Acolhimento e Vínculo:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ações Estratégicas na Atenção Básica
Advertisements

Proposta da Rede Nacional Primeira Infância
A Gestão Pública do Sub-Sistema Privado
SEMINÁRIO DO CONSELHO NACIONAL DE SAÚDE novembro/2010
1 Seminário Nacional de Atenção Básica em Saúde José Marcos de Oliveira*
13ª Conferência Nacional de Saúde Políticas Públicas para a Saúde e Qualidade de Vida: o SUS na Seguridade Social e o Pacto pela Saúde Novembro.
Modelo Assistencial Brasileiro
Saúde Bucal na esfera pública
APOIO INTEGRADO À GESTÃO DESCENTRALIZADA DO SUS – SANTA CATARINA
Pacto dos Indicadores da Atenção Básica
A formação profissional técnica de
NOB SUS 01/96 Inovações: Implantação de valor per capita para financiamento das ações de atenção básica (PAB): reversão da lógica de alocação de recursos,
POLÍTICA ESTADUAL DE GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE - PGETS
ATENÇÃO BÁSICA À SAÚDE DA FAMÍLIA
POLÍTICA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO
XIX Congresso CONASEMS Construindo a atenção integral à saúde
AÇÕES SAÚDE TRANSFORMAÇÃO
O MINISTÉRIO PÚBLICO E OS GESTORES MUNICIPAIS: RESPONSABILIDADE COMPARTILHADA NA GARANTIA DO DIREITO À CIDADANIA.
POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE E O FAZER DO PSICÓLOGO
O Sistema Único de Saúde (SUS) foi criado pela Constituição Federal de 1988 para que toda a população brasileira tenha acesso ao atendimento público de.
Dra . Sueli Rezende cunha Tutora; deyse da conceição Santoro
Brasil: conquistas e desafios para o sistema de saúde
A primeira infância,cidadania já.
O nutricionista contemporâneo: muito além da prescrição da dieta...
TECNOLOGIAS DE GESTÃO DO CUIDADO EM SAÚDE
“REPENSANDO A ESTRATÉGIA DA SAÚDE DA FAMÍLIA NA ATENÇÃO BÁSICA” JAIRO ALTAIR GEORGETTI COSEMS - SP Praia Grande, 22 de Novembro de 2007.
Participação da Comunidade na cogestão da saúde pública no Brasil
III Congresso da CPLP HIV/SIDAIST Formação de Recursos Humanos – O impacto do VIH sobre os Recursos Humanos em Saúde Lisboa, 18 de março de 2010.
INTEGRALIDADE EM SAÚDE
MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL PROCURADORIA FEDERAL DOS DIREITOS DO CIDADÃO WORKSHOP SAÚDE MENTAL E REFORMA PSIQUIÁTRICA PAINEL 1 MODELO DE PREVENÇÃO E ATENÇÃO.
Redução de Danos como Política de cuidado
GESTÃO SOCIAL COM FAMÍLIAS Darlene de Moraes Silveira
POLÍTICA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PERMANENTE - CAMPO GRANDE/MS.
Modelo biologista e tecnicista hegemônico
SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE SUS.
APRESENTAÇÃO: AVANÇOS DO PACTO
LIDERANÇA E GESTÃO DE PESSOAS
Conselho Estadual de Saúde – Paraná
O Programa de Reestruturação dos Hospitais de Ensino Junho 2008 Ministério do Planejamento Secretaria de Atenção à Saúde Departamento de Atenção Especializada.
ACOLHIMENTO EM REDE.
INSTITUTO FORMAÇÃO – Cursos Técnicos e Profissionalizantes
SISTEMA ÚNICO de SAÚDE SUS.
SEMINÁRIO: REDES INTEGRADAS DE ATENÇÃO À SAÚDE
Secretaria de Estado da Saúde do Paraná
INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS DE SAÚDE PÚBLICA NO BRASIL UM BREVE HISTÓRICO DA CRIAÇÃO DO SUS NO BRASIL Msc. Fernando Antonio.
Estratégia de Saúde da Família
A formação e o mercado de trabalho dos técnicos em saúde:
Kátia Souto Consultora Técnica do PNCH/SVS/MS Curitiba/ 2009
NÚCLEO DE APOIO DA SAÚDE DA FAMILIA PORTARIA /01/208
PACTO PELA VIDA E EM DEFESA DO SUS
Políticas Públicas de Saúde: PSF
Seminário de Capacitação das Equipes dos Serviços de Atendimento ao Cidadão em matéria de Direitos Humanos Brasília, 20 a 23/06/2006 Seminário de Capacitação.
Um Novo Olhar Saúde de Adolescentes em medidas socioeducativas de internação e internação provisória Fevereiro/2012.
A essencialidade da Gestão em Saúde Publica
ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA
10ª Reunião Plenária da CNPD
Direito à Saúde Direitos Humanos Eduardo Dias S. Ferreira
ou seja, resultado de determinações históricas estruturais
RESUMO A Liga Acadêmica em Saúde da Família, Comunidade e Educação Popular, LASFCE, surgiu na perspectiva de mostrar a importância e as potencialidades.
Desafios da Atenção Primária à Saúde para Equidade MAURO GUIMARÃES JUNQUEIRA Presidente e Secretário Municipal de Saúde de São Lourenço/MG.
A regulamentação do Sistema Único de Saúde - SUS
Estratégia de Saúde da Família
Programa Saúde da Família
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Maior integração entre.
SAÚDE DO ADULTO E DO IDOSO
EVOLUÇÃO DA POLÍTICAS DE SAÚDE NO BRASIL
Propostas de Organização do Modelo de Atenção à Saúde com ênfase na Atenção Básica, Promoção e Vigilância à Saúde em Minas Gerais: enfrentando os desafios.
DIREITO À SAÚDE E JUDICIALIZACÃO: DIFICULDADES E DESAFIOS Itana Viana, 31 de julho de 2015.
REABILITAÇÃO Processo de desenvolvimento e/ou recuperacão de capacidades, habilidades, recursos pessoais e comunitários que contribuem com a independência.
Transcrição da apresentação:

Acolhimento e Vínculo: Práticas de integralidade na gestão do cuidado em saúde em grandes centros urbanos

Seminário Integrador de Experiências e Discussão em Saúde UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA SALOBRINHO II COMPONENTES: DAVID AGUIAR; ISAAC NERY ; IVAN GILSON MOREIRA; LEILIAN MATOS; LEONAM SODRÉ ; JULIANA FAUSTINO; MATHEUS PIRES; MELCHISEDECK LEMOS; MIBILE GOES; SHEILLA MACHADO ; TARSILA LESSA

Objetivo Integralidade Vínculo Acolhimento Analisar os usos e sentidos atribuídos aos termos: Integralidade Vínculo Acolhimento Elementos fundamentais nas práticas de saúde em programas de atenção integral.

Introdução “A nova institucionalidade da saúde tem seus fundamentos no artigo 198 da constituição federal de 1988 e define o Sistema único de Saúde (SUS).” Atendimento Integral Participação popular

Introdução “A ESF como uma proposta estruturante do SUS”. PACS (1991) – reduzir mortalidade infantil e materna PSF (1994) – priorizar ações de proteção, promoção à saúde individual e da família, de forma integral e contínua. “A ESF como uma proposta estruturante do SUS”.

Introdução Programa Saúde da Família Inicialmente em populações mais carentes; Maior relevância política, institucional e social; Atualmente em expansão para grandes centros urbanos;

“ESF, a reestruturação da atenção básica nos grandes centros urbanos” Introdução “ESF, a reestruturação da atenção básica nos grandes centros urbanos” Desafios para a implantação: Falta de financiamento; Formato padrão/rígido para a composição das equipes; Precariedade das redes ambulatoriais e hospitalares;* Complexidade da dinâmica urbana, dos contextos sociais, políticos e econômicos; Violência urbana, tráfico de drogas e armas; Dificuldade de interação de novos saberes e de novas práticas para ações coletivas e sociais no âmbito do PSF.

Introdução Apesar dos obstáculos, o PSF vem apresentando transformações positivas e significativas na reorganização da atenção básica; Avanços importantes na reorganização dos serviços apontam o acolhimento e o vínculo como diretrizes operacionais para a materialização dos princípios do SUS (integralidade, equidade e universalidade).

Considerações Finais “O programa de Saúde da Família é uma estratégia do Ministério da Saúde que propões ações de promoção, proteção e recuperação da saúde dos indivíduos, a partir da efetivação de suas diretrizes operacionais”.

Considerações Finais Desafios A implantação do PSF; A efetivação das ações propostas;

Considerações Finais Implantação do PSF - profissionais, população e gestores. Democratização do conhecimento – “Saúde como um direito de cidadania”; Estimular a organização da comunidade – Controle social (redistribuição de poderes); Concretizar na prática cotidiana a superação do monopólio de necessidades – integrar-se à “voz do outro”.

Considerações Finais Efetivação das ações propostas pelo PSF - especialmente promoção e proteção da saúde Acolhimento; Valorização de novos saberes Transformações das práticas vínculo;

Considerações Finais A concretização da integralidade da atenção à saúde exige uma efetiva mudança na relação de poder técnico-usuário, evidenciando o ser social, com vida plena e digna como expressão de seu direito.

Obrigada!