2º Encontro de Coordenação do PNAFM em 2003 Objetivos: Preparar os municípios para : Aplicar os Procedimentos de Aquisição e Contratação do Programa Utilizar.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O PROCESSO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO DO PLANO PLURIANUAL
Advertisements

A Experiência da Admi-nistração Municipal de Franca-SP (Gestão )
Ministério da Fazenda - MF
Gestão Financeira de Projetos PROGRAMA NACIONAL DE APOIO À GESTÃO ADMINISTRATIVA E FISCAL DOS MUNICÍPIOS BRASILEIROS - PNAFM.
Avaliação do Plano Plurianual
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
PLANO DE GESTÃO.
Gestão Financeira de Projetos PROGRAMA NACIONAL DE APOIO À GESTÃO ADMINISTRATIVA E FISCAL DOS MUNICÍPIOS BRASILEIROS - PNAFM.
Gestão Financeira de Projetos PROGRAMA NACIONAL DE APOIO À GESTÃO ADMINISTRATIVA E FISCAL DOS MUNICÍPIOS BRASILEIROS - PNAFM.
Ministério da Fazenda Secretaria Executiva DIGES 1 1 Ministério da Fazenda Secretaria Executiva DIGES Brasília, 19 de novembro de PROGRAMA NACIONAL.
7º Encontro de Coordenação do PNAFM Comunidade Temática Geoprocessamento 7 a 11 de Maio de 2007 São Luís / Maranhão CONCLUSÕES.
Ministério da Fazenda Secretaria Executiva 6º Encontro de Coordenação do PNAFM CENÁRIOS PARA O PROGRAMA.
6º Encontro de Coordenação do PNAM Resultados do 5º. Encontro de Coordenação do PNAFM – Santa Luzia – MG – Outubro 2005.
Aula 5: Formulação de políticas, planos e programas de saúde
PDE - Plano de Desenvolvimento da Educação
Como o Governo formula sua Estratégia
PARTICIPAÇÃO E CONTROLE SOCIAL NO SUAS
V FÓRUM DE COORDENADORES E EXAMINADORES DA QUALIDADE.
IV FÓRUM DE COORDENADORES E EXAMINADORES DA QUALIDADE.
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Contador Waldir Ladeira Conselheiro do CRCRJ
São Paulo, 27 de Setembro de 2013 Agenda de Políticas para Inovação.
Como Fortalecera Governança para o Crescimento?  Utilizar a agenda de aprimoramento do Sistema de Gestão Regulatória para melhorar o ambiente de negócios.
GESTÃO FINANCEIRA DO PNAFM
Orientações sobre as Conferências Municipais de Assistência Social
O Livro e a Leitura nos Planos Estaduais e Municipais. Apresentação:
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO
A Importância da Educação Continuada
Monitoramento e Avaliação do Plano Plurianual
Ministério da Fazenda Secretaria de Acompanhamento Econômico 1 Programa de Fortalecimento da Capacidade Institucional para a Gestão em Regulação Objetivo:
Estrutura Funcional da Rede Goiás
Estratégia de fortalecimento dos Pequenos Negócios
Seminário de Planejamento no Âmbito do SUS
PLANO DE METAS E AÇÕES Margarida Maria Flores Prates
CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE
Projeto Portal do OP Secretaria Municipal Adjunta de Planejamento
PROGNÓSTICO.
PLANO LOCAL DE HABITAÇÃO
Programa URB-AL Cooperação entre as cidades da América Latina e da União Européia.
Fundo Rotativo Revisar os papeis das UEM, CAIXA e UCP Analisar as causas dos baixos níveis de desembolso dos projetos Discutir alternativas para incrementar.
MINISTÉRIO DAS CIDADES Secretaria Nacional de Habitação
PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO NÚCLEO REGIONAL DA EDUCAÇÃO CIC CONSELHO DE CLASSE.
Psicologia e Segurança Pública
SÃO SEBASTIÃO FEVEREIRO DE 2011 PLANO MUNICIPAL DE HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL.
Comissão de Gestão Fazendária – COGEF Índice de Transparência e Cidadania Fiscal 11 de agosto 2014 Aracaju -SE.
Programação Orçamentária 2005 Cláusula Décima-Quarta alínea “a” do contrato de Subempréstimo Condição para liberação de recursos aos municípios Prazo:
Câmara Municipal de Olímpia Lei de Diretrizes Orçamentárias 2010
Comissão de EJA de Alagoas
12ª REUNIÃO DA COGEF CURITIBA, 04 DE JULHO DE ª REUNIÃO DA COGEF Plano de Trabalho da CT PRODEV CURITIBA, 04 DE JULHO DE 2011.
ABRIL 2010.
PROGRAMA PETROBRAS AGENDA 21
9 ª REUNIÃO DA COGEP 9 ª REUNIÃO DA COGEP BID-UCPMF-COGEP: BID-UCPMF-COGEP: PESQUISA PARA LEVANTAMENTO DE DADOS SOBRE A ESTRUTURA, O FUNCIONAMENTO E AS.
PNAGE/RN Congresso CEARÁ de Gestão Pública Área Temática: Gestão Pública Painel: PNAGE - Experiências e Andamento Painelista: Anna Cláudia Nobre (PNAGE/RN)
OS DESAFIOS E AS PERSPECTIVAS DA GESTÃO ESCOLAR NO BRASIL
Gestão de Custos Hospitalares
Porto Alegre, 05 de junho de 2012 Acompanhamento de políticas públicas para melhoria de desempenho e de resultados IX SERGOP Seminário Rio-Grandense sobre.
O Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade foi criado em 2004 para conscientizar e mobilizar a sociedade civil, empresas e os governos para o.
OS SISTEMAS DE PLANEJAMENTO, DE ORÇAMENTO, DE CONTROLE, DE ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E DE CONTABILIDADE A gestão dos recursos públicos está organizada sob.
AGENDA DE DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL INTEGRADO DE ALFABETIZAÇÃO E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS I SEMINÁRIO DE MOBILIZAÇÃO.
10 ª REUNIÃO DA COGEP 10 ª REUNIÃO DA COGEP BID-UCPMF-COGEP: BID-UCPMF-COGEP: RESULTADOS PRELIMINARES DA PESQUISA PARA LEVANTAMENTO DE DADOS SOBRE A ESTRUTURA,
MAIO 2010.
CAIXA ECONÔMICA FEDERAL I ENCONTRO DE COORDENAÇÃO DO PNAFM – UCP/MF e UEMs 03 de Abril de 2002.
Demonstrações Financeiras Analisar dificuldades observadas em 2003 Definir procedimentos para 2004 Rever conceitos PNAFM - 3º Encontro de Coordenação do.
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS VIGILÂNCIA EM SAÚDE.
O papel pedagógico do órgão gestor
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Decreto nº 6.114/2007 Orientações sobre a Gratificação por Encargo de Curso ou Concurso – GECC.
Introdução à Metodologia de Projetos Não -Reembolsáveis.
REDE INTERAGENCIAL DE INFORMAÇÕES PARA A SAÚDE RIPSA INICIATIVA “RIPSA NO ESTADO”
Encontro Paranaense dos Gestores Municipais do SUS
Transcrição da apresentação:

2º Encontro de Coordenação do PNAFM em 2003 Objetivos: Preparar os municípios para : Aplicar os Procedimentos de Aquisição e Contratação do Programa Utilizar os instrumentos de Gestão Financeira do Programa Apresentar as Demonstrações Financeiras: –Básicas e Complementares –Situação do Fundo Rotativo PNAFM - Gestão Financeira dos Projetos Ampliados

2º Encontro de Coordenação da Execução de Projetos Procedimentos de Aquisição, Contratação e Gestão Financeira Metodologia Leitura e discussão dos temas em grupo, com o apoio de coordenadores Apresentação, pelos grupos, das conclusões e dúvidas não esclarecidas Incentivo à integração dos municípios por meio da troca de soluções e experiências Exercícios para Fixação Avaliação dos conhecimentos e assimilados PNAFM - Gestão Financeira dos Projetos Ampliados

Modelo de Gestão do Projeto Equipe da UEM Grupo Estrátégico - GE Grupo Gerencial - GG Recomendações PNAFM - Gestão Financeira dos Projetos Ampliados

Atribuições da UEM Induzir a mobilização dos Grupos Estratégico e Gerencial Representar o município perante a UCP e a CAIXA Divulgar diretrizes e recomendações técnicas do BID Elaborar programação de trabalho da UEM Divulgar a implementação do projeto Apoiar e estimular os grupos internos Coordenar a execução do projeto Administrar os recursos financeiros e materiais do projeto preparar relatórios técnicos e os documentos de prestação de contas PNAFM - Gestão Financeira dos Projetos Ampliados

Grupo Estratégico Tornar os objetivos do projeto em itens da agenda do prefeito e dos secretários Tomar as decisões estratégicas para a execução do projeto Apoiar a Equipe da UEM e o Grupo Gerencial Priorizar a alocação da Contrapartida Financeira Local PNAFM - Gestão Financeira dos Projetos Ampliados

Grupo Gerencial Liderar a implementação do(s) produto(s) de um componente (secretaria) Ser constituído de: –detentores de profundo conhecimento técnico –formadores de opinião Atuar em articulação com a UEM e com a estrutura permanente da prefeitura Promover a disseminação do conhecimento absorvido com a implementação do projeto. PNAFM - Gestão Financeira dos Projetos Ampliados

Recomendações Incorporar os objetivos do PNAFM ao programa de governo do prefeito Definir os limites de decisão no âmbito do projeto: –dos membros da UEM –dos membros do Grupo Gerencial –das autoridades da estrutura formal da prefeitura Garantir a alocação da contrapartida local no orçamento municipal Valorizar a absorção de conhecimento de especialistas externos PNAFM - Gestão Financeira dos Projetos Ampliados

Relatórios de Progresso Indicadores –Definição e seleção do rol de indicadores programa –Indicadores exclusivos de cada prefeitura –Institucionalizar coleta de dados e apuração. Modelo do Relatório de Progresso Prazos de Apresentação à UCP Bloqueio da Liberação de Recursos pelo BID PNAFM - Gestão Financeira dos Projetos Ampliados