INOVAÇÕES E TENDÊNCIAS EM GESTÃO DE PESSOAS NO SETOR PÚBLICO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Prof. Dr. Alexandre H. de Quadros
Advertisements

Planejamento Estratégico metodologia
PROGRAMA NACIONAL DE APOIO À MODERNIZAÇÃO DA GESTÃO E DO PLANEJAMENTO DOS ESTADOS BRASILEIRO E DO DISTRITO FEDERAL - PNAGE.
Carta ao Cidadão 2a Geração da Carta de Serviços
Universidade Federal de Goiás
GESTÃO POR COMPETÊNCIAS
Empresa Privada – Grandes empresas
GESTÃO DE PESSOAS EM ESTABELECIMENTOS DE ASSISTÊNCIA
PERFIL DE COMPETÊNCIAS
Os desafios de nossa realidade exigem uma nova articulação dos espaços e dos atores para construir o futuro. O conceito de poder local :protagonismo,
Origens da Política de Gestão de Pessoas Grupos de Trabalhos da Área de RH
SISTEMA MUNICIPAL DE SAÚDE
RECURSOS HUMANOS RH GESTÃO DE PESSOAS O QUE É ?
Referencial Rumo à Excelência
Síntese do PE 2006 Revisão pós 22 de maio P.E. 06/07 passo a passo - Levantamento de temas preparatórios – dez 05 - Pesquisa com Comitês e Lideranças.
GESTÃO PARTICIPATIVA Nova tendência mundial de gestão empresarial embasada na valorização do conhecimento, circulação de informação e participação coletiva.
Planejamento Estratégico do PGQP
FÓRUM UNIVERSIDADES CORPORATIVAS
GESTÃO MODERNA DE RECURSOS HUMANOS NOS ÓRGÃOS PÚBLICOS
I Reunião - Preparatória Coordenadoria da Mulher
1ª Jornada Internacional da Gestão Pública “O caso MDIC”
Gestão Estratégica de Recursos Humanos no Setor Público e a carreira dos professores Nelson Marconi.
Como Fortalecera Governança para o Crescimento?  Utilizar a agenda de aprimoramento do Sistema de Gestão Regulatória para melhorar o ambiente de negócios.
Projetos Estratégicos Direh/VPGDI
Os múltiplos papéis da área de RH
COMPETE ES A proposta para a construção do Espírito Santo Competitivo – COMPETE-ES - tem como fulcro principal o conceito de COMPETITIVIDADE SISTÊMICA,
POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO
O PLANEJAMENTO DA FORÇA DE TRABALHO
A Importância da Educação Continuada
Gestão de Pessoas: Uma abordagem estratégica e sustentável ROMAGNOLLI.
A experiência do Estado de Minas Gerais
Desenvolvimento e Capacitação: o papel da gestão de pessoas
PROPOSTA DE REORGANIZAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE AUDITORIA - SNA
PROJETOS SOCIAIS IMPORTÂNCIA PARA A SUSTENTABILIDADE
A Política de Gestão de Pessoas
Projeto de Modernização Integrada do Ministério da Fazenda - PMIMF
CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE
Do Diagnóstico para o Prognóstico Hans Michael van Bellen 27/07/2012
5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS 5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRAJOS PRODUTIVOS LOCAIS PRÉ-EVENTO 1º ENCONTRO DOS NÚCLEOS ESTADUAIS.
1 Inovação na Gestão e Desenvolvimento Regional 2. Congresso Internacional de Inovação Margarete Maria Gandini Coordenadora-Geral de APLs – DECOI/SDP Porto.
Foco de Atuação: Atenção Básica
II Seminário Nordeste da Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação – RBMA   Salvador, 29 de agosto de
Comitê Q Papel e Estrutura Reunião em 25 Janeiro de 2005.
Plano de Desenvolvimento Francisco Caniçali Primo.
AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO POR COMPETÊNCIA DO SERVIDOR SEFAZ-PI
UniCNPL UniCNPL Universidade Corporativa da Confederação Nacional das Profissões Liberais.
PLANO DE DESENVOLVIMENTO DOS INTEGRANTES DA CARREIRA
Gestão por Competências
A importância dos RECURSOS HUMANOS na empresa moderna.
Gerência de Educação Profissional GEPRO

WORKSHOP SOBRE COMUNICAÇÃO E TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA
1 Encontro Nacional das Escolas de Governo Sejam Bem-vindos ao Brasília,
BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 MEC/SEMTEC/PROEP GERÊNCIA TÉCNICO-PEDAGÓGICA BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO ESTADUAL DA EDUCAÇÃO.
Ouvidoria como Instrumento de Gestão  Uma manifestação, quando registrada na Ouvidoria, recebe um tratamento que a torna parte dos processos em nossas.
III Encontro Nacional de Educação a Distância para a
Atuação dos agentes de Controle Social
1 ENCONTRO COM EMPRESÁRIOS
Rede de Recursos Humanos FIOCRUZ VPDIGT – DIREH - Março 2008.
P LANEJAMENTO DE SERVIÇO DE SAÚDE : PANEJA - SUS.
ELLO Soluções em Gestão de Pessoas
A EMPRESA A RAISE Consultoria surge para atuar em todo cenário nacional visando o planejamento e a gestão de políticas públicas e privadas. Auxiliará na.
PRODUTOS PNUD PARA PARCERIA COM O CONACI Iniciativas Anticorrupção.
Cenário Interno Foco na Visão de futuro Compromisso com qualidade Apropriação de competências Crescimento da instituição Diversidade de temas e eixos.
Secretaria de Fiscalização de Pessoal Levantamento de Governança e Gestão de Pessoas na APF Brasília, 18 de junho de 2014 Alessandro Giuberti Laranja Secretário.
Avaliação de Desempenho e Desenvolvimento Maria Júlia Pantoja.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Decreto nº 6.114/2007 Orientações sobre a Gratificação por Encargo de Curso ou Concurso – GECC.
PLANO DE PROJETO GESTÃO POR COMPETÊNCIAS NO MINISTÉRIO PÚBLICO DE SANTA CATARINA COORDENADORIA DE RECURSOS HUMANOS / GERÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS.
PROGRAMA REDE DE INOVAÇÃO EM GESTÃO DO TURISMO OFICINA: FUNDAMENTOS METODOLOGICOS DO PROGRAMA FACILITADORAS: Elisabeth Mattos Márcia Rangel.
Ministro Augusto Sherman Cavalcanti Junho/2016 Governança e Gestão das Aquisições.
Transcrição da apresentação:

INOVAÇÕES E TENDÊNCIAS EM GESTÃO DE PESSOAS NO SETOR PÚBLICO Maria Júlia Pantoja

GOVERNANÇA PÚBLICA Assume que a arena política é espaço legítimo de envolvimento de diferentes atores sociais em torno do processo decisório nos vários momentos do ciclo de produção das Políticas Públicas (criação de valor público); Transparência Interna e Externa como meio para viabilização de prestação de contas e envolver/engajar diferentes atores sociais no processo de formulação execução e avaliação de Políticas públicas; Orienta-se para fortalecer e trazer efetivamente a Sociedade para o centro do processo de decisão política; As pessoas – os agentes públicos – ocupam posição central. Agentes públicos levarão a efeito os atos de governança. Maiores exigências na formação e mobilização de competências técnicas e políticas.

GOVERNANÇA PÚBLICA O Exercício do poder legítimo advém da capacidade de COPRODUÇÃO de produtos públicos Legitimidade - Capacidade de articular e promover a ação coletiva orientada para o interesse público Legitimidade construída pelos atores – instituições (órgãos e entidades públicas, associações, conselhos, sociedade, empresas, indivíduos, outros) mediante instrumentos de articulação e cooperação (audiências públicas, ações cooperadas, ações de educação, qualificação de portais institucionais interativos, MÍDIA, redes sociais, etc.

A noção de GOVERNANÇA introduz UMA NOVA CONFIGURAÇÃO de RELAÇÕES como requisito de legitimidade de ação estatal. Implica reconhecer as percepções e envolvimentos informais por vezes não percebidos pela perspectiva tradicional de AP; Maior fluidez e permeabilidade das fronteiras institucionais Organização é concebida sobretudo como resultante das interações que estabelece com diferentes atores da sociedade. Consistência e legitimidade do Sistema Comunicação: os demais atores estejam em condições de informarem-se e conhecerem a AP para poder agir

GOVERNANÇA E ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA A PERSPECTIVA DA GESTÃO DE PESSOAS GESTÃO DE PESSSOAS Espaço de relações fluidas e marcadas pela instabilidade e complexidade Profissionais de GP: articuladores dos arranjos de governança organizacional orientados a formação de espaços interativos e mobilização de interesses e potencialidades Estruturas de Governança Espaços de múltiplos interesses e forças que se autorregulam. Dimensões Econômica, Social e Política Accountability Senso de obrigação de ser transparente e prestar contas na promoção do Interesse Público

GOVERNANÇA E ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA A PERSPECTIVA DA GESTÃO DE PESSOAS Que arranjos de GOVERNANÇA são possíveis para a construção e desenvolvimento de AMBIENTES COLABORATIVOS capazes de dar apoio e suporte a uma GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS?

ESTADO ATIVADOR As instituições públicas devem assumir o papel de estimulador de boas práticas de gestão Modelo de Governança da Organização Múltiplas mãos Fluído e reconstruído sistematicamente Diagnóstico fundamental Resposta Institucional Atores Sociais envolvidos Mecanismos de atuação

RESPOSTAS INSTITUCIONAIS A formação e o aperfeiçoamento de servidores; O fomento à transparência (interna e externa) O reforço da comunicação institucional; O estabelecimento de instrumentos de ouvidoria; A realização de audiências públicas, entre outras

ELEMENTOS DA GESTÃO ESTRATÉGICA Suporte normativo formal para GP Perspectiva sistêmica, complexa e contextualizada Inserção qualificada da área de GP no processo de estratégia Alinhamento com a estratégia organizacional A função de GP próxima a alta administração Os agentes públicos no centro da Organização e da Sociedade GP como compromisso de todos os gestores GP como função legitimada no contexto organizacional Pessoas: elementos fundamentais na produção de valor público Políticas de GP assumidas como perspectiva de longo prazo Suporte normativo formal para GP

Acórdão 3023/2013 - TCU Fonte: HCAAF (EUA, 2005, adaptado)

BOAS PRÁTICAS DE GOVERNANÇA DE PESSOAS Criar mecanismos para criar e monitorar as diretrizes de gestão de pessoas; Estabelecer instância interna de apoio à governança de pessoas (comitê de gestão estratégica); Elaborar planos de gestão de pessoas alinhados ao plano estratégico da organização; Oferecer programas de formação de liderança que atendam às necessidades da organização; Instituir gestão do desempenho para servidores e líderes. Fonte: Alexandre Giuberti Laranja – TCU com adaptações

BOAS PRÁTICAS DE GOVERNANÇA DE PESSOAS 6) Estabelecer sistemática de capacitação da equipe de RH, em especial em assuntos de governança e gestão de pessoas; 7) Estabelecer e dar transparência ao processo de seleção dos gestores (baseado em competências, resultados efetivos; 8) Criar e monitorar conjunto de indicadores relevantes sobre a força de trabalho (absenteísmo, rotatividade, futuras inativações, etc.); 9) Realizar auditoria periódica na folha de pagamento. Fonte: Alexandre Giuberti Laranja – TCU com adaptações

GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS Definição de resultados esperados, planejamento e monitoramento das ações para o seu alcance O planejamento estratégico da organização é desdobrado nos diversos níveis organizacionais até o INDIVIDUAL Inclui definição de perfis profissionais e quantidade de pessoas e estabelecimento de políticas necessárias à sustentabilidade da gestão Integra os processos de gestão de pessoas relativos à seleção, desenvolvimento, gestão do desempenho, entre outros

GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS Planejamento da Força de Trabalho Desenvolvimento Continuado Gestão do Desempenho Gestão por Competências

MECANISMOS E INSTRUMENTOS DA GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS Planejamento da Força de Trabalho Definição de estratégias e ações para viabilizar o suprimentos das necessidades de pessoal alinhadas aos objetivos e metas organizacionais Construção de cenário futuro para a definição de perfis profssionais e composição qualitativa e quantitativa do quadro de pessoal Identificação das lacunas de competências por meio de avaliação de possíveis mudanças no contexto organizacional interno e externo Processo contínuo que propicia a adequação do dimensionamento da força de trabalho no setor público

MECANISMOS E INSTRUMENTOS DA GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS GESTÃO POR COMPETÊNCIAS Mapeamento de Competências Construção do Banco de Talentos Planejamento, organização e avaliação e escolha das formas de desenvolvimento de competências COMPETÊNCIA abrange os CHAs que o indivíduo possui ou adquire, e entrega à organização ao realizar seu trabalho

MECANISMOS E INSTRUMENTOS DA GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS DESENVOLVIMENTO CONTINUADO Diagnóstico das lacunas de competências Integração co o processo de gestão do desempenho Principal mecanismo do Desenvolvimento Profissional Fator importante para estabelecimento do mérito e para evolução na carreira

MECANISMOS E INSTRUMENTOS DA GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS GESTÃO DO DESEMPENHO Ferramenta importante para o desenvolvimento de uma cultura orientada por resultados Visa o desenvolvimento profissional e das competências individuais e organizacionais Gera subsídios para a progressão na carreira, com base em indicadores de desempenho Promove maior alinhamentdas unidades organizacionais com as metas e objetivos da organização

GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS Gestão por Competências Planejamento da força de trabalho Recrutamento e Seleção Gestão do Desempenho Capacitação e Desenvolvimento Remuneração Gestão Estratégica de Pessoas Estratégia Organizacional 19

A GESTÃO POR COMPETÊNCIAS NO SETOR PÚBLICO

Decreto 5.707, de 23 de fevereiro de 2006 Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal da Administração Pública Federal Decreto 5.707, de 23 de fevereiro de 2006 Fonte: Guia da Gestão da Capacitação por Competências, 2012

A GESTÃO POR COMPETÊNCIAS NO SETOR PÚBLICO Modelo de gestão que visa orientar esforços para planejar, captar, desenvolver e avaliar, nos diferentes níveis da organização (individual, grupal e organizacional), as competências necessárias à consecução dos objetivos organizacionais. É parte de sistema maior de gestão organizacional. O modelo adota como referência a estratégia da organização e serve para orientar as etapas de recrutamento e seleção, capacitação, gestão de carreira, avaliação de desempenho, dentre outras. 22

O MODELO DE GESTÃO POR COMPETÊNCIAS NO SETOR PÚBLICO Definir Missão, Visão de Futuro e Objetivos Estratégicos Formulação da Estratégia Organizacional Estabelecer indicadores de desempenho e metas Acompanhamento e Avaliação Comparar resultados alcançados com resultados esperados Retribuição Reconhecer e premiar o bom desempenho Remunerar por competências Mapeamento de Competências Identificar as competências necessárias Inventariar as competências existentes Captação de Competências Selecionar competências externas Admitir, alocar e integrar Desenvolvimento de Competências Definir mecanismo de desenvolvimento Disponibilizar e orientar o aproveitamento Mapear a lacuna de competências e planejar a captação e/ou o desenvolvimento Acompanhar e apurar os resultados alcançados Fonte: Brandão & Bahry (2005), com adaptações.

ESTRATÉGIA PARA IMPLEMENTAÇÃO DA GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS NO SETOR PÚBLICO Equipes de Multiplicadores das diferentes áreas da Organização TI COMPETÊNCIAS INDICADORES DE DESEMPENHO Comunicação Interna Planejamento Gestão de Pessoas Gerentes e Equipes Administração Superior Áreas Técnicas

A GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS Nesse contexto, o conceito de GOVERNANÇA PÚBLICA se efetiva a partir da adoção de: Comitês estratégicos ou comissões Comissões de gestão de pessoas, de promoções Comitês de Ética Publicações de dados e informações sobre a GP (senso de transparência interna) Normatizações de programas e ações de GP Instrumentos de comunicação Interna, entre outros

EDUCAÇÃO CORPORATIVA Promove a educação contínua, desenvolve as competências consideradas essenciais para a viabilização dos desafios institucionais servidores Sociedade usuários órgãos públicos Familiares Lideranças/gestores Cadeia de Valor Estagiários METODOLOGIAS DE ENSINO Palestras; Cursos; Estudo de Caso; Pós-Graduação e MBA; Técnicos profissionalizantes; Livros; Revistas; Áudios; Filmes/Vídeos; Internet; E-Learning (Intranet; Internet; CD-ROM); TV Corporativa; Suporte ao Desempenho; Práticas presenciais e virtuais para compartilhamento e retenção do conhecimento 26

GESTÃO DO DESEMPENHO Identificar resultados alinhados aos objetivos e metas Definir objetivos e indicadores de desempenho Identificar comportamentos Pactuar Revisar metas e necessidades de suporte Estimar novos níveis de desempenho e seus resultados Planejar GESTÃO DO DESEMPENHO Acompanhar Revisar Capacitar e acompanhar Verificar principais realizações Obter feedback formal e informal sobre o progresso Realizar avaliação final para o período Realizar sessão de feedback e ajustes Avaliar 27

jpantoja@unb.br 28