I ENCONTRO DO COLETIVO BAIANO DE RESIDENTES MULTIPROFISSIONAIS E EM ÁREA PROFISSIONAL DE SAÚDE DA BAHIA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Parceira Programa SuperAção e Escola de Tempo Integral
Advertisements

Residência Multiprofissional em Saúde na formação de Redes Campinas 2010.
Profª Olga C. da Silva Durand UFSC
Regina Célia Baptista Belluzzo
Fórum Nacional de Residentes em Saúde
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
Este é um projeto que norteará as ações e procedimentos adotados no projeto rádio do Programa Nas Ondas do Rádio, incluídos no Programa Ampliar. A proposta.
Sérgio Elias Vieira Cury
Fórum Permanente de Desafios do Magistério – Uso de Mídias -
Estratégias de Sucesso
QUAIS OS BENEFÍCIOS PARA O SESI GINÁSTICA NA EMPRESA?
1 PARÂMETROS PARA ESCOLHA E DICAS DE APLICAÇÃO Alguns parâmetros que você deve sempre considerar ao escolher Jogos Cooperativos, seja criando novos jogos,
Bahia 2008 ENCONTRO MOBILIZA SUS EM VERSO Valdeci Mamona Passos.
Estratégia para Fortalecimento do Controle Social no SUS
Livro: MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO
GESTAR II PORTFÓLIO.
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO Prof. Ms. Taisir Mahmudo Karim
Memória de Produção   Sequência Didática –Construção de Sonetos    Objetivos: Conscientizar sobre a importância que a escola exerce na vida de todos os.
SUGESTÕES INÍCIO DO ANO LETIVO
Programação Neurolinguistica
ABED – SALVADOR 11° Congresso Internacional de Educação a Distância. ABED Avaliação – compromisso para a qualidade e Resultados.
Workshop sobre a confiança Os direitos autorais deste conteúdo são licenciados pela Creative Commons Brasil.
sEMINÁRIO A PARTICIPAÇÃO E A ATITUDE DO JOVEM NO MUNDO DO TRABALHO
Superintendência de Recursos Humanos da Saúde
Observação da sala de aula
Como preparar um seminário?
PRINCÍPIOS: ÉTICOS POLÍTICOS E ESTÉTICOS
Trabalhando com Grupos
Análise de uma ferramenta ou recurso
Grupos de Acolhimento.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE NUTRIÇÃO PROJETO PRÁTICAS INTEGRAIS DA NUTRIÇÃO NA ATENÇÃO BÁSICA EM SAÚDE.
JOGAR E RESOLVER PROBLEMAS PARA APRENDER MATEMÁTICA
PENSANDO A FORMAÇÃO DE FORMADORES NA UFMS
Formação de Professores na UFMS:
“Conectar coletivos na Saúde e na Educação”. Quem respondeu? -Maioria mulheres - Maioria profissionais de saúde -Residentes do Rio de Janeiro -
Procedimentos de Assessoria de Imprensa Maio/ 2012.
Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores.
Projeto de Pesquisa: Estrutura, elementos e recomendações gerais
Organizando o trabalho pedagógico
Forma Canônica e Definições
PROCESSO DE ENTREVISTAS
POR QUE INCLUSÃO? Maristella Abdala.
Planejamento da Rotina Semanal
Porto Alegre, 10 e 11 de dezembro de 2009 ENCONTRO REGIONAL DO PDE Escola Fortalecimento dos Comitês Estratégicos.
Dinâmicas de Grupo.
Mecanismos de motivação dos profissionais da educação para o uso das tecnologias   BLOG:
PROPOSIÇÕES CURRICULARES DA PREFEITURA MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE
Como elaborar um plano de aula
Centro de Referência de Assistência Social Ouro - SC RELATO DE EXPERIÊNCIA Grupo de PAIF Famílias, comunidade de Santa Lúcia.
Campo da Saúde Profª Mª Helena.
Caro Facilitador, Esse é apenas um modelo para facilitar a apresentação da proposta do AP junto aos educandos. Lembre-se de adaptá-la conforme a necessidade.
Escola Centro-Oeste de Formação da CUT – Apolônio de Carvalho Centro de Formação em Economia Solidária da região Centro-Oeste.
Conhecendo a história da CdP Um projeto que se atualiza com o SUS
Fundação Vanzolini Projeto WWW. Escola ano Módulo: Exemplos de Aplicação das TIC. Disciplina: Projetos Integrados com Tecnologia.
SISTEMA MAPA DA OFERTA DAS CAPACITAÇÕES NAS ESCOLAS DE GOVERNO Brasília, 15 de Julho de 2010.
Bahia 2008 Superintendência de Recursos Humanos da Saúde Diretoria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde Estratégia para Fortalecimento da Gestão.
ACOMPANHAMENTO E OBSERVAÇÃO EM SALA DE AULA
PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA – PAIC EIXO EDUCAÇÃO INFANTIL
PEPAST Projeto Educação popular e Atenção à Saúde do Trabalhador.
Instituição Proponente: Universidade Vila Velha (UVV) Instituições Parceiras: Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (SESA) Secretaria Municipal.
PEPAST Projeto Educação popular e Atenção à Saúde do Trabalhador.
CAPACITAÇÃO. Objetivo Geral Possibilitar o alinhamento conceitual e metodológico no tocante à violência sexual contra crianças e adolescentes para uma.
REDE EPSUS PB REUNIÃO DE TRABALHO COM SECRETÁRIOS DE SAÚDE
PROPOSTA DE ATIVIDADE * De acordo com o que pretende o Projeto Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, o objetivo do “Leituras Sociais” é, antes.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA Salvador, ABRIL DE 2014 Fonte: PACC / UFBA – CURSO MOODLE PARA PROFESSORES.
Processo de Produção e Processo de Trabalho em Saúde: a CIPESC como Ferramenta de Autonomia das Práticas de Enfermagem em Saúde Coletiva Escola de Enfermagem.
1 Saúde, Extensão e Psicologia Comunitária: trilhando caminhos de vida, libertação e cidadania no Grande Bom Jardim. Autores: Delnise Silva Francisco Weslay.
Os seis princípios do Currículo Uma escola que também aprende; O currículo como espaço de cultura; As competências como referência; Prioridade para a competência.
Transcrição da apresentação:

I ENCONTRO DO COLETIVO BAIANO DE RESIDENTES MULTIPROFISSIONAIS E EM ÁREA PROFISSIONAL DE SAÚDE DA BAHIA.

I ENCONTRO DO COLETIVO BAIANO DE RESIDENTES Ocorreu no dia 29 de novembro de 2011, no auditório da UNASUS. Participaram 95 residentes dos programas de residência vinculados a UFBA, UNEB,UNIVASF e Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.

I ENCONTRO DO COLETIVO BAIANO DE RESIDENTES O Encontro teve cinco momentos: Acolhimento e Aquecimento Exposição Dialogada Trabalho em Grupos Exibição do vídeo com egressos da Residência e Roda de Conversa Fechamento

Acolhimento e Aquecimento

Acolhimento e Aquecimento Desenvolvido pelo residente Erick Fróes (Prof. de Ed. Física). Este momento teve o objetivo de acolher os participantes e promover a vinculação. A dinâmica teve três etapas: 1) Alongamento individual e em duplas; 2)Dinâmica do corpo (aproximação de outra pessoa a partir de uma parte do corpo citada pelo facilitador) realizada em duplas e depois em grupos; 3)Bom Dia (abraço e bom dia aos presentes). Foi um momento de “quebra-gelo” em que os participantes se aproximaram de outros residentes de Programas diferentes e se sentiram mais a vontade naquele espaço.

Exposição Dialogada Apresentação sobre: Histórico das Residências Multiprofissionais no Brasil. O Fórum Nacional dos Residentes em Saúde (FNRS). o Coletivo Baiano, sua organização e as ações realizadas em 2011.

Trabalho em Grupos Foram formados cinco grupos com residentes de diferentes programas. Neste espaço ocorreu: Apresentação pessoal (nome, profissão, programa de residência). Conversa sobre a participação no Coletivo Baiano (Você participa do grupo? Como?), dificuldades em participar e sugestões para potencializar o grupo. A síntese das discussões foram escritas em um cartaz com potencialidades, desafios e sugestões e depois apresentada para o grupo maior.

Exibição do vídeo e Roda de Conversa Foi exibido um vídeo com egressos de Residências Multiprofissionais contando sobre sua experiência e participação em movimentos dos residentes. Participaram deste vídeo residentes do Rio Grande do Sul, João Pessoa e Bahia. Duas egressas (Lygia e Camila) participaram da roda de diálogo.

Fechamento Ao som de uma ciranda, os residentes avaliaram o encontro dizendo uma palavra e fazendo um gesto.

Avaliação do Coletivo O encontro superou nossas expectativas tanto pela quantidade de residentes quanto pela qualidade das discussões. O espaço propiciou a vinculação entre os residentes, identificação com o coletivo baiano, mobilização para participar deste grupo e unir forças para modificar alguns aspectos das residências que consideramos importante.

Avaliação do Coletivo Possibilitou motivar mais residentes e os R1 a participarem mais visto que a maioria do Coletivo Baiano são de residentes do segundo ano. Os residentes expuseram problemas que estão acontecendo em seus programas e o grupo se responsabilizou por pensar em estratégias para resolvê-los.

Propostas para o próximo seminário: Reservar espaço (auditório) com capacidade para todos os residentes participarem. Dar continuidade a parceria com o Coletivo Baiano de Residentes incluindo na programação um momento para este grupo. Propor encontros pré-seminário para cada programa de residência. Ter um momento para discutir sobre o que foi proposto nos seminários anteriores e o que avançou. Incluir na programação momento para apresentação oral e comunicação visual (banners) de trabalhos dos residentes (relatos de experiência, pesquisas, etc.)