1. O raio médio da órbita de Marte em torno do Sol é aproximadamente quatro vezes maior do que o raio médio da órbita de Mercúrio em torno do Sol. Assim,

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Física Gravitação.
Advertisements

Capítulo 1 - A Terra e o Universo
MOVIMENTO CIRCULAR UNIFORME
Movimentos e Forças.
Interacções e Forças.
Sistema Solar.
Movimento circula Temos um movimento circular uniforme quando um móvel descreve uma circunferência com velocidade de módulo constante.Os satélites artificiais.
GRAVITAÇÃO UNIVERSAL Um pouco além da Terra.
Um pouco além da Terra. Um pouco de História Sec. IV a.C. – Platão Sistema: Sol, Lua e Terra Planetas conhecidos: Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter, Saturno.
Mecânica celeste Slides 1ª Lei de Kepler 2ª Lei de Kepler
Física I Mecânica Alberto Tannús II 2010.
Física I Mecânica Alberto Tannús II 2010.
3.2. – Movimentos e Forças Unidade 3 – Planeta Terra Forças
GRAVITAÇÃO UNIVERSAL.
Professora Paula Melo Silva
Marília Peres e Rosa Pais
GRAVITAÇÃO UNIVERSAL Professor André.
O Planeta Terra forças Professora Paula Melo Silva.
Prof. carlos eduardo saes moreno
GRAVITAÇÃO IVAN SANTOS. Os primeiros a descreverem sistemas planetários explicando os movimentos de corpos celestes foram os gregos. O mais famoso sistema.
GRAVITAÇÃO TRABALHO ENERGIA QUANTIDADE DE MOVIMENTO
Material de Apoio Interacção Gravítica.
GRAVITAÇÃO UNIVERSAL Profª Camila Debom.
Gravitação I Prof: Geraldo Junior.
Um pouco de História: A gravitação universal tem haver com os corpos do Sistema Solar.Durante séculos,houve muitas teorias sobre o Sol,os planetas e como.
Física Gravitação.
O Sistema Solar 8-abr-17.
Exercícios Um carro de corrida é acelerado de forma que sua velocidade em função do tempo é dada conforme a tabela. Qual, aproximadamente, em m/s2, o valor.
LEI DE COULOMB FORÇA ELETROSTÁTICA
TÓPICOS DE ASTRONOMIA Curso - Licenciatura em Física – EAD Profº. M.Sc. Marcelo O’Donnell Krause ILHÉUS - BA.
GRAVITAÇÃO UNIVERSAL LEIS DE KEPLER.
3 Módulo Sistemas de referência inerciais e não inerciais.
MOVIMENTO CIRCULAR UNIFORME
PROFESSOR: DEMETRIUS LEÃO SÉRIE: 1º ANO DISCIPLINA: FÍSICA 1
1a série Técnico em Informática Gravitação 1a série Técnico em Informática.
Revisão Mecânica e o Funcionamento do Universo
SALTO TRIPLO - ATLETISMO
UNIDADE 2 ASTRONOMIA.
Exercícios de Planos e Atritos
O estudo das causas do movimento é a Dinâmica
Física.
Dinâmica - Leis de Newton - Atrito - Plano Inclinado.
LEIS DE KEPLER Johannes Kepler ( ).
O que existe no Sistema Solar
As Leis de Kepler Lei de Newton Gravitação Universal
GRAVITAÇÃO UNIVERSAL Um pouco além da Terra.
Lei da gravitação universal
Professor: Marivaldo Mendonça
LEIS DE KEPLER.
Física Gravitação.
Maria Augusta Constante Puget (Magu)
Mecânica Celeste e Gravitação
TERRA NO ESPAÇO 2. PLANETA TERRA
Digitais de um Criador.
FORÇAS.
Revisão Rápida de Física Professor: Célio Normando.
LEIS DE KEPLER.
Sistema Solar Nome 1 Nome 2.
ASTRONOMIA.
Aula de Gravitação Universal O Triunfo da Mecânica Newtoniana
Capitulo 4.3 – Gravitação universal
Aula de Gravitação Universal O Triunfo da Mecânica Newtoniana Sérgio Ferreira de Lima 2º Ano –
Unidade 1 – Movimentos na Terra e no espaço 1.2. Da Terra à Lua
Sistema solar Júpiter Sol Saturno Mercúrio Úrano Vénus Neptuno Terra
Sistema Solar Júpiter Sol Saturno Mercúrio Úrano Vénus Neptuno Terra
Sistema Solar Sol Mercúrio Vénus Terra Marte Júpiter Saturno Úrano
Um pouco além da Terra. Um pouco de História Sec. IV a.C. – Eudóxio (discípulo de Platão) As estrelas, o Sol, a Lua e os planetas permanecem fixos sobre.
Olavo H. Menin Física Prof: Olavo H. Menin. Olavo H. Menin Física Copérnico (séc XVI)  “Colocou” novamente o Sol no centro do Sistema Solar  A Terra.
AULA DE ASTRONOMIA MERCURIO VÊNUS TERRA MARTE JUPITER SATURNO URÂNO NETUNO Minha Vó Tem Muitas Jóias Só Usa Novidades.
Transcrição da apresentação:

1. O raio médio da órbita de Marte em torno do Sol é aproximadamente quatro vezes maior do que o raio médio da órbita de Mercúrio em torno do Sol. Assim, a razão entre os períodos de revolução, T1 e T2, de Marte e de Mercúrio, respectivamente, vale aproximadamente:

2. Considerando quase circulares as órbitas dos planetas ao redor do Sol e sabendo que o raio da órbita terrestre é de 1,50x108km e que o da órbita de Vênus é de 1,10x108 km, determine, em dias terrestres, o período de revolução de Vênus.

3. Marte tem dois satélites: Fobos, que se move em órbita circular de raio 9.700km e período 2,75x104 s, e Deimos, que tem órbita circular de raio 24.300km. Determine o período de Deimos.

4. A velocidade da Terra ao passar pelo periélio em torno do sol é: a 4. A velocidade da Terra ao passar pelo periélio em torno do sol é: a. Máxima b. Diminuída c. Constante como em toda trajetória d. O movimento da Terra é desacelerado e. N.D.A.

5. A massa da Terra é cerca de 81 vezes a massa da Lua, e a distância do seu centro ao centro da Lua é x. Suponha que um super-herói vai da Terra à Lua na mesma direção da reta que une o centro desses dois corpos celestes. A que distância (em função de d) do centro da Terra a intensidade da força gravitacional exercida pela Terra sobre o super-herói é igual à intensidade da força gravitacional exercida pela Lua sobre o super-herói voador?

6. Estima-se que o planeta Urano possua massa 14,4 vezes maior que a da Terra e que sua aceleração gravitacional na linha do equador seja 0,9 g, em que g é a aceleração gravitacional na linha do equador da Terra. Sendo RU e RT os raios nas linhas do equador de Urano e da Terra, respectivamente, e desprezando os efeitos da rotação dos planetas, RU / RT é a) 1,25. b) 2,5. c) 4. d) 9. e) 16.

7. A aceleração da gravidade na superfície do planeta Marte é aproximadamente 4,0 m/s². Calcule a que altura da superfície da Terra deve estar uma pessoa com massa de 100,0 kg, para ter o mesmo peso que teria na superfície de Marte. a) 1,0 × 107 m b) 3,6 × 106 m c) 4,0 × 1014 m d) 6,4 × 106 m e) 1,36 × 107 m

8. Considerando que na Terra a aceleração da gravidade é de 10 m/s², qual é a aceleração da gravidade g' em um planeta que possui a mesma massa e metade do diâmetro da Terra? a) g' = 10 m/s2 b) g' = 20 m/s2 c) g' = 5 m/s2 d) g' = 40 m/s2 e) g' = 2,5 m/s2

9. As comunicações entre o transatlântico e a Terra são realizadas por meio de satélites que se encontram em órbitas geoestacionárias a 29.600km de altitude em relação à superfície terrestre, como ilustra a figura a seguir. Para essa altitude, determine: a) a aceleração da gravidade; b) a velocidade linear do satélite.

11. A Lei da Gravitação Universal foi publicada em 1687 pelo físico e matemático inglês Isaac Newton. Através dessa lei, pode-se determinar as intensidades das forças de interação gravitacional entre a Terra e a Lua, F(TL), e entre o Sol e a Lua, F(SL). Considerando a massa do Sol de 3,2 × 105 vezes a massa da Terra e a distância média do Sol à Lua de 400 vezes a distância média da Terra à Lua, a relação aproximada entre estas duas intensidades de força é: a) F(TL) = 0,5 F(SL). b) F(TL) = F(SL). c) F(TL) = 1,5 F(SL). d) F(TL) = 2 F(SL). e) F(TL) = 2,5 F(SL).

10. Dois planetas A e B do sistema solar giram em torno do Sol com períodos de movimento TA e TB e raios orbitais 8R e R, respectivamente. Com base nas Leis de Kepler, é correto afirmar que a razão TA /TB é dada por:

12. A força gravitacional entre um satélite e a Terra é F 12. A força gravitacional entre um satélite e a Terra é F. Se a massa desse satélite fosse quadruplicada e a distância entre o satélite e o centro da Terra aumentasse duas vezes, o valor da força gravitacional seria a) F/4. b) F/2. c) 3F/4. d) F. e) 2F.