DEFINIÇÃO DE SISTEMA ECONÔMICO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
TEORIA GERAL DO ESTADO Aluna: Daniela Dohs Machado Professor: Dejalma Cremonese Fonte: Dr. Dejalma Cremonese – Professor do Mestrado em Desenvolvimento.
Advertisements

OS PROBLEMAS ECONÔMICOS FUNDAMENTAIS
ECONOMIA AGENTES ECONÔMICOS.
O Modelo de Gestão e o Processo de Gestão
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
ESTRESSE NO TRABALHO É um conjunto de reações físicas, químicas e mentais de uma pessoa a estímulos ou estressores no ambiente; é uma condição dinâmica,
Disciplina : Introdução a Economia (2) Professor Ms Regis Ximenes
Bibliografia: texto [11]
Administração Estratégica Modulo 1 – Planejar para a Incerteza
Cidadania e governança global – ONGs e outras formas de ação.
Incosistência Dinâmica
INTRODUÇÃO O Problema da escassez
Capitulo 7 As falhas do mercado
Significações e Conceituações Sociológicas do Direito
Conceitos básicos sobre organizações
GESTÃO MODERNA DE RECURSOS HUMANOS NOS ÓRGÃOS PÚBLICOS
CURSO – DIREITO DISCIPLINA - ECONOMIA
Ademar Ribeiro Romeiro
Diagnóstico Social: Conhecer para Mudar
Cícero paulino dos santos costa
Análise Microeconômica III
Prof. Dr. Alexandre H. de Quadros
Microeconomia – aula 5 Microeconomia para Administração
O SISTEMA ECONÔMICO PROFª. ECON. MSC. JARMONIELLE DE OLIVEIRA
Introdução a Microeconomia
O comportamento é uma manifestação do maneirismo e é inteiramente capturado pelos critérios incidentais da arena pública.
FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS Bacharelado em Humanidades Avaliação de Impacto Ambiental - Prof. Dr. Evandro Sathler AVALIAÇÃO DE IMPACTO AMBIENTAL (A.I.A.)
FUNDAMENTOS DE ADMINISTRAÇÃO
SEMINÁRIO DE LANÇAMENTO DO PROGRAMA DE GESTÃO DO CONHECIMENTO EM ZONAS SEMIÁRIDAS NO NORDESTE DO BRASIL.
O que é Gestão: Gestão significa gerenciamento, administração, onde existe uma instituição, uma empresa, uma entidade social de pessoas, a ser gerida.
MODELO DE DECISÃO DE SIMON
Aula 02: Processo de elaboração de políticas públicas
Definição  Direito Administrativo: “ramo do direito público que tem por objetivo os órgãos, agentes e pessoas jurídicas administrativas que integram a.
Sistema de Remuneração Cargos & Salários Benefícios
Emile Durkheim e o fato social
O Individualismo Metodológico
Prof. jose PLANEJAMENTO.
FUNCIONAMENTO DOS MERCADOS
Noções gerais de Economia
Fundamentos de economia
Conceitos de organização
ECONOMIA AGENTES ECONÔMICOS.
O DIREITO E A ORGANIZAÇÃO DA SOCIEDADE
EDUARDO DINIZ ECONOMIA EDUARDO DINIZ
1. Conceitos de Direito Conceito: é o conjunto de normas jurídicas que regem o comportamento humano, estabelecendo uma sanção no caso de sua violação,
Introdução à Economia Faculdade de Rolim de Moura – FAROL
Processo de Decisão de Tomadas
Planejamento Ambiental 9º Semestre
Estruturas Organizacionais
FUNDAMENTOS Todo negócio tem uma MISSÃO a cumprir
Organização – conceitos introdutórios
Divisão do estudo Econômico: Microeconomia e Macroeconomia
Sistema Econômico / Organização Econômica
ECONOMIA AGENTES ECONÔMICOS.
ORGANIZAÇÃO ECONÔMICA
Economia e Análise de Mercado
HERZ e HOFFMANN Capítulos 1 e 2 Isabela Ottoni Penna do Nascimento graduanda em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília.
Organização e Normas ORGANIZACÕES DO QUE??????
PROCESSOS DECISÓRIOS PD MODELOS DE TOMADA DE DECISÃO – MODELO RACIONAL
O CURRÍCULO COMO CONFLUÊNCIAS DE PRÁTICAS
Processos e Agentes da Gestão da Qualidade
Cidadania: Exercício de direitos e deveres de cidadão.
Economia Conceitos Básicos.
David Hume (1711–1776).
INTRODUÇÃO À ECONOMIA IN: Fundamentos de Economia, de Marco Antonio S
Sócrates e o nascimento da Filosofia
A PROFISSÃO DE ADMINISTRADOR
TEORIA DA ORGANIZAÇAO INDUSTRIAL Fundamentada em questões de política publica (nasceu em Harvard na década de 30) Fundamentada em questões de política.
Universidade Federal de Itajubá Uma introdução à Teoria dos Jogos Fred Leite Siqueira Campos.
Inflação Aula 9.
Transcrição da apresentação:

DEFINIÇÃO DE SISTEMA ECONÔMICO SISTEMA ECONÔMICO: SUAS FUNÇÕES E CRITÉRIOS (In: Curso de Economia, 3ª ed., Fábio Nusdeo, São Paulo: Revista dos Tribunais, 2001) DEFINIÇÃO DE SISTEMA ECONÔMICO Particular conjunto orgânico de instituições, através do qual a sociedade irá enfrentar ou equacionar o seu problema econômico.

TRÊS FUNÇÕES DO SISTEMA ECONÔMICO Deve permitir critérios coerentes para a tomada de decisões; Estabelecer mecanismos aptos à concatenação dessas decisões; Estabelecer uma forma de controle das mesmas decisões, a fim de impedir ou eliminar aquelas desalinhadas ou discrepantemente tomadas.

AS QUESTÕES DO “PROBLEMA ECONÔMICO” O QUE PRODUZIR. COMO PRODUZIR AS QUESTÕES DO “PROBLEMA ECONÔMICO” O QUE PRODUZIR? COMO PRODUZIR? PARA QUEM PRODUZIR? São para o equacionamento (e não solução) destas perguntas que se estruturam os sistemas econômicos, plasmando-se as instituições as quais, por seu turno, configurarão os diversos ordenamentos jurídicos. São três os diferentes critérios pelos quais podemos diferenciar os sistemas econômicos: Tradição Autoridade Autonomia

PSICOLÓGICO-COMPORTAMENTAL PRESSUPOSTO PSICOLÓGICO-COMPORTAMENTAL Corresponde a uma atitude mental, uma crença, uma adesão a determinados princípios e atitudes, e crenças essas que enquadram todo um conjunto supostamente coerente de comportamentos regrados pelas instituições próprias de cada sistema.

O SISTEMA DE TRADIÇÃO Reiteração de padrões comportamentais imemorialmente estabelecidos são formas de agir, usos e costumes, com tendência a permanecer e a se repetir no seio de uma sociedade.

O SISTEMA DE TRADIÇÃO 1. O QUE PRODUZIR O SISTEMA DE TRADIÇÃO 1. O QUE PRODUZIR? Serão alimentos, roupas, utensílios, armas, objetos de culto, serviços e o que mais for, cujo suprimento tenderá a reproduzir os padrões anteriores já consagrados. 2. COMO PRODUZIR? Cada grupo ou estamento tende a empregar repetidamente os mesmos métodos e técnicas produtivas a ele entregues pelos antecessores e também os mesmos materiais e fatores de produção. 3. PARA QUEM PRODUZIR? Numa sociedade de cunho tradicional, esse problema se resolve em função da hierarquia de cada grupo ou estamento dentro do todo social.

O SISTEMA DE TRADIÇÃO 4. CONTROLE O repúdio natural da comunidade daria lastro à aplicação de sanções e punições, quer pela autoridade, quer espontâneas, quase sempre cruéis, aplicadas ad hoc e informalmente pelos do povo, tais como exorcismos, apedrejamentos, linchamentos a vergatas, ordálias e tantos outros. 5. PRESSUPOSTO PSICOLÓGICO-COMPORTAMENTAL É o consenso quanto ao conjunto de valores dos quais derivam aqueles padrões comportamentais que se fundam na tradição.

O SISTEMA DE AUTORIDADE A principal característica deste sistema econômico vem a ser a justaposição, ou melhor, a coincidência dos planos decisórios político e econômico, nas sociedades que o adotam. As decisões econômicas, pelo menos as de caráter básico, são avocadas pelo poder político e nele centralizadas.

O SISTEMA DE AUTORIDADE O QUE PRODUZIR? A composição do cesto de produtos e serviços a serem disponibilizados à comunidade representa, em essência, uma opção, uma escolha do órgão decisor de última instância (Comitê Central de Economia, por exemplo), que determina as metas de produção através de um planejamento. 2. COMO PRODUZIR? Dependerá da avaliação do Comitê Central quanto às quais insumos utilizar, possivelmente em função de informações sobre a sua maior abundância, sempre a partir de um plano, de um estudo racionalizado. 3. PARA QUEM PRODUZIR? Neste processo distributivo, os preços e salários emanam e decorrem da avaliação feita pela autoridade central quanto ao que deve ser produzido e consumido e quanto aos padrões distributivos.

O SISTEMA DE AUTORIDADE 4. CONTROLE É feito pela hierarquia político-administrativa, quer mediante prêmios, estímulos e incentivos aos que melhor cumprem as metas programáticas, quer pela imposição de penalidades e sanções do tipo hierárquico-administrativo ou mesmo penal. 5. PRESSUPOSTO PSICOLÓGICO-COMPORTAMENTAL Vem a ser a crença nas virtudes e na racionalidade do planejamento e a confiança nos critérios do órgão planejador, ou ainda, na capacidade do todo social de levar àquele órgão as suas expectativas, os seus objetivos, as suas prioridades, num contexto de solidariedade social.

O SISTEMA DE AUTONOMIA Tem como característica básica não a coincidência, mas a separação total dos planos decisórios político e econômico, ou seja, enquanto o Estado circunscreve-se ao primeiro deles, as decisões econômicas, próprias do segundo, estarão entregues aos particulares, aos cidadãos, quer agindo individualmente, quer agindo em grupo (famílias, associações, sociedades cooperativas, sindicatos etc).

O SISTEMA DE AUTONOMIA O QUE PRODUZIR? Esta questão é solucionada pelo mercado que comunica a todos os agentes econômicos os preços vigentes. Porém, sempre em virtude do comando hedonista, embutido na mente de todos eles, a rigor a decisão sobre o que produzir não é tomada pelos empresários- produtores, massa sim pela massa da população, constituída, em última análise, pelos consumidores. 2. COMO PRODUZIR? Os critérios de escolha dos meios e formas de produção serão pautados pela livre iniciativa, a partir dos interesses dos agentes no mercado, que tendem a maximizar seus ganhos (tanto os produtores quanto os consumidores). 3. PARA QUEM PRODUZIR? Como existe a propriedade privada de todos os bens, cada titular destes bens derivará sua renda (e sua possibilidade de consumo) do preço alcançado pelos seus bens no mercado.

O SISTEMA DE AUTONOMIA 4. CONTROLE É de maneira impessoal e automática. Prejuízos, retirada do mercado, e até sanções penais. 5. PRESSUPOSTO PSICOLÓGICO-COMPORTAMENTAL É o espírito hedonista, adotado como suporte para o processo de tomada de decisões por parte de todos os agentes econômicos. O hedonismo nada mais vem a ser do que uma atitude segundo a qual o homem visa sempre a maximizar os resultados de suas ações e iniciativas.

PRÓXIMA AULA: SEMINÁRIO 1 A IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA DE AUTONOMIA (TEXTO BÁSICO Nº 4)