E IMPORTÂNCIA DA PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Gestão da Aprendizagem Escolar UM GESTAR EM CADA ESCOLA
Mapeamento Colaborativo e Participativo nas Bacias Hidrográficas
Atribuições do Professor coordenador de apoio à gestão pedagógica
METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
Disciplina: Estágio Supervisionado I
MARCAS DA ORALIDADE NA ESCRITA
TÍTULO ÁREA TEMÁTICA INTRODUÇÃO METODOLOGIA RESULTADOS CONCLUSÃO APOIO
II ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES I SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DO PIBID UNIUBE “A multiculturalidade nos diferentes tempos e espaços de aprendizagens”
UNIR- Universidade Federal de Rondônia
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
III ENCONTRO DE COORDENADORES INSTITUCIONAIS DO PIBID
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
NTE – Ijuí 36ª CRE. JUSTIFICATIVA O Núcleo de Tecnologia Educacional de Ijuí-NTE/36ª CRE juntamente com a CATE/SE/RS/EFA/FIDENE iniciou em 2004 a.
METODOLOGIAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS
PIBID E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
Universidade Estadual de Alagoas – UNEAL APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA: Este subprojeto será realizado com os licenciandos do curso de licenciatura em Ciências.
GT – PARCERIAS ENTRE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO PARCERIAS OU INTERAÇÃO?
Figura 1 – Alunos realizando atividades sobre literatura infantil
Uergs-Licenciatura em Pedagogia, Tecnologia da Educação
Laboratório de Aprendizagem
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
VALQUÍRIA MARIA JORGE SANCHES
Computer & Education Tópicos Especializados em Engenharia de Software Alexandre Barbosa Cazeli Denis Colli Spalenza.
Apresentação do Programa “Ação Saudável”
“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”
CLÁUDIA PICCININI ISABEL MARTINS
Subprojeto: Geografia
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
Viviane Paiva dos Santos – ID
Retrato da Escola Básica Adriano Mosimann
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a docência. Pibid Universidade Estadual da Paraíba Sub projeto de Geografia Coordenadora: Josandra A. Barreto.
1ª Formação de Professores Coordenadores
6. A gestão do trabalho pedagógico: o PPP em ação
1ª Formação de Professores Coordenadores
O Uso das Metodologias Ativas no Ensino Aprendizagem de Ciências
PIBID – CIÊNCIAS BIOLÓGICAS – UNIUBE
Dissecação Animal e a Aprendizagem Significativa De Ciências
UPE Campus Petrolina ABC DO SEMIÁRIDO. O que é o LIFE O Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores- LIFE, tem como propósito abrigar projetos.
AUTORES : Liliane de Oliveira Rosa Salvador 1 ; Lilian Margareth Biagioni de Lima 2 ; Lilian Guimarães 3 ; Ariana de Melo Borges 4 1,2,3,4 Universidade.
PÁTIO INTERNO OS OBJETOS EDUCACIONAIS E A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA PIBID – CIÊNCIAS BIOLÓGICAS – UNIUBE - MG Escola Municipal.
ET 7: Formação de Professores UTILIZANDO DINÂMICAS PARA A CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O USO DE DROGAS E SEUS EFEITOS Ariana de Melo Borges; Kálita Cristina Marcelino.
TV ESCOLA.
ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS
Programa Ensino Médio Inovador Uma prática de avaliar desvinculada da didática vem persistindo de geração a geração porque a avaliação nos é apresentada.
FORMAÇÃO DE PROFESSORES E AÇÃO DOCENTE: CONTRIBUIÇÕES DO PIBID-QUÍMICA DO INSTITUTO FEDERAL FLUMINENSE Mariângela de Sousa Santos Diz Nobre 1, Rodrigo.
Ministério da Educação Universidade Federal do Rio Grande do Norte Pró-Reitoria de Graduação Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID)
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
Grupo de Trabalho 4 AS ATIVIDADES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A PESQUISA SOBRE EDUCAÇÃO BÁSICA.
Universidade do Estado da Bahia Departamento de Ciências Humanas Componente Curricular: Educação Ambiental Docente: Valdemiro Lopes.
Planejamento É importante compreender os significados e dimensões que o planejamento pode assumir no processo de organização do trabalho educativo, suas.
MATERIAIS E MÉTODOS: Nossa investigação tem como foco a situação da Filosofia no contexto da escola pública de ensino médio de Santa Maria. Buscamos saber.
PIBID-TEATRO/UFRN: PROBLEMATIZANDO O PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO DO ENSINO DE TEATRO Introdução: O ensino de qualquer que seja a disciplina deve estar relacionado.
Transcrição da apresentação:

Aula Prática: Uma Aprendizagem Significativa de Ciências Autor (a): Keila Cristina Minaré Baldo de Melo Co-autor(a): Maria Aparecida de Oliveira Orientador (a): Lilian M. Biagioni de Lima PIBID – Ciências Biológicas / UNIUBE

INTRODUÇÃO Com o avanço da tecnologia temos grandes recursos que favorecem o Ensino e a Aprendizagem dentro e fora da sala de aula. Fazendo uso destes meios é que as licenciandas bolsistas do PIBID - Ciências Biológicas - UNIUBE desenvolveram um trabalho produtivo e com êxito para um ensino significativo de Ciências.

OBJETIVOS Incentivar o professor a utilizar ações pedagógicas alternativas. Contribuir para a sua formação continuada. Despertar o interesse do aluno e propiciar a melhoria do desempenho escolar na educação básica.

METODOLOGIA O desenvolvimento das ações previstas neste projeto ocorreram na Escola Municipal Santa Maria, situada na cidade de Uberaba/MG, onde o projeto esta vinculado ao PIBID-UNIUBE. Para a realização da atividade de dissecação dos peixes e aves junto aos alunos, utilizamos os recursos e o Laboratório de Ciências da escola parceira.

RESULTADOS Propiciamos aos alunos uma atividade dinâmica com a participação de todos no contexto da aprendizagem, permitindo o despertar da curiosidade, a criticidade e a busca de respostas às indagações dos alunos. Compreendemos que a utilização e a manipulação de recursos didáticos alternativos deve ter como principio básico, relacionar a Ciências com o cotidiano e contribuir com o aluno na construção de seu conhecimento e do ambiente em que vive.

RESULTADOS Fonte: Dissecação de peixe - PIBID-Ciências Biológicas-UNIUBE 2012-2013

RESULTADOS Fonte: Atividade avaliativa diagnóstica sobre a Dissecação de peixe PIBID-Ciências Biológicas-UNIUBE 2012-2013

RESULTADOS Fonte: Dissecação de peixe - PIBID-Ciências Biológicas-UNIUBE 2012-2013

RESULTADOS Fonte: Visita monitorada ao Laboratório de Anatomia-UNIUBE - PIBID-Ciências Biológicas-UNIUBE 2012-2013

RESULTADOS Fonte: Microscopia célula animal e vegetal - PIBID-Ciências Biológicas-UNIUBE 2012-2013

RESULTADOS Fonte: Construção do minhocário - PIBID-Ciências Biológicas-UNIUBE 2012-2013

CONSIDERAÇÕES FINAIS A metodologia utilizada deve incentivar o aluno a questionar, a problematizar e a sugerir explicações provisórias. Não apresentar uma rota engessada, mas uma diversidade de caminhos que se ajustam à situação e ao contexto. Dessa maneira, a utilização de metodologias ativas no ensino e aprendizagem de Ciências, nas quais o aluno seja agente de seu conhecimento, promoverá de forma significativa a sua aprendizagem e contribuirá na construção do conhecimento e raciocínio lógico de acordo com o desenvolvimento de cada aluno no seu tempo.

REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS ACEVEDO, J. A. et al. Natureza da Ciência, didática da Ciência, pratica docente e tomada de decisões tecnocientificas. In: SEMINARIO – IBERICO AMERICANO NO ENSINO DE CIÊNCIAS, 3, 2004, Aveiro. Ata. p. 23 – 30. MONTEIRO, de S. B. et al. Metodologia de desenvolvimento de objetos de aprendizagem com foco na aprendizagem significativa. Paranaíba, 2006. TAVARES, Romero. Aprendizagem significativa e o ensino de ciências, 2005.