autonomia; saberes; prática/teoria/práxis

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autonomia; saberes; prática/teoria/práxis agosto – 19 Eixo 2. Formação 1. Constituição do campo de formação de professores; 2. Quadro teórico conceitos chave: autonomia; saberes; prática/teoria/práxis Blog http://seminarios-avancados-educacao.webnode.com/ AULA - manhã Introdução – Selma: 10’ Respostas às questões de junho dinâmica: Bete; Edson; Galleão; Lúcia; Ma. Conceição; Rosana; Thamirys; Zahra: 50’ Intervalo: 10’ 2. Conceito de práxis: Angélica e Dolores: 40’ 3. Saberes:Bernardete / Jhonnes: 20’ 4. Sintese e problematização: Selma a) estágio e pesquisa = práxis possível? b) saberes docentes: a pesquisa no Brasil Textos lidos para aula de junho PIMENTA, S. G. Formação de professores: identidade e saberes da docência. In: Pimenta (org.) Saberes pedagógicos e atividade docente. S.P. 2012, 8ª. Ed. p. 15 – 38. PIMENTA, S.G. O estágio na formação de professores – unidade teoria e prática? S.P. Cortez Ed. 11ª. Ed. 2012. parte II. P. 97 – 138; e Parte Final. P. 203 – 209. Leitura prévia para hoje: PIMENTA & LIMA. Estágio e Docência. S.P. Cortez Ed. 2012. cap. I. Estágio: diferentes concepções: p. 33 / 57 Suportes: 1. MAGALHÃES, J. E. P. A pesquisa sobre saberes docentes no Brasil: da investigação das práticas ao professor reflexivo (Tardif; Guimarães; Pimenta; Ramos; Saviani) . Dissert. Mestrado, UERJ. 2014:38 – 105. 2. CNE – DCNsFP/ Res. 2/2015 1

(continuação slide anterior) Junho – 10 (continuação slide anterior) BLOG Seminários Avançados 2015 OFICINA – tarde Encaminhamento das atividades PIMENTA, S. G. Formação de professores: identidade e saberes da docência. In: Pimenta (org.) Saberes pedagógicos e atividade docente. S.P. 2012, 8ª. Ed. p. 15 – 38. PIMENTA, S.G. O estágio na formação de professores – unidade teoria e prática? S.P. Cortez Ed. 11ª. Ed. 2012. parte II. P. 97 – 138; e Parte Final. P. 203 – 209.

Textos Complementares AULA de 10 de junho GARCIA, C.M. (1999). Formação de Professores para uma mudança educativa. Porto. Porto Ed..p. 22 – 27. (SELMA apresenta) 2. CONTRERAS, J. A autonomia de professores. S.P. Cortez Ed.. 2002. cap. 7. As chaves da autonomia profissional dos professores. 189 – 210. GRUPO: Sandra, Bete, Karla e Conceição. 3. PIMENTA, S. G. Formação de professores: identidade e saberes da docência. In: Pimenta (org.) Saberes pedagógicos e atividade docente. S.P. 2012, 8ª. Ed. p. 15 – 38. GRUPO: Jhonnes, Robson, Bernardete e Zahra. 4. PIMENTA, S.G. O estágio na formação de professores – unidade teoria e prática? S.P. Cortez Ed. 11ª. Ed. 2012. parte II. P. 97 – 138; e Parte Final. P. 203 – 209. GRUPO: Dolores e Angélica. 5. QUEIROZ, V. F. R. A formação de professores nas pesquisas nacionais e estrangeiras: tendência e desafios. In. Inter – Ação. Revista da Faculdade de Educação da UFG. No. 1, jan/abr. 2013. p.109 - 128. GRUPO: Galleão e Silvia. Textos Complementares 6. CONTRERAS, J. A autonomia de professores. S.P. Cortez Ed.. 2002. cap. 8. p. 227 – 276 7. GUIMARÃES. V.S. Formação de professores: saberes, identidade, profissão. Campinas. Papirus. 2004. cap. 1.