Levantamento de necessidades

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Capítulo 7 Direção.
Advertisements

Palestras, oficinas e outras atividades
O Modelo de Jesus para Crescimento e Serviço
O Campo de Batalha ® 1 / 35. Áreas de influência na Campanha Ítens que devem ser avaliados pela pesquisa CAMPOELEITORAL Necessidades da população Lideranças.
Psicologia Comunitária - Helena Scarparo
Administração de Marketing 1
Vamos contar D U De 10 até 69 Professor Vaz Nunes 1999 (Ovar-Portugal). Nenhuns direitos reservados, excepto para fins comerciais. Por favor, não coloque.
1. 2 Pearson Education do Brasil Editora educacional de alcance mundial No Brasil, publica nas áreas universitária, de ensino de inglês, negócios e informática.
Resultados da Pesquisa "Identificação de Valores de Jovens Brasileiros – Uma Nova Proposta", realizada pela Profª. Dra. Rosa Maria Macedo, da PUC de São.
Pesquisa Bibliográfica Disciplina de Metodologia da Pesquisa Profª Tereza Yoshiko Kakehashi 1.
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
TEORIA DO CINEMA E DOCUMENTÁRIO
1 INQUÉRITOS PEDAGÓGICOS 2º Semestre 2003/2004 ANÁLISE GERAL DOS RESULTADOS OBTIDOS 1.Nº de RESPOSTAS ao inquérito 2003/2004 = (42,8%) 2.Comparação.
USO, ABUSO E DEPENDÊNCIA DE DROGAS
1ª Etapa do Projeto Ao reunirmos a equipe de alunos monitores em Março / 2010, organizamos um vídeo de apresentação. A proposta dos monitores foi responder.
Metodologia Científica
A EJA E O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOS ALUNOS
DEB – ITINERANTE Currículo em Ação.
AulaNet: um ambiente gratuito para educação online e colaborativa
“ TODA A ESCOLA PODE FAZER A DIFERENÇA”
PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA “TEIA DO SABER” 2004
Télé-université Eduardo Davel A Universidade Os programas Formação de gestores sociais Disciplina a distância Aprendizagem pela prática Parceria institucional.
Curso Comércio exterior e investimento (Economia Internacional II)
Auditoria de Segurança da Informação
EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN
Linguagens de Programação
Estudo de cunho Etnográfico.
Questionário de Avaliação Institucional
Empreendedorismo Apresentação PEA – Programa de Ensino e Aprendizagem
LIBÂNEO, J. Carlos. Didática. SP: Cortez, 1994.
Provas de Concursos Anteriores
Comportamento informacional de estudantes do 6° ano do Ensino Fundamental de uma Escola Pública da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte José Geraldo.
Monitoria GDI Aula Prática
DISCIPLINA: TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Curso do GEM Preparação do expositor
1 Jovens Urbanos 3ª edição Resultados da Avaliação Econômica Jovens Urbanos 3ª edição São Paulo março/2010.
POLÍTICA EDUCACIONAL E FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
Questionário/Roteiro
Sociologia – Unidade 3.
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Cultura Organizacional
Secretaria da Educação
PUC Campinas - Prática de Formação- Prof. Dimas Gonçalves
Salas de Matemática.
Desafios de confiança ontem e hoje
ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO ENSINO MÉDIO-CURSO NORMAL
Núcleo de Formação e Espiritualidade NUFESP
Tecnologia educacional: uma maneira de inovar na sala de aula.
Professora: Suzana Ziareski Séries: 8ºs A, B, C, e D
EXERCÍCIOS PARA GUARDA-REDES
ENSINO DINÂMICO PARA OS ADOLESCENTES Maria Felícia Morais
Planejamento Vamos recordar... Prof. Luciene Santoro.
METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
Luiz Carlos de Sá Carvalho, Dr CIBSS Desafios para atração e retenção de jovens profissionais.
IF696 - Integração de Dados e DW
Componente Curricular
Componente Curricular
DIDÁTICA Aula 09: Planejamento didático e elementos que o constitui: metodologia e recursos didáticos Profa. Therezinha Conde.
ALGUNS SEGREDOS DA ARTE DE EDUCAR.
1 2 Observa ilustração. Cria um texto. Observa ilustração.
Estabelecendo limites e regras
Competências dos professores 06 de outubro de 2014 Caroline Kearney Gestora Sénior de Projetos e Analista de Educação.
SAÚDE SEXUAL E REPRODUTIVA DOM JOAQUIM Projeto: Facilitando a diminuição das vulnerabilidades e a construção de uma cultura.
Reestruturação Internato Princípios. Internato atual 5 ano – dois períodos de 22 semanas 6 ano – dois períodos de 20 semanas Segmentado Sem interdisciplinaridade.
METODOLOGIA DA CIÊNCIA
Professora: JAQUELINE RODRIGUES
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Para você: O que é Educação? O que é Pedagogia? O que é Didática?
Competências Profissionais
Faculdade Piaget - Brasil
Transcrição da apresentação:

Levantamento de necessidades Turma 347 2002- I Psicologia Comunitária PUCRS - Helena Scarparo

Psicologia Comunitária PUCRS - Helena Scarparo Quem escolheria para fazer um trabalho acadêmico de grande exigência? Psicologia Comunitária PUCRS - Helena Scarparo

Psicologia Comunitária PUCRS - Helena Scarparo Preferência para estágio Psicologia Clínica - 31,7% Organizacional - 18,8 Comunitária - 18,8 Escolar - 12,9 Institucional - 12,9 Indeciso/a - 3,9 Hospitalar - 0,9 Psicologia Comunitária PUCRS - Helena Scarparo

Psicologia Comunitária PUCRS - Helena Scarparo Abordagem preferida Psicanálise - 29,2% Humanismo - 27,6 Cognitiva-comportamental - 16,9 Sem definição - 9,2 Transpessoal - 4,6 Psicologia Social - 3,1 Esquizoanálise - 3,1 Jung, Gestalt, Psicodrama, Bion, ecletismo Psicologia Comunitária PUCRS - Helena Scarparo

Trabalho com o qual mais se identifica Psicologia Clínica - 24,32% Psicologia Organizacional - 13,5% Psicologia Escolar - 9,5% Psicologia Comunitária - 9,5% Psicologia Hospitalar - 8,4% Psicologia Jurídica - 5,4% Sem definição - 5,4% Psicologia Institucional - 4,1% Psicologia Comunitária PUCRS - Helena Scarparo

Psicologia Comunitária PUCRS - Helena Scarparo Psicologia Social - 4,1% Dependência Química - 4,1% Pesquisa, Psicologia do Esporte, nenhum, Psicologia Animal, Arte e Psicologia Psicologia Comunitária PUCRS - Helena Scarparo

Aulas com bom aproveitamento Exposição Dialogada - 33,8% Seminários - 12,3 Relatos de experiências - 9,5 Técnicas de grupo associadas ao tema - 8,1 Filmes p/ discussão - 6,8 Uso de lâminas ou multimídia - 6,8 Discussão de casos - 2,7 Psicologia Comunitária PUCRS - Helena Scarparo

Psicologia Comunitária PUCRS - Helena Scarparo Estudos de campo - 2,7 Leitura prévia - 2,7 Aulas criativas, que prendem a atenção, aulas desafiantes, Trabalhos em aula Aulas sem chamada, Aulas com objetivos flexíveis Aulas em círculo, discussão de temas do cotidiano Psicologia Comunitária PUCRS - Helena Scarparo

Aulas pouco proveitosas Apresentações em grupo - 29,4% Aula exclusivamente expositiva - 13,7 Uso de lâminas - 9,8 Seminários - 7,8 Trabalhos em pequenos grupos na aula - 5,9 Aulas sem roteiro prévio - 3,9 Aulas que não propõe debates -3,9 Psicologia Comunitária PUCRS - Helena Scarparo

Psicologia Comunitária PUCRS - Helena Scarparo Aulas em círculo, dramatizações, lâminas mal preparadas, desconsideração do cronograma, professor/a que mostra insegurança, Concomitância de assuntos semelhantes em disciplinas divididas com teorias diferentes, aulas com monopólio de um aluno ou grupo, não uso de estímulos áudio-visuais, aulas em círculo, aulas nas quais é óbvio o desinteresse e não se questiona para mudar, leituras de esquemas no quadro ou em lâminas, leituras em grupo, não uso de exemplos práticos. Psicologia Comunitária PUCRS - Helena Scarparo

Psicologia Comunitária PUCRS - Helena Scarparo Avaliação eficiente Prova individual dissertativa - 18% Trabalhos em aula (individuais ou em grupos) - 14% Provas dissertativas com perguntas amplas - 10% Trabalhos dissertativos com temas livres - 8% Estudos de caso - 8% Relatórios das aulas - 6% Psicologia Comunitária PUCRS - Helena Scarparo

Psicologia Comunitária PUCRS - Helena Scarparo Provas objetivas - 6% Provas bem elaboradas - 6% Pesquisas bibliográficas - 4% Diários, exercícios em grupo, síntese crítica de textos - 2% Análise de casos, auto-avaliação ( citado o exemplo de Escolar I) -2% Não responderam - 2% Psicologia Comunitária PUCRS - Helena Scarparo

Avaliação ineficiente Provas individuais com “decoreba” 21,8% Trabalhos em grupo - 18,1 Apresentação em aula - 12,7 Provas objetivas 10,9 Trabalhos em sala de aula, feitos com pressa 5,4 Prova única -3,6 Qualquer tipo de prova 3,6 Provas com “pega ratão” - 3,6 Psicologia Comunitária PUCRS - Helena Scarparo

Psicologia Comunitária PUCRS - Helena Scarparo Prova incoerente com a aula realizada - 3,6 Prova na qual o conteúdo está parcialmente contemplado 3,6 Quanto a melhor nota tem peso maior Auto-avaliação Avaliar a participação em aula Duas ou três provas valendo dez Provas de múltipla escolha Prova dissertativa - Provas com questões fechadas Psicologia Comunitária PUCRS - Helena Scarparo

Expectativas em relação à Psicologia Comunitária Conhecer a área - 59,5% Estudar uma prática de Psicologia Social - 12,7% Conhecer novas perspectivas de trabalho - 4,3% Sistematizar a prática - 4,3% Ter aulas interessantes - 4,3% Preparar-se para o estágio - 2,1% Fazer um trabalho social -2,1% Compreender grupos -2,1% Desmistificar a idéia de “trabalho p/ vilas” -2,1 Psicologia Comunitária PUCRS - Helena Scarparo

Eu não gostaria que houvesse.... Aulas “monótonas e previsíveis” 27% Muitas leituras e pouca prática - 9,3 % Conversas, saídas, celulares... - 9,3% Dramatizações - 7% Digressões - 7% Superficialidade ao abordar o conteúdo - 4,7% Sobrecarga de trabalhos - 4,7% Psicologia Comunitária PUCRS - Helena Scarparo

Psicologia Comunitária PUCRS - Helena Scarparo Uso de lâminas, slides... - 4,3 % Técnicas de din. de grupo 2,3% “Trabalhinhos” em aula Trabalho de campo Apresentação em grupos Visão política e não psicológica Métodos de aula pouco criativos Provas Psicologia Comunitária PUCRS - Helena Scarparo

Atividades extra curso Laser Passeios e viagens - 20% Namorar - 13,33 Cinema - 13,33 Família - 11,67 Amigos/as 18,18 Assistir TV - 3,33 Música - 8,33 Festas - 6,67 Leitura - 5,0 Teatro - 1,67 Bichos de estimação Psicologia Comunitária PUCRS - Helena Scarparo

Auto-cuidado / qualificação pessoal Esportes, exercícios físicos -25% Estágio voluntário - 13,33 Grupos de estudo e/ou pesquisa - 13,33 Dança - 10,0 Inglês - 3,33 Grupos religiosos - 3,33 Computação, terapia, Trabalho remunerado formal ou informal: 8,3 Psicologia Comunitária PUCRS - Helena Scarparo

Fatores importantes para um bom aproveitamento do curso: Postura e desempenho dos/as professores - 89% Motivação e empenho do/a aluno/a - 81 Interlocução entre teoria e prática - 27 Relacionamentos estimulantes - 21,6 Muita leitura e aprofundamento além da aula - 18,9 Estímulo à reflexão - 13,5 Discussão de temas atuais - 13,5 Organização e infra estrutura do curso - 10,8 Incentivo à socialização de informações - 10,8 Psicologia Comunitária PUCRS - Helena Scarparo

Psicologia Comunitária PUCRS - Helena Scarparo Cadeiras optativas, diversidade de abordagens, maturidade, ter um projeto, bibliografia atualizada , vincular o curso ao mercado de trabalho, tempo para dedicar-se, trocas por e-mail entre professores/as e alunos/as. Psicologia Comunitária PUCRS - Helena Scarparo

Psicologia Comunitária PUCRS - Helena Scarparo Temas de interesse : Psicopatologia, clínica - 13,51% Política e geopolítica - 13,51 Relacionamentos socais - 10,08 Educação/aprendizagem - 10,08 Trabalho - 10,08 Internet, ciberespaço - 8,1 Drogas - 8,1 Guerras - 8,1 Luta antimanicomial - 5,4 Psicologia Comunitária PUCRS - Helena Scarparo

Psicologia Comunitária PUCRS - Helena Scarparo Psicologia Transpessoal, movimentos estudantis, sexualidade, DST/AIDS, mídia e subjetividade , assuntos polêmicos, cotidiano, mercado de trabalho, esporte - 5,4% Clonagem, Psicologia Jurídica, hiperatividade, violência, Gestalt, T. Cognitivo-comportamental, gestão empresarial, Instituições, Psicologia animal, câncer, pobreza, relatos de experiências profissionais, exclusão social, moviemntos profissionais, saúde pública, comunidade, adolescência, ecologia, formação da personalidade, abuso sexual, transtornos alimentares, auto-conhecimento, religião, cultura contemporânea. Não opinou: 8,1% Psicologia Comunitária PUCRS - Helena Scarparo

Psicologia Comunitária PUCRS - Helena Scarparo Literatura Romances - 35,1% Psicologia - 24,3 Revistas - 18,9 Suspense - 16,2 Filosofia - 13,5 Poesias - 8,1 Contos, Espiritismo, Esoterismo, Religiões Orientais, biografias, História, Crônicas, “variada” - 5,4 Policial, aventura, humor, psicanálise, Física quântica, curiosidades, auto-ajuda, ficção, auto-biografias -2,7 Psicologia Comunitária PUCRS - Helena Scarparo

Psicologia Comunitária PUCRS - Helena Scarparo Revistas citadas: Veja, Super Interessante, quadrinhos, Casseta e Planeta Autores/as: Érico Veríssimo, Herman Hesse, L.F. Veríssimo, Carlos Drumond, Augusto dos Anjos, Ruben Fonseca, Allan Poe, Sidney Sheldon, Eduardo Galeano, Jorge Amado, Charles Dikens, Oscar Wilde, Saramago, Marta Medeiros, Caetano Veloso. Obras: Só o amor liberta, Psicótico, Muitos mestres, muitas vidas, O tempo e o vento, Harry Potter, O senhor dos anéis, A arte da felicidade. Psicologia Comunitária PUCRS - Helena Scarparo

Psicologia Comunitária PUCRS - Helena Scarparo Cinema/teatro Comédia - 40% Drama - 37,8 Romance e suspense - 24,3 Épicos - 10,8 Filmes que façam pensar - 8,1 Aventuras, filmes europeus, comédias românticas: 5,4 Ação, clássicos, documentários, cinema nacional, terror, filmes norte-americanos - 2,7 Psicologia Comunitária PUCRS - Helena Scarparo

Psicologia Comunitária PUCRS - Helena Scarparo Citados: Wood Allen, Glauber Rocha Forest Gump, Sociedade dos poetas mortos, Apocalipse now, O gosto dos outros, Hope, Morangos silvestres, um mundo quase perfeito, Patch Adams - o amor é contagiante, Bailei na curva, Tangos e tragédias. Comentários- contra os filmes de cunho comercial dos EUA, contra os filmes de ficção Psicologia Comunitária PUCRS - Helena Scarparo

Psicologia Comunitária PUCRS - Helena Scarparo Música MPB - 72,9% Rock - 40,1 Bossa Nova - 18,9 Pagode - 16,2 Samba - 10,8 Forró - 8,1 Clássicos, dance, “todos os estilos” - 5,4 Reggae, sertanejo, música latina, tropicália, música eletrônica, Rap, Funk, New age, música nordestina, inglesa, “da minha banda”, manguebit Psicologia Comunitária PUCRS - Helena Scarparo

Psicologia Comunitária PUCRS - Helena Scarparo Citados /as : Marisa Monte, Desiree, Renato Russo, Titãs, Marina Lima, Ana Carolina, Caetano,Gil, Paralamas, Rita Lee, Rappa, Djavan, Psicologia Comunitária PUCRS - Helena Scarparo