BIOQUÍMICA DOS ALIMENTOS.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
COMPOSIÇÃO QUÍMICA DA CÉLULA
Advertisements

Proteínas Prof. Fláudio.
O DNA e a Estrutura Molecular do Cromossomo
Pirâmide Alimentar.
ATIVIDADE BIOLOGIA CARBOIDRATOS - LIPÍDIOS – PROTEÍNAS
Características gerais dos seres vivos
COMPONENTES QUÍMICOS RELACIONADOS COM O METABOLISMO CELULAR
INTRODUÇÃO À BIOQUÍMICA DA CÉLULA
COMPOSIÇÃO MOLECULAR DA CÉLULA
Bioquímica: Composição dos Seres Vivos
BIOQUÍMICA COMPOSIÇÃO QUÍMICA DOS SERES VIVOS
ELEMENTOS QUÍMICOS DA CÉLULA
Constituintes básicos de uma célula - Biomoléculas
Biomoléculas e a Base Molecular da Vida
Composição molecular da célula
A Biologia como Ciência Origem da Vida
Metabolismo de Construção.
COMPOSIÇÃO QUÍMICA DOS SERES VIVOS.
INTRODUÇÃO AO METABOLISMO
Alimentos e Nutrientes
Departamento de Biologia Disciplina: Físico-Química
BIOQUÍMICA - NUTRIÇÃO CARACTERÍSTICAS DOS ORGANISMOS VIVOS
Aula 10 – Ácidos Nucléicos
As proteínas 1ª parte.
Bioquímica.
Ciência da Nutrição É o estudo do processo da nutrição, incluindo o conhecimento dos nutrientes, as quantidades necessárias ao organismo sadio e doente.
Biologia Molecular ÁGUA
Bioquímica: Composição dos Seres Vivos
Magrão BIO COLEGIO PESSOA
BIOLOGIA MOLECULAR (BIOQUÍMICA DA CÉLULA)
Características dos Seres Vivos (aula 02)
A Base Molecular da Vida Prof(a): Alexsandra Ribeiro
PROTEÍNAS:.
Biologia Bioquímica Celular e Características do seres vivos
Fundamentos Químicos da Vida
Características dos seres vivos
2 ORGANIZAÇÃO MOLECULAR DA CÉLULA
ESCOLA MONTEIRO LOBATO
MOLÉCULAS ORGÂNICAS CARBOIDRATOS
Disciplina de Biologia Professora Viviane
Biologia volume único 3.ª edição Armênio Uzunian Ernesto Birner.
CARACTERÍSTICAS GERAIS DOS SERES VIVOS
Níveis de Organização Características Gerais dos Seres Vivos
CIÊNCIAS DO AMBIENTE Aula 5: ECOSSISTEMAS TERRESTRES
Sequencia de aminoácidos
Composição química da célula
A Bioquímica é uma Ciencia Química : o que se estuda em bioquimica?
Profª Drª Samara Ernandes
Bioenergética Bioquímica para Enfermagem Prof. Dr. Didier Salmon MSc. Daniel Lima.
Carboidratos.
Bioquímica Prof. Msc Brunno Macedo
Metabolismo Nutricional
Aula 5 – Introdução a Bioquímica
Visão Geral das Células e da Pesquisa Celular
Material gentilmente cedido por vinícius almeida.
Metabolismo Energético
Práticas Pedagógicas de Biologia Estrutural
PROTEÍNAS Definição ComposiçãO Ocorrência IMPORTÂNCIA
MOLÉCULAS INORGÂNICAS
INTRODUÇÃO À BIOQUÍMICA
Células e Biomoléculas
BIOQUÍMICA TEMPO ESPAÇO ENERGIA.
PROTEÍNAS.
Aula 1 Os seres vivos.
As substâncias químicas dos seres vivos
Aulas Multimídias – Santa Cecília Prof. Ana Gardênia.
Carboidratos e Lipídios
CARACTERÍSTICAS E CONSTITUIÇÃO
Lipídios Substâncias orgânicas Insolúveis em água Tipos: Glicerídios
Aulas 13 e 14 Biologia A Caderno 2 página 161.   Proteínas e vida  todos os seres vivos (inclusive os vírus, que são acelulares), tem proteínas em.
Transcrição da apresentação:

BIOQUÍMICA DOS ALIMENTOS

DEFINIÇÃO: Ciência que estuda a química dos processos biológicos; Ocorre em todos os seres vivos; Estuda a estrutura e função de biomoléculas.

Divisão da Bioquímica: Componentes Inorgânicos Água (nutrição, temperatura) Sais minerais Componentes Orgânicos Carboidratos; Proteínas, Enzimas, Vitaminas; ácidos nucleicos (DNA e RNA)

Por que estudar Bioquímica? Quais são as estruturas químicas dos organismos vivos? Como um organismo armazena e transmite a informação necessária para seu crescimento e reprodução? Como um organismo armazena e transmite a informação cecessária para o seu crescimento e reprodução? ? Como os organismos extraem energia do seu ambiente para permanecerem vivos? Como as reações químicas são controladas dentro das células?

Tipo de Estudo: Estático: Química Estrutural Dinâmico: Reações bioquímicas e vias metabólicas (metabolismo – catabolismo) Biologia Molecular Informação Biológica – Transmissão e carga genética

Fonte: Básica em Imagens Chavas & Melo Garcia, 2008 Organização Celular Fonte: Básica em Imagens Chavas & Melo Garcia, 2008

Estudo da Bioquímica conceito nato: existe uma química da vida, ou então que há vida pela química. Antes que um conceito filosófico ou religioso, a vida, aqui, deve ser tratada como o resultado da maximização de fatores físicos e químicos presentes em um sistema aberto extremamente frágil: a célula.

Macromoléculas: São construídas pela união química de precursores relativamente somples: SUBUNIDADES MONOMÉRICAS para formar polímeros de unidades repetidas. As ligações específicas para cada grupo são formadas por reações de condensação com perda de água, em processos que requerem ENERGIA.

Fonte: Motta, 2007

POLÍMEROS BIOLÓGICOS radical POLÍMEROS MONÔMEROS BIO-QUIMICA POLÍMEROS BIOLÓGICOS Muitas moléculas biológicas são macromoléculas (polímeros) de alto peso molecular montados a partir de precursores mais simples. A síntese de macromoléculas é a atividade que mais consome energia das células. MONÔMEROS POLÍMEROS radical EXEMPLO: 1. Proteínas: peptídeos (formado por aminoácidos) 2. Ácidos nucléicos: polinucleotídeos (DNA e RNA) 3. Polissacarídeos: (formado por açúcares)

Biomoléculas Os organismos vivos são compostos por milhares de moléculas inorgânicas e orgânicas diferentes. Contêm cerca de 27 elementos químicos. O número real depende do tipo de célula e a espécie de organismo. Acima de 99% da massa da maioria das células, são compostas por oito elementos denominados elementos principais. Os outros constituintes são elementos secundários . A grande maioria dos constituintes moleculares dos sistemas vivos contém carbonos ligados covalentemente a outros carbonos e a átomos de hidrogênio, oxigênio e nitrogênio.

Generalidades: o corpo compõe e decompõe substâncias por meio de processos químicos. o vermelho do sangue (a hemoglobina) se liga ao oxigênio para transportá-lo via sangue. a grande classe de substâncias denominadas de proteínas é constituída, sem exceção, por apenas vinte tipos de blocos de construção (aminoácidos).

Generalidades... Todo organismo vivo é formado por MACROMOLÉCULAS ORGÂNICAS; Todos os organismos vivos são formados pelas mesmas espécies de moléculas fundamentais e, portanto, parecem ter um ancestral comum. Os organismos vivos trocam ENERGIA E MATÉRIA com o meio ambiente e entre si. Os organismos vivos criam e mantém suas estruturas organizadas e complexas extraindo, transformando e utilizando energia do seu ambiente.

Princípio da Entropia Máxima (ou tendência ao Caos) e Quanto maior parece ser a desordem, tanto maior é a quantidade de oportunidades e possibilidades. Isso que torna a coisa toda mágica, mas tudo depende de como você encara e lida com tudo. Importante... Toda e qualquer matéria viva é regida por dois princípios básicos, que são denominados Princípios da Lógica Molecular dos Organismos Vivos. Princípio da Entropia Máxima (ou tendência ao Caos) e Princípio da Economia Máxima (ou economia das Partes e dos Processos, ou ainda, Princípio da Conservação Máxima de Matéria e Energia).

Importante: Desde que o Universo foi criado, assim como o entendemos, todo o “pool” de matéria e energia, é exatamente o mesmo. Ou seja, não ocorre perda ou formação, seja de matéria ou energia. O que se observa, no entanto, são transformações, ou bioconversões, com a conseqüente realização de trabalho.

Próxima AULA! ÁGUA