ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS E LOGÍSTICA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ATIVIDADES LOGÍSTICAS
Advertisements

Unidade 6 O Mecanismo de pedir Alunos: Grupo 19V
Logística Empresarial
Resultado Bruto com Mercadorias
A importância da gestão de materiais
GESTÃO DE OPERAÇÕES - II
GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS
GESTÃ DE ESTOQUES.
Conceitos- R01 Gustavo Calil Yuri Maluf Lucas Santos Vitor Rosa
ESTOQUES.
ESTRUTURA DO TRABALHO 1. objetivos 2. Fluxo de Funcionamento
LOGÍSTICA É a área da gestão responsável por prover recursos, equipamentos e informações para a execução de todas as atividades de uma empresa. administra.
O mecanismo de pedir.
O Mecanismo de Pedir Grupo: 19o Subgrupo: 02.
Dinâmica intraorganizacional
Estoques R02.
BALANÇO PATRIMONIAL O Balanço Patrimonial é um demonstrativo estático padronizado, que discrimina de forma sintética e ordenada os saldos de todos os valores.
Exercícios.
Alunos: Grupo 19V Carolina Roberta 09/08151 Eriberto Junior 09/23935
Perguntas Logística Grupo 19R.
Logística Empresarial UNIDADE 6
Gestão de estoques 1) Quais são os elementos da gestão de logística ao longo, médio e curto prazo? A longo prazo – plano de negocio, plano de produto e.
O mecanismo de pedir Atividade UO6 Grupo O8E
LOGÍSTICA INTEGRADA GRUPO 19X.
Aula 14.
Grupo: 19X. A logística é responsável por toda a movimentação (ambiente externo e interno). Abrange desde da chegada do matéria-prima até a entrega do.
Logística Supply Chain: gestão de fluxo físico de materiais que visa a integração das áreas relacionadas na cadeia produtiva, disposição e layout da armazenagem,
Os mecanismos de pedir 19U061.
U01 Grupo 19X.
ESTOQUES Unidade 2 Grupo 08D Subgrupo 2: Elene Maciel
Logistica Integrada.
TI aplicada a Logística
CONTABILIDADE GERENCIAL Professor André Costa 2012.
Equipe: Daniele Carvalho e Frank Zinani
Eras da logística NOVAES, A. G. Logística e gerenciamento da cadeia de distribuição. Rio de Janeiro: Elsevier, Capítulo 2.
Logística Planejamento e Programação Logística
Alunos: Adelaide Amorim Daniel Oliveira Fillipe Janiques Rafael Figueiredo.
Balanço Patrimonial da Cia. Expert
FUNDAMENTOS DE CONTABILIDADE
MOVIMENTAÇÃO E ARMAZENAGEM
ESTOQUE OTIMIZADO (Revista do Varejo Ano II, JAN 2006 Nº 21)
Logística em Saúde Outubro 2014.
Gestão Estratégica de Custos
Cadeia de suprimentos e logística empresarial
COMPONENTES DA GESTÃO DA LOGÍSTICA
FUNDAMENTOS DE CONTABILIDADE
LOGÍSTICA EMPRESARIAL
3 - DISTRIBUIÇÃO 1- Tipos de distribuição
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA
ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS
Logística 1 Conceitos e definições 2 Objetivos da logística
Estratégias de Ponto Aula 10.
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E MATERIAIS Unidade 1
Administração de Materiais
Custos Material Direto Estocagem
Sistema Logístico e de Materiais
Grupo: 19W Luiza Marcus Vinícius Pamella Patricia Subgrupo: Marcus Vinícius e Luiza.
ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS E LOGÍSTICA HELTON COELHO
colocar os recursos certos no local certo, na hora certa.
LOGISTICA EMPRESARIAL
Gestão de Custos Aula 6.
Gestão de Custos Aula 6.
GESTÃO FINANCEIRA ADMINISTRAÇÃO CURTO PRAZO
GESTÃO DE CUSTOS Renato Tognere Ferron.
Armazenagem e suas vantagens
1 TEMA O SISTEMA LOGÍSTICADESUPRIMENTOS 2 ATIVIDADES DA LOGÍSTICA DE SUPRIMENTOS TRANSPORTE ESTOCAGEM PROC. PEDIDOS PRIMÁRIAS APOIO ARMAZENAGEM MANUSEIO.
Estoques Logística Atividades primárias Atividades secundárias
PLANEJAMENTO E CONTROLE DE ESTOQUE
Distribuição Física Parte II Arnold, cap. 13.
Fundamentos e conceitos da Logística Profª Carina Coloni
Transcrição da apresentação:

ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS E LOGÍSTICA HELTON COELHO hscoelho2003@hotmail.com 19-9744 4355

LOGÍSTICA A Logística é a área da gestão responsável por prover recursos, equipamentos e informações para a execução de todas as atividades de uma empresa

LOGÍSTICA DEVE SER VISTA COMO UM PROCESSO ABRANGENTE QUE INTEGRA O... ...FLUXO DE MATERIAIS E INFORMAÇÕES, DESDE A FASE DE PROJETO E PLANEJAMENTO DE UM PRODUTO, DESENVOLVIMENTO DE FORNECEDORES, RECEBIMENTO DE MATÉRIAS-PRIMAS E COMPONENTES, PRODUÇÃO, ARMAZENAGEM, DISTRIBUIÇÃO E TRANSPORTE, DE FORMA A ATENDER AS NECESSIDADES DO CLIENTE

LOGÍSTICA DE SUPRIMENTOS CARACTERIZA O INÍCIO DA CADEIA LOGÍSTICA E TEM COMO ELEMENTOS: DESENVOLVIMENTO, ESPECIFICAÇÃO, E PROJETO DO PRODUTO, PREVISÃO DE DEMANDA, PLANEJAMENTO DAS NECESSIDADES DE NOVAS FONTES DE FORNECIMENTO, COMPRAS, RECEBIMENTO, ESTOCAGEM DE MATÉRIAS-PRIMAS E COMPONENTES E SEUS RESPECTIVOS CONTROLES.

LOGÍSTICA DE PRODUÇÃO TEM INÍCIO COM O PLANEJAMENTO, PROGRAMAÇÃO E CONTROLE DA PRODUÇÃO (PPCP – QUE RECEBE MATÉRIAS-PRIMAS E COMPONENTES DO ESTOQUE E ENVIA PARA A PRODUÇÃO, MANUSEIO E TRANSPORTE INTERNO E ESTOQUES EM PROCESSO)

LOGÍSTICA DE ARMAZENAGEM RECEBE OS FLUXOS DA PRODUÇÃO E PROVIDENCIA A ESTOCAGEM DE PRODUTOS ACABADOS, EMBALAGEM (UNITIZAÇÃO) E PROCESSO DE PEDIDOS

EFETUA O PLANEJAMENTO DA DISTRIBUIÇÃO LOGÍSTICA DE DISTRIBUIÇÃO E TRANSPORTE EFETUA O PLANEJAMENTO DA DISTRIBUIÇÃO (CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO CENTRAL E REGIONAL, DEPÓSITO LOCAL, ATACADISTA, VAREJISTA, REVENDEDOR, LOJA, REPRESENTANTE, ETC)

A PARTIR DOS PEDIDOS, DEFINE AS MODALIDADES (RODOVIÁRIO, FERROVIÁRIO, AÉREO, MARÍTIMO E FLUVIAL) E ROTAS (COM UTILIZAÇÃO DE ROTEIRIZADORES) DE TRANSPORTE (PRÓPRIO OU DE TERCEIROS), SENDO RESPONSÁVEL DESDE A EXPEDIÇÃO, A PARTIR DA RETIRADA DOS ESTOQUES, ATÉ A ENTREGA AO CLIENTE FINAL (CONSUMIDOR)

O ELETRONIC DATA INTERCHANGE – EDI ALÉM DO FLUXO DE MATERIAIS VISTO ACIMA, OUTRO ELEMENTO IMPORTANTE DA LOGÍSTICA É O FLUXO DE INFORMAÇÕES, O QUAL DEVE SER MUITO BEM ADMINISTRADO, CONTANDO ATUALMENTE COM FERRAMENTAS MUITO IMPORTANTES: O ELETRONIC DATA INTERCHANGE – EDI A INTERNET, UTILIZADOS PARA COMUNICAÇÃO ENTRE EMPRESAS, COMPUTADOR A COMPUTADOR O WAREHOUSE MANAGEMENT SYSTEM – WMS, QUE É UM SOFTWARE PARA GERENCIAMENTO DE ESTOQUE, ESPAÇO, EQUIPAMENTOS E MÃO-DE-OBRA, NA PRODUÇÃO, ARMAZÉNS E CENTROS DE DISTRIBUIÇÃO

ALÉM DOS CUSTOS VISÍVEIS A PARTIR DOS ELEMENTOS DESCRITOS ACIMA, TODAS AS VEZES QUE FOREM CITADOS OS ALMOXARIFADOS, ESTOQUES EM PROCESSO, ARMAZÉM DE PRODUTOS ACABADOS, CENTROS DE DISTRIBUIÇÃO, PRODUTOS CONSIGNADOS EM PODER DE CLIENTE, DEVE-SE ACRESCENTAR OS CUSTOS RELATIVOS A INVENTÁRIO, SEGUROS, ÁREA, ETC.

OUTRO CUSTO IMPORTANTE NO CONTEXTO É O RELATIVO ÀS VENDAS PERDIDAS

ESTOQUES Custo dos Produtos Vendidos (CPV) ou Custo das Mercadorias Vendidas (CMV) ou Custo dos Serviços Vendidos (CSV) ESTOQUES - Critérios de valor: PEPS (FIFO), UEPS (LIFO), média ponderada móvel - Critérios de custeio

Estoques Giro dos Estoques - indica o número de vezes que o estoque se renovou por causa das vendas. Custo das Vendas / Estoque Médio Prazo Médio de Renovação dos Estoques ( dias ) - indica quanto tempo, em média, a empresa leva para realizar os seus estoques. Indica o valor de estoque em dias. 360 / Giro ou Estoque Médio / ( CMV / 360 )

Demonstração de Lucros e Prejuízos Acumulados D.R.E. 1. Apuração do Lucro Patrimônio Líquido Balanço Patrimonial PASSIVO Aplicação de Recursos Demonstração de Lucros e Prejuízos Acumulados D.R.E. Receita (-) Desp/Custo Lucro Líquido Saldo de Ano(s) anterior(es) + Lucro Líquido deste Exerc. Capital de Terceiros Investidores (Sócios ou Acionistas) ATIVO D i v d e n o s 2. Transferência p/ Lucros Acumulados 3. Canalização de lucro retido Capital Próprio Exigíveis

ESTUDO DE CASO PEQUISE NO GOOGLE / WIKIPÉDIA: GIRO DE ESTOQUE / TURNS TEORIA DAS RESTRIÇÕES TEORIA DOS GAPS TEORIA DOS GARGALOS QUAL OBJETIVO BP, DRE e DFC