OUTRAS MEDIDAS Informar de imediato um superior;

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
GERENCIAMENTO DE CRISE
Advertisements

Sugestão para o Quebra-gelo
Plano de ação emergêncial
V – Avaliação de Desempenho e Resultados
Obs: Aperte a seta  do teclado ou clique com o mouse, para avançar.
SHAKESPEARE Depois de algum tempo você percebe a diferença, a sutil diferença entre dar a mão e acorrentar uma alma.
Os tipos de comportamento no meio social
Atualidades Entrevista de emprego.
AULA 5 EXERCÍCIOS DOLO – LESÃO – COAÇÃO – FRAUDE CONTRA CREDORES
Na vida temos que ter atitude.
" Luis é o tipo de cara que você gostaria de conhecer
Evangelização Espírita Infantil Um professor diferente
ETEC DOUTOR RENATO CORDEIRO
Click para mudar de slide
A dinâmica do aconselhamento não-diretivo
A MORTE (CIENTÍFICA) DE JESUS Aos 33 anos, Jesus foi condenado à morte.
”Luis é o tipo de cara que você gostaria de conhecer”
Princípios do SCO.
REGRAS BÁSICAS PARA ADMINISTRAR TI
... A ATITUDE É TUDO ....
Coisas da Vida....
Ética e Moral na formação dos filhos
Sistema de Comando em Operações
UMA EXPERIÊNCIA DE PLANTÃO PSICOLÓGICO À POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO:ARTICULANDO COMPREENSÕES.
ATIVIDADES DO GRUPAMENTO ESPECIALIZADO GESTÃO DE PESSOAS E
Como os japoneses resolvem uma situacão de conflito em função das exigências de um sequestrador. •As imagens são reais.
cHEVROLET VIAMAR VEÍCULOS
DEPOIS DE ALGUM TEMPO Depois de algum tempo você aprende a diferença, a sutil diferença, entre dar a mão e acorrentar uma alma. E você aprende que amar.
BY BÚZIOS SLIDE APRESENTA DEPOIS DE ALGUM TEMPO... Rolagem automática.
Depois de algum tempo você percebe a diferença, a sutil diferença entre dar a mão e acorrentar uma alma.
Depois de algum tempo você aprende a diferença, a sutil diferença entre dar a mão e acorrentar a alma... Aprende que amar não significa apoiar-se, e.
Objetivos do estoque Objetivos de custo: a questão crítica é balancear os custos de manter e de pedir estoque, porque esses custos têm comportamentos conflitantes.
Conflito e Negociação Objetivo: Compreender a maneira pela qual diferentes fatores influenciam as relações interpessoais e como administrar os conflitos.
Dicas para Apresentações
- 1 - Jogos de Empresas I - Prof. Luís Carlos Padrão Natureza da negociação As qualidades do negociador ideal Concessões: Como proceder ? Objeções: Como.
As 12 perguntas mais frequentes numa entrevista de emprego
Teoria Geral da Administração
FEEDBACK.
Acionamento imediato do CPU da Unidade onde está ocorrendo a crise;
SNIPER EM SITUAÇÕES POLICIAIS CRÍTICAS. Origem do termo "Sniper". Contração dos termos “Snipe” (pássaro ágil e ligeiro) e “Killer”.
MODALIDADES TERAPÊUTICAS: INTERVENÇÕES EM CRISES
MARKETING PESSOAL E TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO
O menino que tirou a sede de meio milhão de africanos
Delegação, Centralização e Descentralização
Segurança em Redes Sociais
Disciplina: Técnicas de Negociação
Você Aprende....
REUNIÕES DE TRABALHO.
Terceirização e Benchmarking
As fases de Ericson relativas a etapa adulta
A MORTE (CIENTÍFICA) DE JESUS A MORTE (CIENTÍFICA) DE JESUS.
A Liderança transformacional
Evento: Colisão entre Veículos Cena: Veículo de passeio em alta velocidade colidiu frontalmente na traseira de um caminhão carregado de entulho que encontrava-se.
NEP Opção de socorro 1 Evento: Acidente com arma de fogo (PAF)
Qualificadoras (121, § 2º, V) Se o homicídio é cometido para assegurar a execução, a ocultação, a impunidade ou vantagem de outro crime. Matar alguém.
Perguntas frequentes em uma entrevista
A MORTE (CIENTÍFICA) DE JESUS Aos 33 anos, Jesus foi condenado à morte.
A FUNDAMENTAÇÃO METAFÍSICA DOS COSTUMES. O Homem deve também acreditar no Homem Boa ideia…! Assim já posso ir de férias.
GUGP - GRUPO DE USUÁRIOS DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS OS DESAFIOS DO GERENCIAMENTO DE PROJETOS DE IMPLANTAÇÃO DE ERP.
Equipes de Aperfeiçoamento do Processo Foco no Cliente Cliente a Vista!
GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL POLÍCIA MILITAR DO DISTRITO FEDERAL COMANDO DE POLICIAMENTO ESPECIALIZADO 1º BATALHÃO DE POLICIAMENTO ESCOLAR.
“A multidão ajuntou-se contra Paulo e Silas, e os magistrados ordenaram que se lhes tirassem as roupas e fossem açoitados...
A MORTE (CIENTÍFICA) DE JESUS A MORTE (CIENTÍFICA) DE JESUS.
O QUE É SER VENDEDOR? Quais as Principais Características de Um Profissional de Vendas? Conforme Eduardo Botelho, Qual é o “Perfil” Ideal de Um Vendedor?
Depois de algum tempo você aprende a diferença, a subtil diferença entre dar a mão e acorrentar uma alma. E você aprende que amar não significa apoiar-
Um dia você aprende! Willian Shakespeare.
DELEGAÇÃO Por: Suelen Gonçalves.  Delegação é um conceito aparentemente claro, mas que, na prática, poucas pessoas aplicam.  Dentro dessa linha, cremos.
GERENCIAMENTO DE CRISE
Transcrição da apresentação:

OUTRAS MEDIDAS Informar de imediato um superior; Recolher informações*; Repassar todos os dados disponíveis Colaborar com as demais autoridades (desocupação, por exemplo); Com isto, o 1º Interventor deve pretender “ESTABILIZAR” a crise;

PREOCUPAÇÕES DO 1º INTERVENTOR DEVE ADOTAR AS MEDIDAS DE RESPOSTA IMEDIATA; CUIDADO COM OS 45 MIN INICIAIS DE OCORRÊNCIA, SÃO OS MAIS PERIGOSOS; TUDO QUE FOR FEITO NOS PRIMEIROS MOMENTOS SERÁ DECISIVO PARA O DESFECHO DA OCORRÊNCIA, QUER POSITIVAMENTE, QUER NEGATIVAMENTE; DEIXE AS VAIDADES DE LADO, BUSQUE TRABALHAR EM EQUIPE; NÃO SE RETIRE DO LOCAL, POIS ACABOU DE SE TORNAR PEÇA IMPORTANTE NO PROCESSO; SEJA PACIENTE; ACIONE APOIO E AS EQUIPES ESPECILIZADAS; AS EQUIPES ESPECIALIZADAS EXISTEM PARA SERVIR DE SUPORTE TÉCNICO E NÃO PARA SIMPLESMENTE ASSUMIREM AS OCORRÊNCIAS DE ALTA COMPLEXIDADE;

QUAIS INFORMAÇÕES SÃO ESSENCIAIS Nome, descrição e quantidade de captores; Exigências feitas; Foram dados prazos?; Existência de armas; Fatores de motivação (tentativa de fuga, rebelião, assalto frustrado, seqüestro, etc)

ELEMENTOS OPERACIONAIS ESSENCIAIS Equipe de Negociadores Policiais; Equipe Tática (grupo tático); Gerente de Crise; Inteligência; Apoio (unidade de resgate, perímetro);

PERÍMETROS TÁTICOS

PERÍMETROS TÁTICOS ZONA ESTÉRIL PONTO CRÍTICO P. EXTERNO P. INTERNO LEGENDA Gab crises P C T P. INTERNO

MODELO DE ORGANOGRAMA GERENTE DA CRISE “STAFF” DE APOIO INTELIGÊNCIA POLICIAL EQUIPE DE NEGOCIAÇÃO GRUPO TÁTICO ASSESSOR DE IMPRENSA POLICIAMENTO DE APOIO SERV. EMERGÊNCIAS MÉDICAS SERVIÇOS PÚBLICOS

ALTERNATIVAS TÁTICAS

ALTERNATIVAS TÁTICAS Solução da Negociação Não-Letais Técnicas Invasão Crise Negociação Comprometimento Tiro de

NEGOCIAÇÃO RAINHA DAS ALTERNATIVAS TÁTICAS; RESOLVE 80% DAS OCORRÊNCIAS; É BASEADA EM TÉCNICAS; NECESSITA DE TREINAMENTO E DE PESSOAS COM DETERMINADOS PERFIS;

TÉCNICAS MENOS LETAIS TASER PULSE WAVE MYOTRON ESPUMAS ADERENTES ESPUMAS A BASE DE ÁGUA BOMBAS DE FEDOR DROGAS INDUTORAS DE SONO TECNOLOGIA ACÚSTICA MUNIÇÕES MENOS QUE LETAIS AGENTES QUÍMICOS DEFESA PESSOAL

TIRO DE COMPROMENTIMENTO A ORIGEM DA PALAVRA “SNIPER”; O SNIPER POLICIAL; TREINAMENTO E OPERACIONALIDADE; O OBSERVADOR A FORMA DE ATUAÇÃO

INVASÃO TÁTICA UTILIZADO COMO ÚLTIMO RECURSO; ALTO RISCO; ASSALTO DE EMERGÊNCIA; DEVE SER REALIZADO POR GRUPO TREINADO E EQUIPADO; PODE UTILIZAR-SE DE SUPORTES TÉCNICOS, TAIS COMO: ELETRÔNICA, EXPLOSIVOS E OUTROS APOIOS;

CONSELHO PARA UM POSSIVEL REFÉM Entender que, naquele momento, encontra-se em uma situação teoricamente inferior à do captor; O refém não deve negociar, porém não deve deixar de colaborar; Aceitar as exigências (indicações) do captor, sem dar sugestões;

CONSELHO PARA UM POSSIVEL REFÉM Ganhar a confiança do captor e não tentar escapar, principalmente se houver mais de um refém; Tentar ocultar seus sentimentos; Não discutir com o captor; Memorizar detalhes, para repassá-los à Polícia quando for libertado;

CONSELHO PARA UM POSSIVEL REFÉM Confiar nas equipes policiais especiais (equipe de negociação, grupo tático, etc); Diante uma intervenção tática, deitar-se no chão e permanecer imóvel, até que receba uma ordem policial; jamais saia correndo nestas situações.

ESTUDO DE CASOS

REFÉM LOCALIZADO – JARDIM AZALÉIA DATA DO EVENTO: 23/12/2008 HORÁRIO DE INÍCIO DA CRISE: 01h e 20min. HORÁRIO DA CHEGADA DO ENEP: 02h e 30min. HORÁIO DE INÍCIO DA NEGOCIAÇÃO: 02e 40min. DURAÇÃO DA CRISE: 03h e 25min. DURAÇÃO DA NEGOCIAÇÃO: 2h e 05min LOCALIDADE: Av. Santa Elvira, 603, Bairro azaléia.

HISTÓRICO DA CRISE Após tentativa de roubo a um salão de beleza que foi frustrado pelo policiamento ordinário do 9º BPM e equipes da ROTAC, o causador da crise tomou como refém a proprietária do comércio com a finalidade de fugir do cerco policial. No momento da ocorrência encontrava-se no salão de beleza a proprietária, seu esposo e uma cliente, sendo que os dois últimos conseguiram se desvencilhar do causador da crise com a chegada da policia e empreender fuga.

DETALHES PONTO CRÍTICO: Interior do estabelecimento comercial, salão de beleza, corredor que dá acesso aos banheiros e um quarto. NÚMERO DE CAUSADOR (ES) DA CRISE: 01(um) Nome: Elton Rodrigues, 24 anos. TIPOLOGIA DO CAUSADOR DA CRISE: Criminoso habitual. Elton já possui antecedentes criminais e se encontrava foragido da Colônia Penal agrícola de Campo Grande. QUANTIDADE E QUALIFICAÇÃO DA(S) PESSOA(S) TOMADA(S) (REFÉM, VÍTIMA OU SUICIDA). 01(uma) refém. A proprietária do estabelecimento comercial não conhecia a pessoa do causador da crise. EXIGÊNCIAS: Presença da Imprensa ao local e um automóvel para a fuga do criminoso juntamente com a refém. SOLUÇÃO DA NEGOCIAÇÃO: Solução aceitável, rendição dentro dos parâmetros da lei, moral e ética. Utilização apenas da negociação real.

TINHA QUE SER !!!!

SUICIDA – JARDIM ITAPUÃ NOME DA SUICIDA: E. L. S. IDADE: 36 anos ENDEREÇO DA OCORRÊNCIA: Rua XXX Jd. Itapuã. MOTIVAÇÃO: Não aceitação do fim de 20 anos de casamento. INSTRUMENTO UTILIZADO PELA SUICIDA: Faca. INÍCIO DA OCORRÊNCIA: 16h00min. PRIMEIRA INTERVENÇÃO: Realizada pela equipe do Corpo de Bombeiros que teve a duração de 30 minutos, quando chegou a Equipe de Negociação Policial. TEMPO DE NEGOCIAÇÃO: 03h16min.

DETALHES Depois de 03h16min de negociação, a causadora da crise demonstrava com suas atitudes percebidas pela Equipe de Negociação Policial de que realmente ela poderia cometer o intento de suicidar-se. Diante das circunstâncias e visando a preservação da vida da causadora da crise existiu a necessidade de intervenção da Equipe do GATE. Face a ação rápida da equipe do GATE foi preservada a vida da causadora do evento critico, sendo que esta apenas conseguiu ferir os pulsos superficialmente e teve um pequeno corte pescoço provocado por si própria.

REFÉM LOCALIZADO – JARDIM OLINDA DATA DO EVENTO: 15/06/2009 HORÁRIO DE INÍCIO DA CRISE: 05h e 30min. HORÁRIO DA CHEGADA DO ENEP: 06h e 20min. HORÁIO DE INÍCIO DA NEGOCIAÇÃO: 06h e 25min. DURAÇÃO DA CRISE: 04h e 46min. DURAÇÃO DA NEGOCIAÇÃO: 03h e 40min LOCALIDADE: Rua Glauce Rocha, 588, Vila Olinda.

HISTÓRICO DA CRISE O Causador da Crise (CC) depois de tentativa de furto em uma residência na região foi surpreendido por policiais militares do 10º BPM, que foram acionados pelo CIOPS. Com a intenção de fugir dos policiais o CC invadiu a residência, local da crise, e tomou de refém a pessoa de Paulo Eduardo de Souza utilizando uma chave de fenda. A Equipe de Negociadores Policiais chegou ao local por volta das 06h20min. O CC estava sob influência de entorpecente (pasta base), que foi confirmado pelo mesmo. Em alguns momentos, a equipe de negociadores percebeu que o CC não mantinha coerência com o que falava e quando era solicitado que se rendesse, o mesmo contava uma versão nova do motivo pelo qual não se renderia, ora dizendo que um homem que estava tendo um caso com sua ex-esposa o perseguiu com o intuito de lhe matar, ora alegando que um homem lhe disse que a policia o mataria. Por volta das 10h00, mais tranqüilo, com o efeito do entorpecente passando, o CC liberou o refém e entregou-se a policia. Foi utilizado um advolgado como garantia do acordo.

Perguntas?