GEDM, ESTAL, 24/06/2005 Gestão Estratégica de Design Multimédia Gestão Estratégica de Design Multimédia Aula 27, 24/06/2005 > Multimédia em Portugal: > Televisão Interactiva ESTAL, Nuno Correia
GEDM, ESTAL, 24/06/2005 Televisão Interactiva [1/2] Em Junho de 2001, um acordo entre a Microsoft e a TV Cabo viria a transformar Portugal num laboratório para serviços inovadores em televisão interactiva: – a TV Cabo tornou-se um dos primeiros operadores no mundo a lançar um serviço de televisão digital interactiva, tendo sido o primeiro a nível mundial a oferecer a funcionalidade de gravação de vídeo digital numa set-top box por cabo com bi- direccionalidade (Quico 2003, p. 11). O objectivo era atingir os utilizadores até ao final de Mas os objectivos revelaram-se excessivamente ambiciosos: em Dezembro de 2001, atingiram-se apenas clientes, chegando aos clientes em Janeiro de 2003.
GEDM, ESTAL, 24/06/2005 Televisão Interactiva [2/2] A televisão digital interactiva sofreu em Portugal, em 2002 e 2003, duas importantes contrariedades – a taxa de penetração do serviço de TV interactiva da TV Cabo ficou muito aquém dos seus objectivos e o projecto de Televisão Digital Terrestre encontra-se num impasse após o cancelamento da licença atribuída em A TV Cabo deu um passo atrás, retirando do mercado a Smart Box e impondo a Power Box, mais barata, com menos problemas, mas muito mais limitada (sendo a principal limitação a falta de bi- direccionalidade). Estas contrariedades terão implicações negativas no sector de desenvolvimento de soluções multimédia para TV interactiva.