Ações Anos Iniciais DIRETORIA DE ENSINO DE ITU Núcleo Pedagógico

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ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
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Transcrição da apresentação:

Ações Anos Iniciais DIRETORIA DE ENSINO DE ITU Núcleo Pedagógico 2º semestre / 2012

PCNPs responsáveis Maria Esther Soares Zulmira Brasil SUPERVISÃO Renata Cristina

Retomada das Metas Até onde conseguimos chegar? Em que pontos ainda há fragilidades?

Metas: 1. Ter plenamente alfabetizadas todas as crianças até o final do 2º ano;  2. Garantir, após a aquisição da escrita alfabética, as competências de leitura e produção textual; 3. Assegurar a aprendizagem dos conceitos matemáticos.

Como? Através da análise dos Mapas de Sondagem

Como? Através da análise da Produção de Texto

Como? Através do EMAI Estudos Matemáticos Anos Iniciais Grupo de Referência Organiza THA = Sequencias Grupos Colaborativos Polo Campinas Leste - Analisa

PCs vivenciam as atividades enquanto Grupo Colaborativo - Núcleo Experimentando situações de aprendizagem Participando de Jogos Matemáticos

E ainda... Vivenciando atividades Pensando estrategias

Planejam Sequencias e Atividades junto aos Professores nos ATPCs quinzenalmente Observando a evolução dos alunos em relação ao desenvolvimento das Trajetórias Hipotéticas de Aprendizagem (THA) Analisando sua relação com as expectativas de aprendizagem.

Focando os 4 eixos matemáticos - Números e operações - Tratamento da Informação - Espaço e Forma - Grandezas e Medidas

Na alfabetização através dos Instrumentos de acompanhamento Mapas de Sondagem Análise e interpretação Propostas de ações e encaminhamentos

Ações para Alfabetização através de Projetos e Sequencias Ação Preventiva 1º ano Ação Pontual visando atingir 100% al. Alf. 2º ano Ação de Recuperação Contínua 3º ano Ação de Recuperação Intensiva 4º ano 5º ano

Projeto Bichodário O Projeto Bichodário foi tematizado no 1º semestre e desenvolvido como mecanismo de apoio ao aluno com dificuldade individual de análise e reflexão do sistema de escrita; Produziu apoio coletivo para suprir esta defasagem de reflexão entre a escrita e a leitura; Seus resultados foram fundamentais para gerar variações didática nas classes de 1º ano e resignificar as atividades de recuperação continua para os 2º anos (2º semestre) e 3º anos.

Grupo de Apoio - Escola Piloto Acompanhamento da... Organização dos agrupamentos produtivos Reflexão dos alunos no momento da escrita

Resignificação das atividades de RC Estruturação Permite que os alunos pensem coletivamente; Encontrem sentido na aquisição do sistema de escrita por meio das etapas do Projeto e do produto final. Ajuste: Possui total correspondência à nova base curricular e possibilita que a análise de seus resultados incida na melhoria da gestão da aprendizagem em sala de aula.

Aluno lê e justifica sua escrita a partir de uma escrita anterior

Aluna reflete sua escrita

Faz alterações conforme reflexão...

Antes e depois do Projeto   DATA: 9/04 DATA: 8/05 Nº de Observações ALUNO Idade Hipótese Faltas ano / recurso/etc 1 Aurélio 7 P.S. S.C.V 2 Beatriz 8 A Sala de Recurso 3 Caio S.A 4 Daniel 5 Franciele S.S.V TRANSF. 6 Graziele Gustavo S.A. Igor 9 Jaqueline 10 Jairo 11 Julio 12 Kaique S.C.V. 13 Kauã 14 Letícia 15 Mª Eduarda 16 Nicolle total  

Resultados da Escola Piloto Os resultados obtidos pelos alunos avaliados mostram: Que todos avançaram; Nem todos tornaram-se alfabéticos; Melhoram sua participação em sala de aula; Aproveitaram do produto final como evidência positiva para atribuir sentido a aquisição do sistema de escrita.

Ações para competência Leitura e Produção de Texto Análise das Sondagens de Produção de Texto, com foco na produção de bilhetes e resumos; Tematização (estudo) dos Projetos e Sequencias Didáticas do material Ler e Escrever;

Uso dos dados da avaliação Melhoria da aprendizagem Ações: Sanar dificuldades - multiplicar sucessos resultados prioridades

Movimento Metodológico Com apoio Com autonomia

Reuniões O T semanal Trio Gestor

Visitas semanais Acompanhamento Para análise das atividades Apoio a Equipe escolar

Encontros de Formação Em Votorantim para PC Em Campinas para PCNP

Linha de pensamento Dificuldades e Sucessos

Rumo aos avanços com Metas atingidas!! “O que vale na vida não é o ponto de partida e sim a caminhada. Caminhando e semeando, no fim terás o que colher”. Cora Coralina Rumo aos avanços com Metas atingidas!!