Didática da Alfabetização

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Advertisements

PLANEJAMENTO NA EDUCAÇÃO
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Letramento: um tema em três gêneros
O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO
PROBLEMAS E DICAS PARA A CONSTRUÇÃO DO MATERIAL DIDÁTICO
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
Práticas de alfabetização e letramento no 1º ciclo: em que isto implica? LÂMINAS BASEADAS NAS PALESTRAS DAS PREFESSORAS MAGDA SOARES E MARIA DO SOCORRO.
INAF Só 26% da população tem domínio pleno das habilidades
ESFERAS E GÊNEROS NO PLANO DE TRABALHO DOCENTE
ESCOLA MUNICIPAL URBANA FREI EUGÊNIO
RECUPERAÇÃO PARALELA LÍNGUA PORTUGUESA 17/03/2009
Competência Leitora As práticas de leituras escolares são cruciais para o desenvolvimento da competência leitora dos alunos.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA “A HETEROGENEIDADE.
Currículo : Noções introdutórias
EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
PCNs – 1º Ciclo Língua Portuguesa. É pela mediação da linguagem que a criança aprende.
Os níveis básicos da leitura
Reunião de Pais e Professoras E. M. ERWIN PRADE 2008
MODALIDADES ORGANIZATIVAS
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO ITAQUERA DIREOTIRA DE ORIENTAÇÃO TÉCNICO-PEDAGÓGICA CENTRO DE FORMAÇÃO E ACOMPANHAMENTO.
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Planejamento PNAIC 2014.
Os processos de construção da linguagem escrita: a Constituição do sujeito leitor numa sociedade indígena Prof° Dra° Terezinha Bazé de Lima
Letramentos Definição a partir de Kleiman – um conjunto de práticas discursivas que envolvem os usos da escrita _____________________ “Construção da.
Orientação Técnico-Pedagógica
Jornal na escola: Pesquisar, ler e escrever, é só começar!
Livro: Estratégias de leitura
LEITURA EM VOZ ALTA REALIZADA PELO PROFESSOR –
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA
Diretoria de Ensino Região Caieiras (Item 1)
CAFÉ COM LETRA 4º ENCONTRO LEITURA.
ESCOLA ESTADUAL MARECHAL RONDON
PLANO DE ENSINO: orientações para elaboração
MEDIAÇÃO.
Uergs-Licenciatura em Pedagogia, Tecnologia da Educação
Replicação Metas Curriculares de Português
PROJETO LER É LEGAL PROJETO LER É LEGAL. Professora Responsável: Edivania Alves Gonçalves. Disciplina de Atuação: Língua Portuguesa Justificativa: Não.
Marta Maria Salmazo Eliza Redondo Ferreira
Ano 2 Unidade 1.
PROPOSIÇÕES CURRICULARES DA PREFEITURA MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE
Desenvolver a consciência fonológica (4.ª sessão)
ESTRATÉGIAS DE LEITURA
O QUE É A OLIMPÍADA? A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro tem por objetivo contribuir para a melhoria do ensino da leitura e escrita nas.
Conexão do saber Língua Portuguesa
PROJETO: LEITURA NA ALFABETIZAÇÃO INICIAL
Como elaborar um plano de aula
Fundamental- Ciclos/ Ciclo da alfabetização
PROFª Leila de Souza Ganem
Etapas de uma sequência didática
PRODUÇÃO DE TEXTOS NO CICLO DA ALFABETIZAÇÃO
Didática da alfabetização
PROFª. Leila de Souza Ganem
Currículo no ciclo de alfabetização: consolidação e monitoramento do processo de ensino e de aprendizagem UNIDADE 1 ANO 2 Aprofundando o tema 3- Avaliação.
PROGRAMA DE FORMAÇÃO DO PROFESSORES ALFABETIZADORES PROFA
Por que o jornal na escola?
PRÁTICA DE LEITURA PRÁTICA DE PRODUÇÃO DE TEXTOS
E.E.F. Alberto Pretti Portfólio do mês de setembro Coordenadora Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenadora de Área: Clarice Pires de Carvalho Professora.
Perfil do educador no trabalho com o ciclo inicial de alfabetização
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE GUANAMBI DEPARTAMENTO DE ENSINO
RESULTADOS EDUCAÇÃO INFANTIL
Bem-vindos EVA MARIA - Dirigente Regional DE Leste 2
Projetos e Sequências Didáticas
TRABALHO COLABORATIVO
Alfabetização e /ou letramento?. O que é letramento? Magda Soares explica que: “é em meados dos anos de 1980 que se dá, simultaneamente, a invenção do.
Formação continuada 2º Encontro
ALFABETIZAÇÃO.
Formação continuada III Encontro Língua Portuguesa e Redação
Formação continuada 3º Encontro
Transcrição da apresentação:

Didática da Alfabetização 8 º Encontro Didática da Alfabetização

Leitura do Livro: A verdadeira história do Chapeuzinho vermelho. Comentário sobre o texto e a mensagem que ele transmitiu a cada participante. Dúvidas sobre o encontro passado.

Retomada sobre o texto estratégia de leitura: Antecipação: Ler o título e supor o que a história irá retratar. Seleção: Alguma palavra que chamou atenção do texto Inferência: Questionamentos Decodificação: A leitura do texto Verificação: Verificação de fatos e idéias.

VÍDEO: O QUE ACONTECE QUANDO LEMOS ?

Socialização sobre o vídeo

Leitura em grupo: As ideias das crianças sobre a leitura. Construção de idéias: Texto e imagem A palavra representa a imagem A imagem tem sentido, a palavra ainda não. A relação com a imagem depende da evolução da hipótese. A palavra não tem estabilidade. Realismo nominal Relação entre grafema e fonema buscando som inicial.

Texto e suas partes: A palavra tem sentido Texto e suas partes: A palavra tem sentido. Em primeiro lugar identificam os substantivos e em segundo lugar os verbos.

Planejamento: idéias do grupo. Leitura em voz alta (diária). Diversidades de gêneros Trabalhar concominantemente leitura escrita. Interdisciplinariedade. Leitura de ajuste. Montagem do mural com diferentes gêneros. Leitura para identificação de palavras. Leitura feita pelo aluno. Agrupamento produtivo. Sacola de leitura (com diferentes gêneros).

VÍDEO: Planejamento na prática pedagógica. Planejar não é só uma palavra classificada na gramática da língua portuguesa como verbo. É mais do que isso: uma ação que se realiza para definir metas, objetivos a serem alcançados, estratégias para atingi-los, critérios para verificar o alcance do que foi proposto e, naturalmente formas e modos diversos para corrigir desvios e melhorar o desempenho. Especialmente planejar é um processo permanente, de usos e senso comuns, que faz parte do dia a dia da nossa vida e em todas as situações. Na escola o planejar é uma tarefa pertinente, subjacente e própria ao ensinar e ao aprender e às atividades em geral, sejam administrativas ou pedagógicas.

O encontro proporcionou aprofundar nossos conhecimentos sobre hipóteses e estratégias de leitura. O conteúdo abordado, contribuiu muito para repensarmos no processo ensino e aprendizagem da língua e aprimorar nossa prática, encontrando maneiras diversificadas de planejar atividades. ATÉ O PRÓXIMO ENCONTRO