UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS INSTITUTO DE ARTES E DESIGN DEPARTAMENTO DE MÚSICA E ARTES CÊNICAS CURSO DE TEATRO – LICENCIATURA Disciplina: História.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Introdução as Artes cênicas Profª Jorge Santoz - cênicas
Advertisements

Profª: Marina de Oliveira Semestre: 2010/01
Profª: Marina de Oliveira
CURSO DE TEATRO - LICENCIATURA Beckett e o Teatro do Absurdo
A INTERAÇÃO SIMBÓLICA George Mead.
Escola Angelina Jaime Tebet.
Elementos do Teatro O que é Teatro?.
Currículo de Arte ARTE TEM CONTEÚDOS PRÓPRIOS E LINGUAGENS ESPECÍFICAS
Comédia Dell’Arte.
ARTES CÊNICAS.
O QUE SABER.
APRESENTAÇÃO O projeto Eco Arte Cultura nasceu em 2006 como ação artística do Encontro Intercontinental sobre a Natureza – O2. Devido ao seu crescimento,
Ministério da Cultura. EIXO IV – Cultura e Economia Criativa ¹ Foco: Economia criativa como estratégia de desenvolvimento.
A Escola e as Mudanças Sociais
O MÉTODO PSICANALÍTICO
Professsora: Aíla Rodrigues
Rozane Suzart Gesteira e Adriano Canabarro Teixeira
Etnografia e Etnologia
Em Cena Arte e Cidadania. Historia - A EM CENA ARTE E CIDADANIA é uma associação Civil sem fins lucrativos - Fundada em 27 de novembro de Com intenção.
Teatro Linha do tempo.
MOSTRA CULTURAL 2011.
Metodologia do Ensino de Arte
O C O N T A D O R Formado em Artes Cênicas
Como fazer a leitura de obra de arte?
Universidade Federal do Amapá
A forma de imortalizar a inteligência humana
P ERGUNTAS ? Jacó responde!. Thiago - O grupo começou quando, por quem? Jacó - O grupo é fundado por mim, Jacó do Nascimento, Carlandreia Ribeiro, desde.
A Arte na Literatura de Cordel
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS INSTITUTO DE ARTES E DESIGN DEPARTAMENTO DE MÚSICA E ARTES CÊNICAS CURSO DE TEATRO – LICENCIATURA.
PROJETO O teatro na escola tem uma importância fundamental na educação, ele permite ao aluno uma enorme sucessão de ideias e de aprendizados onde podemos.
Universidade Estadual do Centro-Oeste
ENSINO MÉDIO INOVADOR ARTE – PRODUÇÕES AUDIOVISUAIS e ARTE - CINEMA E VÍDEO O ARTIGO 26 DA LDB 9394/96 NO SEU PARÁGRAFO SEGUNDO MENCIONA QUE “O ENSINO.
Profª: Marina de Oliveira Semestre: 2009/02
6 Tipos de Conhecimento – Material de Apoio
Literatura Prof. Keila Garcia
Resenha Científica Prof. Augusto Sarmento-Pantoja
“Enquanto a escola não incorporar às suas atividades diárias as conclusões que a psicologia, e, em especial, a da aprendizagem, tem como certas, como.
Profª: Marina de Oliveira
JOGOS DRAMÁTICOS – PARTE 2
Deficiência visual e Artes
Jogo teatral, jogo dramático e drama como método de ensino
O QUE É A ARTE? Criação humana com valores estéticos (beleza, Equilíbrio, harmonia, revolta) que sintetizam as suas emoções, sua história, seus sentimentos.
Breve introdução ao estudo da Arte.
Concepções em Educação Matemática
Apresentação das conclusões dos Direitos de Aprendizagem de Arte
EXERCÍCIO - DOCUMENTÁRIO: SICKO SOS SAÚDE
SONS DA CIDADE UME PEDRO II VERA HELENA RIBAS DOS SANTOS Língua Portuguesa CELI BARCELOS REIS ARAÚJO Ínterprete de Libras MÓDULO: SONS DA NATUREZA E DA.
O PAPEL DO BRINQUEDO NO DESENVOLVIMENTO
Base nacional comum curricular
Profª: Marina de Oliveira Semestre: 2009/02
O PAPEL DA ESCOLA NA FRUIÇÃO DOS UNIVERSOS CULTURAIS
Drama e ensino Possibilidades para a construção do conhecimento teatral na sala de aula.
O Psicólogo preparando para a Aposentadoria
V FESTIVAL NACIONAL DE TEATRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS I Mostra Internacional UNIPAM - NAC – DIAS: 15, 16 e 17 de Novembro de 2013 CONVITE.
CULTURA: uma palavra muitas definições
Prof. PhD. Romualdo Palhano – Coordenador do Curso de Licenciatura em Teatro Coordenação do Curso de Teatro Comissão Organizadora: - Adriana Rodrigues.
PALESTRAS: Trocar por miúdos Livros com Teatro dentro Universos e Frigoríficos, de Jacinto Lucas Pires Divulgação teatral Por Helena Espírito Santo, com.
Por fim, adotamos a premissa de que a escola é o espaço por excelência que pode permitir uma ampliação cultural musical dos alunos, sobretudo dos menos.
Apresentação Objetivo Produzir o espetáculo infantil______________ do autor_______________. E promover oficinas de jogos teatrais, e breve historia da.
Mayara T. Santos - Sociologia
PIBID-TEATRO/UFRN: PROBLEMATIZANDO O PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO DO ENSINO DE TEATRO Introdução: O ensino de qualquer que seja a disciplina deve estar relacionado.
Eu nasci Ana! Amo a arte e uso a pintura para falar do mundo!
PROF: ALAELTON NOGUEIRA
PROPOSTA DE ATIVIDADE Utilizar o teatro como meio de ação social e ensino da sociologia na Escola Estadual Anísio Teixeira foi um desafio. Até então para.
Docente: Ilídio sebastião História da Arquitectura III Universidade Metodista de Angola Faculdade de Arquitectura e Urbanismo O triunfo da Razão. Revisão.
Teoria Literária: O que é Literatura? Profª Sandra.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS INSTITUTO DE ARTES E DESIGN DEPARTAMENTO DE MÚSICA E ARTES CÊNICAS CURSO DE TEATRO – LICENCIATURA UNIVERSIDADE FEDERAL.
Hélbio Gabriel Rodrigues Pereira
C.A.P.O.A.R.T.E Inspirações corporais por meio dos movimentos da capoeira para incentivar a potência artística no teatro.
Transcrição da apresentação:

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS INSTITUTO DE ARTES E DESIGN DEPARTAMENTO DE MÚSICA E ARTES CÊNICAS CURSO DE TEATRO – LICENCIATURA Disciplina: História do Teatro IV UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS INSTITUTO DE ARTES E DESIGN DEPARTAMENTO DE MÚSICA E ARTES CÊNICAS CURSO DE TEATRO – LICENCIATURA Disciplina: História do Teatro IV Profª: Marina de Oliveira Eugenio Barba

Eugenio Barba ( Nasceu na Itália, emigrando em 1954 para a Noruega, onde trabalhou como soldador e marinheiro; - Graduou-se em literatura francesa, norueguesa e em história da religião, na Universidade de Oslo. - De 1960 a 1964, estudou teatro na Polônia, acompanhando Grotowski durante três anos.

- -Em 1963, publicou ensaio sobre o Kathakali, após viagem à Índia; - - Em 1964, fundou o Odin Teatret, em Oslo; em 1966, o grupo migrou para Holstebro, na Dinamarca; - - Em 1979, fundou a ISTA (Escola Internacional de Antropologia Teatral), na Dinamarca;

O que é antropologia teatral? Estudo do comportamento do ser humano que utiliza sua presença física e mental de maneira não cotidiana, numa situação de representação organizada. (BARBA)

Algumas palavras importantes para a antropologia teatral - Pré-expressividade; - Energia; - Ação física; - Impulso; - Organicidade; - Treinamento; - Representação.

Três aspectos distintos do trabalho do ator para Eugenio Barba - 1. A personalidade do ator, sua sensibilidade, sua inteligência artística, sua individualidade social que torna cada ator único e irrepetível A particularidade da tradição cênica e do contexto histórico-cultural através dos quais a irrepetível personalidade do ator se manifesta; - 3. O uso do corpo-mente segundo técnicas extracotidianas baseadas nos ‘princípios que retornam’ transculturais.

- Constituem aquilo que a antropologia teatral define como campo da pré-expressividade. - São os parâmetros que regem a extracotidianidade. - Com esses princípios “in-corporados”, toda e qualquer ação que se faça, em cena, será extracodidiana. Os princípios que retornam

- Dilatação corpórea; - Equilíbrio; - Oposição; - Equivalência; - Base; - Olhos e olhar; - Variação de fisicidade (segmentação, variação e omissão da ação); - Energia; - Precisão.

Principais livros de Barba - Além das ilhas flutuantes - A canoa de papel - A Arte Secreta do Ator. Dicionário de Antropologia Teatral. (organizado em parceria com Nicola Savarese) - A terra de cinzas e diamantes Além disso, Barba é o principal tradutor e divulgador das ideias de Grotowski.

Algumas das produções do Odin

Ferai (1969)

Cinzas de Brecht (1980)

Judith (1987) Atriz: Roberta Carreri – Texto: Roberta Carreri e Eugenio Barba Direção: Eugenio Barba

O castelo de Holstebro (1990) Atriz: Julia Varley Texto: Julia Varley e Eugenio Barba

Doña Musica's Butterflies (1997) Atriz: Julia Varley Texto e cenografia: Julia Varley Direção: Eugenio Barba

Inside the Skeleton of the Whale (1996) Variation over Before the Law by Franz Kafka

Atores: Kaj Bredholt, Roberta Carreri, Jan Ferslev, Tage Larsen,Iben Nagel Rasmussen, Julia Varley, Torgeir Wethal e Frans Winther. Direção: Eugenio Barba

Itsi Bitsi (1991) Atriz: Iben Nagel Rasmussen Músicos/atores: Jan Ferslev e Kai Bredholt Texto: Iben Nagel Rasmussen – Montagem texto: Eugenio Barba Atriz: Iben Nagel Rasmussen Músicos/atores: Jan Ferslev e Kai Bredholt Texto: Iben Nagel Rasmussen – Montagem texto: Eugenio Barba

Mythos (1998)

Ur-Hamlet (2009)

Fontes: BARBA, Eugenio; SAVARESE, Nicola (Orgs.). A Arte Secreta do Ator. Dicionário de Antropologia Teatral. São Paulo: Hucitec/ UNICAMP, FERRACINI, Renato. A arte de não interpretar como poesia corpórea. Campinas: Unicamp, Suporte: CD. Página oficial do Odin Teatret na internet: