Validações das Auto- avaliações IA-CM Resultados e Aspetos Comuns

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Transcrição da apresentação:

Validações das Auto- avaliações IA-CM Resultados e Aspetos Comuns Elizabeth (Libby) MacRae Profissional de Auditoria Interna do Setor Público 27 Maio 2015

Agenda Propósito O Modelo de Capacidade da Auditoria Interna (IA- CM) Para o Setor Público Validação das Auto-avaliações IA-CM Resultados e Aspetos Comuns Melhores Práticas de Auditoria no Setor Público Próximos Passos

1. Propósito Banco Mundial Fortalecer a Auditoria Interna no Setor Público Particularmente nas CGEs Trabalhando com CONACI Promover uma maior integração das práticas Estratégia e Plano de Ação da melhoriar a Efectividade da AI

2. Modelo de Capacidade da Auditoria Interna (IA-CM) O que é o IA-CM? Modelo de Avaliação Veiculo de Comunicação Um mapa para a Melhoria ordenada

Modelo de Maturidade da Capacidade - Teoria Baseado em Princípios de Gestão da Qualidade Software Engineering Institute – Os desenvolvedores originais dos modelos de maturidade da capacidade®TM Software Gerenciamento de Pessoas

IA-CM NÍVEL 5 Otimizado NÍVEL 4 Gerenciado NÍVEL 3 Integrado NÍVEL 2 Infraestrutura NÍVEL 1 Inicial Práticas não sustentáveis, que dependem de esforços individuais. Práticas e procedimentos de auditoria sustentáveis e repetidos. Aplicação uniforme das práticas de gestão e e de auditoria pela AI Aprendizado contínuo da AI, que recebe inputs da própria organização e de terceiros. AI integra as informações disponíveis na organização para conribuir com o aperfeiçoamento da governança e gerenciamento de riscos .

Porquê Niveis Diferentes expetativas e medidas de desempenho em prática A capacidade é construida por passos/fases É necessário um mapa/modelo conceitual comum Ajuda selecionar o nível de capacidade apropriado para uma entidade/organização

IA-CM Descreve os elementos-chave para a auto-avaliação e desenvolvimento efetivo da AI Ferramenta para o desenvolvimento contínuo Desenha um caminho evolutivo para desenvolver AI efetiva Modelo está amarrado a “melhores práticas” em cada nível Determina a capacidade ótima Ligado ao normativo mandatório do IIA Ferramenta para comunicar e “vender” a AI aos tomadores de decisão

Porquê Setor Público? AI varia de País para País Diferenças na cultura, práticas de gestão, processos Necessário modelo de governança incluindo a AI Oportunidades para Modernizar/evoluir a AI Melhorar a sua efectividade Entregar valor acrescentado

Princípios Base Selecionando a Capacidade Ótima Três Variáveis Ambiente Organização Atividade de AI Diferentes capacidades requeridas Auditoria deve criar valor (custo de oportunidade) Não existe “um tamanho serve todos”

Elementos AI Serviços e Papel da AI Gerenciamento de Pessoas Práticas Profissionais Gestão de Performance e Accountability Cultura e Relacionamento Organizacional Estruturas de Governança

IA-CM Não Prescritivo – o que deveria ser feito ao invés de como fazê-lo Um modelo universal com comparabilidade entre princípios, práticas e processos para melhorar a AI

Matriz de 1 Página do IA-CM

3. Validações Auto-avaliações IA-CM Propósito Validar e avaliar os resultados das Autoavaliações das CGEs Analizar as áreas de força das CGEs e aquelas que necessitam melhorar Identificar estratégias/práticas/atividades para melhorar a capacidade, eficiência e efetividade das CGEs Contribuir para o fortalecimento global da Auditoria interna do Setor Público do Brasil

Antes da Validação Treinamento IA-CM Validação da documentação de fundo Caderno de Trabalho IA-CM (Workbook) Identificação da documentação inicial da CGE Identificação dos Interessados-chave da CGE Resultados das Auto-avaliações das 3 CGEs Resumo dos Ambientes de Controle

Validação Presencial Reunião com o Chefe de Auditoria da CGE Revisão dos Resultados das Autoavaliações da CGE Gestão Sénior de Auditoria da CGE Revisão da documentação de suporte Vários níveis de Profissionais de AI Validar Resultados Entrevistar os interessados chave, incluindo os Gestores de Topo das entidades cliente da CGE

Validação Relatar os Resultados Identificar os KPAs Institucionalizados Identificar estratégias para institucionalizar os KPAs não totalmente institucionalizados Desenvolver um Plano de Acão, com apoio da CGE

Considerações Importantes Todos as entidades apropriadas do Governo participam Apoio da Gestão e dos Interessados (stakeholders) Envolvimento da equipe de AI em todas as fases Planos de Ação suportam processos sustentáveis e atividades de AI efectivas

4. Resultados e Aspetos Comuns Cada CGE é unica Legislação Organização Capacidade Áreas similares de foco

Serviços e Papel da AI Auditoria de Conformidade Baseada em Transações Necessário maior foco no Sistema, auditoria de processos Necessário mais diretrizes de auditoria Programas de Auditoria repetíveis Normas de Papeis de Trabalho Acompanhamento das recomentações (follow-up) Auditorias de desempenho/Auditorias Value-for-Money Minimas Serviços de Assessoramento Importante, mas garantir que as auditorias de asseguração se mantêm

Gerenciamento de Pessoas Pessoas qualificadas são identificadas e recrutadas Prática de contratação e retenção de auditores Critérios de seleção adicionais Carreira de Auditores Niveis de Auditores Modelo de Competências (aptidões – técnicas e comportamentais, etc.) Considerar opções de salário/compensação Investir em treinamento em Auditoria Interna Desenvolvimento Profissional individual Planos de formação e desenvolvimento individual

Gerenciamento de Pessoas Staff Profissionalmente qualificado Avaliações de desempenho individuais Programas de treinamento e certificação em AI Coordenação da Mão-de-obra Coordenar desenvolvimento de Plano de Auditoria Annual com níveis de RH autorizados

Práticas Profissionais Arcabouço de processos e práticas profissionais Políticas, programas e práticas de AI Manual de Auditoria Interna, SOPs Normas Profissionais de AI Código de Ética Profissional de AI Asseguração da Qualidade Plano de Auditoria baseado nas Prioridades de Gestão e dos Stakeholders Universo de Auitoria Plano abrangente (auditorias, recursos, etc.) Consideração de metodologia de planejamento de auditoria baseada no risco

Gestão de Performance e Accountability Orçamento Operacional de AI e Plano de Negócios de AI Foco na identificação realistica das necessidades de orçamento – pessoas, dinheiro, material, tecnologia, apoio administrative Assegurar que o orçamento único para a Funcão de AI não é transferível Medidas de Desempenho… Arcabouço abrangente de gestão de desempenho e de responsabilização (accountability)

Cultura e Relacionamento Organizacional Gerenciamento dentro da atividade de AI Estrutura organizacional oótima Funções de controle de gestão dentro da CGE Necessário processos/práticas que assegurem que a AI se mantém independente Aumentar as Ferramentas Tecnológicas Promover a comunicação continua e construtiva

O Modelo das Linhas de Defesa das Organizações Auditoria Externa / Controle Externo Regulador / Poder Legislativo Colegiados / Conselhos de Administração / Comitês de Auditoria Alta Gestão Primeira Linha de Defesa Segunda Linha de Defesa Terceira Linha de Defesa Controles Gerenciais Medidas de Controles Internos Controle Financeiro Auditoria Interna Segurança Gestão de Riscos Segurança Inspeção Conformidade Adaptado da ECIIA/FERMA Guidance on the 8th EU Company Law Directive, article 41

Cultura e Relacionamento Organizacional Coordenação com outros grupos de Revisão TCEs – aumentar a co’loaboração, complementariedade do trabalho Redes de Controle Componente Integral da equipe de gestão Governador Parceria com outras Entidades de Gestão do Estado

Estruturas de Governança Relacionamentos de Relatoria estabelecidos Regimento de AI Acesso total às informações, ativos e pessoas da organização Importante ser formalizado

Estruturas de Governança Mecanismos de Financiamento Necessários avaliar e relatar a adequabilidade de Recursos Identificar o impato das limitações de Recursos e comunicar Supervisão gerencial da atividade de AI Acessar apoio do Governador e da Casa Civil Buscar apoio para a AI das Entidades Gestoras do Estado

Estruturas de Governança CAE reporta-se à Autoridade Principal Supervisão Independente da Atividade de AI Assegurar independência da Função de AI Considerar a criaÇão de um comitê de assessoramento independente Não impositivo Assessoramento Revê planejamento annual, Recursos, estrutura organizacional Advoca a importância da AI para os tomadores de decisão chave

5. Melhores Páticas de Auditoria do Setor Público Nove Elementos Chave para uma Entidade de Auditoria do Setor Público Efetiva Independência Organizacional Um mandato Formal Acesso Irrestrito Fundos Suficientes Liderança Competente Pessoal Objetivo Pessoal Competente Apoio dos Interessados (Stakeholders) Normas Profissionais de Auditoria The IIA, The Role of Auditing in Public Sector Governance, January 2012

6. Próximos Passos Estratégia ampla e Plano de Ação para as CGEs Grupos de Trabalho(CONACI) Treinamento AI Mecanismos de CertificaÇão da AI Normas de AI Código de Ética de AI Mecanismo de Asseguração da Qualidade/Revisão pelos Pares de AI

6. Próximos Passos (con ’t) Resultados a Atingir: Reforçar o Papel, Autoridade e Responsabilidade da AI Auditores Internos Profissionais Função de AI Profissional Trabalhos Profissionais para alcançar resultados de valor acrescentado Melhoria Contínua Parcerias com a Gestão/Stakeholders Fortalecer a Auditoria Interna do Setor Público no Brasil

Validações das Auto- avaliações IA-CM Resultados e Aspetos Comuns Obrigada! Discussão