PROJETOS Aula 3 de 10. PROJETOS /O TIMIZAÇÃO A ideia por trás da solução. É por meio da execução de projetos de desenvolvimento que uma organização cria.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
FACULDADE DOS GUARARAPES
Advertisements

PROJETO TEMPO DE SER - EDUCAÇÃO DE ESSENCIALIDADES COMGE CONSELHO DIRETOR     DIRETRIZES PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS.
Administração de Sistemas de Informação
Recrutamento e Seleção de Pessoal.
Sistema de Informação Gerencial
Gestão de Recursos Patrimoniais e Logísticos
Matriz BCG em Marketing Por Rafael Mauricio Menshhein
ESTRATÉGIAS DE RECURSOS HUMANOS E NEGÓCIOS Nelson Savioli Setembro de 2004 Câmara Suíça.
Ministério da Saúde Elementos Conceituais Importantes para a Construção da Agenda de Compromissos Apoio Integrado à Gestão Descentralizada do SUS FlorianópolisJunho/2005.
Definição A inovação não exige uma revolução interna nas empresas – o que ela verdadeiramente exige é a bem-pensada construção de sólidos processos de.
TÉCNICAS DE REUNIÃO.
Gerenciamento de Riscos
Prof.: Ms. Maria Teresa Grimaldi Larocca
Prof.: Ms. Maria Teresa Grimaldi Larocca
CONTROLE E ELIMINAÇÃO DE PERDAS O CASO BIG BOX. Visita ao Big Box Foram realizadas três visitas ao local, mas infelizmente não era permitido tirar fotos.
KAIZEN Significado: Kaizen significa melhoria contínua, envolvendo todos, inclusive gerentes e operários, que discutem possibilidades de melhorias inovadoras.
GESTÃO MODERNA DE RECURSOS HUMANOS NOS ÓRGÃOS PÚBLICOS
O planejamento eficaz. Definir objetivos e resultados;
Seminários em Franchising Centro Universitário de Jaraguá do Sul - UNERJ Bacharelado em Administração Hab. em Marketing 8a. fase - semestre 2008/1 Prof.
Engenharia de Software
Custeio ABC - Custeio baseado em atividades
GESTÃO EMPRESARIAL EM PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS
ESTRATÉGIAS DE MARKETING: PESSOAS – O que é e como fazer?
A padronização dos processos facilita o controle da operação da empresa, promove a qualificação e o desenvolvimento da equipe, gerando aos clientes a percepção.
Faça uma analogia com o corpo Humano.
Unidade 3 Grupo: 19W Luisa Marcus Vinícius Pâmela Patricia
ELO 204 – Gestão do Dia a Dia de BPM
- Minister (subordinação ou obediência)
Empreendedorismo pode ser aprendido
Meio Ambiente e Qualidade de Vida
Prof. Msc. Magali de Macedo
Planejamento estratégico
Aprendendo a ser empreendedor
TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES
Qualidade na Manutenção
Estratégia Organizacional
Por quê investir dinheiro em uma empresa?
 Componentes do grupo 19Z:  Arthur Biocalti  Ilo Ribeiro  Silvana Pereira  Wesley Oliveira.
Estratégia Organizacional
Projeto Estratégico Institucional
ANÁLISE ESTRUTURADA DE SISTEMAS
ESTRATÉGIA EMPRESARIAL Estratégia para Seleção de
Grupo: Ana Luisa, Carla Reis, Raissa Osório, Pedro Pires.
GESTÃO DA QUALIDADE.
A GESTÃO COMO UM PROCESSO DE ESCOLHAS O universo da Tomada de Decisão
Gestão da Qualidade.
RISCOS AO OUVIR OS CLIENTES
Estratégia Organizacional
A GESTÃO COMO UM PROCESSO DE ESCOLHAS O universo da Tomada de Decisão
Gerenciamento com o Livro Aberto (Open-Book Management)
GESTÃO DE PROJETOS DE MANUTENÇÃO
GESTÃO DE PESSOAS - Aula 02_2012
Profº Wagner Tadeu TCA Aula 14
PROF. Ms. DELANO GURGEL DO AMARAL. A Estruturação das Soluções dos Treinamentos ou cursos de curta duração, são Customizadas, combina diferentes eixos.
Prof. Dr. Murilo de A.Souza Oliveira PROJETOS EM ADMINISTRAÇÃO
ADMINISTRAÇÃO Profª. Joelma Kremer 1
 Bruno Veríssimo de O. Silvanº  Felipe de Carvalho Moralesnº  Gustavo Simões Aguiarnº  Lucas V. Matos Além Silveiranº 
IMPLANTAÇÃO DE SISTEMAS CONTÁBEIS
Uma Análise no ciclo de vida de Gestão de Projetos com foco em Melhoria de Processos Híbridos para o desenvolvimento de software Hugo Vieira Lucena de.
Administração Estratégica II Administração Estratégica II ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA II REVISÃO PARA A PRIMEIRA AVALIAÇÃO BIMESTRAL.
G ESTÃO DA Q UALIDADE T OTAL Do projeto ao produto.
ISO 9001: 2000 O que é um sistema da qualidade e seu objetivo.
BOAS PRÁTICAS DE GESTÃO
O que é PROJETO EXECUTIVO
JIT (Just in Time) - História
Bruno Dalfovo de Medeiros Felipe Alci Rocha.  Estrutura organizacional da equipe de projeto.  Introdução;  Estruturas;  A importância do Gerenciamento.
Práticas de Gestão e Resultados Processos Gerenciais.
SONHOS X ATITUDE SONHOS = ATITUDE = REALIZAÇÃO
O QUE É SER VENDEDOR? Quais as Principais Características de Um Profissional de Vendas? Conforme Eduardo Botelho, Qual é o “Perfil” Ideal de Um Vendedor?
Thaina Lucena Samantha Cavaleiro Dávila Monique COMPETITIVIDADE.
Transcrição da apresentação:

PROJETOS Aula 3 de 10

PROJETOS /O TIMIZAÇÃO A ideia por trás da solução. É por meio da execução de projetos de desenvolvimento que uma organização cria novos negócios e se torna mais competitiva nos mercados onde atua. Infelizmente, a quantidade de recursos disponíveis para a execução desses projetos é limitada e a capacidade de decidir em quais projetos alocar ou não os seus recursos é, portanto, uma competência essencial para a manutenção da vantagem competitiva.

P ROJETOS /O TIMIZAÇÃO A Solução na Prática. Existem ferramentas prática de gestão que cria a disciplina necessária para impedir o desperdício de recursos em projetos de menor potencial. Os projetos são separados em diversos estágios (Stages) seguidos por pontos de decisão (Gates) onde se reavalia se o projeto deve ou não continuar em frente. Trata-se de uma ferramenta desenvolvida ao longo de anos de estudos de boas práticas de empresas líderes em desenvolvimento de novos produtos.

P ROJETOS /O TIMIZAÇÃO Principais desafios. Implantar um processo de decisão sem burocratizar excessivamente os projetos de desenvolvimento não é fácil. Para tanto, é necessário escolher bem os responsáveis, assegurar a transparência na aplicação dos critérios de avaliação e utilizar regras que dêem flexibilidade ao processo.

Resultados esperados. Assim, a organização conseguirá focar os seus recursos escassos na execução dos projetos de maior potencial. Por um lado, isso significa evitar desperdícios em projetos incapazes de gerar valor, por outro, obtêm-se maiores ganhos assegurando o sucesso dos projetos que realmente são importantes. P ROJETOS /O TIMIZAÇÃO

Quando um projeto não deve ser executado. Projetos consomem recursos, não só dinheiro, como também tempo e esforço. Recursos são finitos e precisam ser aproveitados da melhor forma possível. Número de projetos maior do que a sua disponibilidade de recursos e a consequência serão projetos sendo executados sem a devida atenção e dedicação. O resultado mais provável: um grande número de insucessos. P ROJETOS /O TIMIZAÇÃO

Porque grande número de insucessos? É difícil dizer não a uma nova ideia: -Demandas de novos projetos podem vir de diversas fontes como: funcionários motivados, clientes que apresentam novas, altos gerentes que impõem suas intuições, melhorias “pequenas, mas de grande impacto” até “novos produtos revolucionários”. -Algumas ideias não são tão brilhantes quanto gostariam seus idealizadores. - Boas ideias maus momentos. -Simultaneidade. PROJETO

É ainda mais difícil dizer não a um projeto em andamento: Qual imagem daqueles que autorizaram a sua execução, quanto os que ficaram responsáveis por executá-lo? Ninguém quer estar associado a uma iniciativa fracassada. As pessoas tendem a se apegar emocionalmente aos projetos. Assim procura-se postergar o encerramento de um projeto. A consequência: o desperdício de recursos que poderiam ser muito melhor aproveitados em outras iniciativas. P ROJETOS /O TIMIZAÇÃO

Processo estruturado de alocação de recursos - Disciplina: Para assegurar que os gestores irão revisar todos os projetos e eliminar aqueles que não possuem um potencial adequado, é necessário que haja uma substancial dose de disciplina. - Transparência: Se dizer é ruim, escutar pode ser ainda pior. Para impedir que os inevitáveis “nãos” interrompam o fluxo de novas ideias, é essencial que eles sejam bem justificadas com base em critérios objetivos. P ROJETOS /O TIMIZAÇÃO

- Incremental: - é necessário que o comprometimento de recursos se dê de forma mais lenta do que a redução da incerteza, nos projetos mais complexos. - A alocação de recursos deve se dar de forma gradual e não como uma decisão pontual do tipo “tudo ou nada” P ROJETOS /O TIMIZAÇÃO

- Flexibilidade: Projetos cria uma certa burocracia. Criar reuniões dentro de um cronograma já apertado. apenas reuniões de avaliação realmente essenciais devem ser realizadas. Evitar criar mais do mesmo. P ROJETOS /O TIMIZAÇÃO

FIMTarefa: Individualmente encontre um problema em seu ambiente de trabalho que possa gerar um projeto. Descreva-o (diagnóstico), e crie um objetivo geral e específico. P ROJETOS /O TIMIZAÇÃO