Ensino, Pesquisa e Extensão em Bibliotecas Escolares e Públicas na Formação do Bibliotecário na UFRGS Profª Drª ELIANE LOURDES DA SILVA MORO Profª Drª.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE BRAGANÇA
Advertisements

2013 INFORMAÇÃO, LEITURA, ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO: UMA TRAJETÓRIA DE
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Prof(a): Patrícia Braz
Resolução n°51 EJA e ECONOMIA SOLIDÁRIA. Formação de Educadores Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade.
Avaliação Institucional - relevância e usos na EAD
PROJETO: PARCERIA FEDERASUL E PUCRS
Currículo MERCOSUL, 1997 Área 1 – Fundamentos de Biblioteconomia e Ciência da Informação Área 2 – Processamento da Informação Área 3 – Recursos e Serviços.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS
Apresentação do Campus Porto Alegre
PROVA BRASIL e SAEB 2011.
CURSO TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO:
FORUM PERMANENTE DE ARTE & CULTURA
SENAI – Departamento Regional de Minas Gerais
SÉCULO XX.
Ministério da Educação
APRESENTAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Lideranças nas organizações educativas
Saídas Profissionais: Podem ser inventariados alguns contextos de integração e intervenção profissional (instituições, serviços, projectos, etc.): –Centros.
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
Disciplinas do curso 06mar2008
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
MAPA CONCEITUAL DO CURSO DE PEDAGOGIA
Curso Técnico em Meio Ambiente
BIBLIOTECAS TIPOS E FUNÇÕES
Ensino Médio Integrado em Informática Departamento de Ciências da Computação.
Perfil do Profissional
PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO
ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA – UNB INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Portfólio de Estágio Supervisionado
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
Universidade Federal do Amapá
Disciplina: Estágio Supervisionado I
Apresentação do Curso de Ciência da Computação
BIB Organização de Bibliotecas Escolares 1 Introdução: Bibliotecário: mediar leitura, informação e leitor; orientar o usuário no uso dos suportes.
A FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO: CURRÍCULO DE ENFERMAGEM
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO SUPERIOR (IES)
Luiz Dourado CNE/CAPES/UFG
Necessidades Especiais, Docência e Tecnologias
A ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL DE SECRETARIADO
OBJETIVOS: A FASC em suas atribuições, tem por objetivo oferecer aos profissionais e acadêmicos uma prática constante de atualização, por intermédio de.
PROJETO DE ENSINO UNIVERSITÁRIO
Curso de Graduação em Gestão Pública
O profissional da gestão escolar e suas implicações
ESTÁGIO SUPERVISIONADO 1
ISCAP. ESPAÇO EUROPEU DE ENSINO SUPERIOR LISBOA 1998 PARIS 1999 BOLONHA.
EDUCAÇÃO ESPECIAL um novo lugar na educação brasileira
NOVO CURRÍCULO DE LICENCIATURA EM LETRAS Informações auxiliares para os alunos ingressantes em 2006 e 2007.
INFORMAÇÕES BÁSICAS Turnos: Turnos: Manhã, Noite e Finais de Semana Carga Horária Total Carga Horária Total : H/A Carga Horária Teórica Carga.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul Instituto de Matemática Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática Mestrado Profissionalizante em Ensino.
Guia para Estágio e Seminários Temáticos – módulo linguagem
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica A Identidade do Professor e as Diretrizes para Organização da Matriz.
ESTÁGIOS.
Seminário dos Bacharelados Interdisciplinares
O papel do Estagio na Formação de Professores
Profª Drª Lizandra Brasil Estabel
Secretaria de Educação Básica Ministério da Educação
Curso de Filosofia - UFRN apresentação. 1. Dados do curso Centro: CCHLA – Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (Natal) Modalidades: Bacharelado.
PRONATEC COORDENAÇÃO DE PESQUISA E EXTENSÃO CAMPUS PARNAMIRIM.
10 de junho de VDPG.  Objetivo ◦ Avaliar o processo de construção e desenvolvimento do estágio em docência na ENSP, tendo como parâmetro o 1º.
Para sair tecle “Esc” A Formação do enfermeiro auditor: reflexões sobre uma experiência na prática do ensino interdisciplinar Pesquisa.
Atualizado: 19/03/ Organizações Contábeis Aproximadamente 5,2 milhões De micro e pequenas empresas formais Contadores Técnicos
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ NÚCLEO DAS LICENCIATURAS CURSO DE HISTÓRIA.
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
MATERIAIS E MÉTODOS: Nossa investigação tem como foco a situação da Filosofia no contexto da escola pública de ensino médio de Santa Maria. Buscamos saber.
1º ENCONTRO DE MULTIPLICADORES PNLD E PNBE DO MS 2016.
Transcrição da apresentação:

Ensino, Pesquisa e Extensão em Bibliotecas Escolares e Públicas na Formação do Bibliotecário na UFRGS Profª Drª ELIANE LOURDES DA SILVA MORO Profª Drª MARIA DO ROCIO FONTOURA TEIXEIRA 2013

O CURSO O Curso de Biblioteconomia tem a duração de 04 anos e está vinculado ao Departamento de Ciências da Informação, da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação – FABICO – da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS.

Objetivo Geral Promover a integração entre o ensino da Biblioteconomia e a realidade das bibliotecas públicas e escolares brasileiras e, particularmente gaúchas, de modo a permitir ao aluno exercitar a habilidade de analisar as situações, diagnosticar o macro e o micro universos das unidades de informação e, propor soluções que venham melhorar seu desempenho, dentro das atuais técnicas da Biblioteconomia.

Ensino: disciplinas Leitura, Biblioteconomia e Inclusão Social: a promoção da leitura, como parte do fazer biblioteconômico no processo de inclusão social do indivíduo. Administração e Planejamento aplicados às Ciências da Informação: conceitos básicos de Administração, funções da Administração e Planejamento de ambientes de informação.

Ensino: disciplinas Fontes Gerais de Informação: conceito, tipologia e função das fontes gerais de informação. Identificação, análise e uso de fontes gerais de informação. Organização, controle e avaliação em Ambientes de Informação: gestão de pessoas, de recursos financeiros e de recursos materiais. Processos de trabalho em ambientes de informação.

Ensino: disciplinas Gestão de Ambientes em Unidades de Informação. : ergonomia, acessibilidade e condicionantes ambientais. Organização, preservação, controle e segurança. Estudo de Comunidades, Públicos e Usuários em ambientes de informação. Ação Cultural em Bibliotecas: atividades práticas de ação cultural em bibliotecas através da utilização de técnicas e recursos não convencionais, num enfoque interdisciplinar da Biblioteconomia.

Ensino: disciplinas Bibliotecas Públicas: função social. Dinâmica. Perspectivas. Informação e acessibilidade em bibliotecas: para pessoas com necessidades especiais. Informação e Cidadania: A construção do cidadão e os espaços da cidadania. O papel da informação no contexto social atual. Os usos sociais da informação. A emergência da Sociedade da Informação. As tecnologias de informação e comunicação e o acesso às informações eletrônicas. Inclusão digital. Cidadania e sociedade contemporânea.

Ensino: disciplinas Literatura e Biblioteconomia: Análise da produção literária de autores estrangeiros e brasileiros, por estilos, períodos e gêneros. Metodologia da leitura: Conceitos, pressupostos, métodos e níveis de leitura. Questões culturais e sociais e a leitura. Interrelação autor-obra-público: a produção e a recepção do texto. Leitura mecânica, compreensiva, expressiva, analítica e interpretativa. Leitura de textos informativos, teóricos e críticos. Leitura de ficção e de poemas. A leitura e os meios de comunicação de massa.

Ensino: disciplinas Organização de bibliotecas escolares: conceito, objetivos e funções. Integração biblioteca-escola-comunidade. Recursos, atividades e divulgação. Processo de Dinamização de Bibliotecas: estudos dos serviços diretos e indiretos de assistência e orientação aos usuários de bibliotecas e das atividades extramuros da instituição. Operacionalização da animação cultural em bibliotecas.

Ensino: disciplinas Representação Descritiva I, II e III: Conceitos, princípios, etapas, padrões da representação descritiva dos registros informacionais. Prática de representação descritiva: descrição e pontos de acesso de responsabilidade pessoal; dados de localização. Linguagem Documentária I, II: Taxonomia. Análise e aplicação dos recursos da CDD. Sistema de classificação especializados. Análise e aplicação dos recursos da CDU.

Profª Drª LIZANDRA BRASIL ESTABEL Ensino, Pesquisa e Extensão em Bibliotecas Escolares e Públicas na Formação do Técnico em Biblioteconomia no IFRS-Câmpus Porto Alegre Profª Drª LIZANDRA BRASIL ESTABEL 2013

Técnico em Biblioteconomia Profissional de nível pós-médio (técnico) capacitado e habilitado para atuar como assistente junto aos Bibliotecários (bacharéis em Biblioteconomia), no âmbito das empresas e/ou instituições públicas e/ou privadas.    Áreas de atuação Bibliotecas universitárias, públicas, escolares especializadas, centros de pesquisa e documentação, empresas privadas ou estatais, sindicatos, associações, Organizações Não Governamentais (ONGs), escritórios de profissionais liberais.

Técnico em Biblioteconomia: perfil profissiográfico 1 Denominação do Profissional: Técnico com Biblioteconomia 2 Qualificação Profissional: Nível de Escolaridade Pós-Médio

Técnico em Biblioteconomia... CLASSIFICAÇÃO BRASILEIRA DE OCUPAÇÕES 3711-10 - Técnico em Biblioteconomia Tratador de documentos (Biblioteconomia), Técnico de biblioteca, Técnico de documentação e informação, Técnico em documentação Descrição Sumária Atuam no tratamento, recuperação e disseminação da informação e executam atividades especializadas e administrativas relacionadas à rotina de unidades ou centros de documentação ou informação, quer no atendimento ao usuário, quer na administração do acervo, ou na manutenção de bancos de dados. Participam da gestão administrativa, elaboração e realização de projetos de extensão cultural. Colaboram no controle e na conservação de equipamentos. Participam de treinamentos e programas de atualização.

Perfil do Curso O currículo está organizado em três semestres. Estágio: 160 horas. Carga horária total:1312 horas. O aluno faz jus ao diploma na medida em que adquirir todas as competências do currículo e cumprir o estágio curricular obrigatório.

Matriz Curricular: Semestre I Introdução à Biblioteconomia; Preservação e Conservação de Acervos Bibliográficos I; Redação Técnica; Literatura Aplicada à Biblioteconomia I; Probabilidade e Estatística; Organização de Materiais e Arquivos; Introdução à Gestão de Bibliotecas; Informática Básica.

Matriz Curricular: Semestre II Introdução à organização e ao Tratamento da Informação; Inglês Instrumental; Preservação e Conservação de Acervos Bibliográficos II; Literatura Aplicada à Biblioteconomia II; Língua Portuguesa I; Introdução à construção de páginas web.

Matriz Curricular: Semestre III Introdução à Metodologia da Pesquisa e Orientação ao Acesso e Uso da Informação; Aplicação de estratégias de Comunicação intra e Interpessoal; Saúde e Trabalho; Introdução às Técnicas de Atendimento ao Público; Língua Portuguesa II; Contação de Histórias; Psicologia Educacional; LIBRAS.

TÉCNICO EM BIBLIOTECONOMIA: ENSINO Ensino: Técnico (Disciplinas) Introdução à Biblioteconomia; Introdução à organização e ao Tratamento da Informação; Introdução à Metodologia da Pesquisa e Orientação ao Acesso e Uso da Informação. Contação de Histórias; Atendimento ao Público. CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS: Bibliotecas Públicas e Escolares; Pesquisa Escolar; Leitura, Inclusão, Acessibilidade para TODOS; Atividades práticas com PNEEs, idosos, comunidade interna e externa ao IFRS.

TÉCNICO EM BIBLIOTECONOMIA: ENSINO Ensino: Técnico e Licenciatura Inclusão da Disciplina de LIBRAS nos Cursos em nível Técnico (Biblioteconomia) e Superior (Licenciatura em Ciências da Natureza).

TÉCNICO EM BIBLIOTECONOMIA: ENSINO A.C. – Técnico em Biblioteconomia Ensino: Técnico e Superior (Inclusão) Atendimento e acompanhamento de alunos com limitação visual, com o uso de Tecnologias Acessíveis e preparo de materiais ampliados e em Braille. Orientação aos professores no atendimento às PNEEs em sala de aula e produção de materiais. A.C. – Técnico em Biblioteconomia

Profª Drª ELIANE LOURDES DA SILVA MORO- elianemoro23@gmail.com Profª Drª LIZANDRA BRASIL ESTABEL- lizandra.estabel@poa.ifrs.edu.br Profª Drª MARIA DO ROCIO FONTOURA TEIXEIRA- maria.teixeira@ufrgs.br