Thiago Oliveira da Motta Sampaio Leitura de: PCN do Ensino Médio: k Linguagens, Códigos e suas Tecnologias 17 de Abril de 2009 Didática Especial Universidade.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CURRÍCULO EM FOCO.
Advertisements

Secretaria Municipal de Educação – São Paulo Diretoria de Orientação Técnica Divisão de Educação Infantil Orientações Curriculares: expectativas de aprendizagens.
Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
PROPOSIÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL DA RME-BH
Me. Edimar Roberto de Lima Sartoro .
DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇAO BÁSICA
Currículo de Arte do 1° ao 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Currículo de Arte ARTE TEM CONTEÚDOS PRÓPRIOS E LINGUAGENS ESPECÍFICAS
QUAL A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO?
A IMPORTÂNCIA DA CRÔNICA NA LITERATURA BRASILEIRA,
PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS ENSINO MÉDIO
CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS (CHT)
O QUE SE ESPERA DO PROFESSOR COORDENADOR
Conceitos básicos da COMUNICAÇÃO HUMANA
LETRAMENTO Hoje já não é mais suficiente para responder adequadamente às demandas contemporâneas. É preciso ir além da simples aquisição do código lingüístico,
PNLD – Programa Nacional do Livro Didático
Sistema Seriado de Avaliação SSA
PRÊMIO MERCOSUL PARA CIÊNCIA E TECNOLOGIA – Edição 2013 Tema: Educação para a Ciência Proposta Brasileira de Linhas de Pesquisa XLVIII RECyT - Reunião.
Parâmetros Curriculares Nacionais
Linguagem, alfabetização e letramento
DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇAO BÁSICA
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS.
Currículo oficial de São Paulo
Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Caderno Interfaces Curriculares
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
1ª. AULA Disciplina: Identidade, Cultura e Sociedade: História e Geografia I.
Fundamentos legais e articulação entre áreas de conhecimento de ciências A organização curricular é uma potente ferramenta de apoio à prática docente e.
ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO ENSINO MÉDIO-CURSO NORMAL
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Materiais de apoio à implementação da Reforma do Ensino Médio.
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
Competências e Habilidades
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Os conteúdos, as metodologias e as formas de avaliação deverão ser organizados de tal forma que ao final do ensino médio o educando demonstre domínio dos.
METODOLOGIAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS
Atuais Propostas Curriculares.
Educação, Comunicação e Tecnologia Iolanda B. C. Cortelazzo Mestre em Educação pela FE-USP USP/UNIBAN São Paulo - Brazil.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Perguntas de Modelação
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I
CURSO PREPARATÓRIO PROFESSOR MUNICIPAL 1º E 2º CICLOS DO ENSINO FUNDAMENTAL CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE.
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
Coordenadoria do Ensino Fundamental
Compreensão oral Expressão oral Competências da oralidade
“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”
Docência do Ensino Superior
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
EDUCAÇÃO INFANTIL UMA NOVA CONCEPÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Universidade Estadual do Centro-Oeste
Língua Estrangeira Moderna
Orientações Curriculares da Rede Estadual para a Educação Básica
Seminário dos Bacharelados Interdisciplinares
Os PCN e o Ensino Médio.
PROVA BRASIL 2015.
Tendências atuais do ECLE
LINGUÍSTICA APLICADA I. LINGUÍSTICA APLICADA HOJE: “[O] objeto de investigação da (LA) é a linguagem como prática social, seja no contexto de aprendizagem.
Módulo 1 Ensino e Aprendizagem da Língua Portuguesa
A pré história da linguagem escrita
Linguagem e Língua Linguagem é a capacidade humana de articular conhecimentos e compartilhá-los socialmente. Todo significado pode ser usado coletivamente.
Projetos e Sequências Didáticas
Orientações Curriculares da Rede Estadual para a Educação Básica Atividade complementar 03 e04 Apresentação 03.
Documentos e Propostas legais
CURSO: LICENCIATURA PLENA EM FÍSICA DISCIPLINA: ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DA EDUCAÇÃO PROFESSORA : VALCINETE PEPINO DE MACÊDO DISCENTES : ANA LUIZA CÂMARA FRANCISCO.
Transcrição da apresentação:

Thiago Oliveira da Motta Sampaio Leitura de: PCN do Ensino Médio: k Linguagens, Códigos e suas Tecnologias 17 de Abril de 2009 Didática Especial Universidade Federal do Rio de Janeiro

Lei de Diretrizes e Bases Lei 5.692/71 Funções do Ensino Médio: 1) Preparar o aluno para o prosseguimento dos estudos em nível superior. 2) Preparar o aluno para uma profissão Lei (Darci Ribeiro) 9.394/96 Funções do Ensino Médio: 1) Desenvolvimento de valores e competências de integração à Sociedade 2) Preparação e orientação básica para o Trabalho 3) Desenvolvimento de competência para o aprendizado contínuo e autônomo Vida ProfissionalVida Social

Perspectivas da UNESCO Quatro saberes Aprender a conhecer Aprender a fazer Aprender a viver com os outros Aprender a ser Educação Autônoma e Continuada Base para desenvolvimento profissional Aquisição de valores para a vida em sociedade Conhecer à si próprio como base para pensar o outro.

Parâmetros Curriculares Nacionais Ao professor cabe: - Contextualizar competências, habilidades e conteúdos; -Para facilitar o entendimento do aluno - Evidenciar a importância do conteúdo; -Para motivar o estudo do aluno - Identificar a relação de seu conteúdo com o todo; -De modo a evidenciar o papel de sua disciplina entre todas as que constam na grade curricular e evidenciar como estas disciplinas se interrelacionam. - Estimular o aluno a procurar outras disciplinas para entender melhor a sua. As PCNs são como um guia da nova proposta de Educação e orienta professores e IEs em relação ao seu papel no ensino, mas sem a intenção de ser um passo-à-passo.

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias Disciplinas componentes da área: -Língua Portuguesa -Língua Estrangeira Moderna -Artes -Informática -Educação Física As noções de Representação e de Comunicação internas às disciplinas da área servem como base para que os alunos possam compreender as noções do segundo eixo: Investigação e Compreensão que fazem a interface com a área de Ciências da Natureza e Matemática. Três Eixos 1) Representação e Comunicação 2) Investigação e Compreensão 3) Contextualização Sociocultural

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias Disciplinas componentes da área: -Língua Portuguesa -Língua Estrangeira Moderna -Artes -Informática -Educação Física Idéia Central das Divisões: O todo é maior que a soma das partes Respeita-se a diversidade de cada disciplina mas ligando seus conceitos interdisciplinarmente. Três Eixos 1) Representação e Comunicação 2) Investigação e Compreensão 3) Contextualização Sociocultural

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias Disciplinas componentes da área: -Língua Portuguesa -Língua Estrangeira Moderna -Artes -Informática -Educação Física Utilização X Objetivo objetos de estudo I&C e C&S – Linguagem como instrumento construção e de comunicação dos saberes específicos. R&C – Linguagens e seus códigos como objeto de estudo. Três Eixos 1) Representação e Comunicação 2) Investigação e Compreensão 3) Contextualização Sociocultural

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias Disciplinas componentes da área: -Língua Portuguesa -Língua Estrangeira Moderna -Artes -Informática -Educação Física Representação e Comunicação Busca entender: - A língua materna como geradora de sentido para a realizade; - Linguagem corporal; - A identidade cultural a partir da comparação das linguagens Três Eixos 1) Representação e Comunicação 2) Investigação e Compreensão 3) Contextualização Sociocultural

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias Disciplinas componentes da área: -Língua Portuguesa -Língua Estrangeira Moderna -Artes -Informática -Educação Física Desenvolvimento O desenvolvimento destas competências leva: - A melhor compreender o funcionamento das linguagens e códigos - Ao desenvolvimento das capacidades comunicativas - Ao desenvolvimento cognitivo Três Eixos 1) Representação e Comunicação 2) Investigação e Compreensão 3) Contextualização Sociocultural

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias Disciplinas componentes da área: -Língua Portuguesa -Língua Estrangeira Moderna -Artes -Informática -Educação Física Níveis de Coerência Interdisciplinares 1) Procedimentos analíticos (análise sintática, sintaxe visual, sintaxe das regras esportivas etc.); 2) Comparação com proc. analíticos de outras disciplinas (linguagem matemática, física, química etc.) 3) Os proc. analíticos favorecem a compreensão dos diversos tipos de discurso. Três Eixos 1) Representação e Comunicação 2) Investigação e Compreensão 3) Contextualização Sociocultural

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias Disciplinas componentes da área: -Língua Portuguesa -Língua Estrangeira Moderna -Artes -Informática -Educação Física Três Eixos 1) Representação e Comunicação 2) Investigação e Compreensão 3) Contextualização Sociocultural Revisão do Conceito de Conteúdo - Fatos e conceitos - Procedimentos e atitudes - Valores e Normas Não há desenvolvimento de competências sem se recorrer aos conteúdos.

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias Disciplinas componentes da área: -Língua Portuguesa -Língua Estrangeira Moderna -Artes -Informática -Educação Física Três Eixos 1) Representação e Comunicação 2) Investigação e Compreensão 3) Contextualização Sociocultural Linguagem Em L. Portuguesa e L. Estrangeiras Modernas a língua falada e escrita são os objetos de estudo. Nas Artes são as linguagens não-verbais. Em Ed. Física a linguagem corporal Em Informática a linguagem digital

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias Disciplinas componentes da área: -Língua Portuguesa -Língua Estrangeira Moderna -Artes -Informática -Educação Física Três Eixos 1) Representação e Comunicação 2) Investigação e Compreensão 3) Contextualização Sociocultural Texto “As linguagens só se concretizam em textos. (...)exige-se o domínio deo conceito de texto, em sentido amplo e não aquele que considera apenas a língua escrita ou falada.” Ex.: letra de música, número de dança, uma partida de determinado esporte; Hipertexto.

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias Disciplinas componentes da área: -Língua Portuguesa -Língua Estrangeira Moderna -Artes -Informática -Educação Física Três Eixos 1) Representação e Comunicação 2) Investigação e Compreensão 3) Contextualização Sociocultural Contexto - Particulariza a análise e interpretação - Define a validade (aceitabilidade) social ou não da foma escolhida.

Conceitos “Os conceitos podem ser considerados [como] as ferramentas com as quais executamos a ação de pensar” “Os conceitos são formados ao longo da história” Conceitos de “erro” no ensino de Português Conceitos dão significado aos fatos e dados pois permite interpretá-los Aprendizagem de Fatos e Conceitos Redes Conceituais CAMPO SEMÂNTICO panela fogão batata janela cozinha alho panela batata fogão

Representação e Comunicação Conceitos Fundamentais: Linguagens: Verbal e não-verbal Signo e Símbolo Denotação e Conotação Gramática Texto Interlocução, significação, dialogismo Competências e Habilidades associadas aos conceitos Utilizar linguagens nos três níveis de competência: interativa, gramatical e textual Ler e Interpretar Colocar-se como protagonista na produção e recepção de textos Aplicar as tecnologias da comunicação e da informação em situações relevantes

Linguagem Verbal e Não-Verbal “Capacidade humana de articular significados coletivos e compartilhá-los em sistemas arbitrários de representação que variam de acordo com as necessidades e experiências da vida em sociedade”. PortuguêsInglêsFrancês BorrachaEraserGomme MeninaGirlFille RatoMouseSouris CamaBedLit JanelaWindowFenêtre CanetaPenStylo LápisPencilCrayon TecladoKeyboardClavier

Linguagem Verbal e Não-Verbal “Capacidade humana de articular significados coletivos e compartilhá-los em sistemas arbitrários de representação que variam de acordo com as necessidades e experiências da vida em sociedade”. PortuguêsInglêsFrancês LivroBookLivre RelógioClockHorloge FerroIronFer MuroWallMur SéculoCenturySiècle AmigoFriendAmi

Linguagem Verbal e Não-Verbal “Capacidade humana de articular significados coletivos e compartilhá-los em sistemas arbitrários de representação que variam de acordo com as necessidades e experiências da vida em sociedade”. PortuguêsInglêsFrancês GloboGlobe GatoCatChat DiscoDiskDisque PapelPaperPapier BolaBallBallon MúsicaMusicMusique CiênciaScience CursoCourseCours

Linguagem Verbal e Não-Verbal “Capacidade humana de articular significados coletivos e compartilhá-los em sistemas arbitrários de representação que variam de acordo com as necessidades e experiências da vida em sociedade”. PortuguêsInglêsFrancês Livr-ariaBookstoreLibr-airie BibliotecaLibr-aryBibliothèque

Linguagem Verbal e Não-Verbal O mesmo pode acontecer com: - Gestos das línguas de sinais -Gestos corporais mesmo que não linguísticos dentro de um contexto (finta, piscar de olhos etc.). - Mas não ocorre em algumas linguagens não-verbais: -Desenhos - Fotos -Pinturas

Signo e Símbolo “Capacidade humana de articular significados coletivos e compartilhá-los em sistemas arbitrários de representação que variam de acordo com as necessidades e experiências da vida em sociedade”.

Parâmetros Curriculares Nacionais

OBRIGADO PELA ATENÇÃO Thiago Oliveira Motta Sampaio