Escola Palavra Viva Ensino Fundamental

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Advertisements

ÁREA DO CONHECIMENTO.
CENTRO DE EDUCAÇÃO COMUNITÁRIO PRÉ-ESCOLAR ESTRELINHA
PROJETO RELACIONADO AS TECNOLOGIAS PEDAGOGICAS NA ÁREA DO ENSINO FUNDAMENTAL.
PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA Direitos de Aprendizagem
CLARICE LISPECTOR (1920 – 1977) Medo da eternidade.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA “A HETEROGENEIDADE.
ÉDNA MENDES KLEIN PIRES
Educação Infantil Reunião de Pais – 2012.
TURNO INTEGRAL.
Presidente Venceslau São Paulo Prof. Luci Mara Colette
Orientação Técnica Recuperação Paralela Língua Portuguesa
Esta é a escola onde trabalho
PCNs – 1º Ciclo Língua Portuguesa. É pela mediação da linguagem que a criança aprende.
HETEROGENEIDADE “Diferentes percursos, direitos iguais”
Os níveis básicos da leitura
Rotina na Alfabetização:
Professor Auxiliar nas aulas de Língua Portuguesa
Reunião de Pais e Professoras E. M. ERWIN PRADE 2008
Ensino Fundamental 1º e 2º ANO
PROJETO EDUCA + AÇÃO REUNIÃO PEDAGÓGICA 25/04/2008
Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Uma escola ALFABETIZADORA
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
OS ERROS ORTOGRÁFICOS MAIS COMUNS NAS SÉRIES INICIAS
PROGRAMA NACIONAL ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Encontro com Professores Coordenadores dos Anos Finais fevereiro de 2014 OBJETIVO: Subsidiar os PCs do Ensino Fundamental - anos finais, quanto a sondagem.
Teacher Marilisa Lichtenberg English
PROJETO UNIDADE II DISCIPLINA: NOVAS TECNOLOGIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO
HETEROGENEIDADE “Diferentes percursos, Direitos iguais”
TURNO INTEGRAL.
Oficina de Apropriação de Resultados
A apropriação do sistema ortográfico
Relatório de Proposta de Projeto
ESCOLA MARGARIDA PARDELHAS
COLÉGIO BOM JESUS SANTO ANTÔNIO - BLUMENAU 8ª SÉRIE 2014
ROSANA DE OLIVEIRA SANTOS PORTO ALEGRE - RS
Análise Pedagógica PAEBES-Alfa Língua Portuguesa e Matemática
PEDAGÓGICA/ADMINISTRATIVA
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
VOCÊ SABE INTERPRETAR AS HIPÓTESES DE ESCRITA DE SEUS ALUNOS?
ADELAIDE REZENDE DE SOUZA
Ano 2 Unidade 1.
Coordenadoria do Ensino Fundamental
GRUPO DE ESTUDOS PNAIC / 2014 ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA
NÍVEIS DE EVOLUÇÃO DA ESCRITA ALFABÉTICA
Organização do espaço e do tempo na Educação Infantil
PROFª Leila de Souza Ganem
ALFABETIZAÇÃO ? NA IDADE CERTA ?
Encontro com professores – Maio /11
ESCOLA ATIVA MONTESSORIANA SISTEMA MONTESSORI DE EDUCAÇÃO
PROFª. Leila de Souza Ganem
PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Currículo no ciclo de alfabetização: consolidação e monitoramento do processo de ensino e de aprendizagem UNIDADE 1 ANO 2 Aprofundando o tema 3- Avaliação.
Domínio da Leitura e Escrita
PROPOSTA PARA O 1º ANO 6 ANOS
Grupo: Miriã Suellén Poliana Cristina Rebeka Viviane Cristina
Educação Infantil Horário Matutino – 7h30/11h50
O PROCESSO DE ESCRITA NA ALFABETIZAÇÃO
“Um país se faz de homens e livros”
Manhã: 7h20 às 11h50 Tarde: 13h10 às 17h40 Lanche Manhã: 9h às 9h20 Tarde: 15h às 15h20 Entrada e Saída: Rua São Luís.
ROTINA DIDÁTICA PARA ALFABETIZAR-LETRANDO
Colégio Sergio Buarque de Holanda
ATIVIDADES EXTRA CURRICULARES Esportes - Futebol de Salão, Handeboll Teatro Coral Informática Dança ( Street Dance ) Músicas ( Aula de Guitarra,
REUNIÃO DE PAIS FEVEREIRO 2011 Educação Emocional Propicia o aconchego, o carinho, o abraço, a descoberta que o caminho é mais importante que a chegada.
Colégio Maria Imaculada Dr. Piero Roversi
RESULTADOS EDUCAÇÃO INFANTIL
Projeto: SOU LETRANDO. Acadêmicos: Thainara Lobo e Ailton Ourique
ALFABETIZAÇÃO.
Formação continuada 3º Encontro
Transcrição da apresentação:

Escola Palavra Viva Ensino Fundamental 1 º ano

Manhã: Entrada - 7 horas e 30 minutos HORÁRIO DE ENTRADA Manhã: Entrada - 7 horas e 30 minutos Saída - 12horas Tarde: Entrada – 13 horas Saída – 17 horas e 30 minutos Observação: O horário deve ser sempre respeitado para que o aluno tenha um bom aproveitamento pedagógico.

GRADE CURRÍCULAR Disciplinas Disciplinas extras Língua Portuguesa 05 Matemática História 02 Geografia Ciências Arte 01 Educação Física Disciplinas extras Inglês 02 Espanhol 01 Informática Música Geometria --  Prod. de Texto

HORÁRIO MANHÃ Horário Aula Segunda-feira 07h30 - 08h20 1º aula Ed. Física 08h20 - 09h10 2º aula História 09h10 - 09h30 Lanche 9h30 - 10h20 3º aula 10h20 - 11h10 4º aula L. Portuguesa 11h10-12h 5º aula Música

HORÁRIO TARDE Horário Aula Segunda-feira 13h - 13h50 1º aula Música Ed. Física 14h40 - 15h00 3º aula Matemática 15h - 15h20 Lanche 15h20 - 15h50 15h50 - 16h40 4º aula Geografia 16h40-17h30 5º aula

OBJETIVO A equipe Palavra Viva tem como objetivo o desenvolvimento integral do aluno. Priorizamos a alfabetização do aluno levando em conta todo o conhecimento já adquirido. Temos como compromisso a alfabetização de nossos alunos até o final do ano letivo levando em conta sempre a individualidade, respeitando as fases de desenvolvimento e a maturidade neurológica de cada um.

NÍVEIS DA LINGUAGUEM ESCRITA Nível Pré-Silábico - Nessa fase a criança utiliza diversos caracteres para a escrita de palavras, frases e textos. Nível Silábico - Utiliza os símbolos gráficos de forma aleatória, usando apenas consoantes, ora apenas vogais, ora letras inventadas e repetindo-as de acordo com o número de sílabas das palavras. Nível Alfabético - a criança agora entende que: a sílaba não pode ser considerada uma unidade e que pode ser separada em unidades menores, a identificação do som não é garantia da identificação da letra, o que pode gerar as famosas dificuldades ortográficas, a escrita supõe a necessidade da análise fonética das palavras 

O ERRO NO 1º ANO A Equipe Palavra Viva entende que o “erro” do aluno deve ser trabalhado, pois, demonstra a construção da escrita. Com o passar do tempo o aluno começa ter uma certa preocupação com a ortografia, porque nesse momento não está mais descobrindo a escrita. Alguns erros ortográficos podem permanecer por um tempo, um exemplo disso são as regras de acentuação que serão assimiladas com o desenvolvimento escolar do aluno.

Objetivos do currículo obrigatório Língua Portuguesa: A letra cursiva será apresentada primeiramente de forma lúdica, fazendo sempre referência a letra de impressa. Sempre trabalharemos com músicas, poemas, trava línguas, textos jornalísticos, dentre outros, sempre respeitando o gênero textual pertinente a idade do educando. Matemática: Ao final do ano letivo o aluno será capaz de realizar adições e subtrações com duas casas decimais sem reservas, além disso também é trabalhado situações problemas envolvendo sistema monetário. História: O aluno aprende que ele faz parte da história e que ela é escrita partindo de situações individuais e em grupo. Geografia: Trabalhamos exercícios de lateralidade e começamos a perceber a paisagem do lugar onde vivemos e descrevê-la geograficamente. Ciências: Conceitos de saúde e higiene são trabalhados e alguns experimentos são realizados. Arte: Desenvolvemos nessa disciplina a criatividade do aluno. Educação Física: Desenvolver o sistema motor e sua consciência corporal.

Disciplinas Extras Produção de texto: O objetivo principal é desenvolver a criatividade textual oral para então alcançarmos a escrita com o decorrer do ano. Inglês: No 1º ano, inicia-se o reconhecimento da escrita associada ao som da pronúncia e da imagem. Espanhol: Enfatizar as quatro destrezas: compreensão de leitura, oralidade, escrita e compreensão auditiva, dentro dos conhecimentos próprios para o 1° ano. Informática: Tem como objetivo a alfabetização tecnológica, através do manuseio da máquina, e do aprendizado de suas possibilidades de acordo com o desenvolvimento intelectual e motor da criança.

R.D. Culinária (Quinzenal) Integral Horário 2ª Feira 3ª Feira 4ª Feira 5ª feira 6ª feira 7h – 7h50   Agenda 7h50 - 8h40 8h15 (auxiliar) 8h30 (auxiliar) P.At. __________ O.F. Lanche ESP ___________ Biblioteca P. A. – 1º Tri ______________ 8h40 – 9h 9h – 9h50 T.C. 9h50 – 10h40 10h – 10h50 G.R. R.D. Culinária (Quinzenal) B./ J.E. R.D. P.L. 10h40 – 11h30 11h – 11h50 P.Q./ Q.D. G.A. Pátio/ P.Q. Pátio/ S.E. Violão / Capoeira ____________ Pátio/ S.E. Judô (1º ao 5º Ped. Manhã) 11h30 – 12h 12h30 – 12h30 12h – 12h50 13h – 13h50 13h – 14h 12h30 – 14h A.R. A.P.M. Xadrez / C.I. Xadrez Ballet (1º e 2º Ano) Fut. (1º e 2º Ano) Robótica C.I. Ballet (3º e 4º Ano) Fut. (3º e 4º Ano) Fut.(5º Ano)/ Judô (1º ao 4º Ped. Tarde) Judô (5º ao 9º)

Extras.