9 - ROTEIRO PARA IMPORTAÇÃO IMPORTA FÁCIL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Parte 3 Revisão Importação.
Advertisements

CARTILHA DE COMO EXPORTAR
roteiro básico sobre a sistemática de exportação de mercadorias.
Modulo 21 Nuno Silva.
DOCUMENTOS DE EXPORTAÇÃO
Roupas Esportivas Danilo José Caetano Deise da Cruz Rodrigues
Pagamentos internacionais
Pagamentos e Recebimentos Internacionais
ESTRATÉGIAS DE EXPORTAÇÃO
Sistemática de Importação e Exportação
MODALIDADES DE PAGAMENTO
Apresenta.
Contratos de despacho aduaneiro
Prof. Angello Reggio Neto
BALCÃO DE COMÉRCIO EXTERIOR
Aduaneiros de Importação
Passo a Passo da Exportação Encomex Vitória – 02/07/09
Legislação de DB Vilma Lima.
Receita Federal do Brasil COORDENAÇÃO GERAL DE ADMINISTRAÇÃO ADUANEIRA
Receita Federal do Brasil COORDENAÇÃO GERAL DE ADMINISTRAÇÃO ADUANEIRA
Comércio Internacional
Procedimentos Aduaneiros na Importação
Empresa Através de seu diretor o Sr. Robinson Collado, Despachante Aduaneiro que a mais de quinze anos desenvolve no mercado um trabalho sério e comprometido,
MODALIDADES DE PAGAMENTO - COMEX Prof. Moacir Danziato
Faculdade de Tecnologia de Indaiatuba FATEC-ID
BUSCA DA QUALIDADE DA INFORMAÇÃO (RISCO FISCAL)
MANUAL DE PROCEDIMENTOS CONTABILIDADE X CLIENTE
Sistemática de Importação e Exportação
Sistematização das importações (Aspectos administrativos, operacionais e financeiros) Introdução Licenciamento das importações: geralmente dispensadas,
Vaga Administrativa: Contas a Receber - COBRANÇA
IMPOSTO DE IMPORTAÇÃO Regime de Tributação Unificada - RTU
ADM. Mercado Exterior Balanço de Pagamentos
NEGÓCIOS INTERNACIONAIS
EXPORTAÇÃO/IMPORTAÇÃO
IMPOSTO DE IMPORTAÇÃO Pagamento do Imposto
Sistematização das exportações (Aspectos Administrativos, Operacionais e Financeiros) Exportações: quatro grupos (livres, sujeitas a limitações, suspensas.
17 Anos Importando e Exportando Soluções “ Programa de Treinamento”
Despacho Aduaneiro.
Comercial -Aduana – Agenciamento – Financeiro - Contábil
As operações de importação envolvem:
Importação e Exportação
ADM 1520 Comércio Exterior UCG SISCOMEX Profª. Selma Maria da Silva.
DESPACHO ADUANEIRO EXPRESSO LINHA AZUL
SISTEMA INTEGRADO DE COMÉRCIO EXTERIOR - SISCOMEX
4 – SIST INFO COMEX.
Modalidades de Pagamento no Comercio Internacional
UNIDADE I Tributos Incidentes no Comércio Exterior
2.5 – EXPORTAÇÃO - NOÇÕES INTRODUTÓRIAS
CEPEX – PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO EMPRESARIAL – MÓDULO DE SISTEMÁTICA DE COMÉRCIO EXTERIOR SISTEMÁTICA DE COMÉRCIO EXTERIOR AULA – 04.
SISTEMÁTICA DE COMÉRCIO EXTERIOR
5 – MOD PAG.
MAGA Serviços Aduaneiros Ltda.
Planejamento e Avaliação de Projetos para Exportação
Importação e Exportação na UFSC
10 - ROTEIRO PARA EXPORTAÇÃO EXPORTAR É FÁCIL
Tributos Internacionais
INTCEX 11 - DOCUMENTOS NO COMEX.
O que é isso? O Empreendedor Individual é a pessoa que trabalha por conta própria e que se legaliza como pequeno empresário. Para ser um empreendedor.
INTCEX 2.4 IMPORTAÇÃO NOÇÕES INTRODUTÓRIAS IMPORTAÇÃO IMPORTAÇÃO Operação do comércio internacional entre países que envolve a ENTRADA DE MERCADORIAS.
O sistema cambial COMEX. NOÇÃO DE CÂMBIO  Câmbio é compra ou venda de moedas estrangeiras ou de papéis que as representem.  No Brasil, em decorrência.
Eduardo Ramos de Santana AUDITORIA FISCAL AUDITORIA DAS CONTAS DE RESULTADO.
SISTEMA CAMBIAL Controlado pelo BANCO CENTRAL DO BRASIL
Original LogísticaFundap. Trading, Network e Expertise A Original Internacional, junto à Original Logística, soma um pacote de serviços e soluções integradas.
Original LogísticaOriginal Internacional FUNDO PARA O DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES PORTUÁRIAS.
20091 COMÉRCIO EXTERIOR 2 Prof. Ricardo S. N. Nóbrega.
SISTEMÁTICA DO COMEX 5 – MODALIDADES DE PAGAMENTO DO COMEX.
Prof. Cláudio Costa do Amaral1 CÂMBIO e pagamentos internacionais no comércio exterior TPC.
Carta de Crédito Publicação 600 (UCP 600)
9 - ROTEIRO PARA IMPORTAÇÃO IMPORTA FÁCIL
5 – MODALIDADES DE PAGAMENTO NO COMEX
Transcrição da apresentação:

9 - ROTEIRO PARA IMPORTAÇÃO IMPORTA FÁCIL INTCEX 9 - ROTEIRO PARA IMPORTAÇÃO IMPORTA FÁCIL

ROTEIRO IMPORTAÇÃO 1º - Registro da empresa Atualizar o objeto social da empresa incluindo a atividade de importação 2º - Inscrição no Registro de Exportadores e Importadores - REI O registro no REI será fornecido automaticamente pelo Siscomex, mediante cadastramento na Receita Federal. 3º - Análise e seleção dos potenciais fornecedores Empresas que desejam importar e ingressar neste setor devem seleção de fornecedores externos de acordo com interesses e estratégias e necessidades. 4º - Caracterização do produto a ser importado Classificação tarifária do produto para verificação dos impostos incidentes sobre as mercadorias, tratamentos administrativos e benefícios de redução de alíquotas através dos acordos internacionais.

ROTEIRO IMPORTAÇÃO 5º - Contato com o exportador – negociação Cotação dos produtos. Os importadores poderão utilizar intermediários como: agentes comerciais e representantes, corretoras, etc. 6º - Despachante (opcional) Nomear um despachante aduaneiro, que esteja acostumado a trabalhar com produtos similares a fim de fazer o desembaraço da mercadoria e documentação no prazo certo. 7º - Análise da fatura pro forma De posse da fatura pro forma, o importador tem condições para analisar os aspectos que envolvem a operação, começando pela verificando a classificação tarifária a ser adotada para definir os procedimentos cambiais, administrativos e tributários.

ROTEIRO IMPORTAÇÃO 8º - Observar mercadoria/operação, se sujeitos a controles especiais Para mercadoria ou operação de importação sujeita a controles especiais ou anuentes, a importação estará sujeita a licenciamento não-automático. Nesse caso o importador deverá solicitar no Siscomex, a Licença de Importação (LI) antes do embarque, ao receber a fatura pro forma. 9º - Elaboração de Planilha de Estimativa de Custos da Importação Adiciona-se ao preço FOB da mercadoria os custos de Frete Internacional, Seguro de Transporte Internacional, I I, IPI, ICMS, PIS, COFINS, Despesas Bancárias, Taxas Portuárias e Taxas de Armazenagem, Despachante Aduaneiro e Frete Interno, etc. 10º - Fechamento do negócio O importador receberá a formalização do pedido, confirmado por e-mail. O exportador deverá enviar uma fatura pro forma ao importador para obter licença de importação no país de destino sendo prova de confirmação do negócio tratado.

ROTEIRO IMPORTAÇÃO 11º - Emissão de Documentos de Embarque O exportador estrangeiro prepara a emissão da fatura comercial, conhecimento de transporte original e demais documentos necessários para o desembaraço da mercadoria, no Brasil. 12º - Câmbio Modalidades de pagamento: Pagamento Antecipado: Pagamento antes da mercadoria Remessa sem saque: Mercadoria antes do pagamento Cobrança à Vista / à Prazo: O banco do exportador cobra o valor da compra em troca dos documentos de posse da mercadoria Carta de Crédito: ordem de pagamento ao exportador, condicionada ao cumprimento das exigências relacionadas com a transação comercial.

ROTEIRO IMPORTAÇÃO 14º - Contratação do Seguro Deverá ser contratado pelo importador. 15º - Embarque da Mercadoria Só haverá o embarque da mercadoria após contratação do seguro e do frete, no caso das mercadorias sem licenciamento automático, após a emissão da LI. Após o embarque, o exportador deverá remeter ao importador os documentos necessários ao desembaraço: fatura comercial, conhecimento de embarque e outros documentos 16º - Liberação da mercadoria Processar a liberação da mercadoria com a preparação da Declaração de Importação (Dl), o pagamento dos tributos e das despesas de transporte

ROTEIRO IMPORTAÇÃO 17º - Registro da DI Registrar a DI através do SISCOMEX Importação e entregar o extrato da DI e demais documentos na alfândega. 18º - Análise da DI Aguardar a análise da alfândega dependendo do canal atribuído na Dl. A conferência aduaneira selecionará os despachos para cada um dos seguintes canais: Canal verde Canal amarelo Canal vermelho Canal cinza 19º - Pagamento de despesas Após a liberação da mercadoria pela alfândega, efetuar o pagamento das despesas portuárias ou aéreas para retirar a mercadoria e emitir a nota fiscal de entrada.

ROTEIRO IMPORTAÇÃO 20º - Pagamento/Contratação /Liquidação do Câmbio O pagamento ao exportador é feito pela contratação de câmbio O importador terá sua conta ‘debitada em reais, com a remessa da moeda estrangeira equivalente para pagamento ao exportador no exterior. O momento exato desta remessa dependerá da modalidade de pagamento tratada entre as partes e do prazo de pagamento pactuado. 21º - Registros fiscais, contábeis, administrativos e de arquivo A empresa deverá manter em seus arquivos contábeis os documentos pertinentes à importação: nota fiscal de entrada, DI -Declaração de Importação, Comprovante de Importação (desembaraço), Fatura Comercial, Contrato de Câmbio, Conhecimento de Embarque e DARF’s dos impostos pagos. Por segurança, caso a contabilidade da empresa seja terceirizada, é conveniente a elaboração de arquivo individual dos originais, englobando os documentos que fizerem parte do processo. Esses documentos deverão ser guardados pelo prazo de cinco anos.