Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo Autarquia Municipal.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Onde? ING (início), FRA (auge);
Advertisements

ILUMINISMO Violenta crítica ao Antigo Regime, fruto do surgimento do novo mundo capitalista e burguês. Antigo Regime: denominação dada pelos iluministas.
QUEM CONTESTOU O ANTIGO REGIME NO SÉCULO XVIII?
ILUMINISMO (ou Ilustração) Século XVIII (Século das Luzes)
ILUMINISMO.
LUZ DA RAZÃO CONTRA AS TREVAS DA IGNORÂNCIA
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: O ILUMINISMO OBJETIVOS RECONHECER.
O I L U M N S Professora: Marta.
O ILUMINISMO.
O I L U M N S Professora: Marta. O I L U M N S Professora: Marta.
Onde? ING (início), FRA (auge);
ILUMINISMO As luzes da razão.
ILUMINISMO Definição: movimento filosófico, intelectual e científico que contrariou as bases do Antigo Regime; Quando: século XVIII; Onde? ING (início),
O I L U M N S Professor: Odair.
Filosofia Professor Breno Cunha
Quando: século XVIII; Onde? INGLATERRA (início), FRANÇA (auge);
O Iluminismo.
ILUMINISMO Daniela Torres.
O ILUMINISMO Professor Jarlison Augusto
O ILUMINISMO.
ILUMINISMO Anti-dogmático. Valorização da razão.
Iluminismo Prof. Vanessa Martins.
Revisão para a prova – 7º ano Grupo 9 – Filosofia e História Grupo 10 – O século das luzes Grupo 11 - Iluminismo ATENÇÃO: Essa revisão não é suficiente.
AULA-22 HISTÓRIA 1 PROF. FERNANDO GONDIM
ILUMINISMO DEFINIÇÃO CONCEITOS
Quando: século XVIII; Onde? ING (início), FRA (auge);
Curso de sociologia Professor Décio Soares Vicente
ILUMINISMO História – Prof. Lisi.
ILUMINISMO.
ILUMINISMO A fé no progresso e na razão
Prof° Leandro Crestani
ILUMINISMO Prof° Marlon Novaes.
Teoria Geral. O Direito Econômico  É o direito das políticas públicas na economia.  Conjunto de normas e institutos jurídicos que permitem ao Estado.
ILUMINISMO.
ILUMINISMO “Só haverá liberdade quando o último rei for enforcado com as tripas do último padre” Voltaire.
Sondagem 9ºAno: Revisão dos conteúdos do 8º Ano
ILUMINISMO “SÉCULO DAS LUZES” “SÉCULO DAS LUZES”
O que foi o iluminismo? Movimento intelectual, político, social e econômico. Originou-se na Inglaterra no século XVII. Principais fundamentadores: Isaac.
Geohistoriaenem.blogspot.com.br ILUMINISMO “ERA PRECISO DERRUBAR O TRONO E ABALAR OS ALTARES.” SIGNIFICADO: SUPREMACIA DA RAZÃO SECULARIZAÇÃO DO CONHECIMENTO.
Instituições Sociais Instituição é toda forma ou estrutura social estabelecida, constituída, sedimentada na sociedade e com caráter normativo - ou seja,
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profº Valdemi Mariano.
O que se estuda em sociologia? A sociologia estuda o funcionamento da sociedade buscando entender como os seres humanos se relacionam e o que determina.
ESTADO-NAÇÃO E TERRITÓRIO Prof. Geová Ferreira. 1.Estados territoriais e Estados nacionais O A fronteira é o limite entre duas partes distintas, por exemplo,
Professores: RICARDO SCHMITZ MARIA APARECIDA ALMEIDA.
Iluminismo “O século das luzes” – XVIII Professor Helton Chaves.
Jürgen Habermas (1929) Integra a segunda geração da Escola de Frankfurt. Foi integrado à escola só depois da publicação de sua teoria sobre a esfera pública.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO NPGA – NÚCLEO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PROGESP – PROGRAMA DE ESTUDOS, PESQUISA E FORMAÇÃO.
ÉTICA E MORAL
POSITIVISMO E SUA INFLUÊNCIA NO MUNDO MÓDULO 4. Augusto Comte ( ) é tradicionalmente considerado o pai da Sociologia. Foi ele quem pela primeira.
Charles-Louis de Secondat: Barão de Montesquieu (nascido em 1689 e morto em 1755).
Filosofia Moderna: empirismo e iluminismo
O Renascimento Amarildo Nunes LopesAmarildo Nunes Lopes Ellen Christine Moraes Ellen Christine Moraes Jussara Cardoso Santos Jussara Cardoso Santos Paulo.
História O Século XVIII ( ) Balanço Geral Prof. Alan.
O Iluminismo e as ideias que revolucionaram o mundo.
DIREITO PÚBLICO Introdução. ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Princípios  Legalidade  Moralidade  Interesse público  Impessoalidade  Publicidade  Finalidade.
O ILUMINISMO Cap. 27 – Aulas “Só haverá liberdade quando o último rei for enforcado com as tripas do último padre”. Voltaire.
TEORIA DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS – INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO: O Estado é uma superestrutura administrativa destinada a cumprir a decisão do titular do poder,
O ESTADO COMO GARANTE DA ORDEM LIBERAL
Teorias políticas. Poder e Política Quando falamos em poder, pensamos na capacidade de se produzir efeitos e/ou resultados tanto para os seres humano.
Atividade 1 – Parte I Atividade 1 – Parte I Somos todos seres sociais.
REVISÃO UEM. A civilização grega na antiguidade: Na época dos genos estava organizada em propriedades coletivas; A pólis de Atenas existia em torno da.
Platão (428-7 a. C – a. C.) Filosofia Antiga (Século IV e III a. C.); Filosofia Antiga (Século IV e III a. C.); Foi o primeiro filósofo a sistematizar.
A Revolução Francesa. No ano de 1789, uma revolução pôs fim à monarquia absoluta em França, dando lugar a uma nova ordem política, social e económica.
OS IDEAIS DA LUTA EMANCIPACIONISTA
SOCIOLOGIA E ADMINISTRAÇÃO História dos precursores da sociologia Luciano Mendes.
1 Aula 8 – Modos de Produção e formações sociais Observação da imagem Leitura da introdução.
O DIREITO COMO FONTE DO CONHECIMENTO A BUSCA DA VERDADE JUSNATURALISMO E EMPIRISMO Disciplina: Introdução ao Direito – Professor: Milton Corrêa Filho CEAP.
Iluminismo.
IFTO-CAMPUS PALMAS CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA SOCIOLOGIA POLÍTICA PROF. JAIR JOSÉ MALDANER.
Transcrição da apresentação:

Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo Autarquia Municipal

Movimento de renovação filosófica e intelectual que atingiu sua maturidade e maior expressão na França do século XVIII.

FUNDAMENTOS DO ILUMINISMO: 1) Crença Inabalável na Razão; 2) Idéia de que o progresso do homem pode ser infinito.

Inglaterra A influência católica havia sido definitivamente afastada do poder político em 1688 com a Revolução Gloriosa. Sem o controle que a Igreja exercia em outras sociedades, como a espanhola e a portuguesa, é Inglaterra que figuras como John Locke e Edward Gibbon dispõe da liberdade de expressão necessária ao desenvolvimento de suas idéias.

França França, país de tradição católica, mas onde as correntes protestantes também desempenharam um papel dinamizador, havia uma tensão crescente entre as estruturas políticas conservadoras e os pensadores iluministas. Revolução Francesa O conflito entre uma sociedade feudal e católica e as novas forças de pendor protestante e mercantil, irá culminar na Revolução Francesa.

Alemanha Quarto principal país do Movimento; Principal tema de discussão dos intelectuais alemães: “O que é iluminismo e o que ele implica em relação à sociedade burguesa”; Houve severa censura aos ideais iluministas por parte do governo da época ; Não há, no movimento do país, o sentimento anticlerical que foi a base do Iluminismo Francês;

Alemanha Diferentes modos de pensar: Iluministas moderados (KANT), jacobinos democratas radicais (ERHARD) e os críticos do Iluminismo (SCHILLER). Principais representantes: Christian Thomasius, Gottahold Ephrim Lessing, Johann Gottfried von Herder, Kant (já no final do movimento).

“ O Iluminismo é a saída do homem de seu estado de menoridade, pelo qual ele próprio é culpado”.

Itália Muito influenciado pelo movimento de outros países; Intelectuais tentam modificar as estruturas jurídicas e políticas do país através do pensamento iluminista;

Itália Cesare Beccaria: pensamento utópico, ideais reformadores baseados em imagens sugestivas. Dos delitos e das Penas, sua principal obra. Gaetano Filangieri: projeto de reforma social baseado na representação da sociedade do Antigo Regime. Principal obra: Ciência da Legislação.

John Locke John Locke ( ), filósofo inglês. Para ele o homem adquiria CONHECIMENTO com o passar do tempo através do EMPIRISMO. Montesquieu Montesquieu (Charles-Louis de Secondat, barão de La Brède e de Montesquieu) ( ), filósofo francês. Notabilizou-se pela sua teoria da separação dos poderes do estado(Legislativo, Executivo e Judiciario). Escrito mais importante: Do Espírito das Leis (1748). Voltaire Voltaire (pseudónimo de François-Marie Arouet)( ), Defendia a liberadade de pensamento e não poupava critica a intolerancia religiosa. Escritos mais importantes: Ensaio sobre os costumes (1756); Dicionário Filosófico (1764)Cartas Inglesas.

Denis Diderot d’Alembert( ), Denis Diderot ( ) e d’Alembert( ), filósofo francês. Junto organizaram uma ENCICLOPÉDIA que reunia conhecimentos e pensamentos filosóficos da época. Jean-Jacques Rousseau Jean-Jacques Rousseau ( ), defendia a idéia de um estado democrático que garantia a igualdade para todos. Immanuel Kant Immanuel Kant ( ), filósofo alemão. Fundamentou sistematicamente a filosofia crítica, tendo realizado investigações também no campo da física teórica e da filosofia moral.

ocidentais estados- nação direitos civis nobreza O Iluminismo exerceu vasta influência sobre a vida política e intelectual da maior parte dos países ocidentais. A época do Iluminismo foi marcada por transformações políticas tais como a criação e consolidação de estados- nação, a separação do poder político em poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, a expansão de direitos civis, e a redução da influência de instituições hierárquicas como a nobreza e a igreja.

Liberdade: defesa da livre iniciativa do comércio Individualismo: existência do indivíduo livre e autônomo Igualdade Jurídica: garantir a liberdade do indivíduo contra os privilégios

“Consideramos auto-evidentes as seguintes verdades: todos os homens foram criados iguais, e dotados por seu Criador de determinados direitos inalienáveis, dentre os quais se incluem a vida, a liberdade e a busca da felicidade, e é para assegurar esses direitos que os governos foram instituídos”.

“ Os representantes do povo francês constituídos em assembléia nacional, considerando que a ignorância, o esquecimento e o desprezo pelos direitos do homem são as únicas causas dos males públicos e da corrupção do governo, resolvem estabelecer em uma declaração solene os direitos naturais inalienáveis e sagrados do homem”. Art. 1º “Os homens nascem e permanecem livres e iguais em seus direitos”.

LIBERDADE IGUALDADE FRATERNIDADE

Surge a liberdade econômica e a formação de livre mercado.

Se a sociedade deve ser considerada um aglomerado de indivíduos, em que cada um persegue seu próprio interesse, como pode resultar disso um todo racional???

Dos valores que marcaram o iluminismo (tolerância, igualdade jurídica, liberdade pessoal, propriedade privada), quais são os mais importantes para uma sociedade democrática???

JÁ PODEM APLAUDIR!!!