Módulo de Contabilidade

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
REUNIÃO UNIFICAÇÃO FINANCEIRA
Advertisements

Contabilidade Geral Profª. Cristina.
APRESENTAÇÃO ELETRÔNICA
ASPECTOS CONTÁBEIS O Resultado apresenta os valores de receitas, despesas e custos provenientes da consecução dos objetivos sociais de uma empresa, significando.
Contabilidade Pública e Governamental
SISTEMA CONTÁBIL Professor Alcides Neri Batista do Nascimento
Contabilidade e custos
Sistemas Integrados InterDigit
Apresenta.
ESTÁTICA PATRIMONIAL *Capítulo 3 do livro-texto (p.45 a 65)
Teoria da Contabilidade
METODOLOGIA CONTÁBIL. ESTUDO DAS CONTAS. MÉTODO DAS PARTIDAS DOBRADAS
E para que servem as contas?
Profº André Augusto.
Faculdade de Ciências Aplicadas - FASA Curso de Administração PLANO DE AULAS 4. Estática patrimonial 4.1 Patrimônio; conceito; aspectos quantitativos.
Contabilidade intermediária i
METODOLOGIA CONTÁBIL (Capítulo 4 do livro-texto: p )
SDISis para Lojas. Acesso ao Sistema Controle de Acessos por Usuário Limitação de Acesso a áreas especificas do Sistema.
Análise das Demonstrações Financeiras
Passivo Circulante Passivo Circulante – São as obrigações a Curto Prazo, ou seja, as que deverão ser liquidadas dentro do exercício social seguinte (próximo.
PLANO DE CONTAS   Os elementos que formam o patrimônio e suas alterações são controlados por meio de conta. A função das contas é registrar e expor os.
CONTABILIDADEI Escrituração
METODOLOGIA CONTÁBIL (Capítulo 4 do livro-texto: p )
Manual Protheus 11.
CONTABILIDADE GERENCIAL Professor André Costa 2012.
POR QUE ESTUDAR A CONTABILIDADE
Demonstração do Fluxo de Caixa(DFC)
Financeiro - Tenha maior controle e gestão de sua clínica
Gestão Comercial Clique com o lado direito do mouse e selecione “Tela Inteira”
PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DE CONTABILIDADE *Resolução CFC 750/93
DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS
M ANUAL DE C ONTAS Passivo 16- Passivo Circulante Classificam-se as contas que representam obrigações cujos vencimentos ocorram durante o exercício social.
M ANUAL DE C ONTAS PASSIVO 16- Passivo Circulante Classificam-se as contas que representam obrigações cujos vencimentos ocorram durante o exercício social.
Prof. Jackson Luis Oshiro
Entrada de Produtos por arquivo XML
ESTÁTICA PATRIMONIAL PATRIMÔNIO  CONJUNTO DE BENS, DIREITOS E OBRIGAÇÕES DE UMA ENTIDADE: PESSOA JURÍDICA, SOCIEDADE EMPRESÁRIA, COM FINS LUCRATIVOS.
Disciplina: Contabilidade
ContabilidadeRelatórios Econômico-Financeiros Balanço Contas do Ativo Contas do Passivo Patrimônio Líquido Variações do Patrimônio Líquido Receita Despesa.
CONCEITOS. “A contabilidade é, objetivamente, um sistema de informação e avaliação destinado a prover seus usuários de demonstrações e análises de natureza.
ANÁLISE DE BALANÇOS O QUE É ? EM QUE CONSISTE ?
AUDITORIA PROCEDIMENTOS DE AUDITORIA
1-Demonstrativos contábeis básicos
FUNDAMENTOS DE CONTABILIDADE
CONTABILIDADE GERAL EDITAL EAGS CONTABILIDADE GERAL
Módulo Financeiro Cadastro de Conta Contábil 1. Conta Contábil O que é? – Uma conta contábil é a origem de todas as receitas e despesas da empresa. Também.
Contabilidade Introdutória Parte II
Contabilidade II Devedores duvidosos
Relatórios Publicados
MUNICÍPIO DE IJUÍ – PODER EXECUTIVO SECRETARIA MUNICIPAL DA FAZENDA AUDIÊNCIA PÚBLICA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA E GESTÃO FISCAL 30 de Setembro de º QUADRIMESTRE.
Contabilidade Intermediária
CONTABILIDADE INTERMEDIÁRIA
TEORIA DA CONTABILIDADE
Prof. José Bonifácio de A. Júnior
Contabilidade Aula 1.
Estrutura e Análise das Demonstrações Financeiras
Aula 8 Receitas Companhia apura receitas principalmente em função da venda de bens e serviços e rendimentos provenientes de aplicação em títulos do governo.
Aula 2.  Unidade 2: Introdução ◦ 2.6 Dissolução, liquidação e extinção.
Fiscal – Cadastro de Conta Contábil
Contabilidade Aula 1.
Financeiro - Como controlar(completo)
Contabilidade Aula 3.
Financeiro - Contas a Receber. Objetivo Cadastrar o Contas a Receber de um cliente no sistema e controlar o contas a receber do estabelecimento. Contas.
GESTÃO FINANCEIRA ADMINISTRAÇÃO CURTO PRAZO
Professora Rachel Monroe Prefeitura de São Gonçalo Audiência Pública dia 06/05/11.
PROCESSO DE CONVERGÊNCIA AS NOVAS NORMAS CONTÁBEIS Informações necessárias do Setor de Recursos Humanos Simone Reinholz Velten Conselheira do CRC/ES.
CONTABILIDADE APOSTILA N.º 1
Contas de Resultado Objetivo
Regime de Competência. Receitas e Despesas devem ser consideradas em função do seu fator gerador, independentemente dos recebimentos ou pagamentos. Receitas.
Transcrição da apresentação:

Módulo de Contabilidade Conceito Plano de contas Contas do fluxo de caixa Cadastro de operações Histórico padrão Lançamentos manuais Interface com outros módulos Integração com outros sistemas Relatórios

Módulo de Contabilidade É a ciência que estuda e pratica, controla e interpreta os fatos ocorridos no patrimônio das entidades, mediante o registro, a demonstração expositiva e a revelação desses fatos, fornecendo informações sobre o patrimônio, suas variações e o resultado econômico decorrente da gestão da riqueza econômica. Um dos atributos da Contabilidade é permitir o controle da movimentação do Patrimônio das empresas. O Patrimônio de uma empresa é movimentado em função dos acontecimentos diários, tais como compras, vendas, pagamentos, recebimentos etc. As principais funções da Contabilidade são: registrar, organizar, demonstrar, analisar e acompanhar as modificações do patrimônio em virtude da atividade econômica ou social que a empresa exerce no contexto econômico. A entidade empresa não se confunde com a pessoa física do sócio, juridicamente são duas pessoas distintas: a pessoa física e a pessoa jurídica, com obrigações diferentes.

Módulo de Contabilidade Princípio do denominador comum monetário: estabelece que a contabilidade seja processada em uma única moeda, oferecendo maior consistência aos registros e maior confiabilidade às informações constantes nos relatórios contábeis. Princípio da competência: estabelece que as receitas e as despesas devem ser atribuídas aos períodos de sua ocorrência, independente de recebimento e pagamento. A receita ou a despesa deve ser contabilizada no momento em que ela foi incorrida (aconteceu) e não quando foi recebida ou paga.

Módulo de Contabilidade

Módulo de Contabilidade

Módulo de Contabilidade Plano de contas contábil Ativo Passivo Resultados Contas do fluxo de caixa Despesas Receitas

Módulo de Contabilidade Composição da conta contábil 1 1 1 01 0001 Conta reduzida - só para as contas analíticas 5 grau - Banco Bradesco 4 grau - Bens Numerários 3 grau - Disponível 2 grau - Circulante 1 grau - Ativo

Módulo de Contabilidade Manter plano de contas (GP) Código reduzido só para as contas que recebem lançamentos (analíticas)

Módulo de Contabilidade Manter contas do fluxo de caixa (BT) Manter tabelas do sistema(TE–Grupo de contas)

Módulo de Contabilidade Histórico Padrão Manter tabelas do sistema(TE) Só é utilizado nos lançamentos manuais Lançamentos Só são aceitos no mês que está aberto Digitar lançamentos(GL) Gerar lançamentos(GH) Interface com outros sistemas Abrir período - mês (GA) Fechar período - mês(GF)

Módulo de Contabilidade Digitar lançamentos (GL) O centro de custo é cadastrado em manter tabelas do sistema(TE) O botão de confirmar só aparece após a digitação do lançamento

Módulo de Contabilidade Gerar lançamentos(GH) Existe uma letra para cada origem do lançamento

Módulo de Contabilidade Manter cadastro de operações(TD)

Módulo de Contabilidade Critérios contábeis(G8)

Módulo de Contabilidade - Interfaces Notas fiscais de saída Notas fiscais de retorno Notas fiscais de entrada Provisão de pagamentos Pagamentos Recebimentos Recebimentos prestações de contas Extra caixa Estoque Ordem de produção Folha de pagamento

Módulo de Contabilidade Notas fiscais de saída, retorno e entrada Os lançamentos são realizados através dos critérios contábeis(G8) CFOP – código fiscal de operação Sigla da operação (TD) Grupo de produto Subgrupo de produto (embalagem) Código do produto Fornecedor (nota fiscal de entrada) Origem dos lançamentos notas de entrada(E) Origem dos lançamentos notas de saída(N) e retorno(N) Conta reduzida igual a 888 não realiza o lançamento PIS e COFINS Alíquota no cadastro do produto(TB)

Módulo de Contabilidade Provisão – Contas a pagar Os lançamentos de provisão são realizados de acordo com as informações no cadastro das contas de fluxo de caixa(BT) A data do lançamento é a data de emissão do documento, podendo ser alterada na função manter cadastro de títulos(PC) ou na função alterar dados do pagamento(PM) Relatório para conferência das provisões (P4) escolhendo o filtro - data de provisão Conta reduzida igual a 888 não realiza o lançamento Origem dos lançamentos da provisão(S)

Módulo de Contabilidade Pagamentos – Contas a pagar Os lançamentos dos pagamentos são realizados de acordo com as informações no cadastro das contas de fluxo de caixa(BT), no cadastro das contas bancárias(BV) e manter espécie de documento(TI) – siglas (DC, JU, PS e IR) Os pagamentos são realizados através da função imprimir borderô(PH) A conta de fluxo de caixa após o pagamento pode ser alterada na função alterar dados do pagamento(PM) Relatório para conferência dos pagamentos (P4) escolhendo o filtro - data de pagamento Conta reduzida igual a 888 não realiza o lançamento Origem dos lançamentos da provisão(P)

Módulo de Contabilidade Recebimentos – Contas a receber Os lançamentos dos recebimentos são realizados de acordo com as informações no cadastro das contas bancárias(BV) e manter espécie de documento(TI) – siglas (CF, CO e JF) Os créditos são realizados na conta a crédito informada na função (TI – CO) e os débitos no caixa-conta reduzida 1- ou na conta bancária informada na função(BV) Os recebimentos são realizados através da funções baixar títulos(NB) e cobrança eletrônica(NS) – baixa de boleto Relatório para conferência dos recebimentos (NE) relação de títulos recebidos Origem dos lançamentos de recebimentos(R)

Módulo de Contabilidade Extra Caixa Os lançamentos extra caixa são realizados de acordo com as informações no cadastro das contas de fluxo de caixa(BT) Os pagamentos são realizados através da funções digitar movimento no caixa(BC) e digitar movimento bancário(BB) A conta de fluxo de caixa após o pagamento pode ser alterada na função alterar lançamento do caixa(B1) Relatório para conferência dos pagamentos: imprimir lançamento do caixa(BK) e demonstrativo do caixa(BD) Conta reduzida igual a 888 não realiza o lançamento Origem dos lançamentos extra caixa(X)

Módulo de Contabilidade Recebimentos da prestação de contas Os lançamentos dos recebimentos são realizados de acordo com as informações no cadastro das contas de fluxo de caixa(BT) com a indicação de solicitar o número da PC,essas contas são informadas no cadastro das moedas (T – E – CX) Os recebimentos são realizados através da função encerrar prestação de contas(V9) A conta de fluxo de caixa após o recebimento pode ser alterada na função alterar lançamento do caixa(B1) Relatório para conferência dos recebimentos: imprimir lançamento do caixa(BK) e demonstrativo do caixa(BD) Origem dos lançamentos recebimentos PC(Q)

Módulo de Contabilidade Estoque - só para indústria Ordem de produção - só para indústria

Módulo de Contabilidade Integração com outros sistemas Customizada através do layout de exportação

Módulo de Contabilidade Manter plano de contas(GP) Abrir período – mês(GA) Fechar período – mês(GF) Implantar saldo inicial(GI) Critérios contábeis(G8) Digitar lançamentos(GL) Gerar lançamentos(GH) Excluir lançamentos(GE) Conferir lançamentos(G0) Razão com saldo diário(GW) Calcular depreciação(GD) Zerar saldo das despesas(GZ)

Módulo de Contabilidade Balancete(GB) Demonstrativo de despesas(GX) Demonstrativo de resultados(GR) Balanço patrimonial(G3) Balanço inicial(G1) Diário(GG) Ajustar saldo das contas(G6)

Módulo de Contabilidade SR Sistemas!! Sempre ao lado dos seus clientes. SISGATO !! CADA VEZ MELHOR. comercial@sr-ba.com.br