NEGOCIAÇÃO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Negociação e conflitos: planejamento da negociação
Advertisements

Relembrando... A Investigação como processo tem seis etapas sucessivas: Construção do problema Entendimento do problema: a partir de quais perspectivas.
Entrevista Motivacional
Profa. Hilda Alberton de Carvalho
CONFLITO E NEGOCIAÇÃO.
JOGOS COOPERATIVOS.
PLANEJAMENTO Planejamento é a determinação da direção a ser seguida para se alcançar um resultado desejado. Planejamento é a determinação consciente de.
GERENCIAMENTO CONFLITOS E NEGOCIAÇÕES
GESTÃO SOCIAL O QUE HÁ DE NOVO
O Aluno a Distância.
O processo de coletar os requisitos (escopo do cliente)
Simulação de Sistemas Prof. MSc Sofia Mara de Souza AULA2.
O Planejamento da Negociação
As Habilidades Essenciais dos Negociadores
Como elaborar um texto Argumentativo
Particularidade da Gestão no Terceiro Setor e Desenvolvimento Institucional em ONGs Carolina Andion.
POSIÇÕES DIANTE DO CONFLITO
ETAPAS DA NEGOCIAÇÃO Profª. Elizabete Nunes.
PLANIFICAÇÃO DE UMA AVALIAÇÃO.
Marcio C. Borges Maurício O. Ferreira
A REALIZAÇÃO DA AUTOAVALIAÇÃO PELA ESCOLA
Projeto: Capacitação em GP
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
ADMINISTRAÇÃO DE CONFLITOS
Empreendedorismo pode ser aprendido
A importância do Planejamento Estratégico
TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES
Aprendizagem-Ação no Projeto CSPS – ENAP “Desenvolvimento de Capacidade de Governança”
Negociação- Importante dentro do Empreendedorismo
AVALIAÇÕES CENTRADAS EM ADVERSÁRIOS Capítulo 9. Abordagem centrada em adversários Procura equilibrar visões positivas e negativas na avaliação. Há defensores.
O PROCESSO DE NEGOCIAR – TÁTICAS E GERENCIAMENTO DO TEMPO
Conflito e Negociação Objetivo: Compreender a maneira pela qual diferentes fatores influenciam as relações interpessoais e como administrar os conflitos.
NEGOCIAÇÃO EMPRESARIAL
O PROCESSO ESTRATÉGICO
Prof Cláudio Cabral.  Processo Decisório é o caminho mental que o administrador utiliza para chegar a uma decisão.  Processo Decisório é a seqüência.
Solidificando seus relacionamentos
GERENCIAMENTO DE PROJETOS DE T.I
ESTÁGIO SUPERVISIONADO II HABILIDADES TÉCNICAS DE ENSINO
Consolidação PDCA.
TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO
Motivação e Afeto A compreensão do fenômeno da motivação, envolve a relação frequentemente associada ao comportamento humano e necessária à construção.
TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO
GESTÃO CLIMA ORGANIZACIONAL – AULA 6 EAD – PROFª MARIA CRISTINA COSTA
Organização, Sistemas e Métodos
Processo do Trabalho em Enfermagem Turma 301 E Profª Mônica I. Wingert
Gerenciamento dos Recursos Humanos
Como elaborar um plano de aula
PROFESSOR: ALESSANDRO
Aula 2 – Estratégia de decisões e jogos de empresa
O que é Técnica e o que é Pesquisa?
ENTREVISTA COMPORTAMENTAL
Informação e conhecimento organizacional Os ambientes organizacionais complexos são apoiados por informação e conhecimento, o que de fato traduz a importância.
NEGOCIAÇÃO E GESTÃO DE CONFLITOS.
PERCORRENDO AS ETAPAS DE UMA AVALIAÇÃO* * Apresentação baseada no texto CBPH. Uma estrutura de Avaliação para Programas de Saúde em Comunidades, 2000.
O Planejamento da Negociação
PROCESSOS DECISÓRIOS PD MODELOS DE TOMADA DE DECISÃO – MODELO RACIONAL
5 – PLANEJAMENTO DE VENDAS
Negociação Para o Trabalho em Equipe
Engenharia de Software
Dante Pinheiro Martinelli Flávia Angeli Ghisi Nielsen
Escola Municipal de Administração Pública de São Paulo - EMASP
Gerenciamento de riscos
Relações Interpessoais Prof. Irineu Manoel de Souza, Dr. Unidade 5 Equipe, Parceria e Sinergia Objetivos Ao finalizar esta Unidade, você deverá ser capaz.
Estratégias de Comunicação e Mídias Eletrônicas
Contratos Empresariais Negociação. Qual a função de um contrato? Negociação: chegar a uma decisão conjunta, mesmo diante de preferências distintas Após.
MEMÓRIAS DE AULA 15/fev Modelos de Negociação Prof Luiz Carlos de Araujo.
Técnicas De Negociações Controle e Avaliação 6º Semestre Orientador : Leandro Mariano.
PLANEJAMENTO E PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO
“Técnicas Básicas de Negociação”.
Gerência de Projetos Gerenciamento de Escopo. Gerenciamento de Escopo do Projeto...inclui os processos necessários para assegurar que o projeto inclui.
Transcrição da apresentação:

NEGOCIAÇÃO

Definição: Caracteriza a negociação como uma arte a ser treinada e desenvolvida é: um processo que envolve uma ou mais partes com interesses comuns e/ou antagônicos, que se sentam para confrontar e discutir propostas explícitas com o objetivo de alcançar um acordo.

É entendida como aquilo que se aprende e se aprimora na prática, sendo formada por três elementos: Criatividade Sensibilidade Intuição

Para desenvolvermos uma negociação bem- sucedida, devemos: • aprender sobre o processo de negociação; • compreender a si mesmo; e • buscar a construção de melhores relacionamentos.

Desse modo, a negociação deve ser considerada como a oportunidade tão almejada para nos desenvolver e fortalecer os nossos relacionamentos em todos os aspectos da vida.

“Um processo de negociação bem conduzido não faz somente um vencedor, mas gera condições de satisfazer todas as pessoas envolvidas, com os resultados atingidos.”

Com base nesse desenvolvimento e fortalecimento das relações é que os melhores negociadores atuam, procurando fazer: muitas perguntas, ouvir cuidadosamente, avaliar todas as variáveis envolvidas; • conduzir o processo de forma a perceber qual o melhor momento para a tomada de decisão; • reforçar, depois de tomada a decisão, o compromisso acordado, de preferência registrando-o.

Por ser concebida como um processo, precisamos ter a definição do objeto da negociação e, principalmente, saber de onde extrair as informações para o adequado planejamento e condução da negociação.

Para tanto, é necessário considerarmos mais algumas questões importantes: • identificar os aspectos em comum para ambas as partes; • perceber os interesses múltiplos que estão envolvidos; • manter o foco voltado para as soluções, em vez de desperdiçá-lo nos problemas; • focalizar os benefícios para ambas as partes;

Etapas do Processo de negociação: Planejamento É a etapa mais importante e também a mais negligenciada pelos negociadores. Mais de 60% do êxito de uma negociação depende de um planejamento bem feito. Nesta etapa, iremos: • examinar interesses e definir metas; • definir a relação a ser estabelecida após a negociação; • supor quais serão os interesses e objetivos do outro; • coletar as informações necessárias; • prever possíveis impasses e como evitá-los e superá-los.

2. Abertura Nesta etapa, as partes interessadas estão frente a frente. Por isso, é extremamente importante criarmos um clima favorável ao entendimento desde o início e também: quebrar o gelo” e reduzir eventuais tensões; • buscar consenso entre a pauta e o tempo disponível para a negociação; • apresentar seus propósitos e estimular o interlocutor a fazer o mesmo.

3. Desenvolvimento Muitas vezes iniciamos a negociação nesta etapa, esquecendo-nos das anteriores. No entanto, isso é um erro, pois o desenvolvimento será muito mais fácil se precedido da etapa de planejamento. Nesta etapa devemos nos preparar para: • explorar e compreender variáveis envolvidas; • perguntar e ouvir atentamente, clarificando pontos obscuros; • pesquisar e criar alternativas de ganho mútuo; • buscar concordância de posição vantajosa para ambos; • evitar e/ou superar impasses.

4. Acordo Este momento requer muita sensibilidade. Devem-se evitar a impaciência e a precipitação. Ainda, precisamos estar atentos aos sinais emitidos pelo outro e: • resumir o que ficou combinado; • recapitular os benefícios mútuos; • verificar se não há mal-entendidos ou resistências; • formalizar o compromisso; • registrar o que foi acordado; • combinar (se houver) os próximos passos e definir o cronograma.

Principais habilidades na negociação Entre as habilidades exigidas no processo de negociação, destacamos o distanciamento emocional, uma vez que sem esse distanciamento podemos prejudicar o andamento da negociação, principalmente se a outra parte envolvida resolver utilizar a tática do apelo emocional.

Outra habilidade é o saber ouvir sabiamente, pois esta prática permite obter muitas respostas e identificar os interesses envolvidos na negociação, facilitando a decisão.