Docência universitária: repensando a aula

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
AS REGRAS DO JOGO: as responsabilidades do aluno no Contrato Didático
Advertisements

Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
NOSSAS QUESTÕES Como se dá a perspectiva transdisciplinar na educação infantil? A escrita é um produto escolar? Porque ainda existe sociedade iletrada?
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
Pedagogia da pesquisa-ação
ELABORAÇÃO DE PLANO DE CURSO-DISCIPLINA NAP-LORENA/2003
Revisão Unidade 01 Tecnologias na sociedade, na vida e na escola
Ensino fundamental: formando e preparando para o ensino médio
QUAL A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO?
E, o que é Didática? A didática é o principal ramo da Pedagogia que investiga os fundamentos, as condições e os modos de realizar a educação mediante o.
BUSCANDO O SIGNIFICADO DA DIDÁTICA
DIDÁTICA E METODOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
O TRABALHO COM PROJETOS
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
Educação no contexto do Trabalho
PRÁTICAS TUTORIAIS EM EAD: REFLEXÕES ACERCA DA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO
ENCONTRO DE EDUCADORES Cabo Frio, 13 de setembro de 2012
Curso de Docência Universitária
Quando falamos em aprender...
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS.
METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Mayara Reinert Gelamo Orientadora: Tatiana Comiotto Menestrina
APRENDER POR PROJETOS. FORMAR EDUCADORES Pedro Ferreira de Andrade
O Aluno a Distância e suas Necessidades
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI
Trabalhando com Grupos
Disciplina: Estágio Supervisionado I
O que é ensinar história?
METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO SUPERIOR
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Gerenciamento de Sala de Aula
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
GESTÃO DO TRABALHO DOCENTE Profº Walber Rodrigues da Silva
Experiência, aprendizagem e formação para a Saúde: algumas questões
Projeto Institucional das escolas Salesianas
SILVANA BERBEL FERNANDES
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;
Perguntas de Modelação
O profissional da gestão escolar e suas implicações
METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
Guia para Estágio e Seminários Temáticos – módulo linguagem
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
O Ferramental Pedagógico para a Educação a Distância Parte I
DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS UM DESAFIO PARA A DOCÊNCIA
DIDÁTICA A inter-relação da Educação com a Licenciatura, a Pedagogia e a Didática Objetivos: Estabelecer relações entre Educação, Licenciatura e Pedagogia.
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
3ª Conferência FORGES Política e Gestão da Educação Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa Universidade Federal de Pernambuco, BRASIL | 4,
A Didática e as tarefas do professor (LIBÂNEO, 2012, pp )
Grupo de Trabalho 4 AS ATIVIDADES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A PESQUISA SOBRE EDUCAÇÃO BÁSICA.
Universidade do Estado da Bahia Departamento de Ciências Humanas Componente Curricular: Educação Ambiental Docente: Valdemiro Lopes.
TENDÊNCIA PROGRESSISTA CRÍTICO-SOCIAL DOS CONTEÚDOS
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
Aula – 05 – UNIDADE 1 O PAPEL DO PROFESSOR
Apresentação ApresentaçãoApresentaçãoApresentação.
U NIDADE 1 Atividades 5 e 6. E NSINAR E APRENDER COM AS MÍDIAS DIGITAIS Ensinar é organizar situações de aprendizagem, criando condições que favoreçam.
Matriz de avaliação processual
Transcrição da apresentação:

Docência universitária: repensando a aula Maria Regina de Carvalho Teixeira de Oliveira Adaptação de Marcos T. Masetto – Ensinar e aprender no ensino superior

Como poderiam ser melhor aproveitadas as aulas pelos alunos? Atrás do modo de lecionar existe um paradigma que precisa ser explicitado, analisado, discutido, a fim de que a partir dele possamos pensar em fazer alterações significativas em nossas aulas

Que paradigma é este? Como se manifesta? Grande preocupação do ensino superior: transmissão de informações e experiências consolidadas para que o aprendiz as absorva e reproduza.

Que paradigma é este? Como se manifesta? 3 pilares: na organização curricular: privilegia disciplinas conteudistas e técnicas, estanques e fechadas, nem sempre consonantes com as necessidades e exigências do profissional do curso; Na construção de um corpo docente altamente capacitado profissionalmente mas nem sempre com competência pedagógica Em metodologia que deve dar conta do programa a ser cumprido, em determinado tempo, com a turma toda: 90% de aulas expositivas e avaliação da apreensão ou não dos conteúdos esperados.

Que paradigma é este? Como se manifesta? Sujeito desse processo: professor Sua grande e constante pergunta: o que devo ensinar aos meus alunos? Aluno: elemento que segue, receptor, repetidor. Age em resposta a ordens ou perguntas do professor. Necessidade: rever este paradigma e propor outro: qual?

Substituir a ênfase do ensino pela da aprendizagem Desenvolvendo o universitário nos diversos aspectos de sua personalidade: Capacidades intelectuais: pensar, raciocinar, refletir, buscar informações, analisar, criticar, argumentar, dar significado pessoal às informações, relacioná-las e produzir conhecimento.

Substituir a ênfase do ensino pela da aprendizagem Habilidades humanas e profissionais para um profissional atualizado: trabalhar em equipe, buscar novas informações, conhecer fontes e pesquisas, dialogar com profissionais de outras especialidades, comunicar-se em pequenos e grandes grupos, apresentar trabalhos. Observação: verificar se os currículos permitem que todas as habilidades profissionais possuem espaço para aprendizagem, ou são preteridas em função de conteúdos teóricos

Substituir a ênfase do ensino pela da aprendizagem Desenvolvimento de atitudes e valores integrantes à vida profissional: importância da formação continuada, a busca de soluções técnicas que junto com o aspecto tecnológico contemplem o contexto da população, do meio ambiente, da comunidade, condições culturais, políticas e econômicas, princípios éticos.

Substituir a ênfase do ensino pela da aprendizagem Altera o papel dos participantes do processo: aprendiz: papel central de sujeito que exerce ações necessárias para que aconteça sua aprendizagem, buscar informações, trabalhá-las, produzir conhecimento, adquirir habilidades, mudar atitudes e adquirir valores. Essas ações são realizadas junto. O professor: papel de mediador pedagógico ou orientador do processo de aprendizagem de seu aluno. Pergunta: o que meu aluno precisa aprender de todo o conhecimento que tenho e da experiência que tenho vivido?

3 pilares, com outros conteúdos Organização curricular: integra atividades e disciplinas que colaboram para a formação do profissional, com conhecimento tratado de forma integrada, aberta, flexível, atualizada e interdisciplinar, facilitando a integração teoria prática, universidade e situações profissionais, disciplinas básicas e profissionalizantes.

3 pilares, com outros conteúdos Corpo docente: professores excelentes profissionais, pesquisadores e de formação continuada quanto à competência pedagógica. Se entendem educadores que assumem que a aprendizagem se constrói num relacionamento interpessoal aluno-colega, aluno-professor, aluno-profissionais; assume seu papel de mediador pedagógico entre o conhecimento e seus alunos; e que entende que a aprendizagem se faz com colaboração, participação dos alunos, respeito mútuo e trabalhos em conjunto.

3 pilares, com outros conteúdos Metodologia: busca a redefinição dos objetivos da aula e de seu espaço, o uso de técnicas participativas e variadas e a implantação de um processo de avaliação como feedback motivador da aprendizagem

Características da aprendizagem no ensino universitário 1.Pressupõe por parte do aluno, aquisição e domínio de um conjunto de conhecimentos, métodos e técnicas científicas de forma crítica; iniciativa para buscar informações, relacioná-las, conhecer e analisar várias teorias e autores sobre determinado assunto, compará-las, discutir sua aplicação em situações reais com suas possíveis consequências para a população. Faz parte da aprendizagem adquirir progressiva autonomia na aquisição de conhecimentos ulteriores, desenvolvendo a capacidade de reflexão e valorização da educação continuada, que se inicia na universidade e prolonga por toda a vida e que não se fará com advertências apenas, mas com atividades que permitam aprender como se faz a educação continuada

Características da aprendizagem no ensino universitário 2. integrar o processo ensino aprendizagem com a atividade de pesquisa do aluno e do professor. Dificilmente o aluno incluirá investigação em seu processo de aprendizagem se o professor também não o fizer em sua atividade de docente. A produção de artigos e trabalhos que reflitam reflexões pessoais do professor e suas contribuições para assuntos de sua área e que permitam a comunicação em publicações.

Características da aprendizagem no ensino universitário 3. toda aprendizagem, para que aconteça, precisa ser significativa para o aprendiz, envolvê-lo como pessoa, como um todo: idéias, inteligência, sentimentos, cultura,profissão, sociedade. Esse processo exige: que a aprendizagem do novo se faça a partir do universo de conhecimentos, experiências e vivências anteriores dos alunos que se dê importância a motivar e despertar o interesse do aluno pelas novas aprendizagens com uso de estratégias apropriadas o incentivo à formulação de perguntas e questões que, de algum modo, digam respeito ao aprendiz, que lhe interessem. que se permita ao aprendiz entrar em contato com situações concretas e práticas de sua profissão e da realidade que o envolve. que o aprendiz assuma o processo de aprendizagem como seu e possa fazer transferência do que aprendeu na universidade para outras situações profissionais

Características da aprendizagem no ensino universitário 4. porque coloca o aprendiz mais em contato com sua realidade profissional, em geral, a aprendizagem se realiza mais facilmente e com maior compreensão e retenção quando acontece nos mais variados ambientes profissionais, fora da sala de aula, do que nas aulas tradicionais.

Características da aprendizagem no ensino universitário 5. teoricamente, hoje há um consenso de que “ aprender a aprender” é o papel mais importante de qualquer instituição educacional. Isto é mais que uma técnica de como se faz, é a capacidade do aprendiz de refletir sobre sua própria experiência de aprender, identificar os procedimentos necessários para aprender, suas melhores opções, suas potencialidades e suas limitações.