Estatuto da Juventude Direitos e Políticas Públicas

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
1.
Advertisements

SEMINÁRIO: POLÍTICAS PÚBLICAS DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
Política Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas
SECRETARIA DE RELAÇÕES DO TRABALHO
COMISSÃO DE VIAÇÃO E TRANSPORTES
BREVE HISTÓRICO: Plano de Ação de Viena em 1993;
Capacitação de Comitês de Educação em Direitos Humanos 30 e 31 de agosto 01 e 02 de setembro.
JA Juventude em Ação: construindo a Agenda 21 na Escola
Secretário Nacional de Juventude
CONFERÊNCIA REGIONAL DOS CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DA
II Conferência Estadual de Saúde Mental
Decreto nº de 24 de abril de 2007
SINAPIR: SISTEMA NACIONAL DE PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL
CONTAG Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura
Profª Maria Cecilia Ziliotto
CONANDA Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente
Prof. Dr.ª. Teodolina Batista da Silva Cândido Vitório
Políticas Públicas Municipais
Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família
I CONFERÊNCIA ESTADUAL DE EMPREGO E TRABALHO DECENTE
Ministério da Cultura.
ENCONTRO REGIONAL SUL DE CONSEAS PARANÁ, SANTA CATARINA E RIO GRANDE DO SUL SISAN NO BRASIL E NOS ESTADOS DA REGIÃO SUL Onaur Ruano Consultor.
PLANEJAMENTO GOVERNO DO ESTADO DA BAHIA
II CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE CULTURA DE NITERÓI REALIZAÇÃO PREFEITURA MUNICIPAL DE NITERÓI CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA.
CONFERÊNCIAS LIVRES DAS CRIANÇAS E DOS ADOLESCENTES
 Citar os antecedentes históricos da Secretaria especial dos Direitos Humanos;  Apresentar sua estrutura administrativa e atuação por meio do Programa.
RESPONSABILIDADE DOS ENTES DA FEDERAÇÃO E FINANCIAMENTO DO SUS
Ministério da Cultura. II CONFERÊNCIA NACIONAL DE CULTURA 2010.
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
I OFICINA DE CAPACITAÇÃO DOS CONSELHEIROS DAS CIDADES DO MARANHÃO
Política e Sistema Nacional de Participação Social
CONCEPÇÃO DE REDE INTERSETORIAL JUSSARA AYRES BOURGUIGNON
SISTEMA DE GARANTIA DE DIREITOS – SGD: uma breve revisão
PACTO PELA JUVENTUDE:. O QUE É O PACTO PELA JUVENTUDE?  O Pacto pela Juventude é uma proposição do Conselho Nacional de Juventude aos governos (federal,
Plano Nacional de Trabalho Decente - PNTD
Fórum Nacional de Educação
Participação Social De Princípio a Método de Governar SECRETARIA-GERAL DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA SECRETARIA NACIONAL DE ARTICULAÇÃO SOCIAL.
Comissão de EJA de Alagoas
Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial
Click to edit Master subtitle style. Construir um Plano Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário – PNDRSS, com metas de curto, médio.
ANDI-21 anos A Primeira Infância e Mídia no Brasil O caso do PL 6.998/ PLC 14/2015.
Uma Escola do Tamanho do Brasil
OS DESAFIOS E AS PERSPECTIVAS DA GESTÃO ESCOLAR NO BRASIL
1 Oficina Técnica AS POLÍTICAS PÚBLICAS E OS PRINCÍPIOS DEMOCRÁTICOS
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO - UNINOVE
IX CONFERÊNCIA MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE TEMA: Mobilizando, Implementando e Monitorando a Política e o Plano Decenal de Direitos.
Plano Nacional de Cultura
Programa Nacional de Extensão Universitária – PROEXT
Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino - SASE Planejando a Próxima Década IV SEMINÁRIO CATARINENSE DE EDUCAÇÃO INTEGRAL Itajaí/SC.
REUNIÕES REGIONAIS.
Gestão democrática da escola pública: fundamentação legal
Medidas Socioeducativas em Meio Aberto
EDUCAÇÃO AMBIENTAL E AS UNIDADES DE CONSERVAÇÃO DA BAHIA
Como se organiza e estrutura a Educação Básica no Brasil?
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS VIGILÂNCIA EM SAÚDE.
POLÍTICA NACIONAL DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE ESCOLA DE CONSELHOS PARÁ NÚCLEO DE FORMAÇÃO CONTINUADA.
SECRETARIA DE ESTADO DA ASSISTÊNCIA E DESENVOLVIMENTO SOCIAL.
P A I R Secretaria Especial dos Direitos Humanos Presidência da República.
Política Nacional de Promoção da Saúde
21 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente: Plano Decenal e concretização da Política Nacional DCA.
Secretaria de Direitos Humanos Protocolo Nacional Conjunto para Proteção Integral a Crianças e Adolescentes, Pessoas Idosas e Pessoas com Deficiência em.
P A I R Secretaria Especial dos Direitos Humanos Presidência da República.
A DEMOCRACIA BRASILEIRA – Constituição de 1988 A DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA; O DIREITO DO INDIVÍDUO À SUA CIDADANIA; RECONHECIMENTO DA IGUALDADE BÁSICA.
Adolescentes em conflito com a Lei 20 anos do ECA Brasília, 14 de julho de 2010.
Sistema de Garantia de Direitos Organização: Psic. Angelo Motti.
ORIENTAÇÕES VIII Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente Conforme Resoluções do Conanda e do Cedca/SC Tema “Construindo Diretrizes.
Lei No de 1995 O Grupo de Assessoramento com representação paritária do estado e municípios. É considerado, nos documentos, como importante mecanismo.
PROTEÇÃO E DEFESA DOS DIREITOS EIXO II CONCRIANÇA2012 Ped. Maria Salete Venhofen. SETAS/CPSE.
II CONFERÊNCIA NACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE JUVENTUDE.
Transcrição da apresentação:

Estatuto da Juventude Direitos e Políticas Públicas Nome do Evento Cidade, data

Breve Histórico - Ano Internacional da Juventude da ONU (1985) Anos 1980 - Foco das preocupações e mobilizações centrado na proteção integral das crianças e adolescentes em condição de risco social - Ano Internacional da Juventude da ONU (1985) - Constituição Federal (1988 ) - Estatuto da Criança e Adolescente (1990) Meados dos Anos 1990 e início dos Anos 2000 Debate ampliado aos jovens, para além da infância e adolescência; juventude problema X jovem sujeito de direitos; Surgimento dos Conselhos de Juventude e órgãos gestores de políticas públicas.

Resultado dos trabalhos da Comissão Especial da Câmara dos Deputados sobre Políticas Públicas de Juventude (2004) Proposta de Emenda Constitucional, que inclui o jovem como sujeito de direitos na Constituição Federal; PL 4529/2004 (atualmente PLC 98/2011), que trata do Estatuto da Juventude; PL 4530/2004 – institui o Plano Nacional de Juventude.

Referências e Marcos Legais 2005 - Lei nº 11.129/05 Lei que cria a Secretaria Nacional de Juventude, o Conselho Nacional de Juventude e o PROJOVEM; 2008 e 2011 Resoluções da 1ª e 2ª Conferência Nacional de Juventude; 2010 - Emenda Constitucional nº 65 Inclui o jovem como sujeito de direitos na Constituição Federal e a previsão de um Estatuto da Juventude e um Plano Nacional de Juventude; 2013 - Lei 12.852/13 Institui o Estatuto da Juventude e o Sistema Nacional de Juventude.

Estatuto da Juventude Lei 12.852, de 5 de agosto de 2013 2004 – Comissão Especial dá incio à tramitação 2013 – sancionado pela presidenta Dilma Princípios e Diretrizes das Políticas Públicas de Juventude; Direitos da Juventude; Marco inicial do Sistema Nacional de Juventude.

Estatuto da Juventude Lei 12.852, de 5 de agosto de 2013 “São consideradas jovens as pessoas com idade entre 15 (quinze) e 29 (vinte e nove) anos de idade.” - Aos adolescentes com idade entre 15 (quinze) e 18 (dezoito) anos aplica-se o ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8.069/90) e o Estatuto da Juventude (Lei 12.852/13). - Princípio da autonomia e emancipação dos jovens - complementar às normas de proteção integral da criança e do adolescente.

Princípios das Políticas Públicas de Juventude Promoção da autonomia e emancipação dos jovens; Valorização e promoção da participação social e política da juventude, direta e por meio de suas representações; Promoção da criatividade e da participação da juventude no desenvolvimento do país.  Reconhecimento do jovem como sujeito de direitos universais, geracionais e singulares;

Princípios das Políticas Públicas de Juventude Promoção do bem estar, da experimentação e do desenvolvimento integral do jovem; Respeito à identidade e à diversidade individual e coletiva da juventude; Promoção da vida segura, da solidariedade e não discriminação; Valorização do diálogo e convívio do jovem com as demais gerações;

Diretrizes das Políticas Públicas de Juventude Desenvolver a intersetorialidade das políticas estruturais, programas e ações da política pública de juventude; Viabilizar a ampla participação juvenil na formulação, implementação e avaliação das políticas públicas de juventude; Ampliar as alternativas de inserção social do jovem, promovendo programas que priorizem o seu desenvolvimento integral e participação ativa nos espaços decisórios; Garantir meios e equipamentos públicos que promovam o acesso e produção cultural, a prática esportiva, a mobilidade territorial e a fruição do tempo livre.

Diretrizes das Políticas Públicas de Juventude Promover o território como espaço de integração da política pública de juventude; Fortalecer as relações institucionais com os entes federados e as redes de órgãos, gestores e conselhos de juventude. Estabelecer mecanismos que ampliem a gestão de informação e produção de conhecimento sobre juventude. Promover a integração entre os jovens da América Latina, África e a cooperação internacional;

Declaração de Direitos Participação Educação Profissionalização, Trabalho e Renda Diversidade e Igualdade Saúde Cultura Comunicação e Liberdade de Expressão Desporto e Lazer Sustentabilidade e Meio Ambiente Território e Mobilidade Segurança Pública e Acesso à Justiça

Regulamentação do Estatuto da Juventude Criação do Comitê Interministerial de Política de Juventude (Decreto nº 8.074) Meia-Entrada para jovens de baixa renda e estudantes; Descontos e Gratuidades no transporte interestadual para jovens de baixa renda; Funcionamento e organização do Sistema Nacional de Juventude; Retomada do Plano Nacional de Juventude.

Sistema Nacional de Juventude (temas em debate) Cooperação e divisão de responsabilidades entre União, Estados e Municipios; Instrumentos de informação, acompanhamento e avaliação das PPJ; Elaboração de planos de juventude em todos os níveis; Adesão dos entes federados ao SINAJUVE. Possibilidades de articulação do Sistema Nacional de Juventude no território.

Sistema Nacional de Juventude (temas em debate)   Ampliação e fortalecimento das instâncias de gestão e participação dos jovens nas políticas públicas de juventude: Periodicidade e atribuições das Conferências de Juventude; Atribuições e funcionamento dos Conselhos de Juventude; Órgãos Gestores de Juventude; Comitês e Câmaras Intersetoriais; Consultas e mecanismos de participação direta do jovem.

Sistema Nacional de Juventude (Consulta Pública) Até 10 de outubro – Período de contribuições livres em relação aos temas de regulamentação do Sistema Nacional de Juventude – SINAJUVE no Participatório. Outubro/Novembro – reuniões com gestores de juventude, conselheiros e organizações da sociedade civil sobre a regulamentação do SINAJUVE. Novembro (a confirmar) – período de consulta pública sobre minuta de regulamentação do SINAJUVE. Dezembro – Finalização de proposta do Comitê Interministerial da Política de Juventude sobre a regulamentação do SINAJUVE.

www.juventude.gov.br