CONTROLE SOCIAL ASPECTOS HISTÓRICOS.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
P A percepção dos riscos é homogênea?
Advertisements

Reunião de apresentação do Projeto Alvorada 23 de fevereiro de 2008
A escola e a prevenção ao uso de drogas
Seguridade Social - Conceito
A história do Saneamento no BRASIL
Psicologia Aplicada e Ética Profissional
Avaliação e capacitação do Sistema CEP-CONEP
NOVOS DESENHOS ORGANIZACIONAIS NA GESTÃO PÚBLICA
Unidade iii Marxismo Slides utilizados na disciplina – Sociologia Aplicada para o Curso de Administração/UFSC Por Prof. Juliana Grigoli.
PLANO DE GESTÃO.
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS ENFERMAGEM
Prof. Dirce Stein Backes
Evolução Histórica da Saúde Ambiental
Cidadania e governança global – ONGs e outras formas de ação.
FORUM PERMANENTE E INTERDISCIPLINAR DA SAÚDE / UNICAMP
Consultoria Etapas do processo de Consultoria
ATUAÇÃO DOS AGENTES DE CONTROLE SOCIAL.
dos serviços/processos
A gestão dos recursos, das pessoas, dos serviços e processos
Sociologia e seu campo – história da sociologia desde os clássicos
Estado e desvios institucionais
Revisão para Avaliação I
“Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos – PNEDH”.
O Sistema Único de Saúde (SUS) foi criado pela Constituição Federal de 1988 para que toda a população brasileira tenha acesso ao atendimento público de.
A IMPORTÂNCIA DAS CONFERÊNCIAS MUNICIPAIS
Contabilidade A profissão contábil vem se transformando ao longo do tempo e estas transformações têm acompanhado basicamente as mudanças da economia global,
Como funcionam as unidades de saúde da familia
AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE: CONTRADIÇÕES DE UMA PRÁTICA Helena Maria Scherlowski Leal David - UERJ.
O MÉTODO CIENTÍFICO E AS POLÍTICAS PÚBLICAS. LEI Depois de constatado um fenômeno você poderá descrevê-lo em forma de enunciado, mas uma lei só pode ser.
AULA: 13/11/2013 TEMA: AS REFORMAS DA ORGANIZAÇÃO ESCOLAR:
RESSARCIMENTO AO SUS Diretoria de Desenvolvimento Setorial – DIDES
O trabalho em equipe no contexto hospitalar: Reflexões à partir da experiência de um programa de residência multiprofissional em saúde. Podemos definir.
O DIREITO NO PENSAMENTO SOCIAL CONTEMPORÂNEO. O pensamento social contemporâneo está cada vez mais confuso em relação à idéia do que seria o direito,
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
IDENTIFICANDO OPORTUNIDADES
CONSELHO DELIBERATIVO DA COMUNIDADE ESCOLAR: A RELEVÂNCIA DE SEU PAPEL NA COORDENAÇÃO DO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA  
QUALIDADE Prof. Enf. Paulo José de Andrade. CONCEITOS O que é qualidade? –Satisfação do cliente (o consumidor final) Qualidade Luxo Atendimento Cliente.
Emile Durkheim e o fato social
CONCEPÇÃO DE REDE INTERSETORIAL JUSSARA AYRES BOURGUIGNON
Ouvidoria Órgão de Participação Social
CAPACITAÇÃO DE ORGANIZAÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL QUE BENEFICIAM DE SUBVENÇÕES ATRAVÉS DO INSTRUMENTO EUROPEU PARA A DEMOCRACIA E DIREITOS HUMANOS.
Como o SIVAM poderá contribuir para a solução de problemas sociais da Amazônia? O SIVAM disponibilizará informações confiáveis, que serão repassadas aos.
Sociedade Civil, Democracia e Desenvolvimento Hermílio Santos.
O que é uma ONG? As ONG's são Organismos Não-Governamentais, criados pela sociedade civil para auxiliar o Estado na consecução de seu objetivo mais importante:
ESTRATÉGIA DA SAÚDE DA FAMILÍA
COORDENADORIA DE GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Estratégia de Saúde da Família
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
Atuação dos agentes de Controle Social
FIM DE FUNCIONAMENTO DE UMA ORGANIZAÇÃO  PARA ONDE VÃO AS INFORMAÇÕES?  EXISTE UM ASPECTO LEGAL QUE DEVE SER CONSIDERADO  RESPONSABILIDADE DA ÁREA.
Experiência desenvolvida pelo Município de Guarulhos - Brasil Etapas percorridas e processos de planejamento Capacitação dos gestores e dos jovens Luiz.
Políticas Públicas de Saúde: PSF
Escola Centro-Oeste de Formação da CUT – Apolônio de Carvalho Centro de Formação em Economia Solidária da região Centro-Oeste.
P lantas Medicinais e Fitoterápicos: uma resposta nacional Curitiba, março de 2006 COP 8 - CDB Articulação Pacari.
TERRITORIALIZAÇÃO.
Profa. Dra. Andréa de Sousa Gama
Marketing “É o processo de planejar e executar a concepção, estabelecimento de preços, promoção e distribuição de idéias, bens e serviços a fim de criar.
Formação, prática profissional e cultura de segurança Grupo B.
Políticas Públicas para a Cultura Considerações sobre o conceito de “Políticas Públicas”
Atuação e função do MPF A fiscalização e o estímulo à regular aplicação do dinheiro público federal.
“FORMAÇÃO PARA CONSELHEIROS MUNICIPAIS DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE E CONSELHEIROS TUTELARES” PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE CONSELHOS.
Universidade do Estado da Bahia Curso: Licenciatura em Ed. Física Disciplina: Políticas Públicas de Esporte e Lazer Docente: Luiz Rocha Componentes: Adilton.
Administração do Terceiro Setor
Programando o Atendimento das Pessoas com Diabetes Mellitus
26/10/2015 Tema:  Estrutura das Políticas Públicas em escala Mundial  Políticas de desenvolvimento do turismo no contextos da OMT, da UE e do Mercosul.
P rograma de Educação Fiscal “Se por ventura um dia ouvirem falar de mim, tenham a certeza de que não será em vão. A Educação perpassa as fronteiras de.
CONTEXTO PROBLEMAS Necessidade de uma urgente e profunda reestruturação sindical frente aos novos objetivos do Mov. Sindical da A.L. 1. Ampliar a representatividade.
Escola de Conselhos do Pará Vivência Formativa Eixo 2: Estado e Políticas CONCEPÇÃO DE REDE INTERSETORIAL JUSSARA AYRES BOURGUIGNON.
REDE DE SUPORTE FAMILIAR E SOCIAL DE PROTEÇÃO AO IDOSO.
Profa. Ms. Raquel Pinheiro Niehues Antoniassi
Transcrição da apresentação:

CONTROLE SOCIAL ASPECTOS HISTÓRICOS

O que é controle social? O controle do Estado pela sociedade; Quem faz este controle? Organismos e instituições não estatais como movimentos sociais organizados, organizações não governamentais, associações e conselhos comunitários. Para a efetivação desse controle, a participação da comunidade é fundamental.

Exemplo de Controle Social Ex. Programa Saúde da Família Reclamações contra médicos e enfermeiros que não fazem as visitas aos domicílios. Falta de cumprimento das atividades a partir de denúncias das comunidades ou a constatação, pelas próprias equipes, de desvios de condutas de membros das equipes que comprometem o trabalho. Surgem até casos de cobranças de consultas.

Reação ao Controle Social Esta situação incomodava os agentes e membros das equipes, principalmente quando atuavam em programas anteriores, desacostumados a esse tipo de controle.

Controle Social e a tradição política brasileira No Brasil, o estilo político tradicional é de resolver as situações caso a caso e, de preferência, no interior dos gabinetes, e não de forma clara, coletiva, transparente e pública.

Controle Social e o“jeitinho brasileiro” O "jeitinho" atravessa a sociedade brasileira desde seu surgimento. Empregado para driblar ou fazer valer determinados interesses. A formação e estruturação da sociedade brasileira foram marcadas pela exploração máxima dos recursos naturais do país para serem vendidos ao mercado europeu.

Origens do controle social O ímpeto de exploração metropolitana no período colonial fez com que o reino português evitasse o desenvolvimento do país e não levasse em conta as peculiaridades nacionais quando da implementação das estruturas administrativas, sociais e econômicas. Assim, o Estado que aqui existia não defendia os interesses brasileiros e, muito menos, os da população local.

“jeitinho brasileiro” é coisa das elites... O Estado sempre funcionou como um braço da elite brasileira e se impôs sobre a população por meio de sua legislação punitiva: o “não pode” da lei sempre submeteu as pessoas pobres ao Estado (DaMatta, 1983).

CONTROLE SOCIAL E O JOGO DE INTERESSES O “jeitinho brasileiro” auxilia na manutenção de uma sociedade desigual e, conseqüentemente, na manutenção do domínio do Estado que gere essa sociedade, tendo um claro papel de controle social como um jogo de interesses muito mais individuais a serviço de uma pessoa ou grupo social do que a interesses coletivos.

Formas de Controle Social Acessando o portal: www.portaldatransparencia.gov.br O site foi criado para facilitar o controle social dos gastos públicos. Terá acesso aos recursos repassados pelo governo federal as pessoas físicas e jurídicas.

Controle Social: responda você! De que forma o controle social pode ajudar no desenvolvimento social da sua comunidade?

Privatizado o Estado nos seus recursos públicos, como se daria do seu ponto de vista a presença popular e o controle social?

Você já teve contato ou participou de algum mecanismo de controle social? Dê exemplos. Pensando no PELC de que forma a comunidade poderia ajudar na melhoria das ações deste programa social partindo do controle social? A comunidade onde você trabalha tem algum tipo de consciência do papel da política de esporte e lazer a partir do controle social? Ou do seu ponto de vista a comunidade ainda tem uma visão assistencialista do PELC?

Quais dificuldades são encontradas para a realização do Controle Social numa sociedade como a brasileira? Diga a partir do ponto de vista do grupo. A cultura é vista como um mecanismo de controle social (Geertz, 1989). O que você acha disso? Como isto funcionaria num país como o Brasil?

BIBLIOGRAFIA ABREU, C. et al. Jeitinho brasileiro como recurso de poder. Revista de Administração Pública. Rio de Janeiro: FGV, v.16, abr./jun. 1982. ALCADIPANI, R. Formalismo e jeitinho brasileiro à luz da administração de microempresas. (Iniciação Científica) São Paulo: Nupp/ESPM, 1997 (Mimeogr.). BARBOSA, L. O jeitinho brasileiro. Rio de Janeiro: Campus, 1992. DaMATTA, R. O que faz o Brasil, Brasil? 5.ed. Rio de Janeiro: Rocco, 1991.