Segunda Parte Fundamentos de Metodologia Científica.

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Fundamentos de Metodologia Científica
Transcrição da apresentação:

Segunda Parte Fundamentos de Metodologia Científica

2 A interferência do sujeito no objeto pesquisado O pesquisador ao aproximar-se da realidade observada tende a interferir na mesma realidade que está pesquisando.

3 Neutralidade Representa isenção, imparcialidade do pesquisador. Imune a juízos de valor. O olhar do pesquisador não deve ser “contaminado” por posições políticas, ideológicas, enfim, por preferências pessoais. X X

4 Problema de pesquisa Problemas de ordem prática Exemplo: empresa do ramo de cosméticos deseja saber o perfil de seus consumidores, com vistas a lançamento de um novo produto. Exemplo: efeito de uma determinada campanha de esclarecimento sobre os perigos do cólera. Direcionados para a avaliação de certas ações ou programas Direcionados para respostas que ajudem a subsidiar ações

5 Problema de pesquisa Aquilo que se quer pesquisar a respeito de um determinado tema. Qualquer questão não solucionada e que pode ser discutida em alguma área do conhecimento. Não necessariamente é algo RUIM. Toyota Prius Honda FIT Por que tem ocorrido tanto Recall? Como conseguir ótimos resultados?

6 Como minimizar as Interferências Técnicas de pesquisa são aplicadas para que o estudo do fenômeno (objeto de pesquisa) propicie resultados bastante próximos da realidade Efeito placebo

7 Problema de pesquisa Problemas de ordem intelectual Exemplo: O pesquisador deseja verificar se a teoria das necessidades de Maslow é útil na prática da liderança eficaz Direcionados para testar alguma teoria específica

8 Problema de pesquisa Problemas de ordem intelectual Exemplo: Perfil socioeconômico dos alunos da FNC Exemplo: a relação entre violência nos grandes centros urbanos e o nível de escolaridade Direcionados para áreas já exploradas, com o objetivo de determinar com maior precisão e apurar as condições em que certos fenômenos ocorrem e como podem ser influenciados por outros Direcionados para a exploração de um objeto pouco conhecido

9 Problema de pesquisa Como formular um problema Por estar estreitamente vinculado ao processo criativo, a formulação de problemas não se faz mediante a observação de procedimentos rígidos e sistemáticos. Contudo, existem algumas condições que facilitam essa tarefa, tais como: Formular um problema científico não constitui uma tarefa fácil e, por isso, o treinamento desempenha um papel fundamental nesse processo. Imersão sistemática no objeto da pesquisa estudo da literatura existente discussão com pessoas que já tenham experiência prática no campo de estudo em questão

10 Problema de pesquisa Como formular um problema O problema deve ser formulado como pergunta. Se eu disser que vou pesquisar sobre esta disciplina, pouco estarei dizendo (este é, provavelmente o meu tema) Mas, se propuser: "que fatores provocam o sono nas aulas de Questão Metodológica?" ou "quais as características dos alunos que frequentam a disciplina de Questão Metodológica?", estarei efetivamente propondo problemas de pesquisa.

11 Problema de pesquisa Como formular um problema O problema deve ser claro e preciso. O problema não pode ser solucionado se não for apresentado de maneira clara e precisa. Com frequência, problemas apresentados de forma desestruturada e com erros de formulação acarretam em dificuldades para resolvê-los.

12 Problema de pesquisa Como formular um problema Por exemplo, "como funciona a mente do designer?". Este problema está inadequadamente proposto porque não está claro a que se refere. Para solucionar o impasse, deve-se partir para uma das muitas e possíveis reformulações à pergunta inicial: "Que mecanismos psicológicos podem ser identificados no processo de projetar, vivido pelo designer?". Etc.

13 Problema de pesquisa Como formular um problema Pode ocorrer também que algumas formulações apresentem termos definidos de forma não adequada, o que torna o problema carente de clareza. Seja, por exemplo, "A abelha possui inteligência?“ A resposta a esta questão depende de como se define inteligência. Muitos problemas deste tipo não são passíveis de solução porque empregam termos retirados da linguagem cotidiana que, em muitos casos, são ambíguos

14 Problema de pesquisa Algumas características do problema O problema deve ser suscetível de solução Um problema pode ser claro, preciso e referir-se a conceitos empíricos mas, se não for possível coletar os dados necessários à sua resolução, ele torna-se inviável. Exemplo: Ligando-se um winchester de um computador à memória de um homem, é possível realizar transferência de dados?". Coleta de dados Qual é a solução?

15 Problema de pesquisa Algumas características do problema O problema deve ser delimitado a uma dimensão viável Em muitas pesquisas, o problema tende a ser formulado em termos muito amplos, requerendo algum tipo de delimitação. Então o que é delimitar um problema? Por exemplo, "o que pensam os designers?". Para começar, seria necessário delimitar o universo dos designers: homens, mulheres; jovens, idosos; de produto, gráficos etc. O que o designer está pensando

16 Problema de pesquisa Algumas características do problema O problema deve ser delimitado a uma dimensão viável (cont...) Seria necessário ainda delimitar o "que pensam“, já que isto envolve muitos aspectos, tais como: percepção religião sociais econômicos políticos psicológicos profissionais etc.

17 Problema de pesquisa Algumas características do problema O problema deve ser delimitado a uma dimensão viável (cont...) Então, o que é delimitar? Assunto Tema 1 Tema 2 Tema Espacial Temporal População e Amostra

18 Problema de pesquisa Algumas características do problema O problema deve ser delimitado a uma dimensão viável (cont...) A delimitação do problema guarda estreita relação com os meios e recursos disponíveis para investigação. Por exemplo: um pesquisador poderia pesquisar o que pensam os designers cariocas sobre a sua profissão; mas não poderia pesquisar todos e tudo que os designers pensam sobre todas as coisas. Esta minha Profissão...

19 Exemplos de Problema Em que medida a escolaridade determina o grau de produtividade do indivíduo na Empresa X? De que forma técnicas de dinâmica de grupo facilitam a integração de novos funcionários?