Momento histórico Anos 50: Família monogâmica, hierarquizada

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A escola e a prevenção ao uso de drogas
Advertisements

Dinâmica e Gênese dos Grupos
A Teoria sistêmica da administração
Psicologia Aplicada e Ética Profissional
ESCOLA DE SISTEMA. PROF ELCIO HENRIQUE –
Não há factos em si, exteriores ao indivíduo; O papel do investigador não é estabelecer nem descobrir um conjunto de factos, mas sim observar atentamente.
Teorias Pós-críticas do Currículo
Prof. Dra. Maria Virginia Llatas
TERAPIA FAMILIAR SISTÊMICA
Diretriz Curricular Estadual - Biologia Encaminhamentos.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Profa. Dra. Flavinês Rebolo Lapo
A NATUREZA DAS CIÊNCIAS DO COMPORTAMENTO
  ORGANIZAÇÕES.
Comportamento Organizacional
Disciplina: FCA II Aula 9: Teoria Sistêmica
Administração Geral - Aula 05
TEORIA CONTINGENCIAL SEMINÁRIO ADMINISTRAÇÃO
PSICOPEDAGOGIA INSTINTUCIONAL
NATUREZA DAS ORGANIZAÇÕES
Pesquisa em Comunicação I Capítulo 2 - A Pesquisa como ferramenta do processo comunicativo PESQUISA EM COMUNICAÇÃO PESQUISA DE OPINIÃO PESQUISA DE.
Uma Análise Autopoiética das Comunidades Virtuais
Pesquisa em grupoterapia
JAY HALEY Terapia Familiar Sistêmica Estrutural
SISTEMA TEORIA DE SISTEMAS ABORDAGEM SISTÊMICA.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
MEDIAÇÃO DE CONFLITOS Aula 5 – BASES DA MEDIAÇÃO.
Teoria do Desenvolvimento Organizacional (D.O.)
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DA MATEMÁTICA CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSO ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO.
Jean Piaget Foi professor de Psicologia na Universidade de Genebra de 1929 a 1954 e tornou-se mundialmente reconhecido pela sua revolução epistemológica.
Questões envolvendo autoconceito, auto-estima e gênero
O profissional da gestão escolar e suas implicações
GEEF – GRUPO DE ESTUDOS DE EMPRESAS FAMILIARES
Teoria Geral dos Sistemas
MÉTODOS E TECNICAS EM ERGONOMIA
Amanda Oliveira Jéssica dos Santos Valin Mayara Arci Rezeck
FAMÍLIA DEFINIÇÕES.
SÓCIO POLÍTICO Preocupada com a função social da Educação Física que se pratica na escola. Procura compreender o ser humano em sua totalidade e ainda.
A prática do psicologo no CRAS
Constatação subjacente a Teoria dos Sistemas:
Max Weber e as ações sociais
Unidade VI Perspectiva do Poder
TEORIA DE SISTEMAS   .
TEORIAS DA PSICOLOGIA SISTÊMICA
Dante Pinheiro Martinelli Flávia Angeli Ghisi Nielsen
Psicoterapia Breve Psicodinâmica ou de Orientação Psicanalítica
O Processo Terapêutico em Terapia Familiar Sistêmica
GESTÃO POR COMPETÊNCIAS
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
A atuação do Psicólogo junto à família Atenção: Prevenção, Mediação e Intervenção.
Psiquiatria Reformada
Fundação Vanzolini Projeto WWW. Escola ano Módulo: Exemplos de Aplicação das TIC. Disciplina: Projetos Integrados com Tecnologia.
SAÚDE RENOVADA Essa abordagem vai ao encontro do movimento biológico higienista, entretanto o que difere é a participação de todos nas atividades, além.
A História da Terapia com Famílias
Escolas de Terapia Familiar
Família O termo “família” é derivado do latim “famulus”, que significa “escravo doméstico”. Este termo foi criado em Roma Antiga para designar um novo.
A FAMILIA SISTEMA VIVO.
Psicologia e Comunidade
Unidade II: Contexto sócio-cultural e jurídico
CURSO DE ACONSELHAMENTO PIB SJCAMPOS
Apresentação ApresentaçãoApresentaçãoApresentação.
Terapia Familiar Estrutural
Aprendizagem Organizacional Luciano Thomé e Castro.
Somos todos seres sociais
Universidade do Estado de Santa Catarina Mudança Organizacional e Administração do Estresse. Alunos: Ricardo Ruths Rosana M Coelho Ulysses C Ferreira.
ABORDAGENS DA PSICOLOGIA PROF. ALESSANDRA TONELLI.
TEORIA SISTÊMICA CONSTRUTIVISTA
Terapia familiar A terapia familiar evoluiu a partir de uma multiplicidade de influências tendo recebido contribuições de diferentes áreas do conhecimento.
Aula 1- Parte I Somos todos seres sociais
Transcrição da apresentação:

Momento histórico Anos 50: Família monogâmica, hierarquizada Pós 2ª guerra mundial Franco Baságlia: antipsiquiatria – contexto familiar leva a loucura

Anos 60: Família igualitária (projeto do indivíduo em detrimento do projeto do grupo familiar; mudanças nas relações de gênero) Mudanças das relações econômicas Diferenciação entre sexualidade e reprodução Mundo relacional: instável, desordenado, quase ilimitado Família: não cabe mais dentro de um único rótulo “Paradoxalmente, a compreensão da dinâmica familiar adquirem grande importância, e foi reafirmada a ênfase aos fatores etiológicos sociais”

Relembrando: Linhas de influência 1) PSICANÁLISE: Freud: família influencia o individuo Ackeman: um dos primeiros a atender a família como um todo Sullivan: Psicanálise Social Adler: Psicanálise Social O foco é no indivíduo Enfatizam a resolução de conflitos intrapsíquicos do que a reestruturação das relações interpessoais na família

2) Teoria Geral dos Sistemas e Cibernética: Bertalanffy (1936): sistemas vivos são sistemas abertos, que trocam energia com outros (Teoria Geral dos Sistemas) Winner (1943): conceito de retroalimentação; causas circulares (Cibernética) Bateson: cibernética de 2ª ordem; funda (1952-1962) o Grupo de Palo Alto, na California, para pesquisar a comunicação (mensagens contraditórias emitidas pelos esquizofrênicos)

Com estas influências surgem os modelos: A) Historicamente Orientados: BOWEN: diferenciação; triangulação BOSZORMENYI-NAGI: livro de contas; lealdades invisíveis FRAMO MONICA MCGOLWICK: genograma História da família: compreensão do sintoma, através do estudo das interações familiares multigeracionais; história passada para ampliar o presente

B) Ecológico, Estratégico Estrutural: Auerswald – programas para a comunidade B 2) Estrutural: MINUNCHIN – estrutura familiar: papel do pai, mãe e filhos; fronteiras; tarefa para casa

B 3) Estrutural Estratégico: JAY HALEY Hierarquias incongruentes: CLOÉ MADANES alianças x colisões Modelo Sistêmico de Milão: jogo familiar; rituais O presente do indivíduo é o seu passado mais as circunstâncias presentes Terapia de ação: modificar o presente e não para explorar e interpretar o passado

C) Interacional Comunicacional: Don Jackson VIRGINIA SATIR PAUL WATZLAWICK Weakland WHITAKER Publicaram o livro a Pragmática da Comunicação Humana onde tentaram sintetizar as idéias de Bateson sobre a comunicação. Todo comportamento é uma comunicação portanto indicadores seguros do funcionamento interpessoal Duplo-vínculo, homeostase e interação

O Pensamento Sistêmico: um novo Paradigma da Ciência

Paradigma: “regras ou regulamentos, pressupostos que trazemos conosco, para lidar com as diversas situações com que nos confrontamos” Dinâmica: motorista (porco) Dinâmica: um jeito “certo” de cortar o queijo (pizza) Dinâmica: ligue 9 pontos com apenas 4 segmentos de reta sem tirar o lápis do papel

Décadas de 70 e 80: limitações do paradigma da Ciência Tradicional (se fundamenta em 3 pressupostos básicos): - Simplicidade: fragmenta; localiza o problema - Estabilidade: conhece as regras do funcionamento; procura a causa - Objetividade: como ela é na realidade; busca a verdade

Ciência Contemporânea: - Complexidade - Instabilidade: constante transformação - Intersubjetividade ou Objetividade entre parênteses: a realidade é construída por nós, no entrecruzamento de nossas subjetividades; implicações e não aplicações “Os terapeutas se vêem, juntamente com a família, como partes de um mesmo sistema, o sistema terapêutico” ( Juliana G. Aun)

É reconhecer a complexidade organizada do universo Mundo: processo de tornar-se Acreditar nos recursos de auto-organização dos sistemas e em suas possibilidades de mudança e evolução Não existe realidades objetivas: vamos construindo as realidades - físicos, biológicos ou sociais – à medida que interagimos com o mundo

Não usar o verbo Ser Dizer: “Ele está autoritário na relação com alguém”; Com quem (faz parte do problema)?; Este alguém: “como esta contribuindo para isso?”, “ O que pode ser feito para facilitar este relacionamento?” Respeito pela verdade do outro Teoria Científica do Observador: vive e agi no mundo; inexistência da realidade e da verdade; observa sua própria participação

“O Profissional Novo-paradigmático cria e mantém um contexto em que todos possam participar de forma colaborativa para a solução de suas dificuldades” (Vasconcellos) – é um Construtor de Contextos