ENADE.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Faculdade Estudos Sociais do
Advertisements

ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
FACULDADE METROPOLITANA
AUTO-AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
ENADE Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes UFRGS - SAI Setembro 2004.
TEMAS EMERGENTES Prof. Ms. Décio L. M. P. Faria.
1 Orientações gerais sobre o ENADE Orientações gerais sobre o ENADE Fundamentação ENADE ENADE É pautado em preceitos da Constituição (Art.
ENADE DEAES/INEP/MEC.
SI STEMA N ACIONAL DE VALIAÇÃO A DA DUCAÇÃO E S UPERIOR.
EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN
Arquitetura e Urbanismo Biologia Ciências Sociais Computação Engenharia Filosofia Física Geografia História Letras Matemática Pedagogia CST em Construção.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA DIRETORIA DE ESTATÍSTICAS E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR.
SÉCULO XX.
DIDÁTICA E METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
RELAÇÕES ENTRE O ENADE E A AUTO-AVALIAÇÃO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO
O Sinaes na perspectiva das Instituições Públicas e Privadas
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
Simone Braz Ferreira Gontijo
SINAES – SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCACÃO SUPERIOR
2012. QUAL O SEU OBJETIVO? Avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos.
PRINCÍPIOS E DIRETRIZES
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS UNIDADE SÃO GABRIEL
ENCONTRO COM CALOUROS – 2014/1
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR LEI Nº , de 14/04/2004.
Faculdade Brasileira de Educação e Cultura
Regulamentação dos Cursos de Graduação em Saúde Coletiva
AVALIAÇÃO NO CONTEXTO DO SINAES
PROGRAMA DE AUTO-AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
“Aperfeiçoamento e Avaliação Docente: processo e reciprocidade”
ACADÊMICO, O QUE VOCÊ PRECISA SABER?
Coordenadora : Profª Dra. Clarice Salete Traversini
Colégio Sete de Setembro Faculdade Sete de Setembro
Profa. Dra. Débora Mallet Profa. Ms. Luciana Santos
Projeto AVALIAÇÃO DOS CURSOS E DA UNIVERSIDADE CORPO DISCENTE- Programa de Avaliação Institucional (PROAI) PROAI ENCONTRO DE PROFESSORES ENCONTRO.
Avaliação Institutional - Histórico •Instalação da Universidade em Acompanhamento 07/07/1998. •Formada a 1ª equipe de trabalhos da Avaliação Institutional.
Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica
Enade UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
ENADE Redes e ADS.
1. 2 SINAES INTEGRA OS DIVERSOS INSTRUMENTOS AVALIATIVOS COM BASE EM UMA CONCEPÇÃO GLOBAL NÃO CONFUNDE, MAS ARTICULA E AVALIAÇÃO E REGULAÇÃO PROPICIA.
Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes Enade 2014 Pró-Reitoria de Ensino, de Pesquisa e de Extensão Reunião com os Campi Gerências, Coordenações de.
AVALIAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
ENADE 2015 Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR 28 de outubro de 2010 Nadja Valverde Viana IMPLANTAÇÃO E DESAFIOS.
Universidade de Passo Fundo Comissão Própria de Avaliação Divisão de Avaliação Institucional Enade.
PRÓ-REITORIA COMUNITÁRIA SERVIÇO DE APOIO PEDAGÓGICO E SOCIAL (SAPES) 08 de abril de 2006 ENCONTRO DE REPRESENTANTES DE CLASSE (PRIMEIROS SEMESTRES)
Prof. Dr. David Lopes Neto
COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO
Avaliar o desempenho dos alunos com relação aos conteúdos, competências e habilidades, necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional.
SI STEMA N ACIONAL DE VALIAÇÃO A DA DUCAÇÃO E S UPERIOR.
Professor: Faça a sua Parte Participe Conosco!
COMGRAD/Mec Comissão de Graduação do Curso de Engenharia Mecânica COMGRAD/Mec Comissão de Graduação do Curso de Engenharia Mecânica.
Profº André Maia INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO SUPERIOR (IES) 1ª SÉRIE DE ENFERMAGEM – NOITE Aula - 02.
Política Educacional Brasileira
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
9 de Agosto de 2010Diretoria de Regulação e Supervisão - SETEC/MEC (Versão 0.6)‏ 1/20 SISTEC Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e.
Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – ENADE 2014
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Enade Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes2009 Unioeste Pró-Reitoria de Graduação Assessoria de Legislação Educacional.
ENADE 2009 Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes Curso de Administração de Empresas.
ENADE 2010 : Cursos de Saúde ENADE 2010 : Cursos de Saúde Salvador, 23 de Fevereiro de 2010 Profª Rose Lacerda Diretora Acadêmica Profª Rose Lacerda Diretora.
OBJETIVO Avaliar o desempenho dos alunos com relação aos conteúdos, competências e habilidades, necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO PROACAD / DDE COORDENAÇÃO DE AVALIAÇÃO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO Equipe: Coordenadora: Ana Augusta Cordeiro Técnica em.
CAPACITAÇÃO COORDENADORES DE CURSO 26/04/2010. Conteúdo Atribuições do Coordenador Funcionamento do Curso Articulação Acadêmica Projeto Pedagógico e Currículo.
Proenex / UEMG ENADE / SINAES Instituído pela Lei no /2004 Objetivo. Assegurar processo nacional de avaliação das instituições de educação.
2015 ENADE. O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – Enade.  Componente curricular obrigatório;  Aferir o desempenho dos estudantes em relação.
AVALIAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR E A PRÁTICA DOCENTE
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
Capacitação de Coordenadores de Cursos Técnicos de Nível Médio e de Graduação do IFPA Belém, 02 de maio de 2016 Atribuições e Aspectos Gerais da Coordenação.
O que é, e por que fazer o Enem? Criado em 1998, o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), segundo o próprio INEP, tinha o objetivo de “avaliar o desempenho.
ENADE 2006 Reunião com o cursos: Administração, Biomedicina, Ciências Contábeis, Direito, Jornalismo, Psicologia, Publicidade e Turismo.
Transcrição da apresentação:

ENADE

SINAES - ENADE

O QUE É ? É um dos procedimentos de avaliação do SINAES ( Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior )

AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL SINAES AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL AUTO-AVALIAÇÃO AVALIAÇÃO EXTERNA in loco PELOS PARES AVALIAÇÃO in loco PELOS ESTUDANTES ATRAVÉS DO ADES PELOS COORDENADORES ATRAVÉS DO QC PROFESSORES DO CURSO E CPA AVALIAÇÃO DE CURSO EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DOS ESTUDANTES (ENADE) AVALIAÇÃO DO ESTUDANTE

OBJETIVOS DO SINAES Avaliação de curso articulada à avaliação institucional. Avaliação da formação acadêmica e profissional entendida como uma atividade estruturada que permite a apreensão da qualidade do curso no contexto da realidade institucional.

OBJETIVOS DO ENADE VERIFICAR: Habilidades acadêmicas e competências profissionais básicas das áreas; Conhecimento sobre conteúdos básicos e profissionalizantes; Questões transdisciplinares.

DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS FUNDAMENTOS DO ENADE DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DO CURSO ENADE – FORMAÇÃO GERAL ENADE – COMPONENTE ESPCÍFICO

COMO É REALIZADO O ENADE é realizado por amostragem, e a participação no Exame constará no histórico escolar do estudante ou, quando for o caso, sua dispensa pelo MEC. O Inep/MEC seleciona a amostra dos participantes a partir da inscrição, na própria instituição de ensino superior, dos alunos habilitados a fazer a prova.

LEGISLAÇÃO ESPECÍFICA Lei No 10.861 de 14 de abril de 2004 (Criação do Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior - SINAES ) Portaria nº 2.051, de 9 de julho de 2004 (Regulamentação do SINAES) Portaria nº 107, de 22 de julho de 2004 (Regulamentação do Enade) Portaria No 556 de 25/02/2005 (regulamenta o ENADE e define os padrões mínimos para o Exame) Diretrizes do ENADE 2005: http://www.inep.gov.br Diretrizes Curriculares (podem ser consultadas no site http://portal.mec.gov.br); Portaria Normativa nº 1, de 29 de janeiro de 2009 (determina cursos e áreas que serão avaliados em 2009)

O ENADE É OBRIGATÓRIO ? É componente curricular obrigatória dos cursos de graduação, conforme artigo. 50, parágrafo 50, da Lei no 10.861 de 14 de abril de 2004, sendo o registro de participação condição indispensável para a emissão do histórico escolar, independentemente de o estudante ter sido selecionado ou não no processo de amostragem do Inep.

ESTUDANTES

QUEM INSCREVE O ESTUDANTE PARA O ENADE ? A Inscrição de todo estudante habilitado ao ENADE é de responsabilidade da Instituição de Educação Superior conforme artigo 5o, parágrafo 6o, da Lei 10.861 de 14 de abril de 2004, que envia ao Inep o cadastro dos ingressantes e concluintes e depois divulga a lista dos inscritos a todo o Corpo Discente

Quem está habilitado a fazer o ENADE ? INGRESSANTES Qualquer estudante que, até o dia 1o de agosto de 2009, tiver cumprido entre 7% e 22% da grade curricular mínima do curso, independentemente do período letivo que estiver cursando. CONCLUINTES Qualquer estudante que, até o dia 1o de agosto de 2009, tiver Cumprido pelo menos 80% da grade curricular mínima do curso independentemente do período letivo que estiver cursando e o aluno que possa concluiro curso durante o ano letivo de 2009.

O QUE ACONTECE COM O ALUNO SELECIONADO PARA O ENADE ? A PARTICIPAÇÃO DO ESTUDANTE É CONDIÇÃO INDISPENSÁVEL PARA A EMISSÃO DO SEU HISTÓRICO ESCOLAR, QUE TERÁ COMO REGISTRO A DATA EM QUE REALIZOU O EXAME.

O QUE ACONTECE COM O ALUNO QUE NÃO FOI SELECIONADO PARA O ENADE ? O ESTUDANTE QUE NÃO FOI SELECIONADO NO PROCESSO DE AMOSTRAGEM NÃO É OBRIGADO A FAZER O ENADE E TERÁ COMO REGISTRO NO SEU HISTÓRICO ESCOLAR OS SEGUINTES DIZERES: “DISPENSADO DO ENADE PELO MEC NOS TERMOS DO ARTIGO 5º DA LEI Nº 10.861/2004”.

O QUE ACONTECE COM O ALUNO QUE FALTOU À PROVA ? O ESTUDANTE SELECIONADO NÃO RECEBERÁ O SEU DIPLOMA ENQUANTO NÃO REGULARIZAR A SUA SITUAÇÃO JUNTO AO ENADE.

Quais os estudantes dispensados do Enade 2009? os estudantes das áreas e cursos superiores de tecnologia que serão avaliados pelo Enade 2009 que colarem grau até o dia 31 de agosto de 2009; os estudantes que estiverem oficialmente matriculados e cursando atividades curriculares fora do Brasil, na data de realização do Enade 2009, em instituição conveniada com a IES de origem do estudante; os estudantes inscritos que não forem selecionados pelo plano amostral do INEP. Os estudantes enquadrados nas alíneas (a) e (b) acima não devem ser inscritos pela IES, haja vista a dispensa prévia assegurada pela Portaria Normativa nº. 1/2009.

QUEM IRÁ EFETIVAMENTE FAZER O ENADE ? O INEP SELECIONARÁ, POR SORTEIO, OS ALUNOS INGRESSANTES E CONCLUINTES QUE IRÃO FAZER A PROVA E, PARA ESTES ELA SERÁ OBRIGATÓRIA.

QUAL A RESPONSABILIDADE DO ESTUDANTE PARA O ENADE ? ATUALIZAR SEUS DADOS CADASTRAIS, JUNTO À INSTITUIÇÃO DE ENSINO, PRINCIPALMENTE CPF E ENDEREÇO

COMO O RESULTADO DO ENADE É DIVULGADO ? OS RESULTADOS INDIVIDUAIS OU BOLETIM DE DESEMPENHO INDIVIDUAL SÃO ENCAMINHADOS EXCLUSIVAMENTE AO CONCLUINTE OU INGRESSANTE.

O QUE É O CARTÃO DE INFORMAÇÃO AO ESTUDANTE ? É o cartão que o estudante receberá no endereço cadastrado contendo todas as informações sobre a realização do Exame. Caso o estudante não o receba poderá consultar a página : http://inep.gov.br ou pelo telefone Fala Brasil: 0800-616161 para conhecer o próprio local da prova.

O QUE É QUESTIONÁRIO SÓCIOECONÔMICO ? É um questionário enviado para o endereço cadastral do estudante que visa compor o perfil dos ingressantes e concluintes e de preenchimento voluntário e cujo cartão de respostas deverá ser entregue no dia do Exame ao fiscal da prova.

IMPORTANTE O estudante que não receber o seu cartão deve apresentar-se no dia, horário e local estabelecido para a prova, munido apenas da Carteira de Identidade.

COMO SÃO AVALIADAS AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR ? A avaliação dos cursos de graduação tem por objetivo identificar as condições de ensino oferecidas aos estudantes, em especial as relativas ao perfil do Corpo Docente, às instalações físicas e à organização didático-pedagógica. Esta avaliação é feita através de visitas de comissões de especialista designados pelo próprio Ministério da Educação e Cultura, que atribuem conceito ao curso e que são divulgados no portal do MEC.

Os alunos dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Comunicação Social, Direito e Psicologia vão se submeter ao ENADE no 2º Semestre de 2009.2

A PROVA

INSTRUMENTOS DO ENADE Prova; Avaliação Discente da Educação superior (ADES); Questionário de Impressões sobre a Prova; Questionário aos Coordenadores de Curso.

PROGRESSO DO ESTUDANTE O objetivo do ENADE não é verificar quanto conhecimento o estudante acumulou ao longo do curso, mas sim o progresso do estudante no item (item é entendido aqui como os tópicos ou temas listados nas diretrizes curriculares).

CARACTERÍSTICAS DO ENADE Análise de mudança Situação de teste – intervenção – reteste Avalia o processo e não o produto. O estado vai prover dois exames oficiais e as IES podem complementar com avaliações intermediárias nos mesmos moldes do ENADE.

Qual o formato da prova? A prova é composta de 40 questões no total, sendo 10 questões da parte de formação geral e 30 da parte de formação específica da área, contendo as duas partes questões discursivas e de múltipla escolha.

NÚMERO DAS PÁGINAS NESTE CADERNO PARTES NÚMERO DAS QUESTÕES NÚMERO DAS PÁGINAS NESTE CADERNO PESO DE CADA PARTE Formação geral/Múltipla escolha 1 a 8 2 a 5 60 % Formação geral/Discursivas 9 e 10 6 e 7 40 % Componente específico/Múltipla escolha 11a 36 8 a 16 80 % Componente específico/Discursivas 37a40 17 a 23 20 % Percepção sobre a prova 41 a 49 24 -----------

Avalia a formação específica na área. PROVA Parte I (10 questões) Formação geral: Avalia o desenvolvimento de conhecimentos úteis para se atingir objetivos valorizados pelo sujeito ou pela cultura, mas cuja aquisição independe de uma (algumas) disciplinas específicas. Parte II (30 questões) Avalia a formação específica na área.

FORMAÇÃO GERAL Além do domínio de conhecimentos e de níveis diversificados de habilidades e competências para perfis profissionais específicos, espera-se que os graduandos das IES evidenciem a compreensão de temas que transcendam ao seu ambiente próprio de formação e importantes para a realidade contemporânea. Essa compreensão vincula-se a perspectivas críticas, integradoras e à construção de sínteses contextualizadas.

TEMAS: FORMAÇÃO GERAL 1. Sociodiversidade: multiculturalismo e inclusão; 2. Exclusão e minorias; 3. Biodiversidade; 4. Ecologia; 5. Mapas sócio e geopolítico; 6. Globalização; 7. Arte e Filosofia; 8. Políticas públicas: Educação, Habitação, Saneamento, Saúde e Segurança; 9. Redes sociais e responsabilidade: setor público, privado, (terceiro setor); 10. Relações interpessoais (respeitar, cuidar, considerar e conviver); 11. Vida urbana e rural; 12. Inclusão/exclusão digital; 13. Cidadania; 14. Violência; 15. Terrorismo; 16. Avanços tecnológicos, 17. Relações de trabalho; 18. Tecnociência; 19. Propriedade intelectual; 20. Diferentes mídias e tratamento da informação.

Habilidades e competências no componente de Formação Geral do ENADE

O ENADE 2009, no componente de Formação Geral buscará verificar as capacidades de: Leitura e interpretação de texto; Análise crítica das informações; Extrair conclusões por indução e/ou dedução; Estabelecer relações, comparações e contrastes em diferentes situações; Detectar contradições; Fazer escolhas valorativas avaliando conseqüências; Questionar a realidade; e, Argumentar coerentemente.

Projetar ações de intervenção; No ENADE 2009, no componente de Formação Geral, os estudantes deverão demonstrar competências para: Projetar ações de intervenção; Propor soluções para situações-problema; Construir perspectivas integradoras; Elaborar sínteses; Administrar conflitos.

ENADE 2006 QUESTÃO 9 – FORMAÇÃO GERAL - DISCURSIVA Sobre a implantação de “políticas afirmativas” relacionadas à adoção de “sistemas de cotas” por meio de Projetos de Lei em tramitação no Congresso Nacional, leia os dois textos a seguir. Texto I “Representantes do Movimento Negro Socialista entregaram ontem no Congresso um manifesto contra a votação dos projetos que propõem o estabelecimento de cotas para negros em Universidades Federais e a criação do Estatuto de Igualdade Racial. As duas propostas estão prontas para serem votadas na Câmara, mas o movimento quer que os projetos sejam retirados da pauta. (...) Entre os integrantes do movimento estava a professora titular de Antropologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Yvonne Maggie. ‘É preciso fazer o debate. Por isso ter vindo aqui já foi um avanço’, disse.” (Folha de S.Paulo – Cotidiano, 30 jun. 2006 com adaptação.) Texto II “Desde a última quinta-feira, quando um grupo de intelectuais entregou ao Congresso Nacional um manifesto contrário à adoção de cotas raciais no Brasil, a polêmica foi reacesa. (...) O diretor executivo da Educação e Cidadania de Afrodescendentes e Carentes (Educafro), frei David Raimundo dos Santos, acredita que hoje o quadro do país é injusto com os negros e defende a adoção do sistema de cotas.” (Agência Estado-Brasil, 03 jul. 2006.) Ampliando ainda mais o debate sobre todas essas políticas afirmativas, há também os que adotam a posição de que o critério para cotas nas Universidades Públicas não deva ser restritivo, mas que considere também a condição social dos candidatos ao ingresso. Analisando a polêmica sobre o sistema de cotas “raciais”, identifique, no atual debate social, a) um argumento coerente utilizado por aqueles que o criticam; (valor: 5,0 pontos) b) um argumento coerente utilizado por aqueles que o defendem. (valor: 5,0 pontos)

ENADE 2006 DIREITO - DISCURSIVA QUESTÃO 39 Eustáquio, com 14 anos de idade, é contratado como aprendiz pela empresa “Sapatos & Cia. Ltda.” para aprender o ofício de sapateiro. O Ministério Público do Trabalho, após verificar denúncia anônima de exploração do trabalho infantil alega violação da Convenção 138 da OIT (Organização Internacional do Trabalho), ratificada pelo Brasil, em 2002. Esta convenção proíbe o trabalho de menores de 15 anos. Alega, ainda, violação da Constituição Federal (art. 7o, inc. XXXIII)por considerar a atividade do aprendiz insalubre. Responda justificadamente: a) A função de aprendiz configura exploração do trabalho infantil?(valor: 3,0 pontos) b) Se Eustáquio contasse entre 16 e 18 anos de idade e fosse contratado pela empresa, mas não na função de aprendiz, para realizar atividade insalubre, esta situação violaria o ordenamento jurídico vigente?(valor: 4,0 pontos) c) A eventual violação da Convenção 138 da OIT, no caso narrado no enunciado, configura responsabilidadeinternacional do Estado brasileiro? (valor: 3,0 pontos)

COMPONENTE ESPECÍFICO O antigo modelo enfatizava a avaliação em “o que” e “quanto” o aluno aprendeu, enquanto o ENADE busca o entendimento sobre “como” o aluno trabalha o conteúdo aprendido. As questões do exame são elaboradas de forma a evidenciar o que o aluno é capaz de fazer com o conteúdo aprendido.

Relatórios do ENADE Relatório do Aluno Relatório do Curso Relatório da Área Relatório da Instituição Resumo Técnico Relatório de Conceitos Relatório Técnico-Científico

SELEÇÃO DA AMOSTRA Feita pelo INEP. Amostragem probabilística (ou aleatória) onde todos os elementos da população têm probabilidade conhecida e não nula de pertencer à amostra. Quando um curso tem um número baixo de estudantes todos são incluídos.

INDICADORES E CONCEITOS POSSIBILIDADES DE ANÁLISE

INDICADORES São aspectos (quantitativos e qualitativos) que possibilitam obter evidências concretas que, de forma simples ou complexa, caracterizam e retratam a realidade dos múltiplos elementos institucionais.

ATRIBUIÇÃO DE CONCEITO ENADE   NOTAS 1 0,0 a 0,9 2 1,0 a 1,9 3 2,0 a 2,9 4 3,0 a 3,9 5 4,0 a 5,0 Sem conceito

INDICADOR DE DIFERENÇA ENTRE O DESEMPENHO OBSERVADO E O ESPERADO (IDD) Conceito  Valor Padronizado 1 0,0 a 0,9 2 1,0 a 1,9 3 2,0 a 2,9 4 3,0 a 3,9 5 4,0 a 5,0 Sem conceito

ATIVIDADES PROPOSTAS ENADE - 2009

ATIVIDADES OBJETIVO DATA Seminário sobre o ENADE para os alunos que farão a avaliação. Informar ao discente sobre o processo de avaliação do ENADE apresentar-lhe o formato das avaliações. 13/08/2009 Aplicação do Quiz para mensurar o grau de conhecimento do discente sobre o ENADE. Verificar os alunos conhecem o instrumento, seus objetivos e motivações. Cronograma especifico SESSÃO PRÓ-ENADE Auxiliar o aluno a refletir sobre temáticas que norteiam a sociedade contemporânea. WEBQUEST Propiciar ao discente a oportunidade de desenvolver atividade investigativa, que tem como principais características o raciocínio, a pesquisa e o trabalho em grupo. SIMULADO Cada curso deverá montar um simulado com 30 questões, distribuídas da seguinte maneira: 1 questão sobre cada filme exibido para as respectivas turmas. As demais questões devem contemplar assuntos discutidos nas webquestes, além dos temas específicos de cada curso. Cronograma específico PALESTRA MOTIVACIONAL Discussão dos resultados com os docentes e discentes e demais participantes do processo. 03/11/2009

FONTE http://www.inep.gov.br

MUITO OBRIGADA!!!