Aula 03 – Projeto do produto e processo

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Desenvolvimento de Sistemas
Advertisements

BENCHMARKING.
Estratégias da Produção
Projetos.
CICLO DE VIDA.
Análise das cinco forças de Porter
Objetivos do Capítulo Utilizar o processo de desenvolvimento de sistemas delineado neste capítulo e o modelo de componentes de SI, do Capítulo 1, como.
Sistema de Informação Gerencial
Luciana Bicca Dode CDTEC UFPEL
LOGÍSTICA Operador Logístico.
Produto e Processo Projeto de Produto.
Aldilene Silva Célia Regina Daniela Alencar Maria do Socorro
Elementos de Máquinas I Eixos Rotativos e Eixos Flexíveis
Elementos de Máquinas I
Administração de Sistemas de Informação II
Produto e Processo Projeto de Produto.
SISTEMA DE INFORMAÇÕES DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
Plano de Negócios seu guia definitivo www. josedornelas. com. br www
Prof.: Ms. Maria Teresa Grimaldi Larocca
O papel estratégico do e-commerce
Apresentação do Termo de Abertura de Projeto
Logística de distribuição
Planejamento de Campanha – A7
logística – Arremate 29/03/2009
Estratégias do agronegócio
Diferenciação de Produtos
Gestão de Projetos.
Análise de problemas Capacidade de pensamento crítico
Métodos Quantitativos
CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
Disciplina: Engenharia do Produto Prof.: Diego Costa
FLUXOGRAMAS.
Estratégia Organizacional
CONSTRUÇÃO DE CENÁRIOS
ESTÁGIOS NA CRIAÇÃO DE UM NEGÓCIO
GESTÃO DE PROJETOS DE MANUTENÇÃO
Decisões de Produto e o Papel do Marketing
ANÁLISE ESTRUTURADA DE SISTEMAS
Iniciando na logística empresarial
Capítulo 10 – Qualidade de Produtos de Software Escrito por: Renata Araújo Vírginia Chalegre Apresentado por: Cleice.
ELEMENTOS BÁSICOS NA ELABORAÇÃO DO ORÇAMENTO DE CAPITAL
FUNDAMENTOS DE MARKETING ELEMENTOS DO MARKETING
1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DETERMINAÇÃO DA ESTRUTURA DE ATIVO.
MATRIZ BCG.
TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO
Técnico Contabilidade
Estudando com ProfªSimony
Prof. MSc. Cláudio Cabral Gestão de Produto.  O PDP é um Plano que visa minimizar incertezas para se desenvolver um produto desde a identificação da.
Sistemas de Informações Gerenciais - SIG
Orçamentos Luciano Bernardo Processo de Elaboração de Orçamentos.
Projetos de Máquinas Ferramentas Desenvolvimentos de Projetos
Profº Wagner Tadeu TCA Aula 14
Estratégia de Operações
Disciplina: Controladoria
Gestão da Produção e Logística
Gestão de Projetos - aula 2: processos, operações x projetos - Profª
AULA 1 VISÃO GERAL DE PROCESSOS PRODUTIVOS E QUALIDADE
IMPLANTAÇÃO DE SISTEMAS CONTÁBEIS
Análise do Ambiente Competitivo
6 Criando um Plano de Negócios Eficiente
Importância do orçamento de capital
Estratégias da Produção
Função Controle GUI I Relações entre Planejamento e Controle – planejamento: antecipação da ação – controle: processo que procura manter o planejamento.
PREVENÇÃO E RECUPERAÇÃO DE FALHAS
PREÇOS. Ajuda a dar valor as coisas; Representa uma troca pelo esforço feito pela empresa vendedora através da alocação de recursos, capital e mão-de-obra.
NOVOS PRODUTOS Objetivos do conteúdo: Conceituar novos produtos
Contabilidade Gerencial
CMMI Capability Maturity Model Integration
A Aplicação da Metodologia Confiabilidade
Transcrição da apresentação:

Aula 03 – Projeto do produto e processo Osvaldo Pinheiro

Temas a serem abordados Introdução Ciclo de vida do produto Desenvolvimento do projeto do produto Adaptação do produto ao processo Projeto de serviços Osvaldo Pinheiro - 2009

Introdução Para muitas empresas, a estratégia de produto está fortemente relacionada com o próprio desempenho operacional. A introdução de novos produtos ou a manutenção dos existentes é fundamental para manter o nível de demanda , diferenciando a empresa da concorrência. Apesar da estratégia de produto não ser responsabilidade direta da administração da produção, ela afeta e é afetada por cada decisão estratégica. Osvaldo Pinheiro - 2009

Introdução A empresa deve se preparar parar a introdução de novos produtos: criando ou revendo métodos de trabalho; definindo especificações de novos equipamentos; definindo novas sequências de operações; desenhando novo lay out; Caso estas alterações sejam muito drásticas, elas podem atrasar ou mesmo restringir a entrada de um novo produto. Osvaldo Pinheiro - 2009

Ciclo de vida do produto A vida de um produto ou serviço passa por diversas fases, desde o surgimento até o fim de sua comercialização. Este conjunto de fases é chamado de ciclo de vida do produto. Existem 04 fases: Fase I: Introdução Fase II: Crescimento Fase III: Maturidade Fase IV: Declínio Osvaldo Pinheiro - 2009

Ciclo de vida do produto Volume de vendas Tempo Declínio Maturidade Introdução Crescimento Osvaldo Pinheiro - 2009

Ciclo de vida do produto Fase I - Introdução Início de produção e comercialização do produto; Demanda baixa; Desconhecimento do produto pelo mercado; Expectativa pela queda do preço e/ou aperfeiçoamento do produto Mudanças de projeto para corrigir e/ou adaptar produto Produtividade e preço não são fatores determinantes Fase II - Crescimento Crescimento da demanda e da produtividade; Investimento em publicidade e novos pontos de venda; Reconhecimento do produto pelo mercado. Diminuição dos problemas de qualidade Antes de tratarmos do tema canais de distribuição é interessante observar o que mudou nas formas de comércio nas últimas décadas a fim de entender a forma de organização dos canais de distribuição de hoje e os vários membros que integram este canal no caso, o que mais interessa p/vocês: o papel dos Correios neste contexto. Osvaldo Pinheiro - 2009

Ciclo de vida do produto Fase III - Maturidade Estabilização da demanda; Investimentos em melhoria da qualidade; Redução das mudanças de projeto; Competitividade de preço e redução dos custos de produção. Aumento da produtividade Fase IV - Declínio Redução da demanda; Foco em produtos substitutos ou modificações radicais; Retirada do produto do mercado; Antes de tratarmos do tema canais de distribuição é interessante observar o que mudou nas formas de comércio nas últimas décadas a fim de entender a forma de organização dos canais de distribuição de hoje e os vários membros que integram este canal no caso, o que mais interessa p/vocês: o papel dos Correios neste contexto. Osvaldo Pinheiro - 2009

Desenvolvimento do projeto do produto Etapas no desenvolvimento de um novo produto Geração e filtragem de idéias Projeto inicial do produto Análise econômica Testes do protótipo Projeto Final Osvaldo Pinheiro - 2009

Desenvolvimento do projeto do produto Geração e filtragem de idéias Novas idéias originam de: Necessidades do mercado Tecnologia existente e seus desenvolvimentos A seleção das idéias faz-se através de 03 critérios 1- Fatibilidade e facilidade de desenvolvimento do produto Tempo Experiência anterior Vida útil do produto Materiais necessários Equipamentos Antes de tratarmos do tema canais de distribuição é interessante observar o que mudou nas formas de comércio nas últimas décadas a fim de entender a forma de organização dos canais de distribuição de hoje e os vários membros que integram este canal no caso, o que mais interessa p/vocês: o papel dos Correios neste contexto. Osvaldo Pinheiro - 2009

Desenvolvimento do projeto do produto 2 - Aceitação do mercado Mercado potencial Estabilidade do mercado Tendência do mercado Esforços promocionais Demanda Concorrentes 3 - Sucesso financeiro ROI Investimentos Antes de tratarmos do tema canais de distribuição é interessante observar o que mudou nas formas de comércio nas últimas décadas a fim de entender a forma de organização dos canais de distribuição de hoje e os vários membros que integram este canal no caso, o que mais interessa p/vocês: o papel dos Correios neste contexto. Osvaldo Pinheiro - 2009

Desenvolvimento do projeto do produto Projeto inicial do produto Fatores importantes Detalhes funcionais do produto: inclui a parte física (peso, tamanho e aparência), qualidade e características de manutenção e segurança Materiais utilizados e métodos de produção influem na qualidade e confiabilidade do produto; Durabilidade e custos de manutenção Necessidades técnicas: Seleção de materiais Seleção dos métodos de produção Antes de tratarmos do tema canais de distribuição é interessante observar o que mudou nas formas de comércio nas últimas décadas a fim de entender a forma de organização dos canais de distribuição de hoje e os vários membros que integram este canal no caso, o que mais interessa p/vocês: o papel dos Correios neste contexto. Osvaldo Pinheiro - 2009

Desenvolvimento do projeto do produto Projeto inicial do produto Fatores importantes Considerações de ordem econômica Análise de valor (objetivo, função principal e funções acessórias) Possibilidade de substituição de materiais Redução de perdas durante o processo produtivo Antes de tratarmos do tema canais de distribuição é interessante observar o que mudou nas formas de comércio nas últimas décadas a fim de entender a forma de organização dos canais de distribuição de hoje e os vários membros que integram este canal no caso, o que mais interessa p/vocês: o papel dos Correios neste contexto. Osvaldo Pinheiro - 2009

Desenvolvimento do projeto do produto Análise econômica Fatores importantes Previsão de demanda e crescimento potencial Estimativa de custos (fixos e variáveis) Análise do ponto de equilíbrio Coerência com os padrões de desempenho da empresa Testes de protótipo Serve para testar o produto sob condições reais de operação, tanto tecnicamente quanto comercialmente. Projeto Final Desenhos e especificações finais. Início da produção em escala comercial Antes de tratarmos do tema canais de distribuição é interessante observar o que mudou nas formas de comércio nas últimas décadas a fim de entender a forma de organização dos canais de distribuição de hoje e os vários membros que integram este canal no caso, o que mais interessa p/vocês: o papel dos Correios neste contexto. Osvaldo Pinheiro - 2009

Adaptação do produto ao processo Na conceituação dos tipos de sistemas de produção, é necessário definir as características dos produtos a que se destinam. A adaptação produto/processo dá-se de forma dinâmica: mudanças no produto acabam por exigir mudanças no processo, sob o risco de reduzir a eficiência produtiva. Antes de tratarmos do tema canais de distribuição é interessante observar o que mudou nas formas de comércio nas últimas décadas a fim de entender a forma de organização dos canais de distribuição de hoje e os vários membros que integram este canal no caso, o que mais interessa p/vocês: o papel dos Correios neste contexto. Osvaldo Pinheiro - 2009

Adaptação do produto ao processo Matriz produto/processo, elaborada por Hayes e Wheelwright Antes de tratarmos do tema canais de distribuição é interessante observar o que mudou nas formas de comércio nas últimas décadas a fim de entender a forma de organização dos canais de distribuição de hoje e os vários membros que integram este canal no caso, o que mais interessa p/vocês: o papel dos Correios neste contexto. Osvaldo Pinheiro - 2009

Projeto de Serviços O projeto de serviços é tão importante quanto o projeto de produto dentro de uma organização. Por ser algo tangível e representar algo físico, é dado mais atenção ao projeto de produtos. Existem ações a serem tomadas para nortear o estudo de um serviço a ser implantado (HBR, Lyin Shostack): identificar os processos: mapeamento dos processos, descrição das atividades, insumos e resultados associados; identificar os pontos de falha real e potencial: identificar as atividades mais suscetíveis a falhas e as causas prováveis. Antes de tratarmos do tema canais de distribuição é interessante observar o que mudou nas formas de comércio nas últimas décadas a fim de entender a forma de organização dos canais de distribuição de hoje e os vários membros que integram este canal no caso, o que mais interessa p/vocês: o papel dos Correios neste contexto. Osvaldo Pinheiro - 2009

Projeto de Serviços Existem ações a serem tomadas para nortear o estudo de um serviço a ser implantado (HBR, Lyin Shostack): estabelecer tempo de execução: estabelecer tempos padronizados de execução das atividades, bem como desvios em condições anormais; analisar a rentabilidade/produtividade: o tempo padrão serve para medir a produtividade, a rentabilidade do serviço, o desempenho, controlar a uniformidade/qualidade, e medir a saturação dos meios produtivos; definir atividades alternativas: válida para futuras adequações ou adaptações necessárias. Antes de tratarmos do tema canais de distribuição é interessante observar o que mudou nas formas de comércio nas últimas décadas a fim de entender a forma de organização dos canais de distribuição de hoje e os vários membros que integram este canal no caso, o que mais interessa p/vocês: o papel dos Correios neste contexto. Osvaldo Pinheiro - 2009