PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR Reunião com professores - Maio de 2011.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A INFORMÁTICA COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA NO ENSINO DE QUÍMICA.
Advertisements

NOSSAS QUESTÕES Como se dá a perspectiva transdisciplinar na educação infantil? A escrita é um produto escolar? Porque ainda existe sociedade iletrada?
Formação em ação Segundo Semestre..
Matemática para todos Educação Básica
A INFLUÊNCIA DO LAYOUT NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM
Discutindo práticas em Matemática
A criança necessita sentir-se emocionalmente bem no espaço que ocupa.
Livro didático 2011 Matemática. A Matemática no Ensino Fundamental Matemática forma de interação humana. Matemática modelo abstrato para compreensão e.
Currículo de Arte do 1° ao 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROFESSORES COORDENADORES
Vídeo Educar – Rubem Alves
Currículo de Arte ARTE TEM CONTEÚDOS PRÓPRIOS E LINGUAGENS ESPECÍFICAS
PRODUÇÃO DE ATIVIDADE Sucesso para o ensino-aprendizagem.
O Processo de construção de conhecimento matemático e o fazer didático
Liliani Lecco Dettogni
DIDÁTICA E METODOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR
Tópicos de Educação Matemática A
PARA APRENDER MATEMÁTICA
Explorar e Investigar para Aprender Matemática Através da Modelagem Matemática William Kfouri Professor do Ensino Médio e Superior e aluno do programa.
TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
UFRGS Pedro Sica Carneiro Porto Alegre
LIBÂNEO, J. Carlos. Didática. SP: Cortez, 1994.
O desafio de ensinar matemática
OS PROCESSOS DE CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO MATEMÁTICO
MOMENTOS PEDAGOGICOS E AS SITUAÇÕES DIDÁTICAS
Linguagens didático-pedagógicas para o ensino da
Prof. Rita de Cássia S. Eger -
Plano de Trabalho Docente
Num primeiro momento, a intervenção será identificar as relações do professor com o conhecimento matemático ao utilizar a calculadora, para isso é preciso.
PROJETO JOGOS MATEMÁTICOS
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
Percepção do Espaço Pela Criança
A Modelagem Matemática como Ambiente Educacional
ESTUDO DA MATEMÁTICA Parte II
O ENSINO DE CIÊNCIAS ATRAVÉS DA INVESTIGAÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
Didática: organização do trabalho pedagógico
O Desenvolvimento Cognitivo Elaine Regina Rufato Delgado
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
Física.
CGEB Coordenadoria de Gestão da Educação Básica
Programa de Formação Contínua em Matemática para Professores dos 1
1 - Introdução à Modelagem Matemática
Metodologia do Ensino de Arte
Um Problema várias estratégias… Leonor Simões. Na sequência da prática diária do cálculo mental, com o objectivo de: ffomentar a capacidade de raciocínio,
Prof. Jefferson Biajone FCS – Teia do Saber – 2005
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
Análise dos resultados dos Testes Intermédios de Matemática
Perguntas de Modelação
Avaliação EQUIPE GESTORA MLV.
ARTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA (P.52) CONHECIMENTO ESTÉTICO: O conhecimento teorizado sobre a arte, produzido pela arte e as ciências humanas, como a filosofia,
Marta Maria Salmazo Eliza Redondo Ferreira
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
GRUPO DE ESTUDOS PNAIC / 2014 ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA
EL654 Síntese das aulas Aulas  Primeira Primeira Aula  Segunda Segunda Aula  Terceira Terceira Aula.
INTRODUÇÃO SEMELHANÇAS DE TRIÂNGULOS E RAZÃO EM ÁLGEBRA
PIAGET. Fatos psicogenéticos (Driver, Asoko, Leach, Mortimer & Scott, 1999; Montoya, 2004)  Evidenciam a necessidade urgente de abolir, no campo educacional,
6. A gestão do trabalho pedagógico: o PPP em ação
Geometria com Origami Nesta oficina o nosso objetivo é estudar a matemática sob a perspectiva da modelagem, usando para tal a arte de dobrar papel – O.
APLICAÇÃO DE JOGOS COMO RECURSO DIDÁTICO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENIDZAGEM NO ANOS INICIAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL.
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
MATEMÁTICA CONCEPÇÃO DA ÁREA com Carla Miranda Cássia Andrade Ivanilda Mendes Valzenir Costa Roseli Santana Wilmara Fernandes ABRIL 2011.
A PRÉ-HISTÓRIA DA LINGUAGEM ESCRITA
Grupo de Trabalho 4 AS ATIVIDADES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A PESQUISA SOBRE EDUCAÇÃO BÁSICA.
A BORDAGEM C OMPORTAMENTALISTA Carolina Farias Christiana de Sousa Cristiana Brandão Elba Lopes Elizângela Joelma Mayrla Vasconcelos Maria dos Santos Patricia.
Aprendizagem da matemática
A Natureza da Ciência e seu Ensino: o papel do experimento Dr. Elio Carlos Ricardo Faculdade de Educação – USP.
Transcrição da apresentação:

PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR Reunião com professores - Maio de 2011

EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA GEOMETRIA Geometria: Realidade do ensino e aprendizagem Reunião com professores - Maio de 2011 O que tem buscado? Novas estratégias para o ensino e aprendizagem da geometria O que tem buscado? Novas estratégias para o ensino e aprendizagem da geometria Com qual objetivo? Democratização do acesso a esse saber, pelo fato da não-aprendizagem pela maioria dos alunos. Com qual objetivo? Democratização do acesso a esse saber, pelo fato da não-aprendizagem pela maioria dos alunos. Como? Criando o maior número possível de situações de aprendizagem através de diversos instrumentos mediadores, como dobraduras e softwares matemáticos. Como? Criando o maior número possível de situações de aprendizagem através de diversos instrumentos mediadores, como dobraduras e softwares matemáticos.

ORIGENS Geometria: Realidade do ensino e aprendizagem Reunião com professores - Maio de 2011 Civilização egípcia Caráter estritamente prático e imediato, tendo uma aplicação motivadora para a descoberta e valivação. Civilização grega Parte do plano prático imediato para o abstrato, em que a aplicabilidade não estava visível.

Geometria: Realidade do ensino e aprendizagem Reunião com professores - Maio de 2011 “A Matemática é somente um jogo formal em que os símbolos desempenham papeis bem definidos segundo regras lógicas, não se preocupando com a interpretação.” CONCEPÇÃO FORMALISTA Não revela a origem dos conhecimentos. Não dizem qual foi a necessidade ou motivação para a criação. Sempre parte das definições abstratas. Não revela para quê, nem como foi feita a Matemática. A “Matemática é para poucos.”

Geometria: Realidade do ensino e aprendizagem Reunião com professores - Maio de 2011 A concepção formalista está presente no dia-a-dia da escola LINGUAGEM REBUSCADA, REPLETA DE SÍMBOLOS: A linguagem científica não sofreu nenhuma transposição no caminho da pesquisa matemática até a sala de aula. LINGUAGEM REBUSCADA, REPLETA DE SÍMBOLOS: A linguagem científica não sofreu nenhuma transposição no caminho da pesquisa matemática até a sala de aula. A arte da criação e da descoberta. (Mat.egípcia) Matemática pronta e repetitiva. (Mat.grega) Matemática pronta e repetitiva. (Mat.grega)

ABANDONO DO ENSINO DA GEOMETRIA!!! Geometria: Realidade do ensino e aprendizagem Reunião com professores - Maio de 2011 Ensino de álgebra em detrimento do ensino de geometria. Substituição do desenho geométrico pela educação artística. Situação caótica: a maioria dos alunos não sabe geometria. Falta de metodologia para o ensino.

Geometria: Realidade do ensino e aprendizagem Questionamos o “diálogo” com a geometria feito apenas por meio de fórmulas e definições. A própria natureza do conhecimento geométrico é oposta a esse trabalho. Seu conhecimento é parte de nossas ações, de nosso olhar, de nossas experiências e de nossa observação. É preciso deixar que os alunos sintam, vejam, observem, deduzam, validem e sistematizem a geometria presente à sua volta, a fim de que ele exercite o aprender a fazer e o aprender a pensar. O estudo da geometria é considerado fundamental para o desenvolvimento do pensamento espacial e do raciocínio estimulado pela visualização, necessitando, para isso, recorrer à intuição, à percepção e à representação, que são fundamentais para a leitura do mundo e da Matemática.

Geometria: Realidade do ensino e aprendizagem Reunião com professores - Maio de 2011 Trabalhar com dados concretos e experimentais. Explorar as representações através da linguagem natural, da linguagem computacional, dos desenhos, dos esquemas, das tabelas e da álgebra. Explorar as aplicações no mundo real através da visualização e da manipulação. Desenvolver o raciocínio lógico para, então, chegar na abstração e generalização. Fornecer aos alunos um conjunto de situações didáticas variadas.

Geometria: Realidade do ensino e aprendizagem Reunião com professores - Maio de 2011 Exemplificando como trabalhar o “conceito de ângulo” Pode-se apresentar ao aluno diversas situações nas quais esse conceito se apresenta. Na abertura de uma porta, no deslocamento dos ponteiros de um relógio, nos traços em que se organiza o estacionamento dos carros, nas dobraduras com papel, nos movimentos do corpo que se desloca para um lado e para o outro, em situações de manuseio de instrumentos de desenho (compasso, régua, transferidor), em situações com softwares. Cada uma dessas situações, com seu instrumento devido, implicará uma atividade mental diferenciada e uma exigência visual e manual diferentes que, juntas, fornecerão os vários registros de representação do “conceito de ângulo.”