SEMINÁRIO SINAN – Sistema de informação,de agravo e de notificação. COMPONENTES: Marcus Vinicius Andreza Kamila Luana Lorena Dantas Ruth Maia
Tuberculose Introdução Histórico Calamidade negligenciada 1993 : DOTS ( Directly observed treatment) Integração do cuidado a saúde primária – contínuas reformas no setor saúde
DOTS 5 Pilares: Detecção de casos por baciloscopia entre sintomáticos respiratórios que demandam os serviços gerais de saúde Tratamento padronizado de curta duração Fornecimento regular de drogas Sistema de registro e informação que assegure a avaliação do tratamento Compromisso do governo colocando o controle da tuberculose como prioridade entre as políticas de saúde
DOTS No Brasil 1998 ,implantado o Dots proposto pela PCNT(plano nacional de controle da tuberculose) Lei Orgânica de Saúde organização e coordenação do sistema de informação em saúde SINAN(Sistema de informação de Agravo de notificação) -> principal fonte de registros de doenças transmissíveis
SINAN O que o SINAN permite? 1. Acompanhamento da situação epidemiológica dos casos de tuberculose 2. Realização do diagnóstico 3. Conhecer os casos de cura, abandono e óbito 4. Formas clinicas mais incidentes 5. Distribuição geográfica dos casos
DOTS Paraíba DOTS 1999 Resultados da estratégia DOTS na paraíba(2006) Aumento do percentual de cura67,8% para 92% Menor taxa de abandono 16,6% para 2%
OBJETIVO DO ARTIGO Conhecer a percepção dos coordenadores da PCT de 6 municípios paraibanos quanto à utilização do SINAN como instrumento da estratégia DOTS. Municípios: João Pessoa(capital),Campina Grande, Bayeux, Santa Rita, Patos e Cajazeiras
Abordagem qualitativa -> entrevista semi-estruturada Método Abordagem qualitativa -> entrevista semi-estruturada Fases: Pré análise 2. Transcrição das entrevistas e organização dos dados 3. Análise propriamente dita
Utilização do SINAN como instrumento de avaliação e planejamento para o controle da tubeculose Descentralização - democratização da informação Permite: planejamento da saúde, definição das prioridades de intervenção e a avaliação do impacto das decisões
Utilização do SINAN como instrumento de avaliação e planejamento para o controle da tubeculose Avaliação mensal (preenchimento dos registros e do livro de controle do tratamento) Informações enviadas ao 1º nível informatizado do SINAN
Dificuldades no manejo do SINAN como ferramenta para o controle da tuberculose Deficiência no preenchimento das fichas de notificação da tuberculose gerando: Sub-notificação 2. Diagnóstico equivocado 3. Intervenções distanciadas no quadro real 4. Prejuízo na qualidade do preenchimento(falta de capacitação profissional) 5.
7. Qualificação insuficiente de recursos humanos Dificuldades no manejo do SINAN como ferramenta para o controle da tuberculose 5. Falta de integração entre os profissionais do setor de vigilância epidemiológica 6. Falta de alguns profissionais em lidar com os recursos de informática(falta da infra-estrutura de informática) 7. Qualificação insuficiente de recursos humanos 8. Deficiência no fluxo das informações
CONCLUSÃO É fundamental o compromisso do gestor local para superar as fragilidades identificadas, pois as mesmas podem comprometer a eficácia da estratégia DOTS.