A REVIEW OF E-LEARNING PRACTICES FOR UNDERGRADUATE MEDICAL EDUCATION Objetivo da Universidade British Columbia (UBC), Universidade de Vitória (UVic) e.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SITE ANALISADO.
Advertisements

Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
BENCHMARKING.
Congresso Internacional ABED de Educação a Distância 2008
Ricardo Carvalho Rodrigues Faculdade Sumaré – São Paulo – SP
I SIMPÓSIO REGIONAL DE SAÚDE DA FAMÍLIA PRAIA GRANDE
Uma experiência de Formação Transdisciplinar
R2 Learning 19 de abril de 2005.
Pontifícia Universidade Católica
AS TICS E A ESCOLA.
Como capacitar nossos colaboradores com sucesso, usando tecnologia
preocupações e novas perspectivas Depto de Multimeios e Nied - Unicamp
Desafios e oportunidades do EAD
III Congresso Brasileiro de Medicina Aeroespacial
Integração das Disciplinas de Humanidades da FMUSP Centro de Desenvolvimento da Educação Médica “Prof. Eduardo Marcondes” Izabel Cristina Rios
SÉCULO XX.
Desenvolvimento Docente Profa. Clezilte Brasileiro
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 12
Didática em Enfermagem mediada pelo Computador: Avaliação Discente
PROFª. VERA L. G. STIVALETTI PRÓ-REITORA DE GRADUAÇÃO
Workshop Formação Moodle Instituto de Educação_UL Centro Tecnologias e Inovação na Educação Grupo 1 Sessão 3: 27 de Maio 10
Disciplina: Prática Profissional II
Educação a DistânciaEducação a Distância Cursos:Cursos: Devem ter metas realísticas que os estudantes consigam atingir. Devem ter metas realísticas que.
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Débora Luzia da Silveira Professoras: Gilca Vilarinho Gilca Vilarinho.
Programa Informação Virtual e Gestão de Conhecimento Pró-Reitoria de Extensão Novembro/2002 Programa Informação Virtual e Gestão do Conhecimento – Pró-Reitoria.
“Formação Compartilhada de Professores - Escola e Universidade – GPEFCom” Espaço para logomarca do Grupo (se houver) largura igual a da logomarca do cnpq.
Pós Graduação em Docência do Ensino Superior
Moodle.
O ambiente de Ead selecionado para realização do curso on-line foi o TelEduc. Este é utilizado na Uniminas como ferramenta de auxilio das disciplinas.
O USO DA SIMULAÇÃO REALÍSTICA NO CURSO TÉNICO DE HEMOTERAPIA COMO UMA ESTRATÉGIA PARA APROXIMAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO Autores: Rosiane Mello Zibetti, Loriley.
Aula 02 – Mediação Pedagógica e Ferramentas na EaD
BIB Organização de Bibliotecas Escolares 1 Introdução: Bibliotecário: mediar leitura, informação e leitor; orientar o usuário no uso dos suportes.
VÁRIAS PERSPECTIVAS As gerações de Ensino a Distância Alda Pereira – Universidade Aberta.
Caso ferramenta de ensino-aprendizagem
Introdução: A ESP-PE realiza seus cursos técnicos de forma descentralizada através de parceirias interinstitucionais de saúde e de educação. O Curso Técnico.
Informações sobre o Teleduc O TelEduc é um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Ele foi concebido tendo como alvo o.
A GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO PÚBLICA:
Seminário - MESTRADO PROFISSIONAL DIRETRIZES PARA O MESTRADO PROFISSIONAL na ENSP e PORTARIA NORMATIVA MEC No. 17, DE 28/12/2009. VDPG/ADE.
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Ana Valéria Dacielle Elvys Wagner Rinaldo
NEAD – SENAI/MG Núcleo de Educação a Distância do Senai / MG.
TIC’s: Ferramentas do Processo Ensino Aprendizagem Autores: LANGBECKER, T.B.; PERLEBERG, C.S.; ANDREATTA, T.; CUNHA, W.M Campus Dom Pedrito/RS, Brasil.
O Ambiente de Aprendizagem a Distância TelEduc
Proposta de Desenvolvimento Institucional e Tecnológico FASERT e Colégio Saber Dr. Renato M.E. Sabbatini Maio de 2007 Confidencial.
Integração de tecnologias de comunicação no ensino de ciências e saúde: construção e aplicação de um modelo de análise de materiais educativos baseados.
Qualis Periódico Brasília, Novembro Conjunto de procedimentos para estratificação da qualidade da produção intelectual Baseado nas informações fornecidas.
Computer & Education Tópicos Especializados em Engenharia de Software Alexandre Barbosa Cazeli Denis Colli Spalenza.
ENSINO-APRENDIZAGEM EM ENFERMAGEM PEDIÁTRICA: A VISÃO DOS DISCENTES Rhaisa Nathalia França André PIBIT/CNPQ Prof.ª Dra.ª Márcia Helena de Souza Freire;
© Paulo Lima – Internet: / 1 CINTED - Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação V Ciclo.
Desenvolvimento de educação continuada a distância em Oncologia Pediátrica Dra. Silvia Helena Cardoso Dr. Renato M.E. Sabbatini Instituto Edumed.
Educação a DistânciaEducação a Distância Cursos:Cursos: Devem ter metas realísticas que os estudantes consigam atingir; Devem ter metas realísticas que.
9 de Julho de 2003 Infra-estruturas de “campus- learning”: aplicabilidade no ensino da Engenharia António Constantino Lopes Martins Mestrado em Gestão.
UFRGS A utilização de Tecnologias de Internet na Educação à Distância: O Caso de uma disciplina de graduação da Escola de Administração da UFRGS Aluno:
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD)
As tecnologias da informação e comunicação, as diferentes linguagens e a formação do professor.
Combinando o Uso da Videoconferência e da Web na Ensino a Distância em Ciências da Saúde Aplicações e Perspectivas Renato M.E. Sabbatini, PhD UNICAMP e.
PESQUISA EM EaD Florence Brasil Esta apresentação irá envolver algum debate com a platéia, o que irá criar itens de ação. Use o PowerPoint para registrar.
Educação a Distância no Núcleo de Informática Biomédica Renato M.E. Sabbatini Silvia Helena Cardoso.
Integração de tecnologias de comunicação no ensino de ciências e saúde: construção e aplicação de um modelo de análise de materiais educativos baseados.
Estudo do Possível Piagetiano em ambientes de aprendizagem: é possível inovar em EAD utilizando recursos telemáticos? UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR.
CONHECENDO O. O que é o TelEduc O TelEduc é um ambiente para realização de cursos a distância através da Internet. Está sendo desenvolvido no Nied (Núcleo.
União Educacional Minas Gerais Pedagogia Gestão E Tecnologia Educacional Aline Barbosa Oliveira Michelle Christina Silva Professores: Gilca Vilarinho Juliene.
Curso:Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos Docente: Maysa Soares 2ºsemestre de 2012 Educação Corporativa.
O Ensino Universitário na perspectiva discente Claudia E. Thompson 1º Vice-Presidente DCE UFRGS Representante Discente CONSUN.
Painel: TIC e a Formação de Recursos Humanos 4/9 14h Experiências e Estratégias UNIFESP Prof. Livre-docente Ivan Torres Pisa Departamento de Informática.
Senado Federal Comissão de Educação, Cultura e Esporte 5ª Audiência Pública – Plano Nacional de Educação (Projeto de Lei do Senado nº 103 de 2012 A Educação.
FORMAÇÃO DE PROFESSORES E INCLUSÃO SOCIODIGITAL NA CIBERCULTURA Autor: Hebert Gomes de Oliveira Orientador: Vinicius Silva Santos UNIVERSIDADE DO ESTADO.
BMJ Learning, Best Practice e Journals Laura Santana Provedor Global de Conhecimento em Saúde e Educação Médica Continuada.
Transcrição da apresentação:

A REVIEW OF E-LEARNING PRACTICES FOR UNDERGRADUATE MEDICAL EDUCATION Objetivo da Universidade British Columbia (UBC), Universidade de Vitória (UVic) e Universidade do Norte de British Columbia (UNBC): A UBC desejar expandir os programas de educação médica em parceria com as outras duas e incentivar médicos licenciados a trabalharem em comunidades rurais após sua formação. Objetivo do artigo: descrever os resultados de revisão da literatura da área como parte de iniciativa de análise do uso corrente, lições e limitações do e-learning para a graduação médica nos dois primeiros de curso com ênfase na sua distribuição sincrônica.

A revisão de literatura foi limitada à busca ao PubMed e ao Abstracts Business Index (ABI). No PubMed foram encontrados no primeiro momento 128 artigos com a utilização dos termos e-learning, graduandos de educação médica à distância e internet; e no segundo momento foram utilizados os termos videoconferência e educação médica com outros 13 artigos. Total 141 artigos. Na ABI utilizaram os termos videoconferência e educação, obtendo 40 artigos e posteriormente foram incluídos mais 12 artigos/relatórios de coletas prévias e exame de jornais/websites. Total 52 artigos. Total: 193 artigos. A REVIEW OF E-LEARNING PRACTICES FOR UNDERGRADUATE MEDICAL EDUCATION

Métodos de análise Dos 193 artigos selecionados, foram considerados apenas os artigos de graduandos de educação médica, sendo incluídos 50 artigos básicos sobre e-learning, 06 revisões de artigos sobre e-learning e 07 sobre videoconferência. Os 63 artigos considerados estão listados em ordem alfabética no artigo e foram categorizados em 07 temas: e-learning por tipo de estudo; e- learning por tipo de tecnologia; e-learning por tipo de aluno; e-learning por área temática; e-learning por atividade de aprendizagem; uso de videoconferência e diretrizes e tendências do e- learning. A REVIEW OF E-LEARNING PRACTICES FOR UNDERGRADUATE MEDICAL EDUCATION

Conclusão Em relação a distribuição síncrona, as autoras colocam que a maioria dos artigos sobre as práticas de e-learning focam a implantação de conteúdos interativos para melhorar a aprendizagem individualizada. Há o questionamento de como as TICs podem melhorar a distribuição síncrona e aprendizado em cenários de grandes grupos. A REVIEW OF E-LEARNING PRACTICES FOR UNDERGRADUATE MEDICAL EDUCATION

Conclusão Em relação a integração tele saúde, as autoras colocam que existe carência de literatura e estudos formais sobre os efeitos da videoconferência para melhorar a distribuição síncrona em tempo real. Quanto a avaliação formal os artigos selecionados pelas autoras relatam resultados favoráveis em relação ao conteúdo de e-learning e as tecnologias distribuídas, porém a falta de detalhes metodológicos, o tamanho pequeno das amostras e as tecnologias específicas envolvidas nos estudos dificultou a generalização dos achados para outros achados. Quanto ao requisito de computador as autoras questionam o impacto de ter ou não um lap top, como um requisito para a entrada nas escolas de medicina do Canadá.

Limitações As autoras utilizaram apenas a base de dados do PubMed e ABI; conjunto restrito de termos-chave; não incluíram outro tipo de literatura ou contatos pessoais que apresentassem algum tipo de experiência inovadora; a maioria dos artigos relatados são experiências ao longo do tempo que podem indicar que a revisão de literatura esteja ultrapassada por conta da data em que os estudos foram aceitos para publicação. A REVIEW OF E-LEARNING PRACTICES FOR UNDERGRADUATE MEDICAL EDUCATION

Perspectivas As autoras entrarão em contato com escolas de medicina da América do Norte e Austrália onde têm conhecimento de iniciativas de e-learning na graduação médica para expandirem sua pesquisa de práticas de e-learning em outras disciplinas, tais como: escolas de administração e empresas do setor privado onde a comunicação e informação são praticadas rotineiramente em várias localidades. Francis Lau and Joanna Bates – Journal of Medical Systems, vol. 28, nº 1, february, A REVIEW OF E-LEARNING PRACTICES FOR UNDERGRADUATE MEDICAL EDUCATION