ESTÁGIO PRESSUPOSTOS ÉTICOS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A ESCOLA ENTRE O SISTEMA DE ENSINO E A SALA DE AULA
Advertisements

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Pedagogia da pesquisa-ação
PLANEJAMENTO E AÇÃO DOCENTE
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
A PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL EDUCACIONAL
O Plano de Ação Curricular na Escola
PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROFESSORES COORDENADORES
Vídeo Educar – Rubem Alves
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
SOBRE A IDÉIA DE COMPETÊNCIA (NILSON JOSÉ MACHADO)
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
Educação no contexto do Trabalho
Simone Braz Ferreira Gontijo
Planejamento e Prática da Gestão Escolar.
Perfil do Profissional
A escola sustentável: apresentação da proposta aos professores da escola Zavaglia (09/02/2012)
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Similitudes e dissonâncias no percurso de formação: a gestão pedagógica no exercício da docência no Ensino Superior.
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Estágio Supervisionado I Professora: Maria Fátima Aucar Soler
Marco Doutrinal e Marco Operativo
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
Fundamentos Socioantropológicos da Educação
OS OBJETIVOS E CONTEÚDOS DE ENSINO
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
Fundamentos legais e articulação entre áreas de conhecimento de ciências A organização curricular é uma potente ferramenta de apoio à prática docente e.
UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI
Trabalhando com Grupos
O PLANEJAMENTO DA AÇÃO DIDÁTICA
Disciplina: Estágio Supervisionado I
PRESSUPOSTOS EPISTEMOLOGICOS DA EDUCAÇÃO
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO SUPERIOR (IES)
Inclusão Escolar O que é? Por que? Como fazer? O que é?
Introdução a Questão Social
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
BIB Organização de Bibliotecas Escolares 1 Introdução: Bibliotecário: mediar leitura, informação e leitor; orientar o usuário no uso dos suportes.
Formar professores, contribuir para criar mundos possíveis
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
Projeto Institucional das escolas Salesianas
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
MARIA DO SOCORRO VEIGA DA SILVA ODALÉIA DO SOCORRO FERREIRA VIANA
METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA
Política Educacional Brasileira
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Ana Valéria Dacielle Elvys Wagner Rinaldo
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
Estágio Supervisionado em História I Departamento de História
“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”
REESTRUTURAÇÃO CURRICULAR DOS CURSOS TÉCNICOS
Guia para Estágio e Seminários Temáticos – módulo linguagem
Situação de Aprendizagem
PLANEJAMENTO E AÇÃO DOCENTE
Planejamento: plano de ensino, aprendizagem e projeto educativo
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica A Identidade do Professor e as Diretrizes para Organização da Matriz.
SITUAÇÕES.
O PAPEL DA DIDÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL- SEDUC
ÉTICA GERAL Profª. Ms. Lissandra Lopes Coelho Rocha.
Níveis de Planejamento Educacional e de Ensino
Docência universitária: repensando a aula
PRÁTICA PEDAGÓGICA Trabalho contínuo, árduo, responsável, comprometido....
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
Área de Ciências Humanas e Jurídicas PEDAGOGIA SEMINÁRIO - ÉTICA E FORMAÇÃO DOCENTE 8º Período 2014 / 2 Professor(a): Sirlei Antoninha Kroth Gaspareto.
O que entendemos por teoria e por prática.
A CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E AS PRÁTICAS CORPORAIS VIVENCIADA PELOS JOVENS DO ENSINO MÉDIO DO INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS - CÂMPUS LUZIÂNIA. Jordhanna.
PIBID-TEATRO/UFRN: PROBLEMATIZANDO O PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO DO ENSINO DE TEATRO Introdução: O ensino de qualquer que seja a disciplina deve estar relacionado.
Processos formativos de professores do ensino superior: o Espaço de Desenvolvimento da Docência – EDD – da UFSCar Maria da Graça Nicoletti Mizukami UFSCar.
Transcrição da apresentação:

ESTÁGIO PRESSUPOSTOS ÉTICOS O que significa ser educador na sociedade brasileira? O que é necessário para desempenhar o papel de educador? O que compete ao educador, na construção de nossa sociedade? O educador desenvolve sua prática no espaço da instituição que é a escola. Enquanto instituição social é tarefa da escola a construção sistematizada da cultura, entendida como resultado da intervenção dos homens na realidade;

Uma das exigências é a competência. Ser competente é saber fazer bem o dever, ao dever se articulam, além do saber, o querer e o poder. (Ética e competência. RIOS, 2000). “ A relação escola-sociedade deve ser analisada de modo crítico, para que se evidenciem os mecanismos determinados da prática educativa.”(p.36-37).

A escola não é uma entidade abstrata, ela tem características específicas e cumpre uma função determinada; No interior da instituição escolar, o educador exerce a sua profissão. A ideia de profissão nos remete à de oficio; O professor, enquanto profissional de uma instituição tem de realizar a sua “obrigação” de maneira específica;

COMPETÊNCIA = saber fazer bem Para saber fazer bem, o professor precisa ter domínio do conteúdo de que o sujeito necessita para desempenhar o seu papel, dever ter domínio das técnicas, das estratégias; O professor deve ter firmeza em sala de aula, deve ser um professor responsável pelo o que faz; O professor precisa ter uma prática educativa profissional;

Florestam Fernandes (1986, p. 24) afirma que: “Se o professor vai pensar em mudanças ele deve pensar politicamente, mas basta que ele disponha de uma pitada de sociologia, uma de biologia e outra de psicologia, para que se torne um agente de mudanças”. O educador competente terá de ser exigente. O educador exigente não se contentará com pouco, não procurará o fácil.”(p.69).

Para preparar o estagio é necessário considerar criticamente os limites e as possibilidades do contexto de trabalho, determinando o que queremos conseguir, estabelecendo caminhos e etapas para o trabalho.”(p.75).

A humildade é pré-requisito ético do educador que se propõe a ajudar no processo de libertação pela educação.” (Herkenhoff, p. 55, 1996). “A questão ética é uma das maiores urgências do Brasil contemporâneo.” (p. 60)

Um professor está sempre a querer espalhar educação e cultura Um professor está sempre a querer espalhar educação e cultura. E não apenas no espaço das escolas. Também nos demais espaços públicos, no espaço da cidade.” (p. 65) “A educação do surdo-mudo, como também a do cego (...), é preocupação que deve caracterizar uma sociedade que pretenda guiar-se pela Ética.

“Há uma busca de referenciais éticos nestes tempos de incerteza. [ “Há uma busca de referenciais éticos nestes tempos de incerteza. [...] A sociedade está atônita, agredida por desvalores. Neste quadro cremos que a universidade tem um intransferível papel ético, quer perante o conjunto da sociedade, quer perante os estudantes. (p. 89)

“[...] tenho paixão de transmitir ideias e receber lições, pois, como disse num dos meus livros, o professor ensina e aprende, o processo de aprendizagem é dialético e circular.” (p. 147) A  boa conduta pode  ser  também determinada  pela educação: Fornece  as regras e ensinamentos morais aos indivíduos; Orienta os juízos e decisões dos homens no seio da comunidade; Transmite valores acerca do bem e do mal, do justo e do injusto; Constitui-se como elemento fundamental para a construção da sociabilidade

Perfil ético - de um modo geral, o bom profissional seria aquele que: a) conhece b) executa c) defende d) denuncia. (SOARES, Moisés Souza. Ética e exercício profissional. Brasília, ABEAS, 1996).

o mais importante papel dos pais é o que denomino Genêse da Ética o mais importante papel dos pais é o que denomino Genêse da Ética. Vivemos hoje uma crise de valores. cada dia mais e mais pessoas afirmam e criticam a situação angustiante atual. Cada um pensa só em si, passa por cima dos outros, tenta conseguir a melhor por si, mesmo que seja à custa de outros. criticamos e criticamos esse estado de coisa. Sentimos-nos sozinhos num mundo selvagem. Se cada pai ou mãe conseguir alcançar este objetivo, o de criar verdadeiros cidadãos, não precisaremos fazer mais nada.

2. Estágio - uma trajetória de mão dupla = ao mesmo tempo, o aluno se beneficia com o cumprimento do mesmo para conclusão do seu curso e para sua formação, a Universidade, enquanto centro de formação, apropria-se das vivências do estágio de seus alunos para corrigir sua trajetória curricular

3. A seleção e organização dos conteúdos escolhidos para serem trabalhados nas diferentes disciplinas, deve originar-se das salas de aula, futuro campo de trabalho dos professores que estão em formação.

4. As diferentes disciplinas estruturadas pela matriz curricular do curso devem contemplar, também, uma dimensão prática, a fim de promover vínculos entre o pensar e o fazer.

Estágio com um “canal” entre o Ensino Superior e a Educação Básica, no caso específico da formação de professores.

Estágio = manter distância existente entre esses dois níveis (universidade – Ed básica) de escolaridade; e, por outro, a não supremacia de uma instituição sobre a outra.

Necessidade da articulação entre a teoria e a prática, em função da formação de professores. (Cf. BEHRENS, 1991).

Estágio como “lócus de formação, aprendizagem, partilha de saberes e experiências” entre os professores e os alunos

O estágio deve permitir um exercício de reflexão que contribua, por um lado, para a compreensão de tal realidade, e, por outro, para a construção de novos conhecimentos a partir da realidade da escola (Cf. BEHRENS, 1991).

“ Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas. Escolas gaiolas prendem. Escolas asas fazem voar” Rubem Alves

Referência: RIOS, Terezinha Azevedo. Ética e competência. – 8.ed - São Paulo: Cortez, 2000. HERKENHOFF, João Baptista. Ética, Educação e Cidadania. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 1996. SOARES, Moisés Souza. Ética e exercício profissional. Brasília, ABEAS, 1996. BEHRENS, Marilda Aparecida. O Estágio Supervisionado de Prática de Ensino: Uma proposta coletiva de reconstrução. Dissertação de Mestrado. PUC/SP. 1991.