JULIANE TENÓRIO BACHAREL EM HOTELARIA

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Transcrição da apresentação:

JULIANE TENÓRIO BACHAREL EM HOTELARIA HOTELARIA HOSPITALAR JULIANE TENÓRIO BACHAREL EM HOTELARIA

Saúde – Definição OMS É o completo bem-estar físico, psíquico, social, ocorrendo conjuntamente e não apenas a ausência de doença ou enfermidade

Relação Cliente x Serviço de Saúde Até anos 70 Década de 80 Atualidade Atendimento Médico Tecnologia de ponta Equipes médicas qualificadas Conforto Tecnologia / Inovação Equipes multiprofissionais qualificadas Hotelaria Humanização

Hospital Organização de maior complexidade existente. Empresa gigante de serviços. Protótipo de organização hoteleira. Centro de investigação científica e ensino. Instituição com a máxima responsabilidade moral, ética, social, científica, legal e administrativa. Organização que agrega um universo de recursos físicos, humanos, econômicos que articulados e submetidos à uma ação coordenada podem conduzir à saúde integral: promoção, prevenção, recuperação e reabilitação (Gustavo Malagón)

Cliente de saúde Internos Externos Colaboradores Administrativo Financeiro Enfermagem Médicos Hotelaria Fisioterapia Outros.. Paciente Médico Plano de Saúde

Cliente de Saúde Conceito amplo Qualquer pessoa que entra em contato para adquirir um serviço médico-hospitalar ou até mesmo solicitar uma informação Enfermo Familiares Acompanhantes Visitantes

Cliente de saúde Condições emocionais Ruptura de vínculo Sensação de perda de controle sobre si próprio Medo, angústia, dúvida Depressão, revolta, apatia Hospital é associado a sofrimento, dor e perda

Cliente de Saúde Perfil do cliente: Mais informado Mais consciente Mais exigente Mais preocupado com a qualidade Menos fiel

O que é importante para cada cliente  Ambiente físico adequado  Boas condições de trabalho  Remuneração justa  Tratamento digno  Reconhecimento  Plano de cargos e salários Colaborador  Cumprimento de contrato  Melhor atendimento médico  Menor custo possível  Segurança e conforto  Hotelaria Operadoras Estrutura adequada  Equipamentos, materiais  Equipe multiprofissional capacitada  Reciprocidade/incentivo/fidelização  Reserva de salas  Hotelaria-conforto alimentação Médicos

O que é hotelaria? Característica da hotelaria Indústria de serviços que disponibiliza e oferece hospedagem, conforto, segurança, alimentação, lazer e demais serviços inerentes à atividade de receber com eficiência Característica da hotelaria Acolher bem Com solicitude Com cortesia Com presteza Hospitalidade:

O que é hotelaria hospitalar? É a reunião de todos os serviços de apoio, que, associados aos serviços específicos, oferecem aos clientes conforto, segurança e bem-estar durante o seu período de internação ou em seu contato com a Instituição de Saúde. (Marcelo Boeger) Característica da Hotelaria Hospitalar do atendimento do ambiente hospitalar Humanização:

Humanização Decreto nº 3507 de 13/06/2000 É valorizar a vida humana e a cidadania, considerando, as circunstâncias sociais, étnicas, educacionais e psíquicas que envolvem cada indivíduo, agregando à eficiência técnica, valores éticos, respeito e solidariedade ao paciente Humanizar é individualizar e personalizar a assistência frente às necessidades de cada um É mudança de comportamento e atitude dos profissionais frente ao paciente e familiares

Hospitalidade x Humanização Equipes treinadas Processos pré-fabricados Nível de serviço Onerosa Equipes sensibilizadas Cultura da instituição Gratuita Espontânea

Serviços Hoteleiros Hotelaria Hospitalar envolve Personalização do atendimento Projeto arquitetônico Implantação de serviços de apoio

Arquitetura Ambientação Iluminação natural x artificial direta, indireta, controlada Conforto térmico Cromoterapia – cor age positivamente sobre as pessoas – pintura de paredes, uniforme, mobiliário Controle de ruído, de infecção Materiais duráveis, laváveis, textura variada Segurança (apoio - box de vidro)

Arquitetura Comunicação Visual

Arquitetura Ambientação - corredores

Arquitetura Apartamentos

Arquitetura Suítes

Hotelaria Hospitalar Etapas Diagnóstico situacional Levantamento de necessidades Planejamento Implantação Avaliação ajustes Etapas

Hotelaria CLIENTE Nutrição dietética Governança Atendimento Recepção Serviços gerais

Hotelaria Gerência Hotelaria Central de Maqueiros Serviços Gerais Telefonia Governança

Hotelaria Gerência Hotelaria Assistente de Hotelaria Supervisão Hotelaria Assistente de Hotelaria Assistente de Rel. Cliente Assistente Gerenciamento de leitos Estagiário Aprendiz

Objetivos da hotelaria Buscar sempre a satisfação do cliente Dar suporte à assistência Manter padrões de higiene Segurança no trabalho Garantir a qualidade na alimentação Zelar pelo enxoval Interagir na liberação e ocupação de leitos Acompanhar o pós-atendimento

Gerência de hotelaria Elabora projeto de hotelaria Dimensionamento do quadro de funcionários Participa da seleção e treinamento Acompanhamento da implantação Gerenciamento, avaliação de desempenho dos funcionários, indicadores Relatórios estatísticos, feedback e correções Responsável pela abertura de novos andares

Assistente de Hotelaria Admissão do paciente (boas vindas) Atendimento às solicitações dos clientes de saúde (controle de entrega de roupa limpa) Alta do paciente Check-list dos apartamentos Monitorar a higienização/liberação dos aptos “Ouvidoria”

Supervisora de Hotelaria Supervisionar as assistente de hotelaria Supervisionar os aptos (manutenção) Contato com os fornecedores Escalas, frequencias e atrasos do setor Apoio à gerência

Assistente Rel. Cliente Atendimento ao telefone e chamadas de rádio Liberação dos aptos (Posthos) Solicitações para manutenção (dínamus) Checar email Fornecedores Pedidos para o setor Indicadores de qualidade Estatísticas de ocupação Fotos da maternidade Curso para gestantes

Assist Gerenciamento de Leitos Previsão de alta Contato com enfermagem e médicos Agilizar o processo de alta Giro do Leito Bom relacionamento com os pacientes.

Atendimento Momento da Verdade É qualquer episódio onde o cliente entra em contato com qualquer aspecto da organização e cria uma opinião com relação à qualidade do serviço. Karl Albrecht

Atendimento Linha de frente Recepção informações Recepção emergência Recepção UTI Recepção Centro de Diagnóstico Recepção Internação Recepção pré-internação Menos qualificados mas, encarregados de importantes momentos da verdade

Atendimento a clientes Funcionários treinados Aparência pessoal Tratamento cordial – acolher Segurança e clareza nas informações Agilidade Empatia (atenção e interesse em ajudar) Confiabilidade Orientação e apoio para acompanhantes Os clientes não fazem distinção entre o funcionário e a empresa. Para eles o funcionário é a empresa.

Falha no atendimento Pedir desculpas/ reconhecer o problema Ouvir/demonstrar empatia Resolver o problema com rapidez Proporcionar reparação Fazer o acompanhamento Cumprir promessas

Indicadores de Qualidade Assertividade de previsão de alta Tempo de liberação de leito UTI Transferência por falta de vaga Giro do leito e intervalo de substituição Leitos preparados atendendo aos padrões Tempo de liberação do apto Tempo de limpeza Pesquisa de satisfação

Serviços diferenciados Cliente Externo Cliente Interno Biblioteca Business Center Cyber Café Exposição de arte Brinquedoteca Música dos corredores Sala de eventos Cabeleireiro Loja de conveniência Banco Terapia do Riso Brindes Mensagens positivas Aniversariantes do mês Festa de final de ano Bloco de Carnaval Brindes (aniversário, dias das mães, Páscoa, dia os pais, natal, etc.) Área de bem estar (conforto) Desconto em parques de diversão, academia..

Por quê implantar hotelaria hospitalar? Humaniza ambientes e pessoas Novo relacionamento cliente x hospital Diferencial competitivo Oportunidade de crescimento Exigência do mercado

Empregados que se sentem valorizados querem ver seus clientes felizes Gestão de hotelaria A gestão de hotelaria bem sucedida está alicerçada no trabalho de pessoas Empregados que se sentem valorizados querem ver seus clientes felizes

Gestão de hotelaria As pessoas são o diferencial de qualquer organização Os que produzem devem saber o quê e por quê fazem Devem sentir-se um pouco donos, responsáveis e culpados por tudo que acontece na organização Só assim, ela poderá ser mais competitiva num ambiente também, altamente competitivo

Juliane Tenório julitenorio_@hotmail.com Obrigada! Juliane Tenório julitenorio_@hotmail.com