O Problema É possível com apenas R$10,00 comprar produtos alimentares que possam suprir minhas necessidades nutricionais/calóricas de 1 dia?

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PROJETO CNPq-UCA-UNICAMP: O Laptop Educacional e a Educação Baseada na Investigação PROJETO DE EXPERIMENTAÇÃO CIENTÍFICA 2013 EMEF Dr Airton Policarpo.
Advertisements

$I$TEMA MONETÁRIO.
Folhetos Informativos
TESTE SEU PERFIL JOTRAN.
Informação e a chave de tudo!
PEGADAS NA AREIA S Gotas de Carinho. PEGADAS NA AREIA S Gotas de Carinho.
Alimentos. Área de Conhecimento: Ciências Área de Conhecimento: Ciências Nível: Ensino Fundamental Nível: Ensino Fundamental Série / Bimestre: 4ªsérie.
Formação de Sequências, Contingências, Regras e Resolução de Problemas
PROJETO DE EXPERIMENTAÇÃO CIENTÍFICA 2013
OLÁ, CRIANÇAS. VOCÊS SABEM QUAL É O VALOR MAIS ALTO QUE PODEMOS PAGAR
A fé dos Papagaios Desconheço o autor.
A PARTIR DO PRÓXIMO AMANHECER
A PARTIR DO PRÓXIMO AMANHECER
Matérias da Revista PROFISSÃO MESTRE =
10 dicas para uma alimentação saudável
10 dicas para uma vida mais saudável
Trabalho do trimestre I
Entendo os números inteiros
AS CRIANÇAS SÃO PURAS NA FÉ.
Alimentação saudável Matheus 5AF.
E Você? Eu quero ter muito dinheiro Eu quero viajar
Confesso que eu esperava:
APELIDO É COISA SÉRIA PARTE 2.
A fé dos Papagaios Desconheço o autor.
A PARTIR DO PRÓXIMO AMANHECER
Resolução de Problemas
Resolução de Problemas
Como avaliar o conteúdo energético dos alimentos?
ELE MUDOU A MINHA VIDA E A VIA FOI O SOFRIMENTO.
Pegadas na Areia Ligue o Som.
A PARTIR DO PRÓXIMO AMANHECER Clicar p/ avançar.
Ministério com Casais.
Você vive para comer, ou come para viver?
ESCOLA MUNICIPAL FLORIANO PEIXOTO
Aprendi que eu não posso exigir o amor de ninguém, posso apenas dar boas razões para que gostem de mim e ter paciência, para que a vida faça o resto.
Trabalho: “Nutrição e saúde”
JOGO DO TESOURO 1a. Pista a ser lida pelo Evangelizador: Eu tenho …… para aceitar o que Deus acha que é melhor para mim.
Alimentação Saudável Corpo São
Amados Seres, EU SOU Metatron!
Dia do Design Sustentável
Professora Debora - 8° ano 1° trimestre  Identificar os diferentes níveis de organização dos seres vivos.  Distinguir necessidade calórica de.
CAÇADORES DE CONHECIMENTO
A PARTIR DO PRÓXIMO AMANHECER
O que você pode fazer aqui... Você poderá mudar o design do slide, aumentar a quantidade e acrescentar imagens! Poderá também aumentar ou diminuir tamanho.
A PARTIR DO PRÓXIMO AMANHECER
Backlog Lílian.
Pegada Ecológica.
Aprendendo a tabuada de multiplicação.
Alimentação saudável Carlos 5°AF.
10 dicas para uma vida saudável
OS DEZ MANDAMENTOS DOS ANIMAIS.
TOP 10 SALADA DE FRUTA A salada de fruta é um alimento saudável, onde especialistas confirmam que devemos ingerir diariamente frutas para uma melhor.
COMO FAZER O RELATÓRIO DE ERROS
O QUE É METABOLISMO? Toda e qualquer reação química no organismo que gaste energia para produzir ou modificar moléculas. O metabolismo energético, que.
ACOMPANHAMENTO E OBSERVAÇÃO EM SALA DE AULA
Capítulo 13 Revisão.
AMANHECER.
COMER BEM… VIVER MELHOR….
PROJETO DE INVESTIGAÇÃO
PROJETO CNPq-UCA-UNICAMP: O Laptop Educacional e a Educação Baseada na Investigação PROJETO DE EXPERIMENTAÇÃO CIENTÍFICA 2013 EMEF “ Dr Airton Policarpo”
Você pode digitar suas próprias categorias e valores de pontos neste tabuleiro do jogo. Digite suas perguntas e respostas nos slides que fornecemos. Quando.
PROJETO DE EXPERIMENTAÇÃO CIENTÍFICA
Música: Imagine/John Lennon Hoje “me dei um tempo” para pensar na vida. Na minha vida!!! Hoje “me dei um tempo” para pensar na vida. Na minha vida!!!
Uma garotinha esperta, de apenas seis anos de idade, ouviu seus pais conversando sobre seu irmãozinho mais novo. Tudo que ela sabia era que o menino.
Com isto a variável (que geralmente é o X) terá um único valor!
Preferências alimentares em relação ao uso da cantina pelos alunos da Escola Móbile, São Paulo, SP Amanda Rozenblit; Beatriz Askenazy; Guilherme Carvalho;
TÉCNICAS DE FECHAMENTO E CONTRA OBJEÇÕES As melhores táticas para conseguir mais negócios.
composição, nutrição e energia
CURSO EAD CURSO EAD Capacitação para Orientações Básicas de Alimentação Saudável Módulo 2 Como Investigar os Hábitos Alimentares? Universidade de São Paulo.
PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA INVESTIGAÇÕES SOBRE SAÚDE NA ADOLESCÊNCIA Objetivos da aula: 1. Discutir e registrar as etapas de uma investigação científica.
Transcrição da apresentação:

O Problema É possível com apenas R$10,00 comprar produtos alimentares que possam suprir minhas necessidades nutricionais/calóricas de 1 dia?

As variáveis Se desmembrarmos essa questão teremos duas variáveis dependentes: 1ª - O consumo de 1818Kcal ou seja, o gasto gerado pelas atividades que farão no dia do passeio. 2ª - valor nutricional de suas compras de acordo com a pirâmide alimentar

Variáveis Independentes Atividade física realizada no dia e o valor energético gasto ; Alimentos ingeridos e seus valores nutricionais e calóricos; Custo dos alimentos escolhidos;

Tabela das atividades Andar de bicicleta 1/2 h kcal Caminhada 1 h kcal Jogar peteca 1/2h kcal Descansar ( sentados) 1/2 h kcal Caminhar acelerado 1/2 h kcal Pular corda 1/2 h kcal Descansar 1/2 h kcal Dançar 1 h kcal TOTAL – 1818 KCAL

Alunos trouxeram embalagens de produtos industrializados e colocaram preços.

Separaram embalagens dos produtos e figuras de frutas e legumes, seguindo os itens da pirâmide alimentar

Podiam usar no máximo R$ 10,00 para as compras.

Foram às compras!

Somaram as calorias de todos os produtos que compraram.

Anotaram os dados em uma tabela.

Tabela das Atividades do Passeio – Energia que gastarão.

Tabela das Compras e Valor Calórico

Outras perguntas respondidas no diário de bordo Quando você foi comprar o que falou mais alto: a vontade de comer ou observar o valor nutricional dos alimentos? Você acha que os R$10,00 foram suficientes para comprar os alimentos para o nosso dia de passeio(nutricional e calórico)? Obteve os valores calóricos e foi saudável? Por que? Você, neste tempo de passeio, se alimentaria uma ou duas vezes? Por que? O que eu comprei para as duas refeições (valor enregético) conseguiu suprir minhas necessidades gastas no passeio? Qual a diferença? O que aconteceria com os meus acertos ou erros? Como poderia resolver

Algumas hipóteses nome Valor da compra em Kcal Valor gastoem R$ Diferença em Kcal para as 1818 Hipóteses Jenifer123610, Eu poderia ficar sem dançar por algum tempo Julia15059, Errei. Tenho que diminuir o tempo de cada atividade Loraine123010, Eu ficaria um mais sentada e mudaria os alimentos. Juan53810, Eu gastei o dinheiro com porcarias e só duas coisas boas. Eu posso ficar com muita fome e cair duro na brincadeira. Posso resolver mudando o guaraná e o chocolate.

Próximas Etapas - Analisar e refletir sobre os itens que compraram. - Levantar novas hipóteses de como adequar a alimentação adequada ao valor energético que será gasto. - Refazer o experimento. - Analisar os resultados do novo experimento segundo a variável dependente nº 2.