FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
TROCA DE SABERES ENTRE O PET CNX EDUCOMUNICAÇÃO E O GESTAR II
Advertisements

RECURSOS E ESTRATÉGIAS DE ENSINO
ESTRATÉGIAS DE INCLUSÃO EM EAD
Ricardo Carvalho Rodrigues Faculdade Sumaré – São Paulo – SP
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO:
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Maria Aparecida Felix do Amaral e Silva
Para viver, aprender e trabalhar bem em uma sociedade cada vez mais complexa, rica em informação e baseada em conhecimento, os alunos e professores devem.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
OU ? ? ? ?. TIC Professor Conteúdos Alunos A tecnologia na educação deve se integrar ao currículo na forma de uma ferramenta multidisciplinar, constituindo-se.
Objectivo Objectivo – Apoiar o Programa de Formação de Professores do 1º Ciclo no ensino experimental das ciências Criticas Criticas - Diferença entre.
QUAL A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO?
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
DIDÁTICA E METODOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR
ARTICULAÇÕES ENTRE ÁREAS DE CONHECIMENTO E TECNOLOGIA
A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
DESAFIOS COLOCADOS À ESCOLA PORTUGUESA
ABED – SALVADOR 11° Congresso Internacional de Educação a Distância. ABED Avaliação – compromisso para a qualidade e Resultados.
Capacitação dos professores
O Uso Pedagógico do Blog
O uso de novas mídias nas escolas
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Santarém Março a Julho de 2007
Virtual Classroom Tour AnteriorSeguinteHomeSaída Conteúdos As TIC e a aprendizagem As TIC e a aprendizagem Desenvolver competências Desenvolver competências.
AD EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
APRENDER POR PROJETOS. FORMAR EDUCADORES Pedro Ferreira de Andrade
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
CURRICULO +.
OFICINA “ A importância das Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação, através do computador"
MODELOS DE USOS DE TECNOLOGIA DIGITAL PARA INOVAÇÕES NA EDUCAÇÃO LEC/IP/UFRGS BRUSQUE, agosto 2009 LEA DA CRUZ FAGUNDES “A INCLUSÃO DIGITAL NAS ESCOLAS.
CONCEPÇÕES DE ENSINO ENSINO FECHADO ENSINO ABERTO.
O PLANEJAMENTO DA AÇÃO DIDÁTICA
O professor de ensino fundamental e médio está preparado para utilizar o computador como ferramenta integrada na metodologia de projetos de aprendizagem?
Cristyanne de Souza Leal Natália Moratelli Padilha
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Gerenciamento de Sala de Aula
AS POSSIBILIDADES PEDÁGOGICAS DO FACEBOOK. Alguns estudos têm apontado a possibilidade e relatado experiências positivas de utilização do Facebook com.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DA MATEMÁTICA CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSO ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO.
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
Diretoria de Ensino Região Caieiras (Item 1)
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;
Perguntas de Modelação
EDUCAÇÃO NO SÉCULO XXI: O PROFESSOR-TUTOR NO PROCESSO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA ALUNAS: MAGALI DALLA PRIA SILVIA GOMES DAVIDOSKI ASTORGA - PARANÁ.
O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM, COM OS MÉTODOS TECNOLÓGICOS: UM ESTUDO NA REDE PÚBLICA E PRIVADA DE ENSINO EM ILHEUS.
1 Universidade Federal do Rio Grande do Sul Faculdade de Medicina Programa de Pós Graduação em Ciências Cardiológicas Linha de pesquisa Educação e Saúde.
Projeto Universalização 2006 Informática Educacional Ciclo I.
A IMPORTÂNCIA DO TUTOR COMO ORIENTADOR E MEDIADOR NOS CURSOS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA FACINTER MARIA LUIZA NOSE ROSSI.
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
Guia para Estágio e Seminários Temáticos – módulo linguagem
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Prof. Dênia Falcão de Bittencourt, Dra. Consultora educacional
Ministério da Educação Secretaria de Educação a Distância Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional Tecnologias na Educação: ensinando.
Fundação Vanzolini Projeto WWW. Escola ano Módulo: Exemplos de Aplicação das TIC. Disciplina: Projetos Integrados com Tecnologia.
Logo escola Curso de elaboração de projetos Formadores: nome professor de informática nome do colega pedagoga Proinfo 2010.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL – PROINFO INTEGRADO “INTRODUÇÃO.
PROGETC:RONAN IVO DE SOUZA TEMA 25 – AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM E OS RECURSOS TECNOLÓGICOS.
Docência universitária: repensando a aula
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
Morgana Scheller BLACKBOARD PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA Seminário de Pesquisa e TIC no ensino.
Virtual Classroom Tour AnteriorSeguinteHomeSaída Conteúdos Formas de trabalho Formas de trabalho Papéis na sala de aula Papéis na sala de aula Dicas e.
Grupo de Trabalho 4 AS ATIVIDADES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A PESQUISA SOBRE EDUCAÇÃO BÁSICA.
Quando vale a pena usar as Tecnologias nas escolas?
Aula – 05 – UNIDADE 1 O PAPEL DO PROFESSOR
Apresentação ApresentaçãoApresentaçãoApresentação.
Transcrição da apresentação:

FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS BLOG EDITOR DE PROJETOS PORTAL EDUCACIONAL

FERRAMENTAS INTERATIVAS Propiciam ambientes de aprendizagem e de pesquisa com base nas novas modalidades de comunicação, fazendo interagir sujeitos, saberes e práticas, que se reconstituem dentro de redes e teias virtuais, presenciais e semi-presenciais, possibilitando novas formas de produzir conhecimento. Mudança de paradigma... Aprendemos além da sala de aula! Abertura para aprender... Para integrar o humano e o tecnológico.

USO DO BLOG NA EDUCAÇÃO / PROPICIA: compartilhar (função maior) – trocar ideias entre alunos, professores, pais e toda comunidade escolar organizar e sistematizar o conhecimento (reflexão e crítica) dar a palavra aos alunos e desenvolver a sua criatividade valorizar a produção dos alunos / motivar a escrita autonomia: autoria e co-autoria visar a colaboração entre os envolvidos É um recurso (ferramenta) para todos os eixos do conhecimento, desenvolvendo habilidades e competências nas diferentes áreas do conhecimento ( conteúdos estabelecidos no currículo).

EDITOR DE PROJETOS – ALGUNS PRESSUPOSTOS A metodologia da aprendizagem por projetos permite ao professor ultrapassar os limites do ensino pela mera transmissão de conhecimentos (aulas meramente expositivas); Sua função passa a ser a de um “articulador” entre a teoria e a prática com os alunos; Alunos devem assumir a responsabilidade e a competência de desenvolver seu próprio saber, pois a proposta deve ser uma oportunidade para que ele possa pensar e julgar por si, desenvolvendo o pensamento, a autonomia e a criatividade; Os projetos desenvolvidos pelos alunos pressupõem metodologias específicas: perguntas, observações, hipóteses, verificações experimentais e deduções para alcançar a solução dos problemas e dos questionamentos; Mesmo que seja proposto um tema único para diferentes faixas etárias, em cada uma delas surgirão diferentes interesses ( varia conforme as necessidades dos envolvidos); Passividade do aluno é substituída pela interação. Conhecimento produzido é resultado de todos os envolvidos.

MUDANÇAS NO ENSINAR E NO APRENDER! BLOG EDITOR DE PROJETOS São Ferramentas possíveis de serem utilizadas na escola a serviço de um projeto educacional, propiciando condições aos alunos de trabalharem a partir de temas, projetos ou atividades, surgidos no contexto da sala de aula. MUDANÇAS NO ENSINAR E NO APRENDER!

ESCOLA INOVADORA EPICT BRASIL - SISTEMA DE FORMAÇÃO E DOMÍNIO DAS TIC

Papel e postura do educador século XXI E N F R E N T A R Papel e postura do educador século XXI