Sistema de Informações Estratégicas COTER DLOG DCT DEC Governança Corporativa no controle das práticas de Gestão e Integração da Conformidade Ambiental.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Advertisements

CÂMARA MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE
TUTELA CONSTITUCIONAL DO MEIO AMBIENTE
IDG (indicadores de desempenho gerencial)  Informações relativas a todos os esforços de gestão da empresa,  Esforços com influência positiva (redução.
FUNÇÃO CONTROLE É a função que compara as ações planejadas com os resultados obtidos. A partir dessa análise é possível dar início a eventuais correções.
Distribuições Contínuas de Probabilidade. Objetivos Apresentar a Distribuição de Probabilidade Normal Apresentar a Distribuição de Probabilidade Normal.
SOLUÇÕES EM FILTRAGEM E TRATAMENTO DA ÁGUA. BYOSOL SWIFT Enzimas Enzimas são catalisadores das reações que ocorrem nos sistemas biológicos. função A função.
Central de Aquisições e Contratações Públicas: O uso dos padrões e-Ping na estruturação do planejamento das contratações Brasília, 18 de junho de 2013.
Cultura de Paz Experiências Educacionais no Brasil Audiência Pública Câmara dos Deputados outubro de 2015.
Marcio da Costa Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Teodora Tavares Curriculum vitae. Experiência Mais de 20 anos de advocacia em consultoria a empresas privadas e a entidades do terceiro setor, nas áreas.
Dirceu Bras Aparecido Barbano Diretor Presidente ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária Dirceu Bras Aparecido Barbano Diretor Presidente ANVISA.
GESTÃO HOSPITALAR OSS HMTJ.
Plano Plurianual - PPA Julho | DIRETORIAASSESSORIA DE PLANEJAMENTO Amparo Legal Constituição Federal – art. 165 Leis de iniciativa do.
Incentivos para sustentabilidade: programas Finep Felipe Arias Fogliano de Souza Cunha (Área de Tecnologia para o Desenvolvimento Social)
VI SIMPÓSIO REGIONAL – Licitação, Contratos e Controle de Atos Administrativos Gestão Socioambiental na Administração Pública.
17 SET 13DGP. 2ª SUBCHEFIA DO ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO 2ª SUBCHEFIA DO ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO.
SISTEMA NACIONAL DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO
A Cadeia de Valor da PGFN IV Encontro de Gestão da Advocacia-Geral da União 10 e
Escolas Sustentáveis. Caderno temático Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis ://conferenciainfanto.mec.gov.br/index.php/
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Os Cuidados na Comprovação dos Requisitos de Sustentabilidade Rafael Setúbal Arantes EPPGG/Diretor-Adjunto DELOG/SLTI/MP.
COPA VERDE Exemplo de sustentabilidade ambiental aliada à inclusão social.
PFE/INSS/SECONS São Paulo/SP MAIO/2010. INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 01, DE 19 DE JANEIRO DE 2010 Dispõe sobre os critérios de sustentabilidade ambiental na.
Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental Viana do Castelo Um recurso educativo … Leonor Cruz.
Agrupamento de escolas de Porto de Mós Escola Secundária de Porto de Mós Disciplina: Área de Integração Ano letivo Professora: Isaura Silva Diana.
BOLSAS BITEC 2008 PROGRAMA BITEC 2008 IEL BAHIA. Conceitos / Objetivos O Projeto em questão tem por objetivo “descrever, equacionar ou resolver questões.
Água Nitrogênio Fósforo Carbono CICLOS BIOGEOQUÍMICOS Profª Me. Jaqueline M. Della Torre Martins.
A Racionalização do EME. SUMÁRIO 1. Introdução 2. A nova concepção de gestão 3. Conceitos básicos 4. A Racionalização do EME (OM) 5. A Racionalização.
Levantamento de dados Podem ser utilizados três procedimentos para obterem-se os dados: Pesquisa documental Pesquisa bibliográfica Contatos diretos.
Cidades Sustentáveis Ministério do Meio Ambiente Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano Gerência de Gestão Ambiental Urbana e Territorial conceito,
Espírito Operacional, Logística Operacional CCOL.
É NECESSÁRIO NAS ORGANIZAÇÕES? UM ESTUDO SOBRE OS CERTIFICADOS DE GESTÃO AMBIENTAL. - Quem são os autores? - Qual Jornal? - Questões - Antecedentes/ Descendentes.
Diálogo Florestal para a Mata Atlântica e Pampa: unindo forças e compartilhando resultados para a conservação Diálogo Florestal para a Mata Atlântica.
Tema.: Pequena e Média Propriedade Bovinocultura de Corte no Estado de Mato Grosso ARNO SCHNEIDER Pecuarista no Município de Santo Antônio do Leverger-MT.
Turismo de Natureza Por: Rui Sousa G. Leitão.
Avaliação e Revisão do Mapa Estratégico do MPE Produtos Gerados Brasília, 13 de Abril de 2009.
Planejamento Estratégico e Gestão nos Tribunais de Contas O Caso TCE-MT.
O desenvolvimento ecologicamente auto-sustentável A partir da década de 1970, em meio a Guerra Fria, surgiram em vários países “movimentos ambientalistas”
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE - UFS PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA - POSGRAP Desafios, Estratégias e Necessidades da Área de Recursos Naturais.
Desdobramento do Plano Brasil Maior – PBM na Política de Arranjos Produtivos Locais Rede APL Mineral 16 de agosto de 2011.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO Curso de Especialização em Negociação Coletiva Modalidade a Distância PPGA/EA/UFRGS e.
Estrutura da cadeia reversa: “caminhos” e “descaminhos” da embalagem PET Revista Produção V.16, N.3, pp (2006)
Técnicas para Vantagens Competitivas 1/18 Normas emitidas em 1996 (pela ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas): ABNT ISO SISTEMAS DE GESTÃO.
CONCEITOS NA ANÁLISE DE SISTEMAS ANÁLISE É O ESTUDO DE UM PROBLEMA QUE ANTECEDE À EXECUÇÃO DE UMA AÇÃO. ANÁLISE DE SISTEMAS NO DOMÍNIO ESPECÍFICO DO DESENVOLVIMENTO.
Sistema Estadual de Meio Ambiente SISEMA. Venícios Gustavo Santos Diretoria de Tecnologia da Informação Data: 19/02/2009 O BDA e os módulos FEAM SISEMA.
COMISSÕES DISPOSIÇÕES GERAIS Art São comissões permanentes: I - a Comissão de Regimento Interno; II - a Comissão de Jurisprudência; III - a Comissão.
Gestão Operações Sustentáveis EAD 0765 Aula 1 – Introdução Profa.Adriana Marotti 05/08/2015.
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO AMBIENTAL – 2007 UFRJ / Instituto Brasil PNUMA Prof. Ricardo L.P. de Barros SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADA Definições Certificação.
OS DESAFIOS DO ACESSO AO SANEAMENTO NO BRASIL. Entidade civil sem fins lucrativos, que há 30 anos atua na defesa dos interesses das associadas e desenvolve.
GESTÃO DE PROJETOS. 1. Introdução ao Gerenciamento de Projetos 1.1. Definições de Projeto, Programa e Portfólio. Relações entre Gerenciamento de Projetos,
SOCIAIS/SUSTENTABILIDADE
A Teoria dos Sistemas Abertos e a Perspectiva Sociotécnica das Organizações Luciano Thomé e Castro.
Plano de Logística Sustentável Gestão de Material Permanente Brasília- Região Norte e Estado de Goiás Responsável: José Ronaldo Nunes Gestor: Jonatan.
SISTEMAS DE GESTÃO AMBIENTAL ISO e EMAS Nível I – SensibilizaçãoSensibilização.
AULA 4 O tratamento do meio ambiente na Constituição Federal O tratamento do meio ambiente na Constituição Federal.
Como usar CT&I para promover a inclusão social? Políticas Públicas – Transporte Urbano Ministério da Ciência e Tecnologia 3ª Conferência Nacional de Ciência,
Preservar e Recuperar o Meio Ambiente
CONTROLE DOS AMBIENTES E CONDIÇÕES DE TRABALHO COM RISCOS RELACIONADOS À SAÚDE DOS TRABALHADORES E TRABALHADORAS LINO ALEXANDRE MÉDICO DO CEREST-HORIZONTE-CE.
Grupo-1 Estrutura Simples Gabriel Aguiar Mateus Priolli Lucas Cappobianco Yuri Janotti Guilherme Silva.
NOME DA MATÉRIA NOME DO(A) PROFESSOR(A) Ana Virginia R. Veríssimo Processo Administrativo Planejamento.
Carlos RV Silva Filho Produção e Consumo Urbanização Crescimento Populacional.
Slide 1 Estado de Santa Catarina I Seminário Multidisciplinar Sobre Desastres Melquisedec Medeiros Moreira, DSc Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.
DESENVOLVIMENTO DE FERRAMENTA DE DIAGNÓSTICO DE BOAS PRÁTICAS EM SISTEMAS DE PRODUÇÃO LEITEIRA Rogerio Morcelles Dereti¹, Maira Balbinotti Zanela², ¹ Embrapa.
“Better growth” x Crescimento convencional do PIB.
Sociedade Brasileira de Química Condições de uso: Leia com atenção 1.Este material pode ser utilizado apenas para fins educacionais. O uso para fins comerciais.
AUDIÊNCIA PÚBLICA LEI Nº /12 Paulo Alexandre Mendes Assessoria de Gestão Estratégica Gabinete do Ministro 22/5/2014.
Elaboração de Projeto de Pesquisa
SPS - ACORDO SOBRE A APLICAÇÃO DE MEDIDAS SANITÁRIAS E FITOSSANITÁRIAS SPS Agreement.
Reconhecimento de Padrões Mineração de Dados para Detecção de Padrões de Mudança de Cobertura da Terra Padrões e processos em Dinâmica de uso e Cobertura.
Acadêmicas: Tamyres D.C.A. de Lima; Thaliane A. de Freitas; Vanessa Brunnquell.
Transcrição da apresentação:

Sistema de Informações Estratégicas COTER DLOG DCT DEC Governança Corporativa no controle das práticas de Gestão e Integração da Conformidade Ambiental Militar – Sugerir ações para a Gestão de Informações Prioritárias, com foco estratégico na Conformidade Ambiental Militar - CAM, visando integrar o macroprojeto Sistema Engenharia Militar em proveito dos demais macroprojetos da Força Terrestre - Apresentar ações voltadas para a CAM nas rotinas da vida vegetativa das OM – Sugerir ações para a Gestão de Informações Prioritárias, com foco estratégico na Conformidade Ambiental Militar - CAM, visando integrar o macroprojeto Sistema Engenharia Militar em proveito dos demais macroprojetos da Força Terrestre - Apresentar ações voltadas para a CAM nas rotinas da vida vegetativa das OM DIRETORIA DE PATRIMÔNIO E MEIO AMBIENTE

Sistema de Informações Estratégicas COTER DLOG DCT DEC Governança Corporativa no controle das práticas de Gestão e Integração da Conformidade Ambiental Militar DIRETORIA DE PATRIMÔNIO E MEIO AMBIENTE

Sistema de Informações Estratégicas COTER DLOG DCT DEC Governança Corporativa no controle das práticas de Gestão e Integração da Conformidade Ambiental Militar DIRETORIA DE PATRIMÔNIO E MEIO AMBIENTE

Sistema de Informações Estratégicas COTER DLOG DCT DEC Governança Corporativa no controle das práticas de Gestão e Integração da Conformidade Ambiental Militar fase I – Realizar levantamento bibliográfico contendo todo amparo da legislação pertinente a cada Ciclo necessário à CONFORMIDADE AMBIENTAL MILITAR - CAM; fase II – Sugerir FLUXOGRAMA mostrando as ações pertinentes à gestão de cada Ciclo, contendo informações prioritárias necessárias (ex: uso do software bizagi ou outro adequado) fase III – Preparar TERMOS DE REFERÊNCIA PARA EDITAIS DE LICITAÇÃO PADRONIZADOS para atender às ações de cada Ciclo para distribuição no Exército Brasileiro; Fase IV - Distribuir ao Exército Brasileiro CADERNOS TÉCNICOS contendo as Normas Ambientais EMBASADAS na CAM para cada uma das rotinas da vida vegetativa das OM, incluindo os documentos produzidos nas fases I, II e II. fase I – Realizar levantamento bibliográfico contendo todo amparo da legislação pertinente a cada Ciclo necessário à CONFORMIDADE AMBIENTAL MILITAR - CAM; fase II – Sugerir FLUXOGRAMA mostrando as ações pertinentes à gestão de cada Ciclo, contendo informações prioritárias necessárias (ex: uso do software bizagi ou outro adequado) fase III – Preparar TERMOS DE REFERÊNCIA PARA EDITAIS DE LICITAÇÃO PADRONIZADOS para atender às ações de cada Ciclo para distribuição no Exército Brasileiro; Fase IV - Distribuir ao Exército Brasileiro CADERNOS TÉCNICOS contendo as Normas Ambientais EMBASADAS na CAM para cada uma das rotinas da vida vegetativa das OM, incluindo os documentos produzidos nas fases I, II e II. DIRETORIA DE PATRIMÔNIO E MEIO AMBIENTE

Sistema de Informações Estratégicas COTER DLOG DCT DEC Governança Corporativa no controle das práticas de Gestão e Integração da Conformidade Ambiental Militar DIRETORIA DE PATRIMÔNIO E MEIO AMBIENTE

Sistema de Informações Estratégicas COTER DLOG DCT DEC Governança Corporativa no controle das práticas de Gestão e Integração da Conformidade Ambiental Militar DIRETORIA DE PATRIMÔNIO E MEIO AMBIENTE Geram ou Economizam R$

Sistema de Informações Estratégicas COTER DLOG DCT DEC Governança Corporativa no controle das práticas de Gestão e Integração da Conformidade Ambiental Militar DIRETORIA DE PATRIMÔNIO E MEIO AMBIENTE Recursos – R$ com retorno a médio prazo

Sistema de Informações Estratégicas COTER DLOG DCT DEC Governança Corporativa no controle das práticas de Gestão e Integração da Conformidade Ambiental Militar DIRETORIA DE PATRIMÔNIO E MEIO AMBIENTE Recursos - R$ para corrigir ou remediar

Sistema de Informações Estratégicas COTER DLOG DCT DEC Governança Corporativa no controle das práticas de Gestão e Integração da Conformidade Ambiental Militar DIRETORIA DE PATRIMÔNIO E MEIO AMBIENTE

Sistema de Informações Estratégicas COTER DLOG DCT DEC Governança Corporativa no controle das práticas de Gestão e Integração da Conformidade Ambiental Militar DIRETORIA DE PATRIMÔNIO E MEIO AMBIENTE

Sistema de Informações Estratégicas COTER DLOG DCT DEC Governança Corporativa no controle das práticas de Gestão e Integração da Conformidade Ambiental Militar DIRETORIA DE PATRIMÔNIO E MEIO AMBIENTE

Sistema de Informações Estratégicas COTER DLOG DCT DEC Governança Corporativa no controle das práticas de Gestão e Integração da Conformidade Ambiental Militar DIRETORIA DE PATRIMÔNIO E MEIO AMBIENTE

Sistema de Informações Estratégicas COTER DLOG DCT DEC Governança Corporativa no controle das práticas de Gestão e Integração da Conformidade Ambiental Militar DIRETORIA DE PATRIMÔNIO E MEIO AMBIENTE

Sistema de Informações Estratégicas COTER DLOG DCT DEC Governança Corporativa no controle das práticas de Gestão e Integração da Conformidade Ambiental Militar DIRETORIA DE PATRIMÔNIO E MEIO AMBIENTE

Sistema de Informações Estratégicas COTER DLOG DCT DEC Governança Corporativa no controle das práticas de Gestão e Integração da Conformidade Ambiental Militar DIRETORIA DE PATRIMÔNIO E MEIO AMBIENTE

Sistema de Informações Estratégicas COTER DLOG DCT DEC Governança Corporativa no controle das práticas de Gestão e Integração da Conformidade Ambiental Militar DIRETORIA DE PATRIMÔNIO E MEIO AMBIENTE

Sistema de Informações Estratégicas COTER DLOG DCT DEC Governança Corporativa no controle das práticas de Gestão e Integração da Conformidade Ambiental Militar DIRETORIA DE PATRIMÔNIO E MEIO AMBIENTE

Sistema de Informações Estratégicas COTER DLOG DCT DEC Governança Corporativa no controle das práticas de Gestão e Integração da Conformidade Ambiental Militar DIRETORIA DE PATRIMÔNIO E MEIO AMBIENTE

Sistema de Informações Estratégicas COTER DLOG DCT DEC Governança Corporativa no controle das práticas de Gestão e Integração da Conformidade Ambiental Militar DIRETORIA DE PATRIMÔNIO E MEIO AMBIENTE

Sistema de Informações Estratégicas COTER DLOG DCT DEC Governança Corporativa no controle das práticas de Gestão e Integração da Conformidade Ambiental Militar DIRETORIA DE PATRIMÔNIO E MEIO AMBIENTE

Sistema de Informações Estratégicas COTER DLOG DCT DEC Governança Corporativa no controle das práticas de Gestão e Integração da Conformidade Ambiental Militar DIRETORIA DE PATRIMÔNIO E MEIO AMBIENTE

Sistema de Informações Estratégicas COTER DLOG DCT DEC Governança Corporativa no controle das práticas de Gestão e Integração da Conformidade Ambiental Militar DIRETORIA DE PATRIMÔNIO E MEIO AMBIENTE

Sistema de Informações Estratégicas COTER DLOG DCT DEC Governança Corporativa no controle das práticas de Gestão e Integração da Conformidade Ambiental Militar DIRETORIA DE PATRIMÔNIO E MEIO AMBIENTE

Sistema de Informações Estratégicas COTER DLOG DCT DEC Governança Corporativa no controle das práticas de Gestão e Integração da Conformidade Ambiental Militar DIRETORIA DE PATRIMÔNIO E MEIO AMBIENTE

Sistema de Informações Estratégicas COTER DLOG DCT DEC Governança Corporativa no controle das práticas de Gestão e Integração da Conformidade Ambiental Militar DIRETORIA DE PATRIMÔNIO E MEIO AMBIENTE

Sistema de Informações Estratégicas COTER DLOG DCT DEC Governança Corporativa no controle das práticas de Gestão e Integração da Conformidade Ambiental Militar DIRETORIA DE PATRIMÔNIO E MEIO AMBIENTE

Sistema de Informações Estratégicas COTER DLOG DCT DEC Governança Corporativa no controle das práticas de Gestão e Integração da Conformidade Ambiental Militar DIRETORIA DE PATRIMÔNIO E MEIO AMBIENTE

Sistema de Informações Estratégicas COTER DLOG DCT DEC Governança Corporativa no controle das práticas de Gestão e Integração da Conformidade Ambiental Militar DIRETORIA DE PATRIMÔNIO E MEIO AMBIENTE

Sistema de Informações Estratégicas COTER DLOG DCT DEC Governança Corporativa no controle das práticas de Gestão e Integração da Conformidade Ambiental Militar DIRETORIA DE PATRIMÔNIO E MEIO AMBIENTE

Sistema de Informações Estratégicas COTER DLOG DCT DEC Governança Corporativa no controle das práticas de Gestão e Integração da Conformidade Ambiental Militar DIRETORIA DE PATRIMÔNIO E MEIO AMBIENTE (ex: Tipo A => Resíduos Sólidos; Tipo B => Óleo de Cozinha Usado; Tipo G => Recuperação de Área Degradada; etc.) - Elaboração de CERTIFICADOS DE CONFORMIDADE AMBIENTAL (ex: Tipo A => Resíduos Sólidos; Tipo B => Óleo de Cozinha Usado; Tipo G => Recuperação de Área Degradada; etc.) - Fase I – Certificado de Projeto Inicial de Estabelecimento da CAM Tipo A - Fase II – Certificado de Fluxo de Ciclo de Vida Estabelecido para CAM Tipo A - Fase III – Certificado de Conformidade Ambiental Plena para CAM Tipo A

Sistema de Informações Estratégicas COTER DLOG DCT DEC Governança Corporativa no controle das práticas de Gestão e Integração da Conformidade Ambiental Militar DIRETORIA DE PATRIMÔNIO E MEIO AMBIENTE OMCERTIFICADO ICERTIFICADO IICERTIFICADO III 1º BECA, C, DFH AGGCB, E, FC, GI 1º BISC, IB, GE Cia Cmdo 1ª RMC, EIG VISUALIZAÇÃO GRÁFICA DA CONFORMIDADE AMBIENTAL MILITAR MOSTRADA NA TABELA ACIMA, PARA TODAS AS OM DO BRASIL, APRESENTADA EM UMA CAMADA A SER ESTABELECIDA NO SOFTWARE OPUS, ATUALIZAVEL MENSALMENTE PELA DPIMA.

Sistema de Informações Estratégicas COTER DLOG DCT DEC Governança Corporativa no controle das práticas de Gestão e Integração da Conformidade Ambiental Militar DIRETORIA DE PATRIMÔNIO E MEIO AMBIENTE OM julho 2015CERTIFICADO ICERTIFICADO IICERTIFICADO III 1º BECA, C, DFH AGGCB, E, FC, GI 1º BISC, IB, GE Cia Cmdo 1ª RMC, EIG OM agosto 2015CERTIFICADO ICERTIFICADO IICERTIFICADO III 1º BECA, C, DFH AGGC B, E C, F I, G 1º BIS C, I B, G, E Cia Cmdo 1ª RMCI, EG

Sistema de Informações Estratégicas COTER DLOG DCT DEC Governança Corporativa no controle das práticas de Gestão e Integração da Conformidade Ambiental Militar DIRETORIA DE PATRIMÔNIO E MEIO AMBIENTE Sistema de Pontuação por CICLOPESO A - Resíduos Sólidos2 B - Óleo de Cozinha Usado2 C - Recolhimento de Alumínio2 D - Economia de Gás de Cozinha1 E - Energia Renovável3 F - Reflorestamento de Matas Nativas5 G - Recuperação de Áreas Degradadas4 H - Proteção de Áreas Verdes3 I - Otimização de Recursos Naturais3 J - Recuperação de Solos Cont. Explo.4

Sistema de Informações Estratégicas COTER DLOG DCT DEC Governança Corporativa no controle das práticas de Gestão e Integração da Conformidade Ambiental Militar DIRETORIA DE PATRIMÔNIO E MEIO AMBIENTE Sistema de Pontuação por CICLOPESO K - Recuperação de Solos Cont. Chumbo4 L - Trat. Efluentes Químicos Industriais5 M - Postos Distr. Suprimento Classe III4 N - Tratamento Efluentes Sanitários4

Sistema de Informações Estratégicas COTER DLOG DCT DEC Governança Corporativa no controle das práticas de Gestão e Integração da Conformidade Ambiental Militar DIRETORIA DE PATRIMÔNIO E MEIO AMBIENTE OMCERTIFICADO ICERTIFICADO IICERTIFICADO III 8º B LogA (peso 2), C (peso 2), D (peso 1) F (peso 5)H (peso 3) OMNÃO CONFORME 8º B LogM (peso 4) Proposta de “Fórmula Falcão”: CAM = 1x2 + 1x2 + 1x1 + 2x5 + 3x3 - 3x4 = 12 (índice positivo)

Sistema de Informações Estratégicas COTER DLOG DCT DEC Governança Corporativa no controle das práticas de Gestão e Integração da Conformidade Ambiental Militar DIRETORIA DE PATRIMÔNIO E MEIO AMBIENTE Proposta de “Fórmula Falcão”: CAM = 1x2 + 1x2 + 1x1 + 2x5 + 3x3 - 3x4 = 12 (índice positivo) Consequências para a Conformidade Ambiental Militar: => Único Sistema Permanente e Quantificado de Medição Ambiental no Brasil => EB na fronteira da inovação INÉDITA => Único Sistema Permanente e Quantificado de Medição Ambiental no Brasil => EB na fronteira da inovação => DINÂMICA => Medida Mensalmente em todo o Exército Brasileiro

Sistema de Informações Estratégicas COTER DLOG DCT DEC Governança Corporativa no controle das práticas de Gestão e Integração da Conformidade Ambiental Militar DIRETORIA DE PATRIMÔNIO E MEIO AMBIENTE Proposta de “Fórmula Falcão”: CAM = 1x2 + 1x2 + 1x1 + 2x5 + 3x3 - 3x4 = 12 (índice positivo) Consequências para a Conformidade Ambiental Militar: CONTROLE ESTATÍSTICO ao longo do TEMPO => indicadores, oscilações positivas e negativas, Média, Mediana, Moda e Desvio Padrão =>CICLO VIRTUOSO CORREÇÃO e MELHORIA CONTÍNUA => CICLO VIRTUOSO

Sistema de Informações Estratégicas COTER DLOG DCT DEC Governança Corporativa no controle das práticas de Gestão e Integração da Conformidade Ambiental Militar DIRETORIA DE PATRIMÔNIO E MEIO AMBIENTE São Gabriel da Cachoeira - AM

Sistema de Informações Estratégicas COTER DLOG DCT DEC Governança Corporativa no controle das práticas de Gestão e Integração da Conformidade Ambiental Militar DIRETORIA DE PATRIMÔNIO E MEIO AMBIENTE São Gabriel da Cachoeira - Sistema de Pontuação por CICLO PESO A - Resíduos Sólidos2 E - Energia Renovável3 F - Reflorestamento de Matas Nativas 5 G - Recuperação de Áreas Degradadas 4 H - Proteção de Áreas Verdes 3 I - Otimização de Recursos Naturais 3

Sistema de Informações Estratégicas COTER DLOG DCT DEC Governança Corporativa no controle das práticas de Gestão e Integração da Conformidade Ambiental Militar DIRETORIA DE PATRIMÔNIO E MEIO AMBIENTE São Gabriel da Cachoeira - Sistema de Pontuação por CICLO Out/15 = 32 pontos PESO X CAM PESO X CAM PESO X CAM PESO X CAM PESO X CAM A - Resíduos Sólidos2x1 E - Energia Renovável3x2 F - Reflorestamento de Matas Nativas 5x1 G - Recuperação de Áreas Degradadas 4x3 H - Proteção de Áreas Verdes 3x2 I - Otimização de Recursos Naturais 3x1

Sistema de Informações Estratégicas COTER DLOG DCT DEC Governança Corporativa no controle das práticas de Gestão e Integração da Conformidade Ambiental Militar DIRETORIA DE PATRIMÔNIO E MEIO AMBIENTE meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações Art Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações. espaços territoriais e seus componentes a serem especialmente protegidos III - definir, em todas as unidades da Federação, espaços territoriais e seus componentes a serem especialmente protegidos, sendo a alteração e a supressão permitidas somente através de lei, vedada qualquer utilização que comprometa a integridade dos atributos que justifiquem sua proteção; Consequência Final da Conformidade Ambiental Militar: Áreas Militares => Espaços Especialmente Protegidos