INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
LINGUAGEM ORAL E LINGUAGEM ESCRITA
Advertisements

AS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
O que é inteligência ? TAI – 2010 Emanuel Wagner.
TEORIA DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
PERSONALIDADES E EMOÇÕES
INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
INTERDISCIPLINARIDADE INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
Teoria das Inteligências Múltiplas
A Ludicidade tão importante para a saúde mental do ser humano precisa ser mais considerada; o espaço lúdico da criança está merecendo maior atenção, pois.
Professor Marcelo Rocha Contin
Inteligências Múltiplas
2.° Bimestre/ A criança, a Natureza e a Sociedade. 2. Objetivos
> Chamamos alfabetização visual à sensibilidade à forma visual como as imagens são utilizadas e manipuladas para conter mensagens precisas e reunirem.
É o processo pelo qual toma-se conhecimento do mundo externo.
Paulo Roberto Bernardo MESTRADO - Centro Paula Souza
Teoria Geral da Administração INTELIGÊNCIAS NAS EMPRESAS 2º PERÍODO SISTEMA DE INFORMAÇÃO AULAS 07 e 08.
Informática na Educação
Teorias da Aprendizagem
OS PROCESSOS DE CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO MATEMÁTICO
CURSO TÉCNICO EM SECRETARIA ESCOLAR
Esta apresentação está preparada
O processo de ensino, a aprendizagem e a avaliação.
Inteligências Múltiplas Supervisão Educacional
ARTE NO COTIDIANO ESCOLAR
Inteligências Múltiplas
INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
1ª. AULA Disciplina: Identidade, Cultura e Sociedade: História e Geografia I.
Inteligências Múltiplas
A ESTRUTURA DA EDUCAÇÃO INFANTIL
HOWARD GARDNER.
Inteligência Emocional
TÓPICOS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL
Prof: Célio Souza DISCIPLINA: DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM MOTORA (DAM) (80H)
Mente Positiva.
Inteligência Emocional
Representação Visual Dyogenes ESTUDO DA PERCEPÇÃO.
A Importância da musicalização
Reunião de Pais
Desenvolvimento e Aprendizagem Motora ( 3. ENCONTRO)
Motivação e Afeto A compreensão do fenômeno da motivação, envolve a relação frequentemente associada ao comportamento humano e necessária à construção.
Inteligência e Aprendizagem Aula 4
Inteligência Emocional
inteligência emocional
Psicopatologia da Inteligência
Apresentação do Professor
EDUCAÇÃO INFANTIL UMA NOVA CONCEPÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Reunião de Pais 2º ano Ano lectivo 2009/2010.
Informática na Educação
Desenvolvimento e Aprendizagem Motora ( 3. ENCONTRO)
INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
QUALIDADE QUE PODEMOS DESENVOLVER
Tem por objetivo acompanhar a aprendizagem e o desenvolvimento dos educandos, suas inteligências, habilidades e competências.
Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas
Aprendizagem: Um olhar em movimento
MATERIAL COMPLEMENTAR Tema 11: Desenvolvimento da inteligência.
Cérebro, Inteligência, Aprendizagem
APRENDIZADO ORGANIZACIONAL Profª. Sandra Mara Tenchena.
Educação Artística no contexto do 1ºciclo do Ensino Básico As Artes têm um papel preponderante no desenvolvimento integral dos alunos. Contribuem para.
Inteligências Múltiplas Objetivo do Curso Despertar nos alunos a capacidade de identificar seus talentos e habilidades, através do conhecimento dos Sete.
Ética Profissional e Excelência no Atendimento ao Público – AULA 3
ESTRATÉGIAS ALTERNATIVAS DE APRENDIZAGEM Helena Tonet.
Pedagogia do Esporte Roberto Rodrigues Paes
TEORIA DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
Falando de Relações Interpessoais Tempo de Criança Fac. Claudia Pedral AGOSTO/13.
Múltiplas Inteligências Comenius “My Future Is up To me”
IM Fátima Weber Rosas, Letícia Rocha Machado, Rissem Hwas, Terezinha Torres e Dra. Patricia Alejandra Behar/UFRGS-NUTED UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE.
Inteligências Múltiplas Fundamentos Pedagógicos e Gestão de Pessoas Mariana Wagner 2008.
Múltiplas Inteligências
INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
Transcrição da apresentação:

INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS por Cecilia Aguirre Fonte: www.infed.org/images/people/gardner_public.jpg Howard Gardner (1983)

INTELIGÊNCIA MUSICAL Habilidade em apreciar, compor ou reproduzir uma peça musical: Percebe temas musicais; Reconhece os diferentes sons do ambiente; Possui sensibilidade para ritmos.

INTELIGÊNCIA LÓGICO-MATEMÁTICA Sensibilidade em relação a padrões, categorias e relações: Experimenta de forma controlada; Reconhece problemas; Possui facilidade para contar; Cria um mundo abstrato consistente.

INTELIGÊNCIA ESPACIAL Capacidade de perceber o mundo visual e espacial de forma precisa: Manipula objetos mentalmente; Possui habilidade com quebra-cabeças; Atem-se a detalhes visuais.

INTELIGÊNCIA CINESTÉSICA Habilidade em resolver problemas ou criar produtos com o corpo: Possui coordenação motora; Controla os movimentos do corpo a partir de estímulos como : musicais, verbais ou esportivos.

INTELIGÊNCIA INTERPESSOAL Habilidade de entender e responder a humores, temperamentos, motivações e desejos de outras pessoas: Percebe intenções e desejos de outros; Pode liderar grupos; Reage de acordo com a percepção.

INTELIGÊNCIA INTRAPESSOAL Habilidade de ter acesso aos próprios sentimentos, sonhos e idéias: Possui capacidade de se imaginar; Conhece suas habilidades e limitações

INTELIGÊNCIA NATURALISTA Habilidade em reconhecer objetos da natureza: Conhece o meio-ambiente em que vive; Relaciona-se melhor com plantas e animais.

INTELIGÊNCIA LINGÜÍSTICA Habilidade em utilizar a linguagem para expressar-se, convencer, agradar, estimular ou transmitir idéias: Percebe as diferentes funções da linguagem; Possui capacidade de contar histórias; Relata com precisão as experiências vividas; Lembra dos significados (múltiplos) das palavras; Utiliza-se desta inteligência para ‘lembrar’ das informações;

Tnahk you vrey mcuh! Cecilia Aguirre profcecilia.aguirre@hotmail.com