RECURSOS HUMANOS Aplicada na Produção.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Assistente Administrativo
Advertisements

Gestão de Pessoas: Motivação
MOTIVAÇÃO Motivação é o processo responsável pela intensidade, direção e persistência dos ESFORÇOS de uma pessoa para atingir uma determinada meta. (Druker,
MOTIVAÇÃO NO TRABALHO Profª Ana Lana.
MOTIVAÇÃO NO TRABALHO Profª Ana Lana.
15:20.
MOTIVAÇÃO Ádria Michelle Aline Camila Batista Keithe Lopes Kely
Motivando empregados e projetando cargos
LIDERANÇA ORGANIZACIONAL.
A abordagem Estruturalista; Abordagem Comportamental
versus Revisando... Teoria X  Escola da Administração Científica
MOTIVAÇÃO É fazer com que uma pessoa ou um grupo de pessoas, cada qual com suas características de personalidade distintas, necessidades próprias, a trabalhar.
Motivação Texto 05: A motivação humana Autor: Chiavenato.
Como Motivar Pessoas Equipe: Agenor Gomes Ilídio Vilaça
Conceitos de Marketing Professor: Sérgio Henrique Barszcz
Motivação Introdução.
MOTIVAÇÃO: Provém do verbo latino "movere" que significa mover-se. Ambas indicam um estado de despertar do organismo. Motivação, explica Vergara, é uma.
Valor Consultoria Empresarial
COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
CAPÍTULO 11 Motivação.
O QUE FAZ ALGUMAS PESSOAS DAREM O MÁXIMO DE SI ENQUANTO OUTRAS PROCURAM APENAS FAZER O MÍNIMO INDISPENSÁVEL ? O QUE GERA ENTUSIASMO ? C.O. - Motivação.
Práticas de Apoio à Gestão
Pergunta Clássica: Como motivamos as pessoas?
Gestão da Qualidade – Motivação
MOTIVAÇÃO O QUE É? Conceito subjetivo.
Disciplina: Psicologia Empresarial Professora: Silvia Lorenzoni Perim
I- CONCEITO DE MOTIVAÇÃO Designa um conjunto de forças internas/impulsos que orientam o comportamento de um indivíduo para determinado objectivo. É a força.
TEORIA DE MASLOW E SUA APLICABILIDADE NO AMBIENTE DE TRABALHO
Teorias de Motivação As teorias motivacionais oferecem explicações para o que leva as pessoas a agirem desta ou daquela forma e como você pode convencê-las.
Prof. Esp. Elizeu José dos Santos
Críticas e contribuições do trabalho de Maslow
PSICOLOGIA PARA ADM AulaMOTIVAÇÃO. PREMISSA Toda conduta é motivada. Toda conduta é motivada. *Toda conduta visa a satisfação de alguma necessidade. *Sem.
GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
Motivação enquanto processo O “o que” o homem faz está diretamente ligado ao “porque” e é esse porque que chamaremos de MOTIVAÇÃO Motivação enquanto processo:
MOTIVAÇÃO.
Processos conativos Psicologia, 12º ano.
O Caráter Motivacional da Gestão de Recursos Humanos
Como estimular o Desenvolvimento dos Colaboradores
Abordagem comportamentalista
Funções de marketing Marketing Estudos de Comercialização Mercado
Os Estilos de Liderança
QUEM É O CONSUMIDOR.
QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO
MOTIVAÇÃO NO TRABALHO.
A teoria motivacional de Maslow
Tema 10 – Motivação: Conceitos básicos
ADMINISTRAÇÃO EM MARKETING.
Marketing Administração de Marketing Kotler e Keller
Profa. Daciane de Oliveira Silva
MOTIVAÇÃO.
MOTIVAÇÃO PPB.
A Liderança e seus Conceitos
COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
MOTIVAÇÃO SKINNER -Teoria do reforço
Teorias Motivacionais aplicadas à Administração
Stelita Silva Gestão de Pessoas Stelita Silva
ciência empenhada em compreender e explicar as reações humanas””””.
MOTIVAÇÃO Processo responsável pela intensidade, direção e persistência dos esforços de uma pessoa para o alcance de uma determinada meta. É um processo.
Consumidor Comportamento. Introdução O estudo do comportamento do consumidor é uma área fundamental de marketing, visto que conhecer o consumidor, sua.
O comportamento do Consumidor
Carlos Freire 2014 Marketing Administração de Marketing Kotler e Keller.
ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAS
Teoria das Necessidades Abraham Maslow. Abraham Maslow, um dos maiores especialistas em motivação humana apresentou uma teoria da motivação, onde as necessidades.
MOTIVAÇÃO.
Ciclo Motivacional Profª. Tatiane Darino.
COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR Hierarquia das Necessidades de Maslow
MOTIVAÇÃO E LIDERANÇA Motivação – processo que faz as pessoas se comportarem do jeito que se comportam, ou seja, força motriz interna dos indivíduos que.
MOTIVAÇÃO MOTIVAÇÃO Psicologia Escolar
Atividade Interdisciplinar I
FUNDAMENTOS ADMINISTRATIVOS AULA 8 – GESTÃO DE PESSOAS Profª Bruna Rossetti - Unip Alphaville (Fonte: Introdução à Administração - Antonio Cesar A. Maximiliano.
Transcrição da apresentação:

RECURSOS HUMANOS Aplicada na Produção

MOTIVAÇÃO HUMANA Então como vimos a motivação vem de dois fatores ou motivos que impulsiona ou provoca a motivação para o trabalho. É uma interação entre os motivos/fatores internos das pessoas e os estimulos da situação ou ambiente, chamados de motivos/fatores externos. Entao:

MOTIVAÇÃO HUMANA MOTIVOS INTERNOS: Necessidades, aptidões, Valores e outros M O T I V A Ç Ã O MOTIVOS EXTERNOS Estímulos ou incentivos do ambiente

MOTIVAÇÃO HUMANA As teorias a respeito das necessidades humanas fornecem a primeira explicação importante para o papel dos motivos internos na motivação. Segundo essa idéia, o comportamento humano é motivado por estímulos interiores chamados necessidades, que são estados de carência. As pessoas agem, nas mais diferentes situações, para satisfazer a esses estados de carência.

MOTIVAÇÃO HUMANA Por exemplo a fome é uma necessidade que motiva o organismo a procurar alimento (direção da motivação). Quanto mais forte essa necessidade, maior é o empenho em realizar o objetivo de conseguir alimento (intensidade da motivação). Uma vez satisfeita a necessidade, o organismo passa para um estado de saciedade ou satisfação, e o alimento deixa de representar um estimulo. A motivação para aquele determinado comportamento deixou de existir (duração da motivação)

MOTIVAÇÃO HUMANA Outras necessidades podem ter um clico de satisfação mais longo, não sendo atendidas pontualmente, de momento a momento. É o caso da motivação para o poder, que não provoca a saciedade, mas pode ficar mais intensa a cada momento.

MOTIVAÇÃO HUMANA Certas necessidades são instrumentais para a satisfação de outras. Há necessidades que são terminais, satisfazendo-se em si mesmas. Para algumas pessoas, a necessidade de ganhar dinheiro é instrumental (ou, é um instrumento) para o atendimento das necessidades de sobrevivência. Para outras pessoas, a necessidade de ganhar dinheiro é terminal – é uma finalidade em si mesma.

MOTIVAÇÃO HUMANA Segundo as teorias sobre as necessidades humanas, a realização de objetivos e o desempenho estão ligados à busca da satisfação de carências. Sabendo que, se o objetivo for alcançado, uma carência será satisfeita, a pessoa empenha-se na perseguição, tanto mais intensamente quanto mais forte seja a carência.

MOTIVAÇÃO HUMANA A noção de que as necessidades humanas estão organizadas numa espécie de ordem ou hierarquia que desempenha um papel importante no estudo da motivação. Uma das principais teorias que se baseia nessa noção foi proposta por Abraham Maslow. Segundo esse autor, as necessidades humanas são divididas em cinco categorias a seguir:

MOTIVAÇÃO HUMANA

MOTIVAÇÃO HUMANA De acordo com a teoria de Maslow: As necessidades fisiológicas estão na base da hierarquia. As pessoas procuram satisfazê-la antes de se preocupar com as de nível mais elevado Um necessidade em qualquer ponto da hierarquia precisa ser atendida antes que a necessidade de nível seguinte se manifeste. Se uma necessidade não for satisfeita, a pessoa ficará estacionada nesse nível de motivação.

MOTIVAÇÃO HUMANA Uma vez atendida, uma necessidade deixa de se fazer sentir. A pessoa passa a ser motivada pela ordem seguinte de necessidades. As pessoas estão num processo de desenvolvimento contínuo. As pessoas tendem a progredir ao longo das necessidades, buscando atender uma após outra, e orientam-se para a auto-realização. Uma necessidade pode predominar sobre as demais, devido a fatores como idade, meio social ou personalidade. Ex. a necessidade de auto-afirmação é predominante na juventude.

MOTIVAÇÃO HUMANA Aplicando a teoria de Maslow ao desempenho no trabalho: O trabalho e o ambiente de trabalho podem satisfazer uma ampla gama de necessidades, instrumentais e terminais, desde as necessidades de sobrevivência até as de auto-realização. As necessidades e a capacidade de satisfazê-las, no entanto, dependem das características das pessoas e da situação de trabalho. Por exemplo: o trabalho em uma fábrica pode satisfazer a necessidades de sobrevivência, convivência social e de auto-estima.

MOTIVAÇÃO HUMANA Já o trabalho em um observatório astronômico, onde umas poucas pessoas passam as noites em silêncio, observando o universo, as necessidades de auto-realização e reconhecimento em uma comunidade técnica são mais importantes. O trabalho e a situação de trabalho também criam necessidades, em vez de satisfazê-las. Os trabalhadores passam então a reclamar seu atendimento, o que também é uma forma de comportamento motivado por necessidades ou carências. Ex.: trabalhar me lugares que oferecem risco de vida intensifica a necessidade de segurança.

RECURSOS HUMANOS Aplicada na Produção