Eficiência dos mercados

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
HISTÓRICO A Análise de Balanços surgiu e desenvolveu-se dentro do sistema bancário que foi até hoje, seu principal usuário. Seu início remonta ao final.
Advertisements

Planejamento em Publicidade e Propaganda I
Profª: Rozani A. Braunn COMPRAR PARA VENDER. VENDER PARA LUCRAR Profª: Rozani A. Braunn
O DANO FATO CONSTITUTIVO E DETERMINANTE DO DEVER DE INDENIZAR.
Aldilene Silva Célia Regina Daniela Alencar Maria do Socorro
O pós-evento: Conforme aponta a nomenclatura, momento que se inicia logo após a realização do evento programado; De imediato inicia-se a desmontagem de.
ORÇAMENTO EMPRESARIAL Aula 03
Administração Financeira ANÁLISE FUNDAMENTALISTA Aula 10 Prof. Reinaldo Coelho.
Modelos de Avaliação: Ações
LOGÍSTICA DE SUPRIMENTO
CUSTO DO CAPITAL PRÓPRIO
Aula 7 Objetivos Analisar as informações dispostas em diferentes tipos de gráficos. Perceber a importância dos gráficos na comunicação de informações.
Investimento e o q de Tobin
Seminários em Franchising Centro Universitário de Jaraguá do Sul - UNERJ Bacharelado em Administração Hab. em Marketing 8a. fase - semestre 2008/1 Prof.
Pesquisa em Comunicação I Capítulo 2 - A Pesquisa como ferramenta do processo comunicativo PESQUISA EM COMUNICAÇÃO PESQUISA DE OPINIÃO PESQUISA DE.
Análises técnica e fundamentalista de ações
OBJETIVOS E CRITÉRIOS DA ANÁLISE DE BALANÇOS
2EE117 Economia e Política da Regulação Os Aspectos Financeiros da Regulação Económica Hélder Valente 1.
Estratégias em Utilities O jogo que constitui o processo de regulação, tipicamente em utilities, propicia a possibilidade de comportamentos estratégicos.
Copyright © 2004 South-Western 27 As Ferramentas Básicas das Finanças.
Princípios de regulação económica aplicados ao sector eléctrico
Ética Profissional em Administração
Profa. Msc. Daniela Ferreira Suarez
Pós-graduação Finanças & Negócios
Como estabelecer e organizar
Mercado de Capitais Brasileiro
Avaliação integrada e Somativa em TD&E
Análise Fundamentalista
Análise fundamentalista de Ações
ANÁLISE SETORIAL. Análise Setorial Objetivo da análise: ► Entendimento da dinâmica dos mercados ► Conhecimento das forças atuantes na competição da indústria.
Capítulo 7 A teoria dos recursos esgotáveis e dos recursos renováveis: Visão Geral.
Formação à distância Avaliação de Empresas novembro 2012 Ana Isabel Martins.
Lavratti.com Slide 1/6 Administração de Recursos Humanos II Planejamento de Recursos Humanos O planejamento de recursos humanos coleta e utiliza informações.
Gestão Financeira Aulas 2 e 3
Ponto de Retorno,Topos, Fundos, Suportes e Resistências
Distribuição aos Acionistas. Os lucros gerados podem ser reinvestidos em ativos operacionais, utilizados para aquisição de valores mobiliários ou cancelamento.
O IBOVESPA DIÁRIO METODOLOGIA DE CÁLCULO
Administração Financeira
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA
Sistema de Previsão Financeira Tendências e medidas de probabilidade.
Análise Horizontal e Vertical
Estratégias Genéricas
Carlos ArriagaEconomia bancária e Financeira1 Unidade 3 Introdução à teoria do portefólio 1 Modelo de Markowitz Fronteira eficiente 2. Determinação da.
AVALIAÇÃO DAS AÇÕES De acordo com os conceitos vistos anteriormente (Assaf Neto, Mercado Financeiro), podem ser definidos os seguintes valores para as.
MATRIZ BCG.
ANÁLISE DE INVESTIMENTOS PROFESSOR: PIERRE LUCENA
Titulo do Trabalho ou Nome da Empresa
Risco, retorno e valor Aswath Damodaran – Risco e Retorno Capítulo 3
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Curso de Administração
Introdução. Cronograma DataConteúdo 19/02/2013Apresentação, Ementa, cronograma, Sistema Financeiro Nacional 26/02/2013Indicadores econômicos, Mercados.
Disciplina: Controladoria
AULA 2 – Mercados Financeiros
 Ching sintetiza o interessa de cada um dos usuários das demonstrações financeiras na seguinte tabela: UsuárioQuestões ProprietáriosRentabilidade,
MERCADO DE CAPITAIS BM&FBOVESPA é o maior pólo do mercado de venda e compra de ações da América Latina. Movimentação diária em média superior a R$ 6 bilhões,
CONSTRUINDO O BALANCED SCORECARD
1 QUE TIPO DE INVESTIDORES NÓS SOMOS? Como o ambiente muda nossa forma de agir.
Ariela Diniz.  A relação entre as taxas de juros sobre títulos de dívida com o mesmo vencimento pode ser explicada por 3 fatores: ◦ O risco de default;
ANÁLISE DE NEGÓCIOS 7º termo / ADMINISTRAÇÃO. Abordagem Estratégica Abordagem Operacional - Econômico- financeiro -Modelo de Gestão -Logística -Outras.
Análise de investimentos
Objetivo Uso das ferramentas de análise gráfica para operar ativos financeiros de forma vencedora. Traçar cenários para o mercado, e buscar pontos de entrada.
Acadêmicos: Beatriz Pereira dos Santos Juliana Martins Clóvis
O método dos Múltiplos é também conhecido pelo método de avaliação relativa. O valor da empresa pode ser estimado em função dos múltiplos de outras.
Preferências do acionista
Copyright ©2014 Porto Consultoria & Serviços – todos os direitos reservados.
Mecanismos das Instituições Financeiras Unidade VII Análise de Investimentos.
MEDIDAS DE CRIAÇÃO DE VALOR
Demonstrações financeiras
Contabilidade Aplicada as Instituições Financeiras José Leandro Ciofi Aula 13.
Objetivos Estratégicos Crescimento: crescimento pela penetração cada vez maior de mercados onde são negociados produtos e/ou serviços que a empresa já.
Estrutura de Capital.
Transcrição da apresentação:

Eficiência dos mercados Aswath Damodaran – Avaliação e Investimentos Capítulo 8

O movimento aleatório Uma oportunidade de ganho permaneceria por quanto tempo ? A reação de preços só ocorre quando existem novas informações As novas informações são imprevisíveis, do contrário, estaria refletida no preço Conclusões Preços deveriam seguir movimentos aleatórios racionais Preços devem refletir toda informação disponível

A controvérsia A hipótese controversa Reflexo das informações no preço dos ativos Melhor estimativa de valor Preço dos ativos refletem toda a informação disponível “O preço do mercado é uma estimativa não tendenciosa do valor real do investimento” Damodaran Implícitos Preços refletem a racionalidade dos investidores – sempre comparam o preço atual com o preço justo (fair price) explorando lucros rapidamente Investidores podem determinar o preço justo Desvio do preço em relação ao valor real são aleatórios e não previsíveis

A eficiência Implicações Pesquisa por informações não traria grandes resultados Estratégias de investimentos não trariam grandes resultados Melhor desempenho de alguns investidores no longo prazo seria resultado da sorte Retornos dos investimentos refletem o risco de cada ativo A eficiência pode variar de acordo com os mercados e com o grupo de investidores

O investidor Implicações Eficiência – trabalho de justificar o preço ? Ineficiência pode ser base para análise de investimentos Segmentos de ineficiência – oportunidades Busca da estimativa real que trará as melhores oportunidades Empresas negligenciadas são grande oportunidades para o pequeno investidor Seria o fim dos analistas de mercado ?

Análises do mercado Análise Técnica Análise de tendências na movimentação de preços Avaliações gráficas (Grafistas) Procura de padrões de movimentos Pontos de resistência (topo) e suporte (base) Análise Fundamentalista Análise das demonstrações e índices financeiros Avaliação de perspectivas futuras Análise de variáveis mercadológicas e econômicas da empresa

Formas de Eficiência Fraca Os preços dos ativos refletem toda informação dos preços (e movimentos) antigos Análise técnica seria inútil Semi-forte Preços refletem toda a informação disponível incluindo preços e demonstrações publicadas Análises técnica e fundamentalista não trarão grandes oportunidades Forte Toda a informação está disponível e refletida nos preços Mesmo informações não divulgadas (de “insider traders”) estariam embutidas no preço

Condições para eficiência Ações dos investidores tornam os mercados eficientes Caso houvesse eficiência constante, os investidores deixariam de buscar ineficiências. Condições para eliminação de ineficiências: Ativo é negociável Custos são reduzidos Existem investidores com recursos para negociar Conclusão: O mercado é eficiente porque existe correção rápida de ineficiências momentâneas

Conclusões práticas Busca de ineficiências gera ganhos Quanto mais o ativo é negociado, menores são as chances de ineficiência e conseqüentemente de ganhos Ativos com maior facilidade de negociação possuem menores oportunidades de ganhos (ineficiências) Quanto maior o custo da informação, maiores as chances de ineficiência Empresas que são mais analisadas possuem menores chances de ineficiência/ganhos