Práticas de Gestão e Resultados

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Prof. Dr. Alexandre H. de Quadros
Advertisements

Planejamento Estratégico metodologia
Estudando com ProfªSimony
Estudando com Profª Simony
Gerenciamento de Projetos
Gerenciamento Pelas Diretrizes
O Modelo de Gestão e o Processo de Gestão
Sistema de Informação Gerencial
Inovação e Criatividade
Práticas de Apoio à Gestão
A Gestão da Qualidade gerando mudanças
Administração Financeira III
Planejamento Estratégico AULA 2 Janeiro/2011
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO ESCOLA DE NEGÓCIOS
Referencial Rumo à Excelência
Planejamento Estratégico do PGQP
2006 PREMIO QUALIDADE AMAZONAS MODELO PARA RELATÓRIO
COMUNICAÇÃO E QUALIDADE
PROCESSO DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Modelo de Excelência da Gestão
Compromisso e Rumo à Excelência
FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS E ORGANIZACIONAIS
NBR isso 9001:2008 Uma introdução.
O planejamento eficaz. Definir objetivos e resultados;
Faça uma analogia com o corpo Humano.
PLANEJAMENTO DAS ATIVIDADES DE TREINAMENTO
Modelo de Excelência em Gestão
CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE
Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação Profa. Lillian Alvares.
Teorias Modernas de Gestão
Planejamento estratégico
GESTÃO E EMPREENDEDORISMO AULA IX
CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
Gerenciamento de Processos - PNQ
SISTEMAS DE GESTÃO INTEGRADOS
Planejamento de estratégias:
Gestão por Competências
Práticas de Apoio à Gestão
PLANEJAMENTO As organizações e seus respectivos programas não funcionam na base da improvisação. É preciso estabelecer estratégias que possibilitem a sua.
Profa.Ms. Maria Cristina Pavan de Moraes
Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização | GesPública SEMINÁRIO ADMINISTRATIVO SISTEMA COFEN/ Conselhos Regionais SEMINÁRIO ADMINISTRATIVO.
Planejamento Estratégico
Fundamentos de Gestão N. Tadachi Takashina.
Estruturas Organizacionais
Professor Eliomar B. Furquim Maio/2012
FUNDAMENTOS Todo negócio tem uma MISSÃO a cumprir
Qualidade- conceitos fundamentais. Novos Paradigmas A vida é um encadeamento de relações. Organizações são sistemas vivos capazes de aprender e de se.
EBEP – 2011 Introdução - GSI “SGI” Gestão de Sistemas Integrados
Ferramentas de Gestão Ciclo PDCA,BSC, Benchmark e SWOT
1 ENCONTRO COM EMPRESÁRIOS
Profº Wagner Tadeu TCA Aula 14
Balanced Scorecard.
CRITÉRIOS DE EXCELÊNCIA/FNQ: APRENDIZADO ORGANIZACIONAL
O QUE MUDOU COM A NOVA ISO 9001:2000
Perspectiva estratégica da qualidade
Áreas de concordância quanto ao conceito de estratégia
PRÁTICAS DE GESTÃO E RESULTADOS
Controle da Qualidade Total
Mapeamento e Padronização de Processos
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DO CONACI
Princípios de gestão da qualidade
Copyright ©2014 Porto Consultoria & Serviços – todos os direitos reservados.
ADMINISTRAÇÃO DA QUALIDADE
Gestão de pessoas em ambiente dinâmico
INDICADORES DE DESEMPENHO
MÓDULO 4 Além do livro texto consulte também as brochuras: Conceitos fundamentais da Excelência e Rumo a Excelência. Nos três documentos citados você encontrará.
MÓDULO 1 Realizando as atividades sempre da mesma forma, você no máximo chegará aos mesmos resultados obtidos anteriormente, resultados conhecidos, você.
Mapeamento do Perfil Processos 1. Fornecimento 1A. Cadeia de Fornecedores (atuais e potenciais) 1B. Produtos (matérias-primas e insumos) /serviços fornecidos.
MÓDULO – Visão de futuro – Compreensão dos fatores que afetam a organização, seu ecosistema e o ambiente externo no curto e no longo prazo, visando.
Práticas de Gestão e Resultados Profa.Maria Cristina.
Transcrição da apresentação:

Práticas de Gestão e Resultados Profa. Marli

Os Fundamentos da Excelência Pensamento sistêmico; Aprendizado organizacional; Cultura de inovação; Liderança e constância de propósitos; Orientação por processos e informações; Visão de futuro; Geração de valor; Valorização das pessoas; Conhecimento sobre o cliente e o mercado; Desenvolvimento de parcerias; Responsabilidade social.

Os Fundamentos da Excelência Conceitos reconhecidos internacionalmente e que se traduzem em práticas ou fatores de desempenho encontrados em organizações líderes de “Classe Mundial”, Mas como expressar esses conceitos de uma forma tangível dentro das organizações? REQUISITOS São as características tangíveis (mensuráveis, quantitativa ou qualitativamente) que demonstram os fundamentos. Mas como inserir esses requisitos numa estrutura capaz de reproduzir de forma lógica a condução de um negócio? ITENS / CRITÉRIOS São requisitos afins agrupados por meio de uma lógica pré-definida.

Os Fundamentos da Excelência Há uma regra para redigir e implantar uma prática de gestão e essa regra tem o nome de Diagrama de Gestão constituído de seis blocos.

Planejamento da Execução Verificação (comparação com o padrão) DIAGRAMA DE GESTÃO Definição das Práticas e Padrões Planejamento da Execução Execução Verificação (comparação com o padrão) Ação Melhoria Avaliação

Definição das práticas e padrões: INDICADORES É quando se dá a escolha da implantação de uma prática seguindo critérios internos de uma empresa, tais critérios podem ser pesquisas e/ou comparações com outras empresas.

DESDOBRAMENTO Prática de Gestão (ou prática gerencial) Processo Gerencial (ou processo de gestão são processos de natureza gerencial; processos relativos aos critérios de 1 a 7) Processo Gerencial Prática de Gestão Prática de Gestão (ou prática gerencial) Processo gerencial como efetivamente implementado pela organização Padrão de Trabalho Padrão de Trabalho - Regras de Funcionamento das práticas de gestão. Podem ser expressas na forma de procedimentos, rotinas de trabalho, normas administrativas, fluxogramas, comportamentos, coletivos, ou qualquer meio que permita a execução das práticas

DESDOBRAMENTO/APLICAÇÕES Processos Operacionais Transformam insumos em produtos Processos Gerenciais Transformam informações em decisões gerenciais “Práticas de gestão”

Significado da palavra “Como” Descrever as práticas de gestão com: Padrões de trabalho Regras de funcionamento, incluindo os responsáveis Métodos utilizados para o controle Verificação do cumprimento dos padrões de trabalho Grau de disseminação Processos, produtos e/ou partes interessadas em que as práticas estão implementadas Continuidade Início de uso e periodicidade Integração Na descrição das práticas de gestão demonstrar que as melhorias introduzidas refletem o aprendizado organizacional

As empresas estão ativas, portanto possuem práticas de gestão e ao iniciar a caminhada em direção ao modelo de excelência de gestão, deve avaliar o estágio atual destas práticas e para isso sugere-se que tais práticas sejam avaliadas pela ótica de diversos fatores.

Evidências de fatores de avaliação de processos gerenciais Adequação; Proatividade; Disseminação Continuidade; Refinamento; Integração – coerência; Integração – inter-relacionamento; Integração – cooperação.

Práticas de Gestão Observe a aderência da prática escolhida aos fundamentos e aos fatores. Uma vez escolhida a prática de gestão você deve definir quem, quando e como, irá planejar a implantação, bem como onde a mesma será implantada e a que custo. Uma vez planejada você deve operacionalizá-la, ou seja, executá-la.

Práticas de Gestão Elaborar o plano de ação e revisar o cronograma Definir O QUE será feito (what), Definir QUANDO será feito (when), Definir QUEM fará (who), Definir ONDE será feito (where), Esclarecer POR QUE será feito (WHY), Detalhar ou delegar a detalhamento de COMO será feito (how) Determinar a meta a ser atingida e quantificar. Determinar os Itens de Controle e de Verificação dos diversos níveis envolvidos

Utilização da ferramenta “4W2H” para verificar se o plano de ação atende aos atributos. 1. Liderança Aspecto O que será feito? Como será feito? Por que será feito? Quando será feito? Quanto custará? Quem fará? 1. 2. 3. 4. 5.

Utilização da ferramenta “4W2H” para verificar se o plano de ação atende aos atributos. 1. Liderança

Práticas de Gestão Uma vez implantada você deve verificar se esta implantação esta de acordo com o que foi planejado, isto pode ser feito por auditorias, controles, reuniões, etc.. Agora chegou a hora de comparar o que foi planejado com o que foi executado e atuar nos desvios fechando o ciclo PDCA.

PDCA 1. Liderança

Práticas de Gestão Como nada é eterno e o mundo esta mudando a cada segundo, de tempos em tempos, você deverá promover uma avaliação perguntando: Esta prática ainda continua produzindo os resultados desejados? Pode ser melhorada? Há algo novo no mercado? etc. Promover melhorias retornando ao Diagrama de Gestão inicial.

Práticas de Gestão O produto final deste trabalho é ter todas as práticas de gestão alinhadas, integradas e produzindo resultados relevantes para todas as partes interessadas.

Práticas de Gestão No próximo slide, você poderá visualizar a interação entre os fundamentos e os critérios de excelência.

Correlação entre Fundamentos x Critérios de Excelência CONHECIMENTO SOBRE O CLIENTE E O MERCADO http://www.fnq.org.br/images/taxonomia/taxonomia_2007.htm

“Fundamentos da Excelência” Pensamento Sistêmico e Aprendizado Organizacional

Faça uma analogia com o corpo Humano. Pensamento Sistêmico Entendimento das relações de interdependência entre os diversos componentes de uma organização bem como entre a organização e o ambiente externo. Significa compreender a interação e a interdependência que existem entre o indivíduo, a equipe, a empresa e a partes interessadas. Na sua empresa todos os indivíduos, departamentos, a própria empresa e as partes interessadas estão interligados ? Faça uma analogia com o corpo Humano.

Aprendizado Organizacional Busca e alcance de um novo patamar de conhecimento organizacional por meio de percepção; reflexão; avaliação e compartilhamento de experiências. Aqui esta se tratando do aprendizado da empresa como um todo e não de um individuo em particular. Na sua empresa há troca formal de experiências ?

Cultura da Inovação Promoção de um ambiente favorável à criatividade, experimentação e implementação de novas idéias que possam gerar um diferencial competitivo para a organização. Na sua empresa há espaço para: Inovações em Produtos & Serviços? Inovações em Processos? Inovações em Modelos de negócios? Inovação da Gestão? Inovação de Valor?

Liderança e Constância de Propósito Atuação de forma aberta, democrática, inspiradora e motivadora das pessoas, visando ao desenvolvimento da cultura da excelência, à promoção de relações de qualidade e à proteção dos interesses das partes interessadas. Líderes são aqueles que conseguem seguidores para as suas causas. Na sua empresa os líderes conseguem seguidores para as suas causas, são motivadores ?

Orientação por Processos e Informações Compreensão e segmentação do conjunto das atividades da organização que agreguem valor para as partes interessadas, sendo que a tomada de decisões e execução de ações deve ter como base a medição e análise do desempenho, levando-se em consideração as informações disponíveis, além de incluir os riscos identificados. Nos dias atuais, informação é o 2º ativo mais importante. O 1º são os RH Você dispõe de informações para tomar decisões??

Orientação por Processos e Informações

Visão de futuro Compreensão dos fatores que afetam a organização, seu eco-sistema e o ambiente externo no curto e no longo prazo, visando a sua perenização: Por trás deste fundamento esta a velha pergunta: O QUE VOCÊ VAÍ SER QUANDO CRESCER? Na sua empresa há planejamento estratégico, mesmo que informal? Na sua empresa há pessoas estudando o futuro e suas conseqüências?

Geração de Valor Alcance de resultados consistentes, assegurando a perenidade da organização pelo aumento do valor tangível e intangível de forma sustentada para todas as partes interessadas. Na sua empresa os resultados são consistentes e distribuídos de forma adequada para todas as partes interessadas: Acionistas, Clientes, Fornecedores, Pessoas, Comunidade?

Valorização das Pessoas Estabelecimento de relações com as pessoas, criando condições para que elas se realizem profissionalmente e humanamente, maximizando seu desempenho por meio do comprometimento, desenvolvimento de competências e espaço para empreender. As pessoas constituem o ativo mais importante de qualquer organização. As pessoas são valorizadas na sua empresa?

Conhecimento sobre o Cliente e o Mercado Conhecimento e entendimento do cliente e do mercado, visando à criação de valor sustentada para o cliente e, conseqüentemente, gerando maior competitividade nos mercados. Todas as empresas são dependentes dos seus clientes, pois é deles que procede toda a Receita da empresa. A sua empresa conhece e cria valor para os seus clientes?

Desenvolvimento de Parcerias Desenvolvimento de atividades em conjunto com outras organizações, a partir da plena utilização das competências essenciais de cada uma, objetivando benefícios para ambas as partes. Nenhuma empresa possui todas as competências de que necessita disponíveis internamente, então faz-se necessário: “PARCERIAS” A sua empresa trabalha com a relação ganha – ganha com clientes, com fornecedores, com as pessoas?

Responsabilidade Social Atuação que se define pela relação ética transparente da organização com todos os públicos com os quais ela se relaciona, estando voltada para o desenvolvimento sustentável da sociedade, preservando recursos ambientais e culturais para gerações futuras; respeitando a diversidade e promovendo a redução das desigualdades sociais como parte integrante da estratégia da organização: Na sua empresa praticam-se estes valores ????????

Correlação entre Fundamentos x Critérios de Excelência CONHECIMENTO SOBRE O CLIENTE E O MERCADO Fonte : PNQ

Modelo de Excelência da Gestão® (MEG) Uma visão sistêmica da gestão organizacional