CONTROLE SOCIAL. -POLÍTICA MUNICIPAL DE TRANSPARÊNCIA -OBJETIVOS -Fomentar a integração e a complementação entre os dados e informações públicas disponibilizados.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PLANO DE GESTÃO.
Advertisements

APOIO INTEGRADO À GESTÃO DESCENTRALIZADA DO SUS – SANTA CATARINA
PDE - Plano de Desenvolvimento da Educação
ATUAÇÃO DOS AGENTES DE CONTROLE SOCIAL.
CONHECENDO O TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO
POLÍTICA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO
O PAPEL INSTITUCIONAL DO MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO NAS NEGOCIAÇÕES COLETIVAS DE TRABALHO II FÓRUM DE NEGOCIAÇÃO COLETIVA CENTRAL CONSULT Material.
GESTÃO PARTICIPATIVA Nova tendência mundial de gestão empresarial embasada na valorização do conhecimento, circulação de informação e participação coletiva.
Contador Waldir Ladeira Conselheiro do CRCRJ
Fabiano André Vergani
São Paulo, 27 de Setembro de 2013 Agenda de Políticas para Inovação.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Estruturação (ainda incipiente)
PLENÁRIA FINAL.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Fórum de Governadores do Nordeste Novas regras de transferências voluntárias da união Ministro Paulo Bernardo Teresina, 25 de.
APRESENTAÇÃO O presente projeto consiste na proposta de um Programa Interinstitucional do Ministério Público do Estado do Maranhão, através do Centro de.
 Citar os antecedentes históricos da Secretaria especial dos Direitos Humanos;  Apresentar sua estrutura administrativa e atuação por meio do Programa.
Legislação Estrutura organizacional Objectivos. FERSAP – Federação Regional de Setúbal das Associações de Pais Lei das Associações de Pais e Encarregados.
Programa Bolsa Família
ESTRUTURA DA CGU. ESTRUTURA DA CGU ESTRUTURA DA CGU ESTRUTURA DA CGU MINISTRO DE ESTADO DO CONTROLE E DA TRANSPARÊNCIA ESTRUTURA DA CGU SECRETARIA.
José Alberto Ribeiro Carvalho
Aula 02: Processo de elaboração de políticas públicas
Projeto Portal do OP Secretaria Municipal Adjunta de Planejamento
Síntese das Conferências Estaduais: Processo de Mobilização e Conferências Eixo 1 – Processo histórico da participação popular no país, trajetória e.
SISTEMA DE GARANTIA DE DIREITOS – SGD: uma breve revisão
ATUAÇÃO DOS AGENTES DE CONTROLE Palestrante: Secretário Federal de Controle Interno Local: Tribunal de Contas da União.
1 SOCIEDADE VIVER VIABILIZANDO PROJETOS DE VIDA CNPJ /
Eixo 2: Estado, Políticas Públicas e Democracia 1ª PARTE
TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO PIAUÍ AS INOVAÇÕES TRAZIDAS PELA LEI COMPLEMENTAR nº 131/2009 NA CONSOLIDAÇÃO DE UMA GESTÃO PÚBLICA TRANSPARENTE.
Descentralização: impactos e desafios na sociedade civil organizada 3 Seminário da Série Aprimorando o Debate II Descentralização das Políticas e Ações.
SECRETARIA EXECUTIVA REGIONAL II
GESTÃO DEMOCRÁTICA E QUALIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM DESAFIO DOS CONSELHOS DELIBERATIVOS DA COMUNIDADE ESCOLAR.
Coordenadoria Municipal de Auditoria Governamental – CMG/SUM
ÉTICA E PROBIDADE NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. Dr. Sílvio Antônio Marques
Politicas publicas de Educação em Saúde
NTE – Nucleo Tecnólogico Educacional
INSTITUI A POLÍTICA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
COORDENADORIA DE GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
A Sociedade no Controle Secretaria de Transparência e Prevenção da Corrupção Controladoria-Geral da União.
Gestão Orçamentária Maria Elizabete. Gestão Orçamentária 2 Reflexão sobre a forma do Orçamento Reflexão sobre a forma do Orçamento Aspectos legais Aspectos.
COMISSÃO REGIONAL DE ENFRENTAMENTO A VIOLÊNCIA CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES REGIONAL DE PONTA GROSSA: DESAFIOS DO TRABALHO INTERSETORIAL.
Calendário da Gestão Pública Municipal: Ferramenta de apoio ao Controle Interno Alexandre Alves Diretor Executivo do FECAM
Atuação dos agentes de Controle Social
1 Oficina Técnica AS POLÍTICAS PÚBLICAS E OS PRINCÍPIOS DEMOCRÁTICOS
Linha do Tempo. Linha do Tempo Referência Metodológica Expansão das ações do PIM Desenvolvida no Rio Grande do Sul, desde Política pública (Lei.
GAFCE SC Grupo de Articulação de Fortalecimento dos Conselhos Escolares de Santa Catarina Nádia Regina Machado
Hotsite Defesa Civil Ferramenta de apoio a Gestão Municipal Emerson Souto Coordenador de Tecnologias da FECAM
TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO SEMINÁRIO DE INTEGRAÇÃO DO TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DE GOIÁS AROLDO CEDRAZ MINISTRO DO TCU “A comunicação institucional.
IMPLANTAÇÃO DO PORTAL DA TRANSPARÊNCIA
Gestão democrática da escola pública: fundamentação legal
Controladoria-Geral da União Visão Geral do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal O pior do Brasil era a Corrupção Ela nunca foi tão combatida.
CONTROLE SOCIAL FINANCIAMENTO DO SUS LEI Nº 8.142, DE 28 DE DEZEMBRO DE Vide Lei nº 8.689, de 1993 Dispõe sobre a participação da comunidade na gestão.
Mobilização Social nas PECs. Participantes: comunidade local – moradores, trabalhadores, entidades locais, especialmente aqueles já atuantes na comunidade.
O Catálogo é uma continuidade de iniciativas anteriores tomadas com o objetivo de promover o uso das informações públicas pela sociedade e o direito de.
Gestão dos Serviços, Programas e Projetos – Eixo 4 – Valéria Reis Ribeiro Representante da Legião da Boa Vontade – LBV Conselheira Nacional de Assistência.
Revisita ao PPP.
IAPSS PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DO IAPSS PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO / 2015 O presente Planejamento Estratégico tem por objetivo o estabelecimento de.
“Impacto orçamentário da Judicialização da
Rede de relacionamentos voltada à melhoria da administração pública, defesa da probidade administrativa, proteção do patrimônio público e maximização.
ACOMPANHAMENTO DA GESTÃO DO GASTO Maria Catarina Ribeiro Raulino Analista do Tesouro do Estado
Cidadania e Participação A constituição de 1988 representa um marco para sociedade brasileira, pois a cidadania é definida como um dos princípios básicos.
O papel pedagógico do órgão gestor
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FISCAL - PNEF EDUCAÇÃO FISCAL O cidadão fazendo a diferença
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Decreto nº 6.114/2007 Orientações sobre a Gratificação por Encargo de Curso ou Concurso – GECC.
SECRETARIA NACIONAL DO CONSUMIDOR Abril de A Lei 8.078/90 e a criação do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor - Constituição Federal de 1988,
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FISCAL EDUCAÇÃO FISCAL O cidadão fazendo a diferença
UNIDADE 1 – INTRODUÇÃO AO PLANEJAMENTO E AO ORÇAMENTO PÚBLICO.
I Encontro Catarinense de Fortalecimento dos Conselhos Escolares A Atuação dos Programas Educacionais Conselhos Escolares Secretaria Municipal de Educação.
Estrutura, Dinâmicas e Funcionamento dos Conselhos de Assistência Social Ronaldo José Sena Camargos Fortaleza/CE – 28 de Abril de 2015.
1 CONTROLE SOCIAL DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Contador PEDRO GABRIL
MONITORAMENTO DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 31ª REUNIÃO DA COGEF DF.
Transcrição da apresentação:

CONTROLE SOCIAL

-POLÍTICA MUNICIPAL DE TRANSPARÊNCIA -OBJETIVOS -Fomentar a integração e a complementação entre os dados e informações públicas disponibilizados por todas as esferas do Poder Público Municipal; -Apoiar a cooperação às práticas e ações de controle social; -Zelar pela garantia ao acesso dos cidadãos aos dados e informações de interesse público.

CONTROLE SOCIAL POLÍTICA MUNICIPAL DE TRANSPARÊNCIA COMPOSIÇÃO 1. CONSELHO MUNICIPAL DA TRANSPARÊNCIA 2. CONFERÊNCIA MUNICIPAL DA TRANSPARÊNCIA 3. PORTAL DA TRANSPARÊNCIA

CONTROLE SOCIAL IMPORTÂNCIA -O controle social é extremamente necessário para garantir a transparência das contas públicas e resultados voltados às necessidades do cidadão local. -O estímulo ao controle social no acompanhamento das obras públicas acarreta o aumento das denúncias sobre obras inacabadas, irregulares e com desvios de recursos, com a conseqüente diminuição dos processos extrajudiciais e judiciais.

CONTROLE SOCIAL BENEFÍCIOS -A participação da comunidade no acompanhamento e avaliação de serviços e obras públicas promove: -Garantia da qualidade do gasto público na entrega dos produtos ao cliente-cidadão; -Moralidade na execução das obras públicas, assegurando a responsabilização de gestores em caso de práticas de improbidade na aplicação dos recursos públicos.

CONTROLE SOCIAL BENEFÍCIOS -Destaca-se que os principais benefícios são alcançados já no curto prazo, com as denúncias do cidadão sobre as irregularidades em obras e serviços públicos em andamento no seu bairro. -O acesso ao Ministério Público, ou seja, à Justiça está possibilitando a formação e mobilização da comunidade no processo de aquisição de serviços e obras públicas, com um caráter pedagógico de como efetivamente exercer.

CONTROLE SOCIAL BENEFÍCIOS -Outra importante inovação é a condição de mudança de conduta, tanto da administração pública como daquele que fornece serviço ou executa a obra pública, pois o impacto de serem acompanhados também pela comunidade, altera totalmente o quadro existente de morosidade na apuração de responsabilidades e até de impunidade desses infratores.

CONTROLE SOCIAL MUITO OBRIGADO!